Featured Matérias NA Renault Sedãs

Matéria NA: Andamos no Renault Symbol. O que ele tem de bom?

materia-na-andamos-no-renault-symbol-o-que-ele-tem-de-bom-1 Matéria NA: Andamos no Renault Symbol. O que ele tem de bom?

Andamos no Renault Symbol, a nova cartada da montadora francesa para o segmento de sedãs compactos. A tentativa é resgatar vendas que o Clio Sedan perdeu nos últimos anos.

Mas será que o novo francês é tão bom quanto o antigo Clio? Bom, vamos ver o que ele tem de bom e se compensa pagar pelo diferencial de ser algo novo. Novo? Vamos ver agora.

materia-na-andamos-no-renault-symbol-o-que-ele-tem-de-bom-2 Matéria NA: Andamos no Renault Symbol. O que ele tem de bom?

Visualmente o carro agrada, principalmente na cor vermelha. A frente largamente inspirada no Sandero, tem um grande friso cromado que dá um ar de mais sofisticação ao visual.

Na lateral, o pequeno aumento de tamanho é mais notado pela coluna C com vigia lateral que nunca existiu no Clio Sedan. As belas rodas aro 15 polegadas com pneus 185/55 completam o visual do Symbol Privilége, versão topo de linha.

materia-na-andamos-no-renault-symbol-o-que-ele-tem-de-bom-3 Matéria NA: Andamos no Renault Symbol. O que ele tem de bom?

A traseira possui bonitas lanternas e tampa do porta-malas com boa abertura. Com bom acesso e boa capacidade de bagagens, o porta-malas acomoda bastante coisa.

O estepe fica bem no meio do assoalho e se precisa esticar os braços para puxar o estepe até a borda para retirá-lo. O acesso também é garantido para o habitáculo através do banco bi-partido.

Entrando no carro, já podemos notar as novas maçanetas das portas na cor cinza, que inclusive casam bem com a opção de pintura Prata Atoile. Já os retrovisores são pintados na cor cinza e somente o Cinza Acier combina com eles.

materia-na-andamos-no-renault-symbol-o-que-ele-tem-de-bom-4 Matéria NA: Andamos no Renault Symbol. O que ele tem de bom?

Por dentro, o maior destaque é o novo painel. Basicamente, o novo painel é mais versátil que o do Clio. O quadro de instrumentos é idêntico ao do Clio 1.6, mas com aros metálicos sobre os dois mostradores circulares.

Quando se entra, a primeira impressão é de se estar em um carro maior, mas é só impressão. Talvez devido ao painel novo. O mesmo ainda conta com interessante e prático computador de bordo e ar condicionado digital.

As funções do ar são as mesmas da versão manual, tendo apenas controles automáticos. Logo abaixo, a Renault ganhou pontos com um porta-objetos maior e mais prático que o cinzeiro anterior.

materia-na-andamos-no-renault-symbol-o-que-ele-tem-de-bom-5 Matéria NA: Andamos no Renault Symbol. O que ele tem de bom?

O sistema de áudio tem frente igual aos dos modelos do Clio, mas toca MP3 agora. Os comandos junto ao volante continuam os mesmos.

No caso do volante, o destaque é a forração em couro com costura aparente, dando uma boa impressão de acabamento. Falando nisso, os bancos agora possuem costuras laterais, mesmo na versão Expression.

Na Privilège, os bancos tem um toque a mais, são de veludo com a mesma costura lateral. Muito confortáveis e seguram bem o corpo, já que tem nova moldura no encosto.

materia-na-andamos-no-renault-symbol-o-que-ele-tem-de-bom-6 Matéria NA: Andamos no Renault Symbol. O que ele tem de bom?

O motorista conta com regulagem de altura do seu banco. Além disso, outro comando bem revisto, foi o dos vidros e retrovisores elétricos, agora num mesmo plano na porta.

A mesma ainda mantêm o prático porta-objetos, mas tem um formato novo mais moderno. Com a regulagem da direção e do banco, não há como não encontrar uma boa posição para dirigir.

materia-na-andamos-no-renault-symbol-o-que-ele-tem-de-bom-7 Matéria NA: Andamos no Renault Symbol. O que ele tem de bom?

Os vidros traseiros também são elétricos, mas seus comandos foram centralizados atrás do freio-de-mão. Para quem está atrás, não é um acesso dos melhores.

Rodando com o Symbol é o mesmo que rodar com um Clio 1.6, a alavanca de mudanças continua com a mesma lentidão de respostas para um desempenho mais rápido, só que se move menos.

Com rodas aro 15, o carro parece mais estável nas curvas, mas com os buracos de nossas ruas e pneus de série 55, é bom ficar atento e evitar cair nessas armadilhas.

materia-na-andamos-no-renault-symbol-o-que-ele-tem-de-bom-8 Matéria NA: Andamos no Renault Symbol. O que ele tem de bom?

O silencio a bordo não mudou e outras características são comuns aos Clio mais antigos. Os freios é que parecem ter alguma imprecisão momentânea, mas com ABS a garantia de parar antes fica mais evidente.

O modelo está sendo oferecido sem qualquer ágio na revenda que visitamos. Na versão Privilège, o único item opcional é o sistema ABS, que custa R$1.500. Fora isso, o modelo é completo.

A diferença entre o Expression(que tem inclusive retrovisores sem pintura alguma) é de pouco mais de R$3.000 para o Privilège sem ABS. A pintura metálica custa R$850.

materia-na-andamos-no-renault-symbol-o-que-ele-tem-de-bom-9 Matéria NA: Andamos no Renault Symbol. O que ele tem de bom?

Para quem deseja um sedã compacto e escolheu o Symbol, parece melhor escolher a versão topo de linha, pois a Expression é bem mais básica e não tem um visual tão agradável como a versão topo.

Ainda existem um grupo de acessórios interessantes do modelo, como soleira cromada com o nome Renault ou antena do rádio cromada, por exemplo.

O modelo já vem com importante com importante air bag duplo, item que já foi de série na linha Renault antigamente. A garantia é total de 3 anos, sem nada adicional.

O Symbol oferece bons itens de série, mas cobra bem por isso. Na mesma faixa de preço, podemos até encontra carros bem maiores, como o 307 Sedan.

Mesmo assim, o modelo tem um certo charme e pode agradar quem não prefere modelos maiores. Com isso, o Clio Sedan vai chegando ao fim de sua vida, deixando para trás um hatch solitário, incompleto e parado no tempo. Até quando?

Mais detalhes sobre o Renault Symbol.

Fotos: Renault.

  • eduardo82

    Esse volante da Renault é muito tosco…

  • kyan

    :clapp:Uma pena mesmo o clio novo não ter nenhuma perspectiva de retornar,da mesma forma que o atual corsa nacional tb estar encostado de vez tb com o viva chegando.

  • Robinho

    alguém pode me responder porque com exceção da linha Megane, os carros da Renault tem que ser por tradição feios ???

    putz, esse Symbol já entrou na lista dos Sedas mais feios que conheço…

  • moizés

    os carros da renault são, quase sempre, bem feios, com alguma sexceções. o clio sedan era o horrível. o hatch era de gosto duvidoso. esse symbol é muito feio. ele tem cara de carro antigo com facelift mau gosto! o sandero idem. parece que ao fazer esses dois últimos carros, a renault não se preocupou nem um pouco com designe. são espaçosos por dentro, e devem ter outras qualidades relatias ao conforto e ao motor, talvez, mas em matéria de designe são horriveis. feitos a facão, sem nenhuma tentativa de fazer algo diferente e bonito, ou conservador, que seja, mas de bom gosto. :down:

  • jjj

    [Comentario #153510 sera citado aqui]

    e o pior é que eu acho que a gm vai cometer um erro que a vw evitou. no começo eles queriam que o fox substituisse o gol. mas, no final das contas, viram que era mais um nicho. tô achando que a gm tá querendo fazer a mesma coisa e ir tirando o corsa lentamente de linha. mas tem gente que não gosta de carros estilo fox. aí eles perderiam uma fatia do mercado desse jeito.

  • NAMAGUIDERAS

    ESSE BANCO DEVE SER UMA DELICIA

  • fernando

    QUE INTERIOR HORRIVEL…parece carro dos anos 80.

  • Civicbsb

    Particularmente concordo com muitos!
    acho os carros da renault feios como clio, mégane scénic,sandeiro e logan(esses dois dá até vergonha de se ver na rua), e kangoo,o mégane sedan não é q seja feio e não é , mas acho q já precisa de uma atualização assim como Gran Tour, mégane CC e grand scénic q apesar de ser “nova” no brasil já é bem mais atual na europa

  • Rodrigo Laranjo

    :down: Feio e sem sal. Pior, “compacto premium” a preço de médio.

    Aliás, hoje em dia qualquer popular duro com ar e direção é “compacto premium”. Credo.

  • Paulo Kuster

    Parece que quando os projetistas da Renault se sentam para projetar um novo carro, primeiramente, todos teem um mesmo pensamento: o carro tem que ser feio. E a partir daí, desenvolvem o resto. Este Symbol é mais um “engana-terceiro-mundo” ou “vamos-ganhar-dinheiro-com-lixo”. Uma pena.

  • wotan

    É um tipico exemplar de carro para cidadãos do terceiro mundo.

  • Laércio

    Mais um carro da série”Engana que eu gosto”.
    Um Clio sedan reestilizado ganha outro nome e status de “modelo novo”.
    O pior é que conseguiram piorar o que já feio criando um monstrengo.
    Aliás, que tal enumerarmos os carros da série “Engana que eu gosto” que nosso mercado tanto aprecia?
    1- Clio sedan que virou Symbol
    2- 206 1/2 que virou 207
    3- Astra hatch e sedan que se passam por Vectra
    4- Corsa hatch e sedan que viraram Celta e Prisma

  • DarK_FlooD

    [Comentario #153508 sera citado aqui]

    Realmente, odeio também..

    Parece de caminhão, enorme e feio :trowup:

  • MP

    Acho que em beleza esse carro não deve nada para Sienas e Voyages da vida. Vão dizer que estes são de primeiro mundo? Experimenta por Air Bag + Ar Condicionado Digital (se é que tem opção) nestes dois citados e vejam se não vai custar mais de 50k.
    Falta um pouco de noção e comparações justas e não torcer para montadora X ou Y denegrindo as outras, sem mesmo ter visto o carro pessoalmente ou ressaltando as qualidades, como a segurança passiva.
    Mas, fazer o que, no Brazil o cara tá suando dentro do carro no verão ou todo embaçado num dia de chuva, mas tá mostrando as rodas TSW pro vizinho, ou expondo a vida em risco sem um AIR bag ou ABS. Pior que tem gente que se acha com um Voyage ou um Siena, pra começar a se achar tinha que andar de Civic ou Corolla pra cima.

  • William O.

    O volante é horrível mesmo… mas o que mata o carro é a linha de cintura lá em baixo, com vidros grandes. :trowup:

  • charles

    [Comentario #153546 sera citado aqui]

    nem tanto nem tão pouco. ningúém falou q o carro não presta. o carro pode ser seguro e confortável. a quetão que se discute é a de que o carro é feio. p voyage é bonito, o siena é mais bonito que o symbol, mas é fato que pra ter mais equipamentos nesses carros, voce paga bem mais, e o symbol te dé esses equipamentos num preço de uma versão, sem que voce precise recorrer a opicionais. eu acho que tem opções no mercado que unam beleza a conforto e segurança. é só ter paciencia e procurar e comparar. etc etc

  • Corvette

    :shii: Esses pisca-alertas na frente estão super mal localizados, hein! Quem estiver ao lado do carro não verá qualquer indício de sinalização. O carro deveria ter pisca-alertas nos retrovisores. Será que uma solução tão xing-shong de 1,99 custaria um rombo às contas da Renault?

    A Renault tem bons motores e sistema de suspensão, mas está ficando defasada em alguns ítens!

    Essa grade frontal parece coisa de carro pobre dos anos 70. Gradezinha de ar-condicionado dos anos 70, bluéaaakkhh! :trowup:

  • netto

    Ví esse carro ontem, quando passei na frente de uma concessionaria. Cara, eu pensei que o farol do Sandero fosse grande, mas o farol desse Symbol é extremamente grande, o tanto q fica até um pouco desproporcional. :espar:

  • Fernando.Max

    [Comentario #153570 sera citado aqui]

    O pisca tem na lateral(paralama) como no Sandero, antes de criticar, procure ver o carro pessoalmente ou analisar as fotos com mais atenção, porque o carro é Renault tomo mundo critica, o Fox “tem a seta no meio do farol” tb nao da pra ver, e aí? Pelo amor, de Deus, né respeitem as montadoras de uma maneira geral.

  • Surtado

    hehehehehhe o volante é meio gigante mesmo… Nada que desabone o carro, é só estética…

    Mas imagina o tamanho do airbag que sai desse volante! :eyess:

    É praticamente um bote salva-vidas! :green:

    Cheguei a dirigir um Clio sedan durante um tempo, quase um mês. Era 1.6 16V e fiquei surpreso com o desempenho do carro, muito firme e com motor bem forte! Nunca tinha passado pela minha cabeça que a Renault tinha um 1.6 tão bom assim. Claro que só avaliei desempenho, não sei nada quanto a durabilidade, custo, etc.

  • Surtado

    [Comentario #153636 sera citado aqui]

    Só corroborando sua observação da crítica: O Golf G4 também tinha as setas no meio e o 206 idem. Com certeza tem vários outros exemplos, mas coloquei os 2 primeiros que vieram a minha cabeça e que tinham um design apreciado por muitos.

  • Gustavo Canto

    querem ver os novos lançamento de renault?? é só pegar sua revistas de carros dos anos 80 e 90.
    Vai ser feio assim no inferno. por isso é que não vende. Eu num entendo, sinceramente, como alguém faz um projeto de um carro e não se preocupa com a beleza… antes de tudo, se o carro e bom ou não, a maioria dos consumidores preferem a beleza. Portanto, é um item básico para a criação de um veículo.

  • nasser

    Pelo menos tem um nome novo, não é “new Clio” ou “Clio nova geração”

  • Henrique

    Por experiência própria tive um Clio 2000 e fiquei 3 anos com ele e por incrivel que pareça foi o melhor carro da categoria que eu tive, e se tratando que em testes o Symbol se saiu melhor ele ja tem um bom ponto a seu favor, podendo até ser comparado com seus concorrentes diretos, e na minha opnião vai meu ranking,

    Desingn

    1º Voyage
    2º Symbol
    3º Corsa Sedan
    4º Siena

    Acabamento interno

    1º Siena
    2º Symbol
    3º Corsa Sedan
    4º Voyage

    mecânica por experiencia própria eu ficaria com o Symbol

  • Luis.J.R.

    Só a frente e a traseira que é bonita!Mais o resto, tá doido.Mais de ve ser um bom carro. :cool:

  • Fred

    é esse carro deveria vir com uma preço menor e esperar as versões mais basicas e essa frente ficou feia a trazeira meio antiga ,o bom acabamento e o diferencial deve ser o porta malas e os itens de serie.esse carro vem pra competir com polo sedan e 207 sedan .

  • jrventurim

    [Comentario #153570 sera citado aqui]

    O carro tem REPETIDORES DE SETA nos pára-lamas .. Não viu não ??? Os carros da Renault tem esses repetidores assim como os da Peugeot e Citroen … Não é igual as porcarias da VW, Fiat, Ford e Gm que até nisso economizam …

    O Symbol não é lindo … Mas é MUIIIIITTTTTOOOO mais bonito do que era o Clio Sedan … É mais bonito do que Logan, Corsa Sedan … Perde em beleza para Siena e Voyage … Mas pe bem melhor que estes dois EM TODOS OS QUESITOS … Pois deriva de um bom carro o Clio e não de tranqueiras como Palio e GOL …

  • Pardal

    [Comentario #153979 sera citado aqui]
    Parabéns a Renault, repetidores são equipamentos muito úteis no trânsito. Mas gosto não se discute, mas eu ACHO o Corsa sedan muito mais bonito que o Symbol, me desculpe mas ele só é mais bonito que o Logan (pois esse é bem feio).

    • Bilão

      "ACHO o Corsa sedan muito mais bonito que o Symbol…"
      hauhauahauhauah ! Fala sério…. Ainda bem que o ACHO está destaque.

      Symbol é outro nível. É para concorrer com Polo no mínimo. Tem boa aparência por dentro e por fora, já vem praticamente todo equipado é mais macio e silencioso que a tranqueira do POLO (o bonitinho mas ordinário!!!!)

  • fernando

    o que matou esse carro foi a frente

  • matheus

    bom…eu acho que meu irmão de 8 anos desenha melhor um carro do que esses designer da renô*! :espar:

  • Magootz

    Quando vocês irão andar na Fiorino? :clown:

  • Magootz

    Ahhhhhhhhhhhhhhh… ainda mais sem comparações com o Siena e os compactos da Tata e da Chery, esse teste não teve a mínima graça! :teeth2:

  • ffire

    O meu irmão possui um Clio Sedan 1.0 16V 2005 completo. É um carro bonito, bem acabado, extremamente silencioso e confortável, e potente. Já fomos de Campina Grande p/ Joao pessoa em 1 hora (130km). Além de contar com 2 airbags, foi uma ótima compra. Vai deixar saudades.

  • ffire

    O meu irmão possui um Clio Sedan 1.0 16V 2005 completo. É um carro bonito, bem acabado, extremamente silencioso e confortável, e potente. Já fomos de Campina Grande p/ Joao pessoa em menos de 1 hora (130km). Além de contar com 2 airbags, foi uma ótima compra. Vai deixar saudades.

    • Magootz

      Vai deixar saudades por que? Deram PT nele? :teeth2:

  • tony_bsb

    Esse carro deve ser bom, mas é desengonçado demais. É desproporcional (linha de cintura vs. altura, faróis vs. capô etc.). Uma pena que a Renault parta sua linha de produtos ao meio: os feios para o terceiro mundo, os bons para a França. :down: Vejam como são belos os Renault “originais”: http://www.renault.fr/gamme-renault/vehicules-particuliers/index.jsp

    Bem, os de terceiro mundo até poderiam ser gambiarra, mas feios??? :eyess:

  • roberto junior

    bem! acho q nao ficou feio naum, gostava muito do clio sedan 1.6 privileg muito confortavel e espaçoso
    alem de que eh um otimo carro e bonito sim o symbol deve ter sido feito sobre a plataforma do clio sedan com certesa deve ser um carro muito bom, ja o tal do logan q carrim feio do passaray parece o carro do playmobil todo quadrado ridiculo renaut deu uma cagada feia neste carro

  • beto

    naum ficou de todo mal este carro ….
    mas acho que a renault, deveria melhor o estilo de seus modelos..mas o que vejo e uma decadencia tao ficando cada vez mais feios parece que esto regredindo no tempo…sera que ja nao e hore para que eles acordem?

  • Zébedeu

    De longe é um carro que vale mais a pena que a porcaria do POLO (carrinho duro e barulhento dos infernos!!!!). Hoje custo benefício é Renault. Até os 30 mil Logan, na faixa dos 40 mil Symbol.

Send this to a friend