Ecologia Elétricos Governamental/Legal Híbridos Matérias NA Minivans Motos Tecnologia Veículos Comerciais

Matéria NA: Buscando soluções para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo e outras cidades

materia-na-buscando-solucoes-para-melhorar-o-transito-da-cidade-de-sao-paulo-e-outras-cidades-1 Matéria NA: Buscando soluções para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo e outras cidades







Nos últimos tempos, tem havido uma grande repercussão sobre o estado em que se encontra a cidade de São Paulo, no que diz respeito ao trânsito, cada vez mais caótico.

A capital paulista enfrenta hoje terríveis e intermináveis congestionamentos, onde suas principais artérias de escoamento de veículos ficam totalmente entupidas, fazendo com que a cidade que nunca para, comece a ficar mais devagar chegando quase a para de vez.

Muitas soluções são hoje discutidas na imprensa e no meio político, mas efetivamente pouca coisa saiu do papel, além de novas leis que restringem a circulação de veículos no centro expandido da cidade e novos radares para coibir veículos que estão em débito com taxas e impostos.

Se governo municipal, estadual e federal apenas usam de leis para restrição e pouco contribuem para o desenvolvimento de um sistema de transporte público mais eficiente e veloz, o que as montadoras fazem para ajudar a melhorar o trânsito das grandes cidades?

materia-na-buscando-solucoes-para-melhorar-o-transito-da-cidade-de-sao-paulo-e-outras-cidades-2 Matéria NA: Buscando soluções para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo e outras cidades

Várias soluções também estão sendo estudadas, pois segundo alguns estudos, os automóveis são os que mais espaço ocupam nas vias urbanas de qualquer grande cidade. Assim, parece que o tamanho dos veículos parece ser a base para um veículo urbano eficaz para reduzir os congestionamentos e a ocupação das ruas e avenidas, além do aumento de vagas para estacionamento.

No aspecto tamanho, já tivemos algumas alternativas nacionais, como os BR800, Supermini, Motomachini e Delta da Gurgel, sendo que atualmente os mais recentes projetos na área de um veículo urbano compacto são o Óbvio 828 e triciclo Pompeo.

A nível internacional, temos várias alternativas em micro carros, sendo desde modelo como o novo Toyota IQ, o indiano Reva(que já está à venda no Brasil), MDI MiniCAT, GWM XXXX, Dinasty, Microcar, entre outros. Cada marca citada pertence à um país diferente.

Geralmente, estes veículos tem três metros ou menos de comprimento, leves e com motores economicos à combustão, elétricos ou híbridos.

Um veículo menor, ocupa menos espaço na via e é mais fácil de estacionar. Serve no dia a dia como um segundo carro e uma alternativa com custo x benefício menor do que um carro maior e mais potente.

materia-na-buscando-solucoes-para-melhorar-o-transito-da-cidade-de-sao-paulo-e-outras-cidades-3 Matéria NA: Buscando soluções para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo e outras cidades

A fuidez no trânsito está sendo estuda de várias formas, entre elas sistemas de chip para monitorar a frota, abrindo e fechando semáforos para que onde o tráfego esteja maior, haja uma maior fluidez dos veículos, tudo orientado por GPS ou sistemas de antenas de rádio frequência.

Até mesmo pedágio urbano, além de um rodízio mais abrangente e mais exigente, estão em pauta como futuras alternativas de se melhorar o trânsito.

Outra alternativa e talvez a de maior impacto, seja o Rodoanel. Um anel rodoviário pedagiado em torno da capital paulista. Hoje o crescente número de caminhões que dividem espaço com os carros na cidade é enorme.

Com está solução, apenas caminhões que descarregarão na cidade poderão entrar lá. No centro, apenas os VUC(Veículo Utilitário de Carga) e as vans podem circular.

materia-na-buscando-solucoes-para-melhorar-o-transito-da-cidade-de-sao-paulo-e-outras-cidades-4 Matéria NA: Buscando soluções para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo e outras cidades

O mercado destes veículos está crescendo muito devido a essa restrição, inclusive trazendo novas marcas ao mercado automotivo.

Outra alternativa que São Paulo ainda não desfruta, são de veículos elétricos ou híbridos. É fato que grande parte da frota da cidade utiliza o álcool como combustível principal, mas por enquanto esta alternativa ainda não foi totalmente empregada em todos os veículos que rodam por lá. Gasolina e diesel ainda são largamente empregados.

Não há nenhum carro híbrido à gasolina/álcool/diesel/gnv com alternativa elétrica, comercializado na cidade e no país. Elétrico, apenas o indiano Reva e mesmo assim somente está exposto na cidade de São Gonçalo/RJ, onde fica a sede da empresa que está trazendo o modelo. Seria esta uma alternativa viável para São Paulo?

Entretanto, na cidade já circulam motonetas elétricas movidas por baterias de origem chinesa. Sendo que somente agora começam a surgir as primeiras motocicletas “flex” e com injeção eletrônica em modelos mais populares e de vendas muito expressivas.

materia-na-buscando-solucoes-para-melhorar-o-transito-da-cidade-de-sao-paulo-e-outras-cidades-5 Matéria NA: Buscando soluções para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo e outras cidades

A poluição e o trânsito andam lado a lado nesta e noutras grandes cidades do país. A qualidade do ar, principalmente no inverno, chega a níveis críticos. O governo sai em defesa do álcool como alternativa nacional para se reduzir as emissões de poluentes.

O país já teve 95% dos automóveis vendidos movidos à álcool. Mas devido a políticas erradas do passado, hoje a nova tendência é ter os dois combustíveis mais amplamente usados, álcool e gasolina.

Os chamados “flex” ajudam? Sim, mas ainda não é o suficiente. Pelo menos é essa conclusão que se vê quando se olha o céu da cidade no início da manhã.

Outros sistema como o Star-Stop, que fazem com que o carro parado fique com motor desligado, poupando combustível e não emitindo nenhuma grama de CO2 na atmosfera, já é um bom início. Mas, efetivamente ainda nada disso chegou até nosso mercado. Porquê? O sistema seria caro para ser usado em larga escala?

materia-na-buscando-solucoes-para-melhorar-o-transito-da-cidade-de-sao-paulo-e-outras-cidades-6 Matéria NA: Buscando soluções para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo e outras cidades

Promessas de híbridos que gastam cada vez menos combustível e geram menos CO2, existem aos montes no exterior. Mas, estão voltados para os mercados que ainda estão atrás no que diz respeito ao uso em larga escala de um combustível menos poluente.

Outro estudo mostra que é mais barato andar de carro ou moto do que utilizar um ônibus na cidade de São Paulo! Isso significa que o transporte urbano na cidade está muito mal planejado e não atende mais as necessidades de quem precisa se deslocar.

Trem, metrô e ônibus, são as únicas alternativas de transporte urbano de massa e não conseguem mais atender a demanda de modo eficiente.

Em termos de poluição geram um índice menor de emissões, embora a grande maioria seja ainda movida à diesel comum, já circulam na cidade vários modelos e protótipos movidos com combustíveis alternativos e sistemas híbridos, como bio-diesel, diesel-elétrico, elétrico, GNV, álcool e mais recentemente, hidrogênio.

Com exceção do aditivo para o álcool detonar num motor à diesel, todo as demais alternativas citadas são feitos com tecnologia nacional. Isso poderia estar nos nossos carros também? Acreditamos que sim.

materia-na-buscando-solucoes-para-melhorar-o-transito-da-cidade-de-sao-paulo-e-outras-cidades-7 Matéria NA: Buscando soluções para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo e outras cidades

O uso do diesel em nossos carros ainda não é permitida, mas já está sendo debatida em fóruns para futura implementação nacional. Hoje o diesel nacional tem 50% mais enxofre do que o europeu, por exemplo.

Mas, já a partir de 2009, começa a ser produzido aqui mesmo, um diesel com indíces de enxofre iguais aos da Europa. Assim, sua utilização em carros terá sua aprovação mais adiantada por parte do governo federal.

Baixas emissões aliada à um trânsito de maior fluidez, ajudarão São Paulo e outras cidades a melhorar em muito a qualidade de vida dos seus habitantes, reduzir custos de frete, gerar mais empregos, aumentar a renda per capita, entre muitos outros benefícios.

Em um pequeno universo de concreto com seis milhões de veículos em circulação, cada alternativa viável poderá ajudar como um todo para a melhora do trânsito na cidade e em outras grandes metrópoles do país e do mundo.

Se você tem alguma idéia ou projeto registrado que queira compartilhar conosco para a melhora do trânsito na cidade de São Paulo ou em outras cidades, pode nos enviar um e-mail que publicaremos aqui no NA com os devidos créditos.



  • lacerdanetto

    Aqui em Natal é imoral.
    Pra cada casa que tem aki, tem 2 carros.
    A cidade tem 800mil hab. , e tem cerca de 500mil carros. Tá muito ruim andar aki, principalmente quando é horário de pico.
    Eu acho q um dos problemas é a falta de metrô.

  • lacerdanetto

    O Obvio seria uma boa alternativa, o problema é que o governo não contribue com essas montadoras, não incentiva, por isso que praticamente não temos carros brasileiros, o Troller já é da Ford. =/

  • Filipe Augustus

    Realmente o transporte público não da gosto de andar!!!
    Por isso que muitas pessoas peferem ir de carro ao trabalho!!!!
    Pior que no Brasil…acredito que está a cidade do México!!!!!
    Mais voltando a falar do nosso país,oq eu creio que se poderia fazer,é aliminar todos os veículos e caminhões velhos que vejo por aí….(Os mal cuidados)
    e realmente os faróis da cidade já deveriam a tempos estarem integrados aos GPS dos carro que por sinal deveriam vir de série como uma espécie de rastredor onde o seu custo de produção seria baixo…
    E tbm deveria ter um pouco mais de infroestrutura no transporte público e no sistema nacional de transito!!!
    Pois como tudo no Brasil,a impressão que ele passa é de que está faltando alguma coisa no meio do caminho,pq alguem fez de má vontade!!!!

    B-A-I -R-S-L = BRASIL

  • Filipe Augustus

    Realmente o transporte público não da gosto de andar!!!
    Por isso que muitas pessoas peferem ir de carro ao trabalho!!!!
    Pior que no Brasil…acredito que está a cidade do México!!!!!
    Mais voltando a falar do nosso país,oq eu creio que se poderia fazer,é eliminar todos os veículos e caminhões velhos que vejo por aí….(Os mal cuidados)
    e realmente os faróis da cidade já deveriam a tempos estarem integrados aos GPS dos carro que por sinal deveriam vir de série como uma espécie de rastredor onde o seu custo de produção seria baixo…
    E tbm deveria ter um pouco mais de infroestrutura no transporte público e no sistema nacional de transito!!!
    Pois como tudo no Brasil,a impressão que ele passa é de que está faltando alguma coisa no meio do caminho,pq alguem fez de má vontade!!!!

    B-A-I -R-S-L = BRASIL

  • Luis.J.R.

    O jeito mesmo é investir em transporte publico de qualidade?Mais metro nas periferias e mais linhas de trens, onibus, aero trem.Mais com preços das tarifa mais baixo.Onibus 2,30r$..tá louko! :angre:

  • Drisner

    culpamos tanto o governo federal, e estadual, mas as pessoas não fazem a sua parte…
    quando se trata de fazer algum esforço em nome dos outros, todos tiram o seu da reta, e não abrem mão do mínimo de conforto, em nome da cidade como um todo…
    é claro que se existisse um projeto de transporte publico mais eficiente, com uma ampliação dos transportes sobre trilhos (que eu vejo como grande parte da solução), seria mais fácil “combater” o caos…mas todos sabemos que tudo que depende do governo pra funcionar ou ir pra frente, dá problema…
    então uma das soluções mesmo, é fazer o povo agir, pois conscientizados já estamos…sabemos que ao invés de ir e voltar do trabalho sozinhos, em um carro onde caabem 5 pessoas, poderíamos juntar mais dois amigos que morassem supostamente próximos, e trabalhassem relativamente próximos também…e assim já teriamos um terço dos carros circulando…o que já faria uma brutal diferença…
    reclamar e jogar a culpa nas costas dos outros é fácil, dificíl mesmo é agir de modo consciente… :down:

  • boltcrank

    infelizmente esse é o mal das megalópolis só se vê São Paulo com céu azul nos feriados e olha lá, infelizmente o Brasileiro não tem dinheiro para ter um segundo carro e falta consciência do povo que ao invés de ir para o trabalho de carro ou moto poderia muito bem usar uma bicicleta ou então combinar com o colega de trabalho ou vizinho sei lá para que desse uma carona, é o que podemos fazer para diminuir a poluição e o transito, agora cabe aos futuros prefeitos seja a Marta ou Kassabi investirem no Metro e na CPTM

  • ótima matéria do moriah!

    :clapp:

  • EduardoMello

    As áres comerciais e bancárias, deveriam ter 3 turnos, assim como a indústria, assim, com bancos e comércio 24 horas, haveria distribuição de trânsito, mais empregos, etc… o Governo entraria com a segurança, o que é o ponto fraco! Onde dependermos do Governo, estamos fu :censor:

  • gafanhotto

    Cadê o metrô?

    Falta ainda muito metrô em SP!
    Mesmo com a malha ferroviária crescendo ainda precisamos de muito mais!
    Não adianta ficarmos pensando em andar cada vez menos de carro se ainda não temos alternativas viáveis pra isso!

    Digo mais uma vez cade o metrô?

  • Pedrin

    – Tem q criar mas metro. e incentiva o uso dos onibus

  • leobozo

    sinto um peso na consciencia de ter que usar um carro que cabe 5 pessoas pra ir sozinho pro trabalho mas fazer o que? se n usasse carro teria que pegar 2 onibus e uma van (pq nem onibos pra la tem) num trajeto de apenas 9 Kilometros !!!!! é um absurdo :bate:

  • fr_amaral

    Primeiro caso é o metro, que ta congestionado. Segundo, quem vai de onibus ao trabalho, se tem um carro confortavel e com ar-condicionado, sem contar que é muito mais ágil? Terceiro, caso dos carros elétricos, quem é que vai despejar uma fortuna num desses se vai poder compra um a gasolina que é muito mais barato e vai cumprir as mesmas necessidades?
    Agora outro problema é essas velharias que vemos nas ruas poluindo tudo, deveria ser proibido!
    Resumindo: Todos, não há como negar, vão olhar sua comodidade primeiro para depois olhar o resto do mmundo, aí, quando vermos o que fizemos, já vai ser tarde demais!

  • fr_amaral

    [Comentario #108053 sera citado aqui]

    Completo minha frase, nunca que ia andar 9 KM naquele calorzao e naquela velocidade. Ou seja, precisamos de um transporte seguro, ágil e confortável!

  • Naxi

    Um documentário do Discovery mostrou Curitiba, aonde foi implantado o sitema no qual o ônibus possui via própria, no qual o ônibus anda mais rápido do que as congestionadas ruas! Se é vero, não sei, talvez alguém de CTBA possa falar melhor!!!
    Minha solução para o trânsito, també inclui uma para obesidade: BICICLETA!!! Mas para isso precisa-se de um bom planejamento para implantação de vias para as mesmas!!

  • luciano cwb

    Realmente a “canaleta” do onibus de Curitiba ajuda muito, mas mesmo assim o transito é caútico. O maior responsável é o próprio motorista. O pessoal não anda, demora para arrancar, minguem da a vez para ninguem. Ja andei algumas vezes de taxi em São Paulo e deu pra perceber que apesar do volume de carros ser bem maior, o pessal respeita mais, anda mais e voce não precisa esperar o transito passar para sair duma garagem pois alguem dará a vez, aqui em Curitiba é dificil acontecer.

  • duhehe

    Transporte Publico de qualidade !
    Renovação de frota !
    15 Anos é o maximo que um carro deve circular .

  • Diguinho

    Aqui onde eu moro num tem muito problema com o transito naum :cool:

  • mrleandro

    aqui em curitiba o transporte publico e bom pelo preço acessivel da tarifa(R$1,90 vc paga e pode andar pela cidade todo so com essa tarifa fazendo conecçoes nos terminais de onibus com outros onibus)mas tambem ja ta indo pro buraco horario de pico dependendo da linha vc tem que deixar 2 a 3 onibus passarem por vc e vc nao poder entrar porque ta lotado ate o bico mas quando nao e horario de pico dai fica blz nao é lotado e muito bom mas ta indo para o buraco!!!

  • marcelolynx

    # lacerdanetto Diz:
    6/10/08 as 23:06 [ Citar este comentario ] 1

    Aqui em Natal é imoral.
    Pra cada casa que tem aki, tem 2 carros.
    A cidade tem 800mil hab. , e tem cerca de 500mil carros. Tá muito ruim andar aki, principalmente quando é horário de pico.
    Eu acho q um dos problemas é a falta de metrô.

    Campo Grande-MS Idem :asner: :censor: :asner: :cavera:

  • marcelolynx

    [Comentario #107993 sera citado aqui]

    Campo Grande-MS Idem :asner: :censor: :asner: :cavera:

  • wess

    Em São Paulo o trânsito é caótico, para compricar são mais de 800 veículos licenciados diariamente. Algumas vias os semáforos são controlados por computadores, as chamadas CTAs Central de Trânsito de Area, que é sub utilizada,
    e deveria ser ampliada, e ter a disposição várias cameras, mais muitas estão desativadas por falta de manut. Um exemplo é a Radial Leste onde tem osistema. :blush:

  • will.s

    A maioria pensa na construção de novas linhas de metrô para melhoria no transito de SP, mas em algumas estações o metrô não dá conta e olha q são menos de 2min de espera entre os trens. A cidade está se desenvolvendo muito rápido, precisa de soluções urgentes, não dá para priorizar o conforto nessas horas. A solução é dar prioridade aos ônibus. Imagina 1 ÚNICO ônibus do tamanho de 2 carros com 50 pessoas, são 50 carros a menos rodando na cidade. No transporte público o pagamento da passagem deverá ser feito antes do embarque, e em alguns pontos da cidade, como por exemplo em algumas ruas ou avenidas do centro, tem que priobir o tráfego de veículos particulares e priorizar a circulação de ônibus. Antigamente as pessoas caminhavam muitos quilometros não só para trabalhar, mas para se divertir também. E o por quê agora as pessoas reclamam de caminhar menos de 10km?, eles preferem ficar 1 hora esperando no ponto e 2 horas em pé no ônibus lotado.

  • Gugacs

    gostei da logo do "obvio" talvez eu posso dizer que esta quase obvio que foi cobiada pois se parece muito com a logo q criei pra uma linha de fogões para a empresa Atlas. Mas tudo bem vou encarar isso como um elogio.

    caso a galera queira conferir essa logo esta postada em meu flikcr: http://www.flickr.com/photos/gugacosta/

    abraço


Send this to a friend