EUA Ford Honda Japão Matérias NA Sedãs

Matéria NA: Honda Civic LXS x Ford Focus Sedan GLX!

materia-na-honda-civic-lxs-x-ford-focus-glx-0 Matéria NA: Honda Civic LXS x Ford Focus Sedan GLX!







O NA avaliou dois sedãs médios que agora disputam não só em luxo e sofisticação, como também em preço. O Civic LXS está sendo oferecido ainda na versão 08/08 por R$59.000 na versão manual, valor semelhante ao Novo Ford Focus Sedan na versão GLX manual, R$59.690.

Em termos de tamanho são muito semelhantes, mas as semelhanças param por aí. O Civic tem um visual totalmente esportivo e jovial, que cativa pela beleza e modernidade. Fica difícil alguém reprovar o design japonês deste carro.

materia-na-honda-civic-lxs-x-ford-focus-glx-1 Matéria NA: Honda Civic LXS x Ford Focus Sedan GLX!

Já o Novo Focus não tem nada do modelo anterior, mas agora tem um visual moderno, embora não tão estiloso como da geração anterior.

Mais conservador na versão sedã, devido sua traseira, o modelo apresenta uma frente mais agressiva. Um estranho contraste, não é mesmo?

O Civic é baixo e tem uma base mais longa de entre-eixos(2,7 metros). O Focus é mais largo e alto, com entre-eixos mais curto(2,64 metros). O destaque deste é a largura, 1,84 metros.

materia-na-honda-civic-lxs-x-ford-focus-glx-2 Matéria NA: Honda Civic LXS x Ford Focus Sedan GLX!

Mas porque tudo isso, quando a média é de 1,75? A resposta vem quando se olha o carro de frente. Minha impressão foi confirmada depois que pesquisei sobre o carro. Sua plataforma é do Volvo C30! E não é porque ele é largo, é porque ele lembra mesmo um Volvo!

Os dois carros tem posições de dirigir distintas, sendo o Civic mais esportivo com o motorista tendo a visão na metade do comprimento do carro. Já o Focus é mais “normal” e garante uma posição de dirigir mais confortável.

materia-na-honda-civic-lxs-x-ford-focus-glx-3 Matéria NA: Honda Civic LXS x Ford Focus Sedan GLX!

Por dentro, as distinções são enormes. O Civic tem desenho interno mais moderno, mas peca pela simplicidade. Nesta versão, o volante carece de alguns comandos embutidos no lugar dos elementos vazados.

No Focus, o interior é mais convencional, embora com mais refinamento. Realmente passa a impressão de um carro maior e com acabamento de qualidade superior. O volante de boa pega, possui comandos que faltaram no Civic.

No desempenho, o Civic é um pouco mais nervoso, mas não muito em baixa, devido ao seu motor 1.8 ter menos torque em baixa que o 2.0 do Focus. Este, responde bem ao acelerador, mesmo com câmbio automático.

materia-na-honda-civic-lxs-x-ford-focus-glx-4 Matéria NA: Honda Civic LXS x Ford Focus Sedan GLX!

O Civic absorve bem as irregularidades do piso e tem ótima estabilidade, deixando o Focus um pouco para trás neste quesito, mesmo que este seja mais largo, sua suspensão é mais macia, embora firme.

Sua maior característica é absorver quase tudo do solo e ser igualmente superior em silêncio interno. É como estar em um carro de nível bem superior. Supera até mesmo o Toyota Corolla.

Em termos de equipamentos, o Focus sai ganhando, por oferecer itens que o Civic não tem. Entre eles, o alarme que fecha todos os vidros(que são todos one touch), que no Civic você precisa fechar um por um.

materia-na-honda-civic-lxs-x-ford-focus-glx-5 Matéria NA: Honda Civic LXS x Ford Focus Sedan GLX!

Além disso, o Focus leva vantagem em itens como direção com assistência elétrica, computador de bordo, conexão BlueTooth, além de uma série de regulagens não presentes no japonês.

O Civic tem um apelo emocional muito grande, dificilmente haverá um modelos à curto prazo que prove o contrário. O carro realmente nem tem muito o que mudar, embora tenha que melhorar em alguns fatores, como porta-malas. Pequeno demais para um sedã. São 370 litros do Civic contra 526 do Focus.

materia-na-honda-civic-lxs-x-ford-focus-glx-6 Matéria NA: Honda Civic LXS x Ford Focus Sedan GLX!

Já o Novo Focus tem tudo para ganhar um espaço bem maior que seu antecessor, já muito cansado no mercado. O porte é de um carro maior e com acabamento superior, mas falta o motor flex e certamente, uma versão 1.6 flexível, irá abocanhar um bom pedaço de mercado.

Cada um tem seu apelo, vantagens e desvantagens. Cabe ao consumidor ver o que é melhor para si, ser mais discreto ou mais chamativo. Ser mais jovial ou conservador.

Aqui a vitória foi para o Focus, mas dos dois, quem poderá sair vencedor é o próprio consumidor, pois ambos são excelentes carros que agradarão e satisfarão muito bem seus proprietários.

Por Moriah.
Fotos meramente ilustrativas.



  • Lipe

    Aqui a vitória foi para o Focus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    AHAHAHAAHAHAH!!!!!!!

    KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!

    DA – LHE FORD NELES MAIS UMA VEZ!!!!!!

    MOSTRA FORD PARA ELES QUE CARRO JAPONÊS NÃO É PERFEITO!!!!!!

    :clapp: :banana: :banana: :banana: :drinkk: :cool: :inluv: :glass:

  • Lipe

    MAS SINCERAMENTE AQUELE INTERIOR DO CIVIC É POBRE PARECE DE CARRO POPULAR PERANTE A DO FOCUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :banana: :clapp: :drinkk: :down: :saad: :hauhau: :bate:

  • JaumM

    Com certeza o Focus é a melhor opção do mercado. O Civic só é ótimo quando a comprador quer um hatch médio, daí é obrigado a ficar com o Civic, q (embora seja sedan) é muito melhor, esportivo e atual que os hatchs. Mas se tratando de sedan, com certeza o Focus é o q há de melhor.

  • goncalooo

    Sou fã do Civic… mas esse Focus, irresistível :inluv:

  • Marcus N.

    Se vc entrar nos 2 percebe a diferênça!
    Muito mais completo o focus!

    Mas o consumidor que responde isso!
    Melhor para alguns pior para outros!
    A vitória aqui foi do Ford!
    Creio que que o resultado disso só vai ser medido daqui á alguns meses nas vendas!
    Não adianta ser diferente “melhor” e vender menos!
    CIVIC tem mais nome já! :]

    Entre os 2 pegaria o Corolla.

    HUASHUSASUHASHSUHSSASUHASUHSAU :hauhau:

    Abraço

  • Lauro

    Olha… é uma duvida tremenda… se voce é um cara que sempre analisa a melhor escolha e vai pelo custo beneficio… com certeza é focus….
    mas se é daqueles q é apaixonado por carro e compra no impulso vai dar civic na cabeça… eu como a maioria dos brasileiro é apaixonado pelo civic, mas acho q na hora da compra eu teria uma escolha mais racional e levaria um focus… bom nao sei…

    certa vez li em um blog o povo falando mal do porta malas do civic.
    ai um usuario soltou uma q segundo ele o proprio vendedor disse no dia q ele foi comprar o atual carro dele, um civic.

    “ele comentando com o vendedor q o porta malas é pequeno demais para o carro, e mesmo assim o carro vende q é um absurdo.
    ai o vendedor disse “olha esse carro é maravilhoso, eu vou apresentando parte por parte do veiculo, quando chego no porta malas o cliente ja esta apaixonado pelo carro e o tamanho ja nao importa mais”

    e realmente é a mais pura verdade.

  • mediasonic

    Só tem um detalhe: O Civic é um projeto de 2004/2005 enquanto o Focus é praticamente 4 anos mais novo. Eu acho que a melhor base de comparação é o Civic 2009, que está por vir. Não sei quanto ao preço, mas não acredito que a Honda vá aumentar demais, pois senão o carro perde a categoria. Imaginem o tiro no pé: O Civic LXS AT tava saindo por uns 71, 72K, se aumentar mais 5K, vai para 77K, que é quase o preço de um Azera, com mais espaço, motor e equipamentos. Colocaria um pé num seguimento que não lhe pertence.

  • antoniokings

    As vendas do Focus estão fracas e a do Focus Sedan, fraquíssimas. Serão novos micos?

  • JDFortuna

    Esse é o S40 mais em conta qq um pode ter. E ainda vem com algo de Aston, inclusive pelo botão de start.

  • fr_amaral

    Eu levaria tranquilo o Focus! O Civic já virou popular, todo mundo tem. Alem do Focus ter mais mimos e ter acabamento melhor, e sei do que estou falando, o Civi bate demais!Só uma ressalva, eu levaria o Ghia Manual por 70 mil, pois este tem Teto Solar, Ar Digital, Couro e muito mais! Tambem pensaria no Azera que em BH ta saindo por 80K!

  • danielpa

    [Comentario #121953 sera citado aqui]

    Mico é deixar a oportunidade de não ter um Focus na garagem meu amigo, meu proximo carro com certeza !!!! mas quero o hatch :clapp:

  • Surtado

    [Comentario #121977 sera citado aqui]

    Não leve em conta o q o antoniokings fala sobre vendas. Ele NUNCA tem base pra justificar o q escreve. O cara simplesmente sai escrevendo o que ele ACHA que está acontecendo. Vamos aos números da FENABRAVE que, ao contrário do antoniokings, não mentem:

    O novo Focus hatch passou a vender mais que o Golf, Stilo, Vectra GT e 307 desde que foi lançado. Até outubro, o Focus Hatch não conseguia vender mais que o Golf e o Stilo (tirei o Astra pq, apesar de estar em primeiro, fica em outro patamar de preço). Note que, diferentemente do mês passado, a ordem deste mês é: Focus, Golf, Stilo, 307 e Vectra GT. Será que isso é ser mico? Está muito cedo pra concluir algo dessa forma, meu caro… Lembrando que ainda não temos a versão 1.6 pra destruir de vez a competição.

    O Focus sedan realmente não está vendendo muito. As vendas de novembro estão em 640 unidades. Mas lembre que o SUPER LINEA também não está nada bem: 756 unidades. Acho que temos dois micos, então…

    Esse não é o painel do Focus Ghia? Eu achava que o do GLX não tivesse ar digital…

  • JBAFilho

    [Comentario #121976 sera citado aqui]

    Concordo contigo. Você vem falando do Azera a algum tempo. Outro dia resolvi experimentar esse Azera do pai de um amigo meu. Não deu para dirigí-lo por muito tempo, pois o cara é muito ciumento (rs!) e ficava falando o tempo todo.
    Já andei de Civic e posso dizer que o Azera ganha fácil dele. O Focus ainda não pude ver, mas pela reportagem e pelo que já li, ele deixa o Civic para trás. Uma pena a traseira desse novo Focus. Somente o preço de todos eles é que é um absurdo. Não pago, não pago, não pago.

  • D.Lobo

    Entre os dois, ficaria com o Focus ratch :hauhau:
    O Civic é realmente um carro maravilhoso,tem design marcante e pegada esportiva, mas é melhor opção pra quem tá procurando um ratch, se a prefarência for por um sedan daí dá Focus com certeza.Acho q as vendas do Ford ainda não decolaram por causa do motor q ainda não é flex, quande este chegar aí sim veremos se ele é um mico ou não :rayban:

  • speedboy

    [Comentario #121952 sera citado aqui]

    Poxa postei um texto enorme aqui e não saiu…

    Mas resumindo,

    O Focus é de 2004 tambem amigo.

    A geração lançada aqui no Brasil é conhecida como MK 2,5 na europa, pois ele é uma restilização melhorada do Focus que já existia lá.

    Mas o Focus desde sempre foi muito melhor do que o Civic. Olhem os testes do NCAP… O Focus é 5 estrelas… já o civic??? 3 estrelas… É o único carro da sua categoria que é inseguro.

  • pedrop

    Olhando somente o interior o FOcus esta uns 10 ou 15 anos a frente do Civic. Nem tem como comparar. É só lamentar o fato de que é esse carro que o povão fica babando!

    No quesito exterior discordo, acho o Focus assim como outros carros como o Pallas, Megame, 307, C4VTR e até mesmo o Linea mais bonito e jovial do que o Civic. A unica coisa de ar moderno e esportivo dele é a traseira, mas a mesma custou um mini porta-malas, que somente quem anda em cidade acha desnecessário!

    Não gosto de sedans, mas Civic assim como Corolla somente são melhores do que o Vectra e o Bora, sendo o Focus, Pallas, Megame, Linea e até mesmo o 307 sedan melhores do que os representantes asiaticos, em minha opnião.

  • db

    a era de ouro do civic ta desaparecendo aos poucos. a concorrencia chegou,ex: focussedan linea entre outros, otimo para os consumidores. :clapp:

  • brunor9

    orra, colocar foto do Focus Titanium é sacanagem, essa versão é muito mais bonita e nem vai vender no brasil

  • LFSP2

    [Comentario #121988 sera citado aqui]

    Civic só impressiona no design, em itens de conforto e segurança perde feio para o Focus. Não tem comptador de bordo, não tem airbags laterias nem como opcional(o Focus e o Corolla tem e o Linea tem até 6 air bags). Sem contar que tem porta-malas de hatch(ultimamente a Honda anda com mania de diminuir o tamanho do porta-malas de seus carros sedãs), o Ghia manual é excelente, se possível teria o auttomático, mas para quem quer um automático de verdade sem gastar muito o GLX automático é muito bom. O Civic EXS é um abuso, 80 mil por um carro sem itens indispensáveis de conforto, melhor passar direto para um Fusion ou Azera.

  • dissin245

    esse teste foi entre focus 2009 e civic 2008.
    o civic 2009 vai vim com melhoras.. tipo computador de bordo, conexao bluetoooth… esperem por ele..
    alem do focus ser muuuuuuuito bonito, o civic eh mais.

  • cordigital

    [Comentario #121953 sera citado aqui]

    Hoje brasileiro chega na loja e quer um que rode com alcool, mesmo que ele seja um carro caro, ele pensa em economizar no alcool.
    Sem flex fica dificil!

  • MarckUs

    [Comentario #122004 sera citado aqui]

    estou contigo!

    Civic pra mim eh fodassssstico!

  • cordigital

    [Comentario #122007 sera citado aqui]

    E só no brasil vendeu pouco o focus, na europa sempre esteva enre os 5 mais vendidos no geral, e nos Eua só deixou de estar quando cansou a versão de 2001 e eles lançaram uma diferente da que lançaram na europa.
    Acho que com um Flex essas vendas dobrem, sem contar que tem muito brasileiro que pensa de forma idiiota, se vou pagar 60.000 pego um honda, mesmo sem saber que o ford nesse caso, é muito mais carro!

  • LFSP2

    [Comentario #122007 sera citado aqui]

    Se ele for comprar o Civic por ser flex, vai ter uma surpresa desagradável no fim do mês, porque o Civic bebe até 4 km/l com aquele motor beberrão.

  • Surtado

    O Civic não tem pegada esportiva nenhuma… Não sei de onde veio esse mito. Ao contrário da geração anterior, o motor é beberrão e manco. Nem parece que tem 140 cv… E digo isso pq tive um dessa nova geração que foi a maior decepção da minha vida. Não digo “graças a Deus me livrei dele” pq o carro também não é ruim, mas garanto que é muito decepcionante para quem busca desempenho. Pelo menos vendi bem durante a época que tava rolando o ágio.

    Quem fala que Civic tem pegada esportiva provavelmente nunca dirigiu um ou então precisa urgentemente dirigir outros modelos pra melhorar sua noção.

  • luiz_2008

    O Civic é (bem) mais bonito

  • mediasonic

    [Comentario #121994 sera citado aqui]

    Mas é um modelo mais novo, nao tem como contestar. O mercado mudou desde então, as necessidades também. A base de comparação correta é o Civic 2009 que está por vir, o resto é achismo. Se o Civic ainda fosse melhor, mesmo depois de 4 anos, a Honda nunca mais teria que mexer no modelo.

  • Darth

    A versão mais simples do Civic não compensa não, fico com o Focus também.

  • lukass_08

    o focus eh demais…. :clapp: :clapp:

  • Darth

    [Comentario #121953 sera citado aqui]

    Desde quando ser o segundo médio mais vendido, atrás só do jurássico Astra, que se encontra por 40 mil é ter vendas fracas?

    O Sedan pode estar mal, mas o hatch, tá muito bem.

  • Luis.J.R.

    Vamos ver então?Civic ganha em design, focus em porta mala, civic ganha em motor que é flex, focus ganha em acabamento, apesar que o focus tem um belo motor só falta ser flex,civic tem um painel mais agradavel, focus tem mais equipamentos.São bons carros, mais acho o preço deles muito alto. :cool:

  • Lipe

    EU NÃO ENTENDO COMO AS PESSOAS IDOLATRAM TANTO ESSA HONDA QUEM VÊ PENSA QUE O CARRO É UMA NAVE ESPACIAL DE ULTIMA GERAÇÃO!!!!!!!!!:banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :hauhau: :asner: :down:

    UMA PERGUNTA AOS HONDISTAS SERA QUE O CIVIC 2009 VAI VIR ESSA MARAVILHA QUE VOCÊS PENSAM PARA MIM É ESSA MESMISSIMA COISA QUE É SO COM O NOVO MOTORZINHO AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    SERA TAMBÉM QUE EXISTE SÓ HONDA NO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    DIRIJA OUTROS CARROS ORA BOLAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :tong: :banana: :hauhau: :asner: :bate: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :nanao: :nanao: :nanao: :nanao: :hahh: :hahh: :hahh: :hahh:

  • dissin245

    [Comentario #122032 sera citado aqui]

    pq? so pq vc nao tem grana pra comprar um?

  • Num lock

    1º sedans: Civic;
    resto: Corola, Vectra, Astra, Linea, C4 Pallas, 307 sedan, Focus, Megane, etc.
    Só isto.

  • Se ranking de vendas fosse sinônimo de carro ser melhopr ou não o Mille não estaria lá na frente. Compro carro baseado 90% em emoção, e garanto, levo o Focus. Civic tá mais que comum, nunca gostei da frente nova, e… o Focus é lindíssimo! Ficaria entre o sedã e o hatch (adoro sedãs) mas com certeza levaria a máquina em cor branca :inluv: Vamo lá ford, campanha forte pro Focus desbancar esses outros!

  • antoniokings

    [Comentario #121987 sera citado aqui]

    [Comentario #122028 sera citado aqui]

    Apenas vejo os números do site da FENABRAVE! O Focus Hatch vendeu 1158 unidades em novembro. Acredito que por ser um lançamento bastante atual poderia vender bem mais. Lógico, descontando a crise do mercado.
    De qualquer maneira, vamos lá:
    Astra 1453, Golf 1023, Stilo 877 , Peugeot 307 805 unidades. Ou seja, perdeu até para o veterano Astra e poderia ter berto vantagem maior com relação aos outros. Apenas isso.
    Com relação ao Sedan, 640 unidades. Mesmo sem ser flex, as vendas foram muito baixas. De repente é apenas um momento. Melhor esperar mais.

  • antoniokings

    A propósito. Vi um hatch prateado na rua e achei bonito. Só não sei como o mercado irá recebê-lo. Com relação ao 1.6, realmente pode alavancar um pouco mais as vendas.

  • DoberMANN

    O Focus é um baita carro. So que a Ford pra variar fez burrada. Explico:

    Quem esta comparando o Focus AGORA é em sua MAIORIA pessoas que não são tão antenadas no mercado e não sabem que o motor flex deve chegar no fim de 2009.

    Quando esse motor chegar, o 2008/2009 vai desvalorizar drasticamente. Pronto, queimou o preço de revenda do carro, o novo Focus vai ficar com o estigma de carro que desvaloriza muito, e o donos vão ficar putos e os possiveis novos compradores podem acabar usando essa falha para optar por um concorrente.

    Ainda nesa linha, quem esta ligado, como quem acompanha esse blog, vai esperar o flex para comprar um Focus. Será? O Focus ja vai ter perdido o apelo de novidade, a concorrencia vai ter se mexido e o carro vai ter um alto indice de desvalorização.

  • fr_amaral

    [Comentario #122023 sera citado aqui]Nem a mais completa! :nanao:

  • fr_amaral

    [Comentario #122035 sera citado aqui]

    Hondistas foi uma otima invençao! :hauhau: :hauhau:

  • fr_amaral

    [Comentario #122002 sera citado aqui]

    Focus com 6 airbags? Em q

  • fr_amaral

    [Comentario #122059 sera citado aqui]

    Focus com 6 airbags? Em que pais tu vive?

  • IGAUM

    Fico com um LINEA, mais completo, com mais equipementos tanto de serie qto opcionais!

    To mentindo?

  • sam_pa90

    A ford poderia ter caprichado mais na traseira do focus….., algo

    mais “diferente”, pois este estilo de traseira, encontramos em carros populares.

    Certeza, se tivesse caprichado mais na traseira, algo mais agressivo, seguindo

    o estilo sua frente, iria chamar muito mais a atenção dos consumidores. :blink:

  • LFSP2

    [Comentario #122060 sera citado aqui]

    Não disse isso, disse que em número de airbags Focus e Corolla tem airbag lateral como opcional e que o Linea pode ser equipado com 6 arbags.

  • mediasonic

    [Comentario #122035 sera citado aqui]

    Looser.

  • gringo

    ola pessoal,vendo alguns comentearios sobre idolatrar a honda ou ourtas marcas… gostaria de opnar a dar comentarios sobre estes dois carros e vejo de outra forma de comparar estas duas marcas. comecando oelo focus da ford ela tem uma tradicao de marca centenaria,e ford ja e conhecida antiga dos brasileiros, e a honda ainda jovem instalada aqui no brasil,vem mostrando suas tecnologias inspiradas das pistas de f1 e outras, e devido a grande concorrencia dentro do japao de desenvolver uma tecnologia nova sempre adiante das outras marcas,por isso duas marcas aqui do japao que podemos dizer que tem tecnologia de ponta sao toyota ,honda ..´por isso que ao comparar duas marcas como ford e honda fica dificil pois sao duas marcas valentes ,porem as novas tecnologias fazem com que a honda ainda seje forte se pesarmos na balanca. por isso o importante e darmos valores a carros montados ai no brasil. pois numa epoca dificil de rescessao, comprar carros de qualidade fabricado no brasil e a melhor solucao pra crise que vamos talvez encarar! nao acham! :ninja:

  • Giovanni

    No visual o Civic leva fácil, mas em todo o resto o Focus ganha. Em comum eles têm o interior pobre, com painéis simples demais. Se tivesse que optar, iria de Focus sem dúvidas. Ah o Civic tem revenda melhor? Dane-se. Compro carro pra mim, não para os outros. Mas eu adicionaria duas opções que considero também muito interessantes: Sentra e Linea. Sei que muitos torcem o nariz para estes dois carros, mas são muito equilibrados, enquanto o Civic é “esportivo demais” e o Focus é “quadrado demais”. Não adianta ser ótimo num quesito e péssimo em outro.

  • fdantasdesa

    Por mim, levaria um Focus pra casa se fosse comprar… O carro tá tão bonito, tão bem acabado que me faz desbancar o Honda do posto de ‘carro dos desejos’. Aliás, a questão da novidade também influi né… Temos Honda desde 2006 e o Focus chegou há alguns meses… Por fim, ele tá tão comum nas ruas que encheu o saco já…

    Civic 2009? Até onde sei só virá um pouco diferente no desenho externo, nada revolucionário não… Quanto ao pc de bordo e outras coisas, só estão correndo atrás de uma coisa ridícula que fizeram antes, pois um carro de preços que partem de 60.000 reais não ter pc de bordo e airbags adicionais é zoação, só pode.

    Ah, agora a sessão absurdo… Galera aí colocando o Honda como Top Top dos carros vendidos no país, sem querer nem discutir! Isso é ignorância hein, esse papo de não aceitar opinião dos outros… Por fim, comparar o Linea com o Focus ou o Civic… Iguais só em preço amigos, porque em qualidade de produto, lamento mas ele perde… Ele tem susp. multilink? O câmbio é automático ou automatizado? Pow, aquilo é um Punto alongado… Resultado não ficou bom não.

    Repito, fanatismo leva as pessoas a fecharem seus horizontes, se tornando cada vez mais manobráveis… Ninguém é absoluto não!

    :cool:

  • Carlos Medeiros

    Só fiquei com uma dúvida nesse post Moriah:

    “Sua maior característica é absorver quase tudo do solo e ser igualmente superior em silêncio interno. É como estar em um carro de nível bem superior. Supera até mesmo o Toyota Corolla.”

    Essa caracteristica falada é sobre o Focus ou o Civic ?? Porque se for do Civic eu não concordo…..o carrinho é um pouco barulhento.

    Eu sempre preferi o Focus…. nem precisaria ler essa reportagem que pra mim o Focus venceu de lavada !!! Vida Eterna a Oval Azul !!! :clapp: :banana:

  • superleo

    Olha, pelo o que se lê por aí, não há como o Focus ser derrotado no quesito suspensão. A imprensa em peso é unânime em afirmar que é a melhor suspensão de um carro vendido no Brasil, hoje.

  • fr_amaral

    [Comentario #122063 sera citado aqui]

    Linea? Deixar de levar um Focus Sedã ou Civic pra levar um Linea?
    Cara, eu adoro a Fiat, mas tenho que discorda de vc! O Linea é simplesmente um Punto com plataforma alongada, e com um acabamento com materiais um pouco abaixo da concorrencia. Sem contar que a FIAT não tem tradição no segmento de Sedãs e já começou colocando o preço do Linea lá em cima, ou seja, é pedir pra não vender né? Com 59.900 com certeza levaria Focus GLX e com 68.500(Preço do Absolute) levaria o Focus Ghia Auto(Auto de verdade) com mais 3.500 que ainda tem Teto Solar, Som de melhor qualidade e A/C Digital DualZone! Tambem olharia o Azera que em BH ta saindo por 79.900. Quanto ao preço do Linea T-Jet(80.000) não há nem o que comentar né. Nessa faixa de preço se quer conforto e esportividade é Azera na cabeça! Em segundo plano talvez Jetta…

  • gta san andreas

    eu levaria o fusion

  • superleo

    [Comentario #122085 sera citado aqui]

    Concordo com a sua opinião também. Só discordo sobre Azera x Jetta. Ficaria com o VW; mas nesse caso seria uma compra mais emocional, mesmo. Acho o Azera um carro com cara de início dos anos 90.

  • Hodney Souza

    É uma escolha dificil mas levando em consideração o Civic ser um carro excelente mas ficaria com o Ford Focus por ser mais novo no mercado e ter componentes similares ao Volvo S40 como parte da mecânica e plataforma além de um motor mais potente e também o custo de manutenção ser um pouco mais barato.

  • Hodney Souza

    [Comentario #122072 sera citado aqui]

    O cara falou certo! Eu já experimentei o “New Civic”, não sei porque esse nome mas o lançamento foi em 2006 então poderia se chamar Old Civic.
    Quanto aos outros carros já experimentei tmbm o Novo Focus e uma coisa eu digo! O carro é realmente um pouco superior ao Civic tanto na arrancada quanto em espaço interno e sem falar que em termos de aparencia não fica a dever o Civic pois o Ford é para mim belissimo! :craz:

  • fr_amaral

    [Comentario #122122 sera citado aqui]

    Eu já acho que vc vai andar dentro do carro e nao fora! E já me acostumei com o Azera de tanto ver ele!

  • Commando

    Deixa eu lembrar os volks-lovers de uma coisa: se o Linea é um Puntão, o Jetta é um Golfão!

  • Surtado

    [Comentario #122142 sera citado aqui]

    Uau! Que grande descoberta!!

    Só tem uma coisa… O Golf é um médio e o Punto não! :hauhau:

    Não dá pra comparar cara… Pra competir com Civic e companhia o Linea tinha que ser baseado no Bravo, não no Punto :rolleyes:

  • fr_amaral

    [Comentario #122142 sera citado aqui]

    Não sou volkslunatico, pelo contrário, adoro a FIAT, e tenho que concordar com o que disse! Só tem uma coisa, o Golf é um verdadeiro hatch médio(principalmente o Europeu Geração 5 do que o Jetta é derivado) e o punto é um hatch compacto! Ou seja, é correto chamar o jetta de Sedan médio, e o Linea não chega a isso!
    Digo e repito, apesar do Linea ser um carro muito bom, a FIAT pecou no seu preço, e pecou muito feio! Os preços corretos do Linea seriam:

    Linea 1.9 Manual: 56.900
    Linea 1.9 Dualogic: 59.900
    Linea 1.9 Absolute: 64.500
    Linea 1.4 T-Jet: 71.900

    Aí sim ele seria uma compra excelente!

    Outro erro muito grande foi não oferecer o Cambio Dualogic e B/C de série para o T-Jet e tambem Rodas de Liga Aro 16 para o 1.9(porque akelas rodas aro 15 são simplesmente ridiculas), pois isso é quase exigencia para esse tipo de carro. ou seja, deveria existir tambem a versão Dualogic do T-Jet!

    Resumindo: Para quem faz questão de ter um Linea, e não consegue enxergar que tem carros melhores, eu aconselho esperar até Fevereiro/Março do ano que vem que com certeza o preço vai cair, ou duvidam que com essas vendas muito abaixo do esperado pela FIAT não vai fazer o preço baixar? Se duvidar em 1 ano o Preço será akeles que falei, com excessão do T-Jet que deve fikar uns 75k!

  • fr_amaral

    [Comentario #122149 sera citado aqui]

    Foi o que eu disse no meu comentário e não tinha olhado o seu! Fikei 10 minutos pra escrever!
    O cara não pensou ao escrever e acabou entregando o Linea! :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • fr_amaral

    [Comentario #122151 sera citado aqui]

    Completando:
    O Linea deveria ter sido baseado no Bravo mesmo! Aí sim ele concorreria de verdade com Focus, Civic e companhia! Assim não dá! Ou alguém acha que vai ter doido pagando 79.900 num Linea T-Jet sem B/C??

    Nessa faixa é assim:

    Se quer potecia, discrição e otimos itens de série: Azera(que tá saindo por 79.990 em BH!
    Se quer algo novo e completo tambem: Focus Ghia Manual/Auto que sai por 70.990 e 74.990 respectivamente!
    Se quer uma direção mais esportiva e mais contato com o carro: Civic EXS que sai por 73.900!
    Se quer ser o centro das atrações e chamar muito a atenção: Fusion por 77.000
    Se quer bom acabamento e bons itens de série: Jetta por 83.900
    Se não quer chamar a atenção e quer um carro confiável: Corolla
    Se você é apaixonado por FIAT e não larga a marca: Linea T-Jet por 78.900
    Se você tem algum problema de cabeça, etc.: Vectra Elite 2.0 por 77.990!

    Se você não quer nenhum um de todos: Seja Feliz com um Captiva, Tucson, Triton, Journey, Jetta Variant etc.!

  • fr_amaral

    [Comentario #122153 sera citado aqui]

    Se você não quer nenhum desses: vai te catar que eu já perdir muito tempo escrevendo!

  • fr_amaral
  • Commando

    [Comentario #122151 sera citado aqui]

    Pensei sim cara. Da mesma forma que o Linea não deveria competir com a Civic por ser derivado de um hatch médio, o Jetta não deveria competir com um Fusion, ou Accord entre outros.

    Fusion=plataforma de carro grande
    Accord=concorrente do Fusion
    Jetta=derivado de médio (aliás,não desconsiderando o Golf, nos EUA o Golf/Rabbit é um carro considerado pequeno).

    Sei tb que o Jetta concorre tanto com o Civic quanto Accord. Mas se o Linea é caro por concorrer com Civic, Jetta tb é caro por concorrer com Accord.

  • fr_amaral

    [Comentario #122158 sera citado aqui]

    Agora entendi o que quis dizer, entaum se fosse assim o Jetta concorreia com os sedãs médios e o Linea com os compactos(polo, 206,455). Entendi agora!

  • Mirax

    Moriah, algumas ressalvas nessa “avaliação”:

    – Com relação ao Civic, o EXS tem comandos no volante sim, como no Focus.

    – Não é raro em todas as publicações especializadas, o elogio ao Focus na questão da estabilidade, ou melhor, da suspensão que alia estabilidade e conforto. Sendo referência nesse equilíbrio desde o modelo anterior.

    – O Focus GLX Hatch já tem motor flex.

    – Uma falha do Focus, é possuir apenas dois air-bags, quando a concorrência tem 4 air-bags e até 6 no caso do C4 Pallas, Jetta, etc.

  • fr_amaral

    [Comentario #122168 sera citado aqui]

    Motor Flex?

  • Brunnel

    Bom, na minha opnião Linea nem deveria fazer parte desse seguimento, deveriam baixar pra uns 50mil e colocar ao lado do polo sedan pra concorrer, basta fazer um test drive nos 2 no mesmo dia q vcs vão notar uma diferença astronomica de qualidade para o Focus, com relação as imagens acima, temos um NEW CIVIC mais basico (LXS) de todos contra imagens do painel de um FOCUS GUIA, obviamente o Focus ganha, a versão GLX n apresenta comandos de audio no volante e um monte de coisinhas q fazem muita diferença em relação a aparência, agora vamos aos concorrentes mais fortes: COROLLA, é excelente, ótimos itens, muito confiável moderno e etc, porem n gostei muito da condução e n aprovo o estilo dele, acho meio carro de papai, quanto ao FOCUS, achei fantastico, excelente em itens, estavel e etc, porem a traseira dele me lembra um fiesta sedan isso acaba com a imponencia do carro, adorei muito, porem sou fã mesmo do NEW CIVIC, adimito q tem um portamalas pequeno mas sou solteiro tenho apenas 23 anos e pra viajar esses 340 litros sobram, quanto aos itens sei q q FOCUS e COROLLA são mais completos mas me sinto melhor conduzindo um NC, tudo é questão de prioridades, n vou falar maus dos concorrentes pq prefiro um NC, adimiro bastante as qualidades dos outros porem tenho mais prazer no NC, algumas falhas serão corrigidas agora no re-lançamento de 2009, mas n acho q a FORD va superar essa dupla japonesa em número de vendas, fiquei surpreso deles n se apresentarem no salão do automóvel aqui em curitiba exibindo os novos FOCUS, agora cá entre nós, se for pra pensar em nomes, TOYOTA, HONDA e FORD, a FORD é lembrada como aquela montadora mais simples, deveriam fortalecer mais o nome e lançarem mais novos modelos para terem mais respeito.

  • fr_amaral

    [Comentario #122174 sera citado aqui]

    Exagero no preço do Linea né? 55 mil é justo pelo que ele oferece!

  • xande1998

    [Comentario #122042 sera citado aqui]

    calma calma.. n eh assim tao facil….vamo ve ano que vem quando td se estabilizar…

  • JDFortuna

    [Comentario #122154 sera citado aqui]

    :hauhau:

  • Lipe

    Dê so uma olhada no câmbio de marcha do civic parece dos primeiros da FORD: Fiesta e etc. :banana: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :clown: :water: :water: :water: :water: :water: :water: :water: :clapp: :clapp: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :down: :tong: :tong: :evil2: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

  • A.F.M

    A matéria está errada. A proposta era comparar um civic LXS com um focus GLX, mas o acabamento interno mostrado foi o de um focus GHIA. Fiz teste drive em um GLX automático e dias depois em um GHIA. O GLX tem um acabamento bem inferior ao civic, já o GHIA bem superior. O GLX não tem conexão BlueTooth e nem controle de som no volante e muito menos o sistema de comando por voz. Lógico que ainda é mais equipado que o civic, já que tem computador de bordo, levantamento automático dos vidros. Não lembro se o GLX tinha direção elétrica, mas deve ter mesmo. O acabamento interno do GLX é muito ruim (couro). Lembro que achei muito diferente do ghia. Então, ainda que a vantagem em itens de conforto seja do focus, a matéria está equivocada, pois se propôs a comparar as versões iniciais dos dois carros mas comparou uma de entrada do civic com o modelo top do focus.

  • thadeu_sp

    O grande problema do Focus é a falta do motor flex, a versão apenas a gasolina vai se tornar um grande mico na hora de revender.

    Hoje eu iria de Civic.

  • Claudio

    Pra ver como brasileiro é pobre!
    Até um carro de 60mil, o infeliz quer que seja flex, pra economizar uns trocadinhos no álcool!
    O piór é que até hoje, eu não vi nenhum motor flex, ser mais econômico do que um carro só a álcool ou gasolina, todos os flex bebem bem mais!
    E tenho dito!

  • Brunnel

    [Comentario #122397 sera citado aqui]

    Quanto + $ temos, menos gastamos essa é uma lei desconhecida por pessoas q acham q se tivesse $ pra comprar um carro desse logo gastariam um monte, por isso q pessoas com mentalidade pobre poucos anos depois de ganharem premios em $ retornam ao padrão de vida q tinham.

    Isso n é muito questão de economia, é questão de conforto e tecnologia, procuramos carros flexíveis pelo fato de poder abastecer com alcool em postos q não confiamos, q os danos causados ao motor com o alcool adulterado são bem menores do q uma gasolina batizada.

  • Ferrari

    [Comentario #122397 sera citado aqui]

    Pode até ser meu caro, mas de trocadinhos em trocadinhos a galinha enche o papo. Mesmo meu antigo Astra tendo feito média de “apenas” 8,5 km/l no álcool quando fui para o Paraguai com a família ano passado, rodei cerca de 2000 km, tendo gasto cerca de R$ 260,00 de combustível, uma vez que paguei pelo álcool no caminho média de R$ 1,10/l, chegando a pagar R$ 0,98 em Foz do Iguaçu. Avaliei o preço da gasolina no caminho, e estava na média R$ 2,40/l. Para ter gasto o mesmo com gasolina, meu Astra teria que ter feito 18,5 km/l, andando na média de 130 – 140 km/h como andei, e aí, acho difícil que ele fosse fazer mais do que 10 – 11 m/l, ou seja, eu iria gastar cerca de R$ 460,00, diferença considerável não acha? Bom, com essa diferença paguei as e diárias de hotel minha e da esposa…
    Tem lugares em que rodar no álcool é incontestavelmente mais barato (onde moro: álcoll R$ 1,39, já tendo custado algumas vezes R$ 1,19; gasolina R$ 2,29 – 2,59), já em outros (ex. Rio Grande do Sul) vale mais a pena rodar na gasolina. Portanto, sempre é bem vinda a possibilidade da escolha por parte do cliente, tornando o carro flex muito mais flexível (virou pleonasmo agora, hehehehe) certo? Infelizmente não abro muito a mão de carro flex não e considero extremamente estúpida a idéia da Ford lançar o Focus sem ser flex. Se eu fosse dirigente da empresa teria aguardado mais uns meses e já lançado flex, para não queimar a imagem do carro e, principalmente, dos donos dos primeiros modelos, que com certeza vão perder na casa de uns R$ 15.000,00 – 25.000,00 de saída quando vier o flex, pode apostar. Ou alguém dúvida que quando chegar o flex,o sedan Ghia de R$ 70.000,00 (com ágio na minha cidade, está por R$ 78.000,00, e os vendedores para tentar vender o carro e convencer o pobre cliente mal informado, ficam desmentindo que virá o flex ano que vem, usando o mesmo argumento que você acabou de usar agora, de que nessa categoria de veículos, flex não vale a pena, é mico, fazendo que com isso o cara compre o carro achando que não vai perder dinheiro…) usado, com 1 ano, vai estar sendo vendido por cerca de R$ 45.000,00 – 50.000,00??? Quem é que vai pagar mais que isso se na loja vai ter o GLX zero e agora, tchanananan, FLEX!!! por R$ 59.900,00??? Mico na certa comprar esse carro agora. A não ser que tenha dinheiro para torrar e queira ter o carro da moda…

  • adriano

    [Comentario #121939 sera citado aqui]
    meu amigo com todo respeito mas se vc olhar bem o interior do focus e for comparar com o civic o painel do civic pareçe um aviao homi moderno demais nao tem mais nem o que mudar hum…

  • adriano

    :shii: :clapp:o focus pode ate sair ganhando mas concerteza se o povo for olhar direitinho vai ver que em termo de aerodinamica conforto e desing o civic leva como sempre nao precisamos ficar preocupados nao vai vai ser QUALQUER UM que vai tomar o lugar do civic na sociedade, em questao de pequenos detalhes isso conta pouco, o civic ja tem historia de mercado e de consumo o civic antes do NOVO lançamento nao vendia muito ja o CIVIC hum nao preciso nem falar mas bom o civic pra mim sempre ta na frente nao é qualquer um que vai tirar seu titulo :banana: :banana:

  • luis henrique pontes miranda

    estou fazendo um trabalho que é por que os carros tem arbags alguem sabe

    :drinkk: :banana: :?s?: :?s?: :?s?: :?s?: :?s?: :hauhau: :drinkk: :teeth: :batman: :pao: :cavera: :?s?: :?s?: :?s?: :banana:

  • zebedeu

    Voltando dos mortos para comentar o quanto foi tosco esse comparativo. Civic macio???? Jesus Amado, merece queimar no fogo do inferno o repórter. Civic so foi ficar um pouco melhor de maciez e silêncio com o modelo atual. Simplesmente trocaram as bolas ao comentar as suspensões. O ponto positivo e do focus, que no modelo do comparativo e bem mais macio que a geração atual, e muito silencioso, tirando um pouco do ruído de rodagem que passa um pouco ao rodar por asfalto gasto. No mais, realmente superior ao corolla. E acabamento…. O focus não é tão bom assim. Console feio com rádio mp3 parecendo de carro chinês. Os controles do ar condicionado também .


Send this to a friend