Ecologia Eventos Tecnologia

Maxi-Eco desenvolve motor com consumo de 60km/l de álcool para o Automotive X-Prize!

maxi-eco-desenvolve-motor-com-consumo-de-60kml-de-alcool-para-o-automotive-x-prize-1 Maxi-Eco desenvolve motor com consumo de 60km/l de álcool para o Automotive X-Prize!







O Automotive X-Prize, é uma iniciativa que premia o melhor projeto em várias área da tecnologia moderna, entre elas à automotiva. Entre os inscritos para o Automotive X-Prize, está uma empresa brasileira.

A Maxi-Eco é uma empresa nacional que tem objetivo de desenvolver novas tecnologias automotivas, mesmo que o Brasil não tenha um grande fabricante de automóveis.

No concurso X-Prize, a empresa se inscreveu nas duas categorias existentes, uma com um automóvel de produção seriada e um protótipo.

maxi-eco-desenvolve-motor-com-consumo-de-60kml-de-alcool-para-o-automotive-x-prize-2 Maxi-Eco desenvolve motor com consumo de 60km/l de álcool para o Automotive X-Prize!

Embora já esteja inscrita, ela precisa apresentar alguns requisitos exigidos para se tornar um integrante de fato da competição. Por enquanto a Maxi-Eco corre atrás destes requisitos a tempo de disputar o prêmio.

O projeto da Maxi-Eco, o objetivo principal de estar na competição, é desenvolver um motor axial movido à etanol que poderá(cálculos matemáticos) ter um consumo de 60km/litro!

Este motor poderá ser flex ou mesmo usar apenas a mistura E85 americana. Um requisito do X-Prize é atingir 100mpg ou 42km/litro. Assim, o motor brasileiro ultrapassaria o limite mínimo exigido.

A tecnologia supostamente é a mesma usada em motores Wankel(Mazda RX7, por exemplo), mas segundo a empresa, o ciclo utilizado será o Otto, dando a entender que seria por pistão normal e não embolo como no Wankel.

Bom, como a patente ainda não foi regularizada, a empresa não pode divulgar muitos dados sobre o motor e sua tecnologia. mesmo assim, vamos torcer para que esta iniciativa brasileira obtenha muito sucesso.

Fonte: Maxi-Eco/Webmotors.



  • Luis.J.R.

    Não temos nenhuma marca brasileira, mais temos grandes ideias!Bom pelo menos isso. :cool:

  • IGAUM

    Bem, existe um “pulo do gato” para os motores à combustao interna ainda se tornarem mais economicos.

    Alem do downsizing, injeçao direta, superalimentaçao, alta taxa de compressao, muita eletronica, novos materiais…etc…etc…

    Falta introduzir na ADMISSAO um sistema que SUBLIMA o combustivel antes de entrar na camara de combustao, ou seja, de liquido, um sistema passa imadiatamente antes da injeçao no cilindro para gasoso o combustivel, uma vez que nesse estado o combustivel tem uma igniçao mais homogenea e completa e dessa forma mais proveitosa, limpa e economica. Os residuos são reduzidos drasticamente e a eficiencia aumenta, mudando em muito a relaçao esteqiometrica ar/combustivel.

    Se nao me engano um engenheiro da Gm aqui do Brasil trabalhava nisso desde a dec. de 90, mas eu nunca mais ouvi falar. Acho que, pelo menos ate aquela epoca era complicado fazer essa Sublimaçao num tempo/espaço palpaveis.

  • LFSP2

    Realmente a eficiência nos motores vai avançando ainda mais com a ecnologia automotiva dos motores evoluindo a cada dia, marcas como essa poderão ser alcançadas.

  • Claudio

    Esses motores ja devem estar em muita bancada de grandes empresas, mas a ordem do dia não permite o uso!
    Conheço um camarada que me disse várias vezes que a honda tem um motor de moto 125cc que faz 100Km por litro!Não duvido nada, mas sabe como é, isso é que nem celular e computador tem que ir soltando aos poucos para as pessoas irem trocando de produto e as indústrias venderem mais!
    Essa gente é unida que só vendo meu amigo, ainda mais quando se fala do petróleo que faz grande parte dos automóveis!

  • tonywalker

    Onde é realizado esse evento?

    Uma das poucas boas coisas que essa crise econômica nos trouxe é a mudança do foco das montadores de potência para eficiência. O consumidor não tá mais olhando para aquele número que costuma ficar no lado direito do velocímetro marcando a “final” do carro.

    Hoje temos pequenas empresas fazendo grandes produtos, no caso da Tesla. Podem ser caros, mas provam que já existe tecnologia pra isso e as grandes tão tendo que correr atrás do prejú.

    Sem falar no Obama, que está provando que o foco da gestão dele será voltado para as fontes de energia mais eficientes e econômicas….

  • tonywalker

    quis dizer “montadorAs”

  • Rafael

    Ehhhh eh uma situação meio Brusca sabe….. no Brasil ateh hoje o carro mais ecnomico fazia no maximo 20km/l…Eu tinha um uno e andei 800km com um tanque na gasolina

    So que ao inves de seguir uma evolucao tipo a cada 2 ou 3 anos eles inventam um motor q faça 30 e depois 40 e tals eles preferem fikar mais de 10 anos pesquisando pra tantar lancar um muito complexo….. que tem risco de n dar certo pela complexidade…..para fazer 60km/l

    Isso eh burrice no mundo tudo tem q ser progressivo….. e n com um degrau desse tamanho…..

    Há 10 anos falar em motor flex era uma coisa de doido….hoje eh realidade….planejando carros eletricos….amanha ou depois sera carro a hidrogenio produzido em serie…..depois qm sabe n inventam um carro q funciona com CO2 e ai o proprio agente poluidor sera o combustivel…..Hoje parece Impossivel mais qm sabe daqui uns anos….

    Torcer para todas pessoas q dedicam suas vidas em melhoria do mundo n pra aquelas que ao inves de usar o hidrogenio para combustivel usa pra fazer as bombas mais potentes do mundo

    O Honda S2000 foi lançado em abril de 1999, para comemorar os 50 anos da Toyota. Depois de algum tempo a Toyota teve até mesmo que expandir sua produção, para conseguir atender a demanda que aumentava sem parar.

    Viva as tecnologias ao bem do mundo e Viva os nossos profissionais q são os melhores do mundo…podem Acreditar

  • vingador!

    tonywalker ! eu te entendo mas nao penso como você … pra mim como ja foi falado aqui antes essa historia de crise nao passa de “teatrinho”
    há muito as montadoras já possuem essa tecnologia que permite menor consumo e maior potência pode ter certeza, é a mesma coisa com CELULARES, peças para COMPUTADOR, etc… tudo para manter a margem de lucro otima, ou seja, proxima da melhor possivel… quando você começa a ver desse ponto de vista começa a enxergar logica para isso acontecer… e começa a ver que nós somos manipulados!!! rs… triste né…
    TODOS DEVEM SABER DISSO PARA FAZERMOS UMA REVOLUÇÃO…
    a tecnologia eles tem, nos temos é que exigir e bater o pé… fica a mensagem!
    abraço!

  • Powerbest

    Já pensou um carro que faz 60km/l daria p/ fazer a viagem Rio – São Paulo 3 vezes e ainda sobraria, claro que c/ um tanque de 50 litros. Que isto se torne realidade!!!!

  • vingador!

    tem que ir soltando aos poucos os lançamentos !
    e relaxa que o meio ambiente nao vai acabar nao !! heheheh
    a politica “VERDE” para proteger o meio ambiente é apenas mais uma forma de GERAR dinheiro com tecnologia voltada para essa funçao… assim como a guerra contra o terrorismo foi CRIADA para GERAR dinheiro, tudo é criado aqui, é um teatro… rs… e a tevê joga tudo na nossa cara, e nós acreditamos naquilo que VEMOS e CONFIAMOS como a tevê né… o terrorismo existe sim, mas foi mais que isso, ele foi usado para fazer dinheiro! e ainda por cima acabar com os direitos civis dos americanos.. bah falei mto!
    O negocio é o seguinte, todo mundo tem que saber que as novidades sao lançadas a doses homeopaticas, que as tecnologias mais avançadas já estão com eles e que isso tudo faz parte de um PLANO ! sempre ! deus pra todo mundo ai !

  • Corvette

    :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool:

    COLOQUEM ESSES INVENTORES NA PRESIDÊNCIA DO BRASIL, MEU DEUS DO CÉU!

    ESSES INVENTORES SÃO A CONTINUAÇÃO DO LEGADO DE SANTOS DUMONT!

    É GENTE ASSIM QUE DE FATO MANTÉM O BRASIL DE PÉ!

    QUEM QUISER SABER MAIS, ME ESCREVA: hobbytrem@gmail.com

    EEEEEEEEEEEEEEEEEEHAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

  • Polara

    sublimação é a passagem do estado SOLIDO pro gasoso, de líquido pra gasoso é EVAPORAÇÃO, estequiometria não tem nada a ver com estado físico das substâncias e sim com quantidade das mesmas, TELECURSO 2000 já pra essa turma que gosta de vomitar um besteirol achando que manja!

  • Gomes

    É um brilhante projeto e sinceramente, seria um sonho pra nós, brasileiros, acostumados a pagar bem caro pelo nosso combustível.
    Só tem uma coisinha, se isso, algum dia…, chegar aqui pra gente, preparem-se para pagar mais caro para o caro. Pois numa continha rápida, acho se tivéssemos um motor hoje com esse consumo, deveríamos estar pagando algo em torno de R$ 12,00/l de álcool.
    Agora sabem porque seria esse preço?? ESTAMOS NO BRASIL AMIGOS, TERRA DE GENTE GANANCIOSA, ONDE OS USINEIROS COMANDAM O GOVERNO (BR) COM SEUS LOBIS NO SENADO E CÃMARA FEDERAIS… ACHO QUE NUNCA ELES IRIAM TER ESSA PERDA, POIS PREÇO DE COMBUSTÍVEL NESSE PAÍS É UMA PRAGA, NÃO TEM UM GOVERNO QUE DEIXE O PREÇO ACESSÍVEL AO POVO…

  • duhs2dany

    Brilhante.
    Q a força esteja com vcs.

  • gsmarCel

    isso me lembra a historia do carro a ar comprimido. “Quem” vai querer né…

  • CharlesAle

    vídeo interessante:< img src ="http://www.youtube.com/watch?v=UGauKp5Y4Zs&gt">


Send this to a friend