Mazda 2 Sunlit Citrus ganha motor de alta compressão no Japão

Mazda 2 Sunlit Citrus ganha motor de alta compressão no Japão

Mazda… A japonesa é certamente uma das marcas mais desejadas pelo consumidor brasileiro, assim como a Opel. Diferente desta, a nipônica já esteve por aqui e mostra, lá fora, como é ter carros de bons design e qualidade percebida sem ser premium.


No Japão, embora pudesse ser no México, o Mazda 2 Sunlit Citrus se apresenta como uma edição especial do hatch compacto premium (merece a designação) e chega com acabamento interno digno de um Mazda e com novidades técnicas.

Mazda 2 Sunlit Citrus ganha motor de alta compressão no Japão

Mais comedido que seus irmãos maiores, o Mazda 2 apresenta faróis de LED escurecidos e afilando-se em direção à bela grade com contornos cromados. O mesmo acontece com a base dos para-choques.

Atrás, as lanternas de LED do Mazda 2 Sunlit Citrus também destacam o produto, que possui rodas de liga leve aro 16 polegadas. Discreto por fora, o compacto da japonesa traz interior com acabamento diferenciado, refletindo a proposta da edição.

Mazda 2 Sunlit Citrus ganha motor de alta compressão no Japão

Por dentro, o estiloso painel vem com tonalidade preta e bege, além de friso em tom amarelado. O mesmo, devidamente estilizado, é encontrado nos bancos envolvente em cor bege, com a faixa central nessa cor.

Os assentos são em couro sintético Seiren Grandlux com a continuação da faixa nos encostos. As portas também seguem o visual. Já os tapetes em carpete, também em bege, trazem plaqueta de quartzo com o nome Mazda 2.

Mazda 2 Sunlit Citrus ganha motor de alta compressão no Japão

No mais, o Mazda 2 Sunlit Citrus vem com duas chaves presenciais estilosas nas cores marfim e amarelo. O próprio modelo vem ainda com apliques metalizados no volante esportivo de três raios e no console da transmissão.

O Mazda 2 chama atenção pelo cluster análogo-digital com um conta-giros vistoso e displays laterais. No conjunto frontal, três dos quatro difusores de ar são circulares para manter o estilo de atenção para o condutor.

Mazda 2 Sunlit Citrus ganha motor de alta compressão no Japão

O ar-condicionado, apesar de manual, tem função automática. Dentro, ainda existe carregamento de smartphone sem fio e conectividade sem fio Apple CarPlay.

Já sob o capô, o Mazda 2 Sunlit Citrus vem com opção do motor SkyActiv-G 1.5 de alta compressão. O propulsor de quatro cilindros aspirado, possui um sistema chamado Diagonal Vortex Combustion, que permite injeção de gasolina próximo da vela quando o pistão está subindo, garantindo assim melhor combustão.

Mazda 2 Sunlit Citrus ganha motor de alta compressão no Japão

Com taxa de compressão de 14:1, o propulsor que parece diesel, entrega 110 cavalos a 6.000 rpm e 14,4 kgfm a 3.500 rpm. Ele é oferecido com câmbio de seis marchas, manual ou automático, tendo consumo médio de 20,3 km/l no JC08.

Por lá, ele custa a partir de 1.459.150 ienes ou R$ 65.490. Na Sunlit Citrus, sai por 1.969.000 ienes ou R$ 89.000…

O SkyActiv-G nem chega perto do SkyActiv-X, que tem ignição por compressão homogênea, embora com vela para partida, que impressiona com sua taxa de compressão de 18:1. Imagine esses motores usando etanol...

Mazda 2 Sunlit Citrus 2021 – Galeria de fotos

 

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.