Mazda: novo seis em linha diesel tem até 254 cv

mazda 2

A Mazda continua a surpreender o mercado automotivo mundial ao ir à contramão do setor, cada vez mais eletrificado e pronto para acabar com a maioria dos motores a combustão.


Enquanto alguns fabricantes articulam o fim de grandes motores a gasolina e diesel, a Mazda aproveita a chance para lançar um SkyActiv 3.3, um propulsor de seis cilindros em linha.

Este novo motor terá as duas opções de potência e, para não falhar com as regras ambientais, uma delas eletrificada.

mazda 1

A Mazda preferiu inicialmente revelar os dados das versões diesel, as SkyActiv-D e e-SkyActiv-D.

No primeiro, o propulsor de seis pistões terá 231 cavalos entre 4.000 rpm e 4.200 rpm, com torque de 50,9 kgfm de 1.500 a 3.000 rpm.

Já o e-SkyActiv-D terá 254 cavalos a 3.750 rpm e 56 kgfm entre 1.500 e 2.400 rpm, mas o interessante mesmo nestes dois motores é a transmissão que será usada.

Montados em posição longitudinal, estes dois motores diesel 3.3 usarão uma caixa automática de oito marchas na mesma posição, com saída direta para o eixo cardã.

mazda 3 2

Contudo, no lugar de um conversor de torque tradicional, o câmbio da Mazda usará a chamada “embreagem de partida”.

O nome pode ser estranho para a maioria dos leitores, mas não para os donos de Honda Fit CVT da primeira geração.

Este é o termo usado pela japonesa para a antiga embreagem multidisco banhada a óleo, que volta ao cenário mundial com a transmissão automática da Mazda.

mazda 4

Não sabemos se na Mazda será por óleo, mas é provável que seja. Isso eliminará a perda de potência gerada pelo conversor de torque, que é hidráulico.

Estes dois motores estrearão em carros como o Novo CX-60, mas terão a companhia da versão híbrida plug-in de 328 cavalos e 50,9 kgfm, equipada com motor SkyActiv-G 2.0.

Já os seis em linha a gasolina serão os SkyActiv-G 3.0 e e-SkyActiv-G 3.0, sendo este último, assim como a versão diesel, um MHEV com sistema elétrico de 48 volts. Pois é, a Mazda sem medo de ser feliz…

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.