EUA Mazda Tecnologia

Mazda: patente revela novo motor com três turbos

mazda-motor-triturbo-patente-4 Mazda: patente revela novo motor com três turbos

A Mazda não para de surpreender o mercado mundial. Após a divulgação oficial de que terá o tão aguardado motor com tecnologia HCCI, agora registra no serviço de patentes dos EUA um segundo propulsor, mas desta vez não tão revolucionário quanto o já mencionado. Ainda assim, não deixa de ser surpresa, visto que suas características vão contra a atual filosofia da marca.



Como se sabe, a Mazda decidiu apostar em motores de alta taxa de compressão com a tecnologia Skyactiv, que permite excluir o turbo e ter um motor com rendimento similar ao de um carro híbrido comum. Esse tipo de motor com 14:1 de taxa garante as vendas da marca de Hiroshima, mas ainda não é o suficiente para mante-las no futuro. Assim, além do HCCI, a empresa prepara um motor mais potente.

mazda-motor-triturbo-patente-3 Mazda: patente revela novo motor com três turbos

Desta vez, trata-se de uma solução mais tradicional, um motor – aparentemente de quatro cilindros – com três turbos. Não é novidade que a tecnologia já exista, mas dentro da Mazda a ideia vai contra a atual filosofia de produto da empresa, que deixou o turbo de lado em motores a gasolina. O projeto envolve o emprego de três turbinas, sendo que uma delas é elétrica e as demais movidas pelos gases de escape. Já viu isso antes? Sim.

Há algum tempo atrás, a Volvo desenvolveu um motor Drive-E com a mesma arquitetura e que entregava impressionantes 454 cv. Esse propulsor era ideal para as versões Polestar dos carros da marca, o que sem dúvida os colocaria em vantagem sobre os hot hatches e esportivos com motor 2.0 de marcas alemães. Mas, o engenho não passou do protótipo, para tristeza de muitos.

mazda-motor-triturbo-patente-2 Mazda: patente revela novo motor com três turbos

No caso da Mazda, parece que a história é diferente, embora não se saiba exatamente o volume dele, podendo ser um 1.5, 2.0 ou mesmo 2.5, cilindradas usadas pela empresa. O novo motor usará o mesmo princípio, utiliza o turbocompressor elétrico para baixas rotações, a fim de evitar o chamado “turbo lag”, enquanto os dois compressores tradicionais utilizarão rotações mais altas ou até mesmo um deles para giros médios, a fim de gerar mais potência durante a condução esportiva ou em altas velocidades de cruzeiro.

Como se sabe, para manter essa tecnologia em evidência, um sistema elétrico de 48 volts seria necessário para suprir a exigência de energia do turbo elétrico e ainda de um sistema regenerativo com bateria de lítio e freios que convertem energia térmica em eletricidade.

mazda-motor-triturbo-patente-1 Mazda: patente revela novo motor com três turbos

De acordo com a revista Motor Trend, o motor é dedicado ao uso em longitudinal, o que significa tração traseira. Isso poderia ser um vislumbro do propulsor a bordo de um cupê, que poderia ser derivado do conceito RX Vision de 2015, já que a marca insiste no motor rotativo Wankel para seu esportivo RX-9, que poderia conviver com um Gran Turismo de quatro lugares com essa nova motorização.

[Fonte: Motor Trend]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend