Manutenção

Mecânica e Manutenção NA: a polêmica limpeza do corpo de borboleta ou TBI

Palio 1.4 com motor Fire. Limpeza do corpo de borboleta. Tem programinha de TV que adora falar que não precisa fazer limpeza do corpo de borboleta, olha a danadinha aqui.

Esse é o corpo de borboleta, e quase não dá pra ver a sujeira né. O carro tá funcionando em marcha lenta, aqui no scanner a gente tem o carro um pouco mais acelerado do que o normal e agora vamos ligar o ar condicionado sem fazer mais nada, liga o ar aí.


O Gabriel acionou o ar condicionado. O que acontece quando a gente liga o ar condicionado? Esse compressor começa a pesar né, o motor tem que fazer força para acionar o sistema de ar condicionado. E ele tá armando e desarmando porque, porque não consegue manter uma rotação eficiente, então ele fica armando e desarmando, olha lá.

Qual que é o culpado? A maioria das vezes a culpa é do corpo de borboleta. O que a gente vai fazer? Primeiro vou mostrar como que a rotação fica aqui no scanner. Olha lá, oscilando muito, 700 rotações, 900 rotações, e por aí vai. Desliga o ar condicionado e limpa o corpo de borboleta pra nós.

O procedimento de limpeza do corpo de borboleta desse carro é sem desmontar. Um mecânico ou uma pessoa fica dentro do carro acelerando e o outro vai fazendo a limpeza do corpo de borboleta.


Mas aí a gente se pergunta: mas pra onde vai esse produto e essa sujeira? Esse produto e essa sujeira é queimada na câmera de combustão, esse é o procedimento recomendado pela fábrica, não fiquem desmontando o corpo de borboleta para fazer a limpeza porque isso pode danificar o mesmo.

Beleza, limpamos as bordas aí principalmente do atuador do corpo de borboleta, do acelerador eletrônico, liga o ar condicionado pra gente. Antes de ligar a gente pode ver que a rotação do carro estabilizou pra baixo, lembra que o carro estava mais acelerado?

Agora liga o ar de novo pra nós. O Gabriel acionou o compressor do ar condicionado e a gente pode ver o compressor funcionando o tempo todo agora, olha aí, ele não fica desarmando mais. Não desarma mais porque agora tem a passagem de ar correta pelo corpo da borboleta, alimentando o motor na marcha lenta, e agora com o ar ligado, mesmo com o ar condicionado ligado a gente tem a rotação ainda abaixo das 900 rotações.

Agora que o corpo de borboleta está limpo, o Gabriel vai entrar ali agora na central de injeção eletrônica do carro e fazer o ajuste básico, a primeira coisa a fazer é zerar os parâmetros, fazer um reset do mesmo. A gente reseta tudo e beleza. Agora ele vai na adaptação do corpo de borboleta. Quando ele comandar ali a adaptação do corpo de borboleta, o corpo vai começar a mexer sozinho, não tem ninguém mexendo no carro.

Está vendo o corpo de borboleta mexendo? Quem tá comandando isso agora, pessoal, é o computador, e é o procedimento que tem que ser feito assim que você faz a limpeza do mesmo. Fazer só a limpeza resolve? Sim, ajuda, o carro vai demorar mais para adaptar.

Mas quando vc usa o sistema, a adaptação é mais rápida e precisa.

Mecânica e Manutenção NA: a polêmica limpeza do corpo de borboleta ou TBI
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email