Manutenção Vídeos

Mecânica e Manutenção NA: produtos milagrosos para economizar combustível





  • joaopbezerra

    Faltou comentar sobre calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana.

    Vejo tanto carro com o pneu "embuchado", e que o dono só repara quando tá totalmente baixo.

    • Cil

      Além de gastar combustível, gasta-se pneu e a estética do carro vai pras cucuias com um pneu buchudo.

    • Carlos.Machado

      ele falou em calibrar…

  • maiamachadoch

    esse cut-off funciona mesmo, vi numa matéria da 4 rodas e passei a dirigir obsrevando isso… melhorou demais o consumo do carro. DICA: dirigir olhando o transito lá na frente, sinal fechou?? tira o pé. Transito parado?? tira o pé.

    • macielpb

      sim, funciona . este fim de semana observei uma coisa axei interessante, o novo fox tem no i-sistem um medidor de consumo instantaneo, não sei se é 100%, mais andando e mim policiando por ele observei que ele indica o cut-off quando se usa o "freio motro" mais tambem quando se dá a "banguela", será vdd? eu não acredito.

      • O_Corsario

        É verdade sim. Quando o consumo instantâneo mostrar "—" é que o consumo é insignificante.
        Mas mais importante que o instantâneo é a média de consumo.

      • douglasmartins1

        Realmente pode confiar sim, pois o meu quando desce um morro engatado, aparece "Consumo Instantâneo: 999,9km/l" !!!!
        Daí quando desce algum morro com ele na "banguela" (ponto-morto), aparece consumindo uns 2 ou 1 Litro por Hora.

    • DCald

      tem muita coisa que dá pra fazer e reduzir consumo… eu mesmo consigo alcançar e as vezes ultrapassar os consumos informados pela fabrica… e olha que eu não ando devagar não! Esses dias fiz uma listinha bem extensa de dicas para poupar combustivel… um amigo meu seguiu boa parte delas e me ligou ontem dizendo que conseguiu fazer media de 12km/l com o Fox dele na estrada… quando o maximo que tinha conseguido antes era 9km/l… hehehe
      E eu lutando pra melhorar nas centenas de metros/litro… hehehe

      • O_Corsario

        EU já fiz 19km/l com um Polo 2.0 na Bandeirantes…
        Andando a uns 100km/h, com ar desligado.

        • DCald

          Media surpreendente!
          Tirando os 25,5 Km/l do BR 800 (que é até covardia)… já fiz 20km/l com um corsinha sedan 1.0 mpfi (60cv) tambem na bandeirantes… andando entre 90-100km… mas o normal era fazer 17km/l na estrada com ele…
          Na mesma bandeirantes consegui fazer 3km/l etanol com a Caravan (andando entre 170-200 no velhocimetro) com AC desligado! hehehe…

          • O_Corsario

            Pois é, e o pior é que conferi na bomba tbm…
            SP – CAmpinas… Costumo fazer neste trecho entre 15 a 17, mas este dia me superei! rs
            Agora Caravan com álcool já deve beber, nesta velocidade… rs Imagina com o ar ligado? kkkkkkkkkkkkkk

    • geanfabris

      certamente olhar a frente ajuda pra caramba no consumo.o cara vê o sinal fechado a uns 200 metros continua acelerando igual um maluco pra freiar em cima.quem tira o pé e vem atras só com a inérciaalem de economizar combustivel e freio, ainda corre o ´'risco' do sinal abrir e nem presisar desenvolver o carro denovo que é onde mais consome. economia x2

  • Rafaelrss

    Show essa parceira da NA e ADG

  • RMU

    Mais ar, mais combustível, senão empobrece a mistura, certo?

    • lndnfsu2

      teoricamente sim, ate porque deixar o carro esportivo nao deixa ele economico

      otimo video ADG, esse final de semana eu passei algumas horas vendo os videos antigos sobre marea

      • O_Corsario

        Pois é, normalmente quando mais "esporivo" menos economico.
        Mas como ele deixa entrar mais ar, fiquei em dúvida se poderia melhorar alguma coisa.

  • Pessoal, alguma coisa sempre fica faltando, faço meus vídeos sem ler absolutamente nada, vou falando o que vem na cabeça e muitas vezes pode faltar alguns detalhes, tal como o lance da pressão dos pneus.

    Agora a pouco uma pessoa comentou no vídeo, dizendo que aumentar a roda faz é melhorar o consumo, sim, pode até ser, em rodovia e em um carro com motor com mais torque em baixa, porque no dia a dia, a roda maior prejudica o torque em baixa fazendo o consumo aumentar.

    • O_Corsario

      Opa, que bacana ver seus comentários por aqui! Parabéns pessoalmente pelos vídeos, muito legal!
      Queria estar na sua cidade para poder levar meu carro aí! rs
      Quanto às rodas, gostaria de saber dessa pessoa como pode melhorar o consumo, pois sendo maiores vão exigir mais força do carro e portanto mais consumo. Não é à toa que o primeiro Uno vinha com aquela mini roda…
      Ao mesmo tempo, uma roda pequena demais passa pouca força para o chão, portanto é provável que tenha que ter o conjunto roda / pneu do tamanho certo para passar força suficiente sem gerar atrito desnecessário…
      Bom, isso tudo é chute e especulação! rs

    • DCald

      Isso mesmo ADG, na verdade, aumentar o diametro final roda+pneu alonga a relação rotação motor/velocidade…
      Teoricamente, quanto mais longa a relação, mais economico… o problema é na hora de arrancar que vai precisar de muito mais força…

      Pra ter uma ideia pratica disso, é só tentar arrancar sempre em 2a marcha (nunca usar a primeira) e ver o resultado na bomba de combustivel…. hehe..

      Alargar o pneu (normalmente se aumenta o diametro e alarga o pneu) aumenta o arrasto aerodinamico e o atrito com o solo… logo, maior consumo e pior desempenho!

      • douglasmartins1

        E na embreagem né!

  • daviddiniz

    Ótimo vídeo ADG! Bom meu carro é 1.6 8v e sempre troco as marchas em 2.500 ou 3mil RPM está certo a rotação?

    • douglasmartins1

      Corretíssimo, acima dos 3000~3500RPM é só desperdício de Combustível, e a força dos Motores 8V são nessa faixa dos 2500~3000RPM mesmo. Em alguns morrinhos eu troco é nas 2000RPM mesmo, você também pode estar testando onde é a maior faixa de força do seu motor.

  • JeraDF

    cara, só discordo de uma coisa…….gerador de hidrogenio. esse funciona de verdade, muitos podem nao acreditar.
    meu professor de quimica tem um kit no carro dele. ele mesmo q fez. ele nao comercializa, fez apenas por curiosidade.
    ele faz média de 17km/l na fiat strada 1.4. eu tenho o mesmo carro e o maximo q consigo são 14km/l.

    • O_Corsario

      Pode ser a forma dele dirigir.

  • E ai pessoal?
    Que tal um vídeo sobre filtro de ar esportivo, escape esportivo e chips de potência?

    • DCald

      Manda ver ADG, vai ser bom pra rir dos pilotos de 1.0 com preparação "aspirados"

      • O_Corsario

        kkkkkkkkkkkkk é sim, mas seria interessante ver se faz diferença além do barulho e se traz algum risco.

    • exmarujo

      Faça um favor e consulte o link abaixo enviado que é de uma empresa inglesa de engenharia e depois diga-me se turbo eléctrico funciona ou não.
      http://www.cpowert.com/

  • FabianoSR

    ADG, muito legal o vídeo. E sobre um vídeo sobre filtro esportivo, escape esportivo e chip de potência seria bem vindo. Outra dúvida minha é com relação aos pneus. A medida que o pneu se desgasta o consumo aumenta, certo? Sendo assim é vantagem usar o pneu até o final de sua vida útil (até chegar naqueleas resaltos no meio dos sulcos) ou compensa trocar o pneu no meio de sua vida útil em função do que se economizaria no consumo com os pneus novos, levando em consideração o custo da troca antecipada.

  • DCald

    A regra é clara: se melhorasse alguma coisa (sem piorar outra) os carros viriam de fabrica com filtros esportivos!

    • O_Corsario

      Não necessariamente. Filtros de papel são mais baratos que filtros de metal, por exemplo.

      • DCald

        Mas, na corrida pelos cavalos, é um investimento pequeno… sem contar que depois eles ainda lucrariam mais com a reposição desse item…

        Mas, se o problema é fluxo de ar, então seria apenas fazer um fltro maior, certo? (sei bem disso pq era absurda a diferença de tamanho do filtro do BR 800 e o filtro da Caravan)…

        • O_Corsario

          Olha, nem sempre precisa ser maior, mas ele precisa filtrar menos, ou seja, deixar passar mais ar. Quanto mais filtra, mais difículdade tem o ar para entrar. Uma vez, por problema técnico, andei com um gol 1.0 sem filtro de ar, além de roncar como o demônio vc nota uma diferença. O risco é entrar uma borboleta no motor! rs
          Se não me engano é por isso que as fabricantes não botam filtros "esportivos", afinal o ar passa mais pq ele filtra menos, então pode sim levar à uma diminuição da vida útil, pois não irá filtrar tão bem, entrando pequenas partículas, como areia fina ou poeira.
          Tudo isso, repito, estou imaginando, pois não sou engenheiro nem nada! rs
          E quanto aos filtros do BR800 e Caravan, deve mesmo ser impressionante! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas imagina o que tem que entrar de ar para um 0,8 e para um 4100!
          Abs!

          • DCald

            Então, o que quis dizer é que se a ideia é entrar mais ar, bastaria um filtro maior (filtraria com a mesma qualidade, mas filtraria uma quantidade maior de ar…
            Por isso citei a diferença de filtro de ar de dois extremos…
            Assim, se mais ar fosse a solução para melhor consumo, pode ter certeza que o filtro seria maior…
            Já o BR tem um filtro minusculo (acho que era o menor disponivel na epoca! é o mesmo da brasilia de dupla carburação) e um consumo baixissimo…

  • pauloomota

    Posso esta falando besteira.. mas eu nunca encho o tanque do meu carro por completo.. sempre meio tanque.. Reduzindo o peso do carro.. ajudando a economizar gasolina! sera?

    • X11auto

      Correto! É a relação peso x potência, quanto menos peso para carregar melhor!
      Por isso evite ficar levando tralhas em seu veículo, ou colocando apêndices inúteis!

      • douglasmartins1

        A Gasolina pesa 700~800g! Logo um Tanque de 60L, seria 48Kg no Carro, mas penso que no Consumo num seria uma diferença tão grande não. Em Caminhonetes com Tanques de 80~100L daí sim deve fazer diferença;

    • DCald

      vc já parou pra pensar que assim vc tem que ir mais vezes ao posto de combustivel? Eu sempre completo e rodo até chegar perto da reserva (mas não na reserva pra não ficar forçando a bomba…)

      O Eber tem um post sobre economia de combustivel: http://www.noticiasautomotivas.com.br/como-econom

      Mas eu fiz minha listinha, um pouco mais completa e detalhada (tem 3 partes): http://caldeiramotors.blogspot.com/2011/04/formas

      • pauloomota

        Cara.. O posto de gasolina ta no caminho pra Faculdade.. entao sempre passo por ele.. todos os dias!
        Tbm rodo até chegar proximo a reserva.
        ah.. e outro dia eu estava assistindo um programa na TV, nao lembro se era autoesporte, Dizia la que andar com o vidro aberto tbm Influencia no Consumo de combustivel!!

  • DCald

    E isso vale para praticamente todas as modificações… desde o insulfilm até as molas cortadas…

  • douglasmartins1

    Compartilhar algumas de minhas conclusões:

    *Tipo, na cidade, numa reta, em velocidade constante, se jogar uma marcha bem alta (4ª ou até 5ª) mantendo em 1100~1200RPM, é muito mais econômico do que fazer todo o percurso numa 3ª marcha.. (Velocidade 40~50km/h);
    *O Cut-off entra em atividade acima dos 1600~1800RPM, logo se chegar numa descida, e tiver de 3ªmarcha, ele vai demorar mais a cortar o combustível. Ou seja, chegou numa descida, jogue uma 2ª, ou qualquer marcha que fique acima dos 2000RPM pois logo ele corta o combustivel. Não adiantaria nada descer um morro inteirinho de terceira marcha, há uns 1200RPM. Morro? Reduza!
    *Rodovia não adianta, sempre a última marcha mesmo;
    *120km/h por exemplo, gasta-se muito, mas muuuito mais combustível do que em 100km/h. Quem faz 20km/l à 100km/h, tenho certeza que fará uns 15km/l @ 120km/h.. Quem quiser economia, vá a 100km/h.
    *Ar-Condicionado na Rodovia acima dos 110~120km/h, começa a fazer pouca diferença se deixar Ligado ou Não. Abaixo disso, realmente gasta mais (não vale a todos os carros);
    *Carros 8V na Rodovia, não esticar a marcha acima dos 4000~4500RPM, é bobeira, só vai gastar mais combustível (e muito), e não terá tanta força assim. O que teve de força, já foi "despejada" aos 2500~3500RPM;
    *E por último, se o carro tiver o Piloto-Automático (Controle de Cruzeiro), a dica é: USE! Economia de uns 30% de combustível, e tem a vantagem de você ficar com o pé perto do pedal do freio, pois se acontecer alguma coisa, vc já pisa;

    • RafaMusso

      Muito boas as suas dicas Douglas!!!!

    • gseverog

      Somente nao concordo com a dica de meter um marcha baixa em descida, para q a rotação suba e fique em cutoff por mais tempo, pq ao mesmo tempo q fica por mais tempo em cutoff, o freio motor tambem aumenta muito, ou seja, vai dar elas por elas, pq apesar de mais tempo em cutoff, o carro vai percorrer a mesma distancia, e com um maior desgaste, pela maior rotação, de resto, concordo com tudo, forte abraço

  • gustavao_karate

    alexandre…como sempre SHOW…um abraço aos amigos luiz e gabriel…gustavao karate

  • edmeneghel

    Muito bom os videos, continuem assim!!!



Send this to friend