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Melhor de 3: Fox BlueMotion, HB20 mostram com quantos cilindros se faz um motor

Melhor de 3: Fox BlueMotion, HB20 mostram com quantos cilindros se faz um motor

Há poucos dias, vocês acompanharam o comportamento do Fox BlueMotion aqui no Notícias Automotivas. No geral, o hatch agradou, apesar de algumas ressalvas (como enfatizei, a maior delas é a vibração do motor). Mas nada como um comparativo para poder medir forças com os concorrentes diretos. Melhor ainda começar enfrentando a referência do segmento. É por isso que o Hyundai HB20 está aí ao lado do Fox. Os dois mostram com quantos cilindros se faz um motor.


O motor 1.0 Kappa de três cilindros já estava entre nós desde a chegada do renovado Kia Picanto, há quase dois anos. Mas, pagando imposto de importação alto (o Picanto vem da Coreia), o pequeno hatch acabou ficando muito caro, e por isso nunca conseguiu deslanchar em vendas. A história mudou quando esse motor passou a equipar o Hyundai HB20, produzido em Piracicaba, no interior de São Paulo.

Não demorou para o público perceber que carro de baixa cilindrada não precisava de quatro cilindros, desde que bem projetado. O HB20 1.0 deslancha em vendas e em movimento. Vejamos como eles se saem nesse embate.

Melhor de 3: Fox BlueMotion, HB20 mostram com quantos cilindros se faz um motor


Motor

O Fox BlueMotion tem 82 cv com etanol e 75 cv com gasolina, e portanto é um tiquinho mais potente que o HB20, que rende 80/75 cv, respectivamente. Em termos de torque, o VW também leva a melhor, embora a diferença seja bem pequena: são 10,4 kgfm com etanol e 9,7 com gasolina, enquanto o Hyundai dispõe de 10,2/9,4 kgfm. Os dois andam bem, mas percebe-se mais disposição no hatch da Volkswagen, que a propósito entrega essa força em rotação menor (3.000 rpm). No modelo coreano, o pico aparece em 4.500 rpm.

A Volkswagen divulga 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e máxima de 167 km/h, enquanto a Hyundai fala respectivamente em 15,9 s e 157 km/h. Ambos têm quatro válvulas por cilindro, bloco de alumínio e comando variável, mas só o Fox não tem o tanquinho auxiliar. Em compensação, nele a vibração causada pelo número ímpar de cilindros é muito mais perceptível. O barulho também é mais agradável no Hyundai. No geral, ponto para o Fox, mas não com louvor.

Melhor de 3: Fox BlueMotion, HB20 mostram com quantos cilindros se faz um motor

Economia

O modelo da Volkswagen abre a vantagem. A montadora alemã levou mais a sério a questão da economia, trabalhando não apenas no motor, mas também no câmbio (mais longo), na aerodinâmica (grade mais fechada, aerofólio) e nos conselhos passados ao motorista. Na tela do quadro de instrumentos aparecem informações como “Feche os vidros” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”.

O veículo também informa o melhor momento de troca de marchas. O resultado de tudo isso (embora eu nem sempre tenha acatado os conselhos) foi uma média de consumo com o Fox de 13,6 km/l na cidade e 19,0 km/l na estrada, abastecido com gasolina. No caso do Hyundai, as médias foram de 10,8 km/l no ciclo urbano e de 19,2 km/l na estrada, também com gasolina.

Em tempo: na avaliação do Fox, alguns internautas mencionaram que talvez eu tivesse obtido essas altas médias em baixa velocidade, e com ar desligado. Então, cabe esclarecer: sempre procuro reproduzir condições normais de uso, as mesmas que os usuários vão encontrar no dia a dia. Se está calor, é preciso ligar o condicionador de ar, porque é o natural nessa situação.

Quanto à velocidade, sempre que possível costumo andar no limite legal do caminho, seja na estrada, seja na cidade. Em trechos rodoviários que permitem limite de 120 km/h, ando nessa velocidade. Na cidade, onde é permitido andar a 70 km/h, é nessa faixa que ando. Feito o esclarecimento, mais um ponto para o Fox.

Melhor de 3: Fox BlueMotion, HB20 mostram com quantos cilindros se faz um motor

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Preço

O HB20 começa custando menos: R$ 33.295, contra R$ 34.090 no caso do Fox (considerando o modelo de quatro portas). Entre os itens de série, o VW já vem com freios ABS, mas cobra pelo ar-condicionado. No Hyundai ocorre exatamente o inverso. Completo, o modelo alemão salta para R$ 41.977, bem mais que o coreano, que custa R$ 39.395 na versão Comfort Style. Ponto para o HB20.

Estilo

Fala a verdade. Olhe para o Hyundai e me diga se você não tem vontade de comprar um. O HB tem estilo ousado e agressivo, provando que beleza não precisa ser exclusividade de automóvel caro. Independentemente do ângulo, o HB20 agrada, e tem visual harmônico. Faróis e lanternas são bem desenhados, e a carroceria cheia de ângulos e quinas empolga. O Fox é mais simples e sóbrio em termos de estilo. É um autêntico representante da escola VW de design.

Os alemães de Wolfsburg procuram um desenho mais perene, que sobreviva mais tempo sem envelhecer. Não desagrada, mas certamente é menos apaixonante que o modelo de Piracicaba. Se a paixão vai durar menos tempo? Isso só o tempo vai dizer. Mas certamente os coreanos já estão trabalhando na reestilização do modelo, para não deixar o fogo apagar. O mesmo arrojo de linhas está presente também no painel. O Fox é mais certinho, comportado. O HB20 leva de novo.

Melhor de 3: Fox BlueMotion, HB20 mostram com quantos cilindros se faz um motor

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Acabamento

Aqui o Hyundai leva uma surra. O Fox tem materiais mais caprichados. Você corre as mãos pelo painel e descobre uma montagem mais cuidadosa, que transmite sensação de maior capricho. No modelo da Hyundai, a beleza de linhas acaba perdendo pontos por conta do material plástico de aparência mais simples, de textura mais pobre. Os bancos do VW, com acabamento exclusivo na versão BlueMotion, também são mais elegantes. Ponto para o Fox.

Espaço

O HB20 é um pouco mais espaçoso, graças à maior distância entre-eixos. O modelo da Hyundai tem 2,5 metros, 3,5 cm a mais que os 2,465 m do Fox. No comprimento total, o coreano também leva vantagem (3,9 m, ante 3,823 m do VW). Outra vantagem aparece na largura. O HB20 tem 1,68 m, contra 1,66 m do Fox. Não é muito, mas garante um pouco menos de disputa entre ombros. Além de maior área disponível para pessoas, o HB também oferece mais espaço para cargas, graças ao porta-malas para 300 litros (260 l no Fox). Ponto para o HB.

Melhor de 3: Fox BlueMotion, HB20 mostram com quantos cilindros se faz um motor

Suspensão

Como o Fox é mais alto (1,54 m, contra 1,47 m do rival) e tem bitola menor (1,43m, ante 1,49 m), ele é proporcionalmente mais “vertical” que o Hyundai. Por isso, nasceu com pneus 195/55 R15, para garantir a estabilidade. Acontece que ele perdeu esses pneus na versão BlueMotion. Nesse modelo, o Fox ganhou pneus 175/70 R14, iguais aos do oponente. Isso faz a carroceria rolar um pouco mais nas curvas, embora a VW tenha ajustado a suspensão para compensar essa tendência (e também como contrapartida à maior pressão dos pneus). Nenhum dos dois desagrada, mas o Hyundai passa um pouco mais de confiança. Ponto para ele.

Garantia

O modelo da Hyundai vem com garantia de cinco anos, cinco vezes mais que a oferecida pela Volkswagen, que garante o veículo por apenas um ano. Ponto para o coreano.

Conclusão

O Fox agrada, principalmente no quesito economia, mas no geral não é páreo para o atrevido Hyundai HB20. O coreano feito em Piracicaba leva essa. Não é uma goleada, e ele também precisa melhorar em alguns aspectos (acabamento, por exemplo), mas está no caminho certo.

Ficha técnica – Volkswagen Fox BlueMotion 1.0

Ficha técnica – Hyundai HB20 1.0

Motorização 5 Portas 1.0 Kappa Transmissão Manual
Nome do modelo HB20
Ocupantes 5

Desempenho

Motor Rotulo do motor 1.0 Kappa FFV
Cilindrada (cc) 998
Velocidade máxima (km/h) 157
Potência máxima (cv / rpm) 75 / 6,200
Torque máximo (kgf.m / rpm) 9.4 / 4,500
Aceleração (0 – 100 km/h) (seg) 15.9
Distância de frenagem (m) 43.8
Número de cilindros 3
Válvulas por cilindro 4
Transmissao Tipo de transmissao Manual de 5 velocidades
Combustível Tipo de combustivel
Capacidade do tanque de combustível (litro) 50

Dimensoes

Exterior Comprimento total (mm) 3,900
Largura total (mm) 1,680
Altura total (mm) 1,470
Distância entre eixos (mm) 2,500
Bitola dianteira (mm) 1491
Bitola traseira (mm) 1494
Balanço dianteiro (mm) 780
Balanço traseiro (mm) 620
Bagageiro Porta-malas (VDA; litros) 300
Peso Peso em ordem de marcha (mín.) (kg) 953
Peso em ordem de marcha (máx.) (kg) 1,007
Peso Bruto Total (kg) 1,420

Rodas

Rodas e pneus Rodas dianteiras 5.0J x 14″
Rodas Traseiras 5.0J x 14″
Pneus dianteiros 175/70R14″
Pneus traseiros 175/70R14″

Fotos Fábio Aro

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