Finanças Mercado

Mercado: confiança do consumidor sobe e setembro deve ser positivo

comprando-carro-2 Mercado: confiança do consumidor sobe e setembro deve ser positivo

Setembro já começou e a expectativa para as vendas de automóveis e comerciais leves é boa. De acordo com o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor, medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), dois fatores influenciarão de forma positivo o desempenho do mercado automotivo no mês que acaba de iniciar.



O primeiro é a redução da taxa de juros, que diminui os custos de financiamento, facilitando assim o ingresso de mais consumidores ao mercado nacional. O outro fator é a diminuição do desemprego no país. Consumidores mais confiantes no futuro passam a estar dispostos a comprar ou gastar mais na troca de veículo ou na aquisição de um segundo.

A pesquisa da CNI apontou aumento na confiança do consumidor, o que contribuirá para um melhor desempenho do mercado em setembro. O mês de agosto, por exemplo, já é visto por alguns setores como sendo o melhor mês desde dezembro de 2015. Ou seja, o mercado parece dar sinais de recuperação apenas após um ano e meio. O INEC apontou alta de 2,1% na expectativa de recuperação do emprego e da redução do endividamento familiar.

No mercado automotivo, especialistas falam em crescimento das vendas nos próximos meses, alimentado pela melhora da economia e a confiança dos compradores, muitos já influenciados pelos lançamentos recentes ou que ainda estão por vir. Até 30 de agosto, o mercado absorveu 188,3 mil veículos com média de vendas diária de 9 mil unidades. A expectativa é que o mês tenha fechado com 215 mil vendidos. No acumulado do ano, a alta é de 5,8%.

A chegada do Rota 2030 em janeiro também é outro fator que deve ajudar na recuperação das vendas em 2018, especialmente por conta da extinção do IPI de 30% e imposição de cotas para importados. As novas regras também deve facilitar a entrada de novos produtos e reforço nos lançamentos.

Já o desemprego no país caiu 0,2% em julho, alcançando 12,8% da força de trabalho do Brasil, algo em torno de 13,3 milhões de pessoas. De acordo com o IBGE, o PIB brasileiro cresceu 0,2% no segundo trimestre, indicando sinais de recuperação no cenário econômico do país.

Os indicadores apontam também para crescimento no consumo das famílias após 9 trimestres em queda, reforçando assim as expectativas de que setembro será melhor. No primeiro semestre, o índice aponta para 0,6% de alta no consumo. A taxa de juros Selic caiu de 14,25%, em outubro de 2016, para 9,25% este ano. Além disso, houve crescimento nos salários, aumento do consumo e queda da inflação.

[Fonte: Auto Data/Estadão/Folha]

  • thi

    só sei q estou esperando o final da série: 0109

  • Maycon Farias

    A pesquisa não revelou que pelo preço que pagamos somos o país mais rico do mundo, por isso o “crescimento”. Só não vê quem não quer.

    • Luis Burro

      Eh vdd!O custo de vida na Euroa e EUA nao eh nd comparado com o daqui.O q custa caro lah eh a mao de obra e os servicos,mas ao menos a renda eh decente.Soh q aqui alem da mao de obra,produtos e servicos jah pesarem a rebda eh uma porcaria.
      Brasil eh em PPD um dos lideres disparado!

  • RPM

    Sempre que olho a foto dessa moça, fico apaixonado….rsrsrsrssr

    • Mr. Car

      Também gostei, mas apaixonado mesmo eu sou é por aquela loirinha do sensacional clip da música “Take On Me” (A-ha).

      • MauroRF

        kkkkk, nossa, pensei o mesmo, eu tinha 11 anos na época e lembro de ter visto o clipe não sei onde (acho que no Clip-Trip da Gazeta), aquela loira tem uns olhos muito bonitos. Cara, outra que eu ficava de olho era a Luciana Vendramini, kkkk. Em 1987, o Dominó lançou aquela música Manequim, em cujo clipe ela aparece, e eu consegui a gravação do clipe e ficava vendo. A molecada ficava falando que os caras eram coisa de menina (claro, estavam certos), que eu ficava vendo coisa de menina, mas ali aparecia a Luciana, kkkkk. Eu tinha 11 anos, ela, 17, mas, sim, eu ficava feito bobo observando-a no clipe. Bons tempos!

    • th!nk.t4nk

      Considerando que a imagem é de Brandenburg e pela cara dela, a loirinha é de origem polonesa, pode apostar :) Enfim, ponto pra Polônia mais uma vez!

    • Luis Burro

      Muito loira!Mas nao interessa se ela eh careca,o importante eh q tenha perereca.

      • ViniciusVS

        Temos aqui um Gentleman. kkkkkkk

  • Mr. Car

    Até que eu gostei da loirinha, he, he!

  • Não li nada, só consegui ver a loirinha.

    • zekinha71

      Entendeu a mensagem, se der o seu carro pra loirinha, talvez vc fique alguma horas com ela.
      Depois fica sem carro e sem a loirinha, kkkkkkkk

  • Fanjos

    ( ͡ಥ ͜ʖ ͡ಥ)

  • Luis Burro

    Ah,sobe eh,nao se preocupem os precos tbm jah sobem e acalmam todo mundo!

  • Fernando

    eu tenho emprego (por enquanto) e não tenho a confiança toda desses outros brasileiros consumidores. vai ver sou muito pobre mesmo.

  • zeh

    Atah…esperando 2025 chegar…kkkk..essas pesquisas de mercado otimista feitos em Brasília…na área do congresso….esperando reforma politica pra permanecerem no comando…uia!..trocarão toda frota…

  • Ricardo Blume

    Confiança de quem mesmo? Cada dia que passa me vejo mais longe de trocar de carro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend