Mercado

Mercado: Março tem alta de 21,94%, mas forte baixa se mantém em comparação com 2015

honda-hr-v-ex-avaliação-NA-10

Em comparação com fevereiro, mês com menor número de dias (29 nesse ano bissexto) e também com o Carnaval em 2016, março naturalmente teve um desempenho melhor, fechando as vendas de automóveis e comerciais leves em 21,94% acima do mês anterior.

Mas essa alta é apenas ilusória, já que em comparação com o mesmo período de 2015, o volume emplacado está 23,32% negativo e o acumulado do ano apresenta baixa de 28,30%. Nesse panorama de 173.275 unidades, a líder no geral foi a GM com 15,57%, seguida pela Fiat com 14,77% e VW com 13,08%.

fiat-toro-volcano-avaliação-NA (119)

A Hyundai mantém a quarta posição com 9,99%, seguida pela Toyota com 9,76%. A Ford amarga mais uma vez a sexta posição com 8,93%. Entre os automóveis, destaque para Onix e HB20 com mais de 12 mil e 10 mil unidades, respectivamente. HR-V em quarto e Corolla em quinto chama atenção.

Nos comerciais leves, a Strada não se intimidou com a irmã Toro e se distanciou na liderança, seguida pela bem-sucedida Hilux, agora em nova geração. A Saveiro ainda perdeu posição para a Toro, caindo para quarto.

Confira abaixo as 21 marcas, 50 automóveis e 49 comerciais leves mais vendidos de março de 2016:

Marcas

1º GM 26.986 15,57%
2º FIAT 25.586 14,77%
3º VW 22.657 13,08%
4º HYUNDAI 17.310 9,99%
5º TOYOTA 16.912 9,76%
6º FORD 15.470 8,93%
7º RENAULT 12.861 7,42%
8º HONDA 11.469 6,62%
9º NISSAN 5.015 2,89%
10º JEEP 4.408 2,54%
11º PEUGEOT 2.500 1,44%
12º CITROEN 2.265 1,31%
13º MITSUBISHI 2.201 1,27%
14º AUDI 1.545 0,89%
15º M.BENZ 1.255 0,72%
16º KIA 790 0,46%
17º BMW 774 0,45%
18º LAND ROVER 674 0,39%
19º LIFAN 407 0,23%
20º SUZUKI 321 0,19%
21º VOLVO 268 0,15%

Automóveis

1º GM/ONIX 12.192
2º HYUNDAI/HB20 10.475
3º FORD/KA 7.224
4º HONDA/HR-V 6.059
5º TOYOTA/COROLLA 5.984
6º GM/PRISMA 5.411
7º VW/GOL 5.296
8º VW/FOX/CROSS FOX 5.228
9º FIAT/PALIO 4.715
10º JEEP/RENEGADE 4.284
11º RENAULT/SANDERO 4.254
12º FIAT/UNO 3.950
13º HYUNDAI/HB20S 3.936
14º VW/UP 3.791
15º FIAT/SIENA 3.781
16º TOYOTA/ETIOS HB 3.580
17º GM/COBALT 2.488
18º TOYOTA/ETIOS SEDAN 2.452
19º HONDA/FIT 2.334
20º FORD/ECOSPORT 2.327
21º VW/VOYAGE 2.293
22º RENAULT/LOGAN 2.240
23º RENAULT/DUSTER 2.187
24º RENAULT/CLIO 2.007
25º NISSAN/VERSA 1.978
26º FORD/KA SEDAN 1.923
27º GM/SPIN 1.436
28º HONDA/CITY 1.409
29º HONDA/CIVIC 1.381
30º NISSAN/MARCH 1.325
31º TOYOTA/HILUX SW4 1.295
32º FORD/FIESTA 1.281
33º NISSAN/SENTRA 1.222
34º CITROEN/C3 1.096
35º FIAT/PUNTO 1.049
36º PEUGEOT/2008 1.044
37º GM/CLASSIC 1.043
38º HYUNDAI/TUCSON 1.034
39º PEUGEOT/208 883
40º FIAT/WEEKEND 881
41º HYUNDAI/IX35 842
42º GM/TRACKER 833
43º GM/CRUZE SEDAN 654
44º AUDI/A3 SEDAN 620
45º FORD/FOCUS 620
46º VW/GOLF 619
47º VW/JETTA 600
48º MITSUBISHI/Outlander 524
49º CITROEN/C4L 511
50º FIAT/DOBLO 490

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 5.357
2º TOYOTA/HILUX 3.442
3º FIAT/TORO 3.080
4º VW/SAVEIRO 3.040
5º GM/S10 1.930
6º VW/AMAROK 1.230
7º RENAULT/OROCH 1.222
8º FORD/RANGER 1.196
9º FIAT/FIORINO 992
10º MITSUBISHI/L200 809
11º HYUNDAI/HR 538
12º NISSAN/FRONTIER 477
13º RENAULT/MASTER 451
14º FIAT/DUCATO 326
15º GM/MONTANA 305
16º IVECO/DAILY 3514 171
17º RENAULT/KANGOO 134
18º KIA/K2500 119
19º FIAT/DOBLO 113
20º CITROEN/JUMPER 112
21º M.BENZ/SPRINTER 311 93
22º LIFAN/FOISON 67
23º PEUGEOT/BOXER 66
24º M.BENZ/SPRINTER 313 53
25º FOTON/AUMARK 1039 51
26º DODGE/RAM 43
27º M.BENZ/SPRINTER 42
28º M.BENZ/VITO 42
29º PEUGEOT/PARTNER 24
30º JAC/T8 21
31º SHINERAY/P TRUCKS 11
32º RELY/RELY PICK-UP 9
33º M.BENZ/SPRINTER 415 8
34º JINBEI/TOPIC 7
35º IVECO/DAILY 4
36º JINBEI/M35 4
37º EFFA/K02 4
38º EFFA/START PICK UP 3
39º FIAT/UNO 2
40º TOYOTA/RIBEIRAUTO 2
41º HAFEI/RUIYI 2
42º HAFEI/START PICK UP 2
43º EFFA/K01 2
44º DFM/MINIBUS 1.0 2
45º M.BENZ/SPRINTER 515 1
46º VW/KOMBI 1
47º SHINERAY/TRUCK 1
48º HAFEI/ZHONGYI VAN 1
49º MAHINDRA/HWKCD4 1

[Fonte: Fenabrave]





  • Meu desejo é ver a Honda em terceiro lugar com ajuda do New Civic, a Toyota em segundo com ajuda do C-HR, e a Hyundai em primeiro com ajuda do IX-25. A Nissan fecharia o podio das 4 montadoras com ajuda do Kicks, e CVT nos March e Versa. Ficaria assim:

    1- Hyundai
    2- Toyota
    3- Honda
    4- Nissan
    5- …o resto

    kkkkkk

    • Clovislauro

      Alguma fixação com asiáticos? Então ponha pelo menos a Chery nos top 5.

      • Fanjos

        Ele quer asiáticos, não “asiáticos paraguaios”.

        • carnero

          Cuidado amiguinho….
          O paraguai empatou 2×2 com o Brasil…. fora o show

    • fbl

      A proxima a passar a mao na buzanfa da ford powershit é a Renault.

    • Decio Antonio Bozo

      Muda pra asia, fica mais fácil pra você

      • Jah estou. Mas desejo é o fim das 4 porcarias no huezil. A ford já caiu, faltam 3. Tah colando, tamu cheganduuuu.

        • automotivo

          Não se preocupe com o fim das 4 grandes. As asiáticas farão o mesmo.

        • Daniel dos Santos

          Ridicula sua posição

    • PerobaC

      Na atual situação do BR, o desejo do brasileiro seria o reaquecimento da economia como reflexo de mudanças positivas na política e do despertar – mesmo que pequenino – da consciência da população.
      Ainda estamos longe da maturidade do mercado Norte Americano ou Europa, onde o custo-benefício leva em sua essência a segurança.

      Mesmo que os produtos das 4 asiáticas de seu post possuam os diferenciais da qualidade, ainda pecam em segurança por não contarem sequer com ESP nos modelos de entrada.

      Pelo menos enxergamos uma luz no fim desta década com a obrigatoriedade do ESP em todos os veículos e, independente da marca, passaremos a contar com produtos um pouco mais seguros …

    • Sabatino

      Hyundai na Europa concorre com marcas super baratas como Dacia e Skoda.
      Toyota Corolla praticamente nem è vendido aqui na Europa.
      As marcas asiaticas nao sao melhores das europeias ….. o problema è as europeas sò leva lixo pro Brasil e por isso voces acham que as asiaticas sao superiores. Quanta ignorancia. LOL

      • Ernesto

        Estamos falando de mercado brasileiro ou europeu? LOL

      • “voces”? Me tira do meio. Eu tambem nao estou no huezil. Eu quero é o fim do monopolio das 4 grandes do huezil, decadas de atraso, motores lixos, cartel, etc. Quero a troca de posição, embora prefiro mesmo é a falencia deles. kkkkkk

        • Sabatino

          Porque quer a falência? Foram as montadoras que investiram no Brasil quando as outras não fizeram.
          O certo é querer que elas levem produtos bons para o Brasil. Assim todo o mercado e a concorrência melhora.

        • automotivo

          E por que já que está fora, ainda lê reportagens sobre carros de pais de terceiro mundo?

        • Daniel dos Santos

          Falencia? E os empregos que se iriam?

    • Artur

      Acho muito difícil a Hyundai, Toyota e Honda assumirem as primeiras posições, até porque elas não dispõem de grande variedade de modelos em todas as categorias, como as “4 grandes”.
      Mas nem tudo é impossível. Afinal, é só ver a Ford, que revisou praticamente a linha inteira nos 2 ou 3 últimos anos e está amargando a 6ª posição atualmente…

      • Bruno Pires

        Do que adianta atualizar se não mantém um preço competitivo. Os Carros da FORD são caros demais, eu mesmo estava louco pra pegar um Focus Fastback completo, depois que ele foi aumentando e aumentando e chegando acima dos 100 mil desistir. Vou esperar a Nissan lançar a versão nova do Sentra pra pegar ele.

        • Artur

          Tem razão. Ainda atrapalham os recentes problemas com o Powershift e o pós-venda ruim.

          • Bruno Pires

            O do PowerShift é tenso mesmo, o pior é a dona FORD dando a recomendação de colocar sempre no N quando for parar o carro, mesmo se for em um semáforo. kkkkk

      • É na fé. kkkkk. Repare que dos 20 carros mais vendidos, 1/3 é asiatico. 33%!!!! Se chegar o Kicks, C-HR, e Civic, siginifica que dos 20 carros, 10 serão asiaticos. E quando chegar o ix25, os asiaticos serão a maioria. Uhuuu!

    • contravotoobrigatorio

      carro oriental é bom

    • Daniel dos Santos

      Meu desejo seria ver as 5 top como os mais baratos da categoria e mais seguros no top safety

    • André Castan

      Como seria bom o povão todo andando nessas merdas asiáticas enquanto poucos que sabem o que é carro de verdade andariam de BMW ou Mercedes. Excluo marcas que só fabricam superesportivos.

      • Sem mimimi. O povão todo andando de BMW ou Mercedes? kkkkk. Nem no Monaco.

        • André Castan

          Vc realmente não entendeu a colocação. Vamos lá. Não é para o povão andar de BMW ou Mercedes. É bom que eles não andem, porque eles pensam que quando estão estão com essas merdas asiáticas, estão com os melhores carros do mundo. SQN. Aí poucos realmente vão apreciar os verdadeiros melhores carros do mundo.

  • Ailton

    A montana e a frontier mesmo com descontos enormes estão em extinção!

    • pedro rt

      nenhuma das 2 esta em extincao mas precisam urgente de uma nova geracao, pelo menos a frontier chega final do ano. ja a montana ia chegar esse ano e foi adiada pro ano q vem

  • zekinha71

    Olhando o emplacamento na cidade de SP, March aparece no top 20 e Palio e Gol ficam de fora.

  • fbl

    Mas tem ESP!!! Kkkkkkkk

  • Linkera

    Ver carros na faixa de 70mil para mais figurando entre os 10 mais (HR-V, Corola e Renegade) além das “picapes de passeio” Hilux e Toro vendendo muito, só evidencia o óbvio, que a crise é muito pior pra classe média/baixa do que para a classe média/alta.
    É óbvio que todos sentem no bolso, mas a base da pirâmide é sempre a primeira parcela da população a afundar na areia.
    E tudo isso graças a um governo “populista”, que diz governar em pról das minorias, dos mais pobres.
    Bom, pra quem acredita no socialismo, eis o resultado.

    • Fanjos

      Vou sentir falta de poder zoar os petralhas com o LACRA MAIS!!! Já que em breve a esquizofrênica vai ser chutada.

      Mentira….não vou sentir falta não

      • Linkera

        A cada dia mais os petistas estão virando uma raça em extinção, eu mesmo só conheço uma pessoa que apoia o governo, mas este não conta pois vive de benesses de bolsa-estudo do governo e é um “bobo-socialista” de esquerda

        Saliento que a bolsa-estudo não é ruim, eu mesmo me formei por bolsa também, todo investimento do governo em educação é um bom investimento… já os “bolsas-cala-boca” como bolsa-família eu não concordo.

        • pedro rt

          nao sou a favor de nenhuma bolsa mas o governo deveria facilitar em algumas coisas fundamentais como baixar impostos de combustivel, agua, luz, telefone e alimentos e dar mais oportunidades de empregos, educacao e saude como se faz em países de 1° mundo

          • Eu sou a favor de bolsa familia. Inclusive tem no Japao. O problema é o mal uso deles. Por sinal, está cheio de nipo-brasileiros recebendo bolsa familia japones $$$$ e sugando as tetas do governo japones. Quem nao presta, nao presta em qualquer lugar do mundo, pode ser em país de terceiro mundo, ou de primeiro.

      • Decio Antonio Bozo

        O mercado aguarda ansiosamente essa anta fora do governo.

      • Artur

        Nem eu! kkkkk

    • Louis

      Foram os pobres que votaram em massa no Apedeuta… agora que se virem.

  • fschulz84

    Analisando o top 50, quem me surpreendeu foi o 2008, vendeu bem este mês… Se tivesse um câmbio AT na versão THP (mesmo sabendo da limitação técnica do cofre), poderia abocanhar mais unidades.

    • oscar.fr

      Sabe que tenho visto muitas 2008 nas útlimas semanas. Moro numa região onde Peugeot sempre vendeu bem (para uma marca outsider, claro) e estava demorando até a 2008 emplacar, mas acho que agora foi. Com os motores 1.2 (primeiro aspirado e, em um segundo momento o turbinado para aposentar o câmbio automático de quatro marchas) a Peugeot vai ter um recomeço no Brasil e acho que aí ela terá tudo para dar certo. Estou muito satisfeito com o meu Peugeot e estou interessado no novo PureTech 1.2 aspirado para o lugar do meu 1.5.

      • Artur

        Esse PureTech realmente promete. Ainda mais se vier a versão com turbo e trouxerem o AT6 para 208 e 2008.
        Creio que, das francesas, a Peugeot é que trará as maiores e melhores novidades.

        • oscar.fr

          Li que num primeiro momento segue o 1.6 aspirado, mas que em breve o 1.2 turbo já entrará em cena. Eu não tenho necessidade do automático, mas cada vez mais pessoas não abrem mão dele e se a Peugeot quer vender carro premium, não pode abrir mão de um bom automático. Vai ser um recomeço para a marca.

      • José Eduardo D’Acampora Guazzi

        Aqui em Florianópolis comecei a ver um punhado deles também, e tudo no ultimo mês. Acredito que se deve as promoções de taxa 0%, fora que ele teve seus preços mantidos, já Renegade e HR-V para chegarem perto em equipamentos vai de 15-20 mil a mais.

  • pedro rt

    2008 agora e lider de vendas da peugeot! e o 2° carro mais vendido da PSA

    • Pedro Rocha

      Se já tivesse vindo com o Puretech 1.2 Turbo + câmbio EAT6 estaria vendendo mais.

      • Nilson Del Santo

        compraria apenas se viesse exatamente igual ao europeu: não dá pra encarar versões tropicalizadas que tiram até um mero ISOFIX da estrutura do carro. Assim é melhor comprar carros importados do Mexico, padrão americano.

  • Sabatino

    Fiat na realidade esta con 17,31% do mercado visto que o Jeep Renagate è um Fiat 500X

    • Louis

      Se for pensar assim, deve se somar vendas da Kia / Hyundai, Peugeot com Citroen, etc…

      • Sabatino

        Sim. Na Europa e nos EUA o mercado è analizado por grupos

    • Gustavogm

      Agora que a FIAT perdeu a liderança quer somar as marcas?? kkkk

      Fanboy é uma tristeza mesmo…

  • R1 – o comentário nº1

    Pelo menos agora ninguém pode dizer que a Fiat só vende carro popular, ela “deixou” isso para a GM com o Ônix e ultrapassou a S10 com a Toro. KKKKKKK…

  • carnero

    Top 10 venda varejo… os 10 melhores de loja
    pra quem quiser ser vendedor de carros fica a dica

    1º GM/ONIX 9.421
    2º HYUNDAI/HB20 8.099
    3º HONDA/HR-V 5.819
    4º FORD/KA 5.627
    5º TOYOTA/COROLLA 4.752
    6º VW/FOX/CROSS FOX 4.468
    7º GM/PRISMA 4.348
    8º JEEP/RENEGADE 3.644
    9º VW/GOL 3.506
    10º VW/UP 3.282

  • João Cagnoni

    mais alguém tem o desejo de ter um HR-V somente pela buraqueira das nossas ruas?

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      Não por isso, já que a sensação que ele me passa é de grande mas frágil. Acredito que a impressão se deva por causa do visual mais bruto de Renegade e Duster.

  • Sergio Moro

    Pick Up Pequenas e médias.
    Tirando a Toro, todas estão em baixa

    • Sergio Moro

      * Mantendo essa média de queda (46% ao mês), a Montana não venderá um único carro já em Agosto.

      * A Toro está ai explorando uma lacuna no segmento

      * A Oroch caiu bem, mas está conseguindo seu lugar ao sol

      * A saveiro que antigamente levava o dobro da Strada, tem melhorado sua participação.

      * A Strada não sofreu tanto com a chegada da Toro.

    • automotivo

      Seu Sergio, seu ramo é botar PTista na cadeia. Visto que, a toro não era fabricado há poucos meses atras. Então não serve de parametro. Pois se tivesse sendo fabricado nessa epoca estaria em queda também.

  • Sergio Moro

    Todo mundo caindo…

    • Sergio Moro

      * Mantendo essa média de queda (46% ao mês), a Montana não venderá um único carro já em Agosto.
      * A Toro está ai explorando uma lacuna
      * A Oroch caiu bem, mas está conseguindo seu lugar ao sol
      * A saveiro que antigamente levava o dobro da Strada, tem melhorado sua participação.
      * A Strada não sofreu tanto com a chegada da Toro.

  • JAC

    A comparação tem como objetivo verificar se, em alguns mercados uma desaceleração nas vendas de Volkswagen pós dieselgate,com a FCA como controle

    • JAC

      No Brasil os motivos são outros.

  • Leozeradf

    O Corolla vende mais que o dobro da dupla da Honda (Civic e City).

  • Fabio

    E pensar que poucos anos atrás só o Gol vendia mais do q a marca mais bem colocada de hoje em dia…



Send this to friend