Mercado

Mercado: Mesmo com IPI mais alto, usado continua com preço bem mais baixo

mercado-mesmo-com-ipi-mais-alto-usados-continuam-com-precos-bem-mais-baixos

O aumento da alíquota do IPI este mês já registrou uma leve variação negativa na venda de veículos no mercado interno, mesmo assim as vendas continuam aquecidas e pouco efeito tal mudança terá até Janeiro.

Neste ambiente, onde a alta nos preços de automóveis novos é um fato, os usados poderiam acabar se valorizando e recuperando uma parte da enorme perda dos últimos meses. Quem dera, mas não é bem assim.

Embora a depreciação dos usados tenha estacionado neste ultimo mês, os preços dos modelos seminovos e usados está muito abaixo do que o mercado deste segmento gostaria de ver.

O modelo novo já teve dois reajustes e continua tendo uma procura maior devido ao credito facilitado, atraves inclusive de taxas de juros bem menores que as de um modelo usado.

Ok, isso sempre existiu, mas os usados sempre mantiveram um patamar de vendas adequado ao setor. Desde o começo do ano, o mercado de usados caiu 5,8%, sendo apenas 0,3% em Outubro.

Com preços iguais aos do inicio da crise mundial, o mercado de usados ainda tem esperança de que a alta nos novos puxe os valores dos usados, apesar de que no momento isso não esteja ocorrendo.

Então, para quem quer um usado mais sofisticado ou equipado do que um modelo novo e sem os itens desejados, o usado parece uma boa saída a um custo bem mais baixo, teoricamente.

Fonte: Auto Informe / O Estado de São Paulo.







Send this to friend