Mercado: motos superam vendas de carros em março

honda cg 160 fan titan 1

O mercado brasileiro agora tem um novo segmento líder de vendas e não é o dos automóveis, muito menos dos comerciais leves. Estamos falando de motos!


Com 110.083 unidades vendidas, o mercado de duas rodas sobrepujou os emplacamentos de automóveis, onde 108.244 unidades foram vendidas.

A alta dos automóveis em março, com relação ao mês anterior, foi de apenas 8,24%. Nas motos, foi de 46,77%, mas em comparação com o mesmo período de 2021, subiu 76,75%.

No acumulado do ano, as motos têm alta de 33,68% contra queda de 25,03% nos carros de passeio.

Este ano foram vendidos 300.455 automóveis e 274.766 motos, revelando assim uma subida das duas rodas e o declínio das quatro rodas no cenário nacional.

José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, diz que a busca por um transporte individual para evitar o risco do transporte público, bem como negócios gerados com trabalho na pandemia, aumentaram as vendas de motos.

Além disso, por ser um veículo mais barato que os automóveis, a moto surge como opção não só em termos de aquisição, mas também em custos de propriedade.

O IPVA dos carros disparou com sua cotação maluca e os preços dos combustíveis, notadamente gasolina e diesel, que ficaram muito mais altos por cotação do dólar e a Guerra da Ucrânia.

Assim, andar de moto flex com etanol no tanque se tornou mais vantajoso que automóvel com gasolina, porém, o que realmente está declinando as vendas de carros não são somente os fatores acima.

A falta de chips e peças nas fábricas, gerou paralisações e ritmos lentos nas plantas das montadoras no país, o que reduziu a oferta e, naturalmente, as vendas.

Faltam automóveis e comerciais leves, o que gera longas filas de espera e inúmeras desistências.

Então, quem não consegue um carro novo, ou parte para um usado, ou aposta na motocicleta como opção para o dia a dia.

[Fonte: Auto Data/Fenabrave]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.