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Mercado: Preços iguais, mas conteúdos diferentes – Sedãs

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Algumas marcas presentes no Brasil ainda possuem mais de um modelo em determinada faixa de preço. Nas demais, já existe uma definição para evitar a sobreposição de produtos.

Abaixo, temos alguns exemplos de carros de mesmo segmento ou estilo com preços muito parecidos. Vamos falar inicialmente apenas dos sedãs. Mas qual seria a melhor opção nesse caso?

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Cobalt x Prisma

Na GM, por exemplo, o Cobalt 2016 chega com preços a partir de R$ 52.690. Mais caro que o anterior, sua recomposição de preços o colocou novamente em paridade com o Prisma. Desta vez é na versão LTZ, ambos com câmbio automático de seis marchas. O Cobalt LTZ 1.8 AT6 custa R$ 59.990. Já o Prisma LTZ 1.4 AT6 sai por R$ 59.840. Ou seja, uma diferença de apenas R$ 150.

No entanto, a diferença entre os dois ficou maior. A proposta do Cobalt é oferecer maior espaço interno e porta-malas, bem como motor mais forte, no caso o velho 1.8 8V Flex de até 108 cv e 17,1 kgfm.

O Prisma vai até 102 cv e 13,9 kgfm em seu 1.4 8V Flex. É menor em espaço interno e bagageiro, mas é mais leve. A novidade do irmão maior é o MyLink 2 com Car Play e Android Auto, além do sistema OnStar. Nesse caso, pelo conjunto geral, o modelo parece mais vantajoso, ainda mais que teve seu visual renovado.

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Siena x Grand Siena

Na Fiat, também existe uma sobreposição de preços quando em modelos diferentes. O Siena EL 1.4 com Kits Celebration 2 e 3, respectivamente R$ 5.989 e R$ 3.362, passar a custar R$ 48.371.

Já o Grand Siena 1.4 Attractive conta com alarme e sensor de estacionamento opcionais e sai por R$ 48.600. A diferença é bem pouca, mas em termos de equipamento, o velho sedã do Palio tem melhor conteúdo. No entanto, perde em espaço e porta-malas. O irmão maior também é mais conforto e apresenta visual mais moderno.

Outro exemplo da Fiat é o Grand Siena 1.6 Essence com alarme, kit de proteção de roda, kit Sublime, sensor de estacionamento e kit Creative 3, que sai por R$ 62.135. O Linea Essence 1.8 sai por R$ 62.770.

Mesmo sendo um carro maior e mais espaçoso, o Linea na versão de entrada não chega perto do Grand Siena quase completo, em termos de equipamento. Dos dois, o irmão menor tem um melhor custo-benefício, apesar do preço.

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City x Civic

O Honda City EXL é a versão mais completa do sedã japonês, mas seu preço sugerido de R$ 72.700 fica há apenas R$ 300 do cobrado pelo Civic LXS MT. A diferença técnica entre os dois é grande, sendo o sedã médio superior ao compacto, incluindo em performance.

O City tem um pacote bom de equipamentos e vem com câmbio CVT, enquanto o Civic é manual. Se isso não for empecilho, então a melhor opção sem dúvida é o Civic, pois além do melhor conjunto, ainda apresenta alguns itens de destaque, tais como i-MID e câmera de ré de série, por exemplo.





  • SDS SP

    As versões topo de linha desses sedans compactos sempre tiveram custo x benefício ruim, sempre esbarram em seus irmãos maiores.

    • Diego

      Eu diria ainda mais, não só os sedans, mas com hatches tbm (uno x palio, palio x punto, punto x bavo, up! x gol, gol x fox, etc..)

      • pedro rt

        na epoca q comprei meu punto o new palio custava a msm coisa mas oferecia espaço menor, nao suporto carro de espaço interno pequeno afinal tenho 1,90m de altura… e o punto era melhor em tudo inclusive em equipamentos e acabamento, preferi ficar com o punto

        • dogmarley

          hahahaha gosta de espaço e pegou um punto!

          • dCarvalho

            Pensei o mesmo.

          • Thales Sobral

            Pois é… rsrsrs

          • Edson Fernandes

            Para o espaço do condutor e passageiro dianteiro ele é muito bom. Fica ruim para os que vão atrás.

            • dogmarley

              convenhamos que QUALQUER carro hje em dia oferece uma maneira fácil de encontrar a posição desejada. como dito, a bucha fica pros de trás. não é só do Punto isso

              • Edson Fernandes

                Sem duvida. O problema é que hoje se tornou uma moda os carros todos serem preparados para entregar certa esportividade. Até mesmo os 1.0 “tem essa obrigação”. Se vc entrar em um HB20, verá que ele é bem estreito se comparado ao Punto ou um C3 (esse ultimo tem espaço de sobra para os da frente).

                Só que as vezes a esportividade mata a parte funcional de um carro.

          • #########Carlao GTS

            Com 1,90m!

          • Romulo Moreira

            Entre os dois acredito que o Punto seja melhor opção mesmo. Passo a mesma coisa quando entro dentro de alguns carros, com 1,88m fica difícil voce encontrar opções boas e baratas. A única opção acaba sendo os médios (sedans e hatchs) usados.

            • dogmarley

              Sanderão é espaçoso

        • Marcos Wild

          New Palio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Piantino

      Na verdade, toda versão topo de linha de qualquer categoria se mistura com a linha imediatamente superior.

    • MAs algumas vezes oferecem um conteúdo melhor… O melhor exemplo para mim é Fiesta x Focus. Você tem no irmão menor 5 airbags a mais e câmbio automático contra manual.

      • SDS SP

        Dependendo das necessidades do usuário, é valido.
        Eu particularmente ficaria com um veículo de categoria superior que normalmente é mais refinado.

        • Ricardo Rangel Lirio

          Dois então.

        • Ricardo

          Exato! É outro nível.

        • Sim, mas olha o caso do New Fiesta x Focus: O refinamento custa teto solar, câmbio automático, ESP, uma relação peso/potência mais favorável, 5 air bags… Não acho que é definitivo mas é algo a pensar não é?

          • dogmarley

            tb prefiro descer um degrau e ter mais detalhes, mimos, e os refinamentos que versões topo de linha costumam ofertar; do que ficar um degrau acima gastando joelho na embreagem de um sedã médio, com banco de tecido etc.

          • Rafael Viana

            Mas ai nesse caso o vizinho não saberá de tudo isso, então não tem vantagem! hahah [Ironic].

            • Ah sim… Esqueci da figura número um das compras de automóvel. O vizinho, esse ilustre desconhecido. Quem é ele, onde vive? Sexta, no Globo Repórter.

      • MMM

        Sem dúvidas e existem outros fatores também. Em 2000 eu tinha 20 poucos anos e fui comprar um carro para substituir meu Palio EL1.5. Estava em dúvida entre uma Palio Weekend Stile completa ou o recém lançado Ford Focus. Como a Weekend basicamente tinha manutenção de um Palio e o Focus por ser um médio deveria ter manutenção mais cara, além do que o seguro da perua era bem baixo, aliado a meu salário que era uma merreca, optei pela Weekend.

        Ficava babando quando via um Focus na rua, mas achava que não era pro meu bico. Ah, e lembre-se que na época não tínhamos muita informação online e muito menos revisões tabeladas. :)

        • Meu irmão passou por situação parecida, mas ele já tinha o Focus. Aí viu o valor de uma das revisões… Adquiriu uma SpaceCross. Agora está de Corolla.

      • Romulo Moreira

        Não sei o espaço do Focus, mas o do NFiesta é sofrível (n.m.o que tenho 1,88m).

        • Ah sim… Mas porque você precisa usar o banco traseiro, não é? A questão é que (E corrija se estiver errado) se for solteiro ou casado sem filhos, você ganha câmbio automático, teto solar, ESP e 5 airbags a mais.

          • Peuooo

            eu tb penso que nem você Alessandro…. espaço interno tem que ter pra mim e pra minha mulher, ainda não tenho filhos… mas mesmo se tivesse, creio que não comprometeria tanto assim o espaço do carro… fora a segurança que ele me oferece… acho que ja basta! E outra, se a carona reclamar de espaço, desce do carro e vai de onibus! =)

            • Heheheh… Eu me virei tão bem com um Gol… O espaço do New Fiesta seria suficiente. Tenho dois filhos, altos para a idade, mas eu me viraria em um Porsche, 500, Eclipse (2+2).
              Eu tendo a escolher sempre o de categoria menor mais equipado, mas há situações e situações. Lembro que o Focus de segunda geração que o custo encostava no Fusion. Mas não havia vantagem de equipamento do inglês portenho, muito pelo contrário. Nesse caso acho que tenderia pelo Fusion mas meu irmão fez exatamente o caminho oposto: Como é apenas ele e minha cunhada, o Focus estava de bom tamanho e de manutenção menos cara e mais fácil. Ah, entre Palio e Punto, como acho que o fato do irmão maior ser mais refinado não acrescentaria uma manutenção mais cara, iria de Punto.
              O que penso é: Porque o up! é um subcompacto, o Onix um compacto, o Focus um médio, o Fusion um médio grande, o Eco um Crossover compacto, a Tiguan um Crossover Médio? O que é responsável pela classificação em um grupo ou outro? E o que caracteriza um carro em um grupo ou outro é uma vantagem prática para mim?
              Vamos ver Fiesta x Focus: O que um ser um médio e outro um compacto significaria no meu dia a dia? Focus tem um rodar mais firme, pude comprovar. Mas está longe de ser desconfortável o do Fiesta ou representar problemas de segurança. O espaço interno maior do Focus constituiria uma vantagem para mim? Não. O powertrain é o mesmo, então a manutenção nesse aspecto seria igual. Mas motor não dá problema! Provavelmente quando der eu não estarei mais com o carro. Já suspensão se desgasta naturalmente. O Fiesta TENDE a ter manutenção mais barata que o irmão mais nobre. Nesse caso específico iria de Fiesta. Porque o que o Focus oferece a mais que ele na prática não faz tanta diferença para mim.

  • Silas Rana

    Da forma que foi escrita, este tema sempre foi matéria de discussão.
    Um modelo menor e mais completo ou um maior e mais simples?
    Porém, no caso do Chevrolet, não faz sentido nenhum esse posicionamento. Estamos comparando um modelo menor na versão top LTZ, com outro, que quer passar a imagem de maior, mas também na versão mais completa LTZ (sim, eu sei que há uma superior, Elite). Ou seja, estão claramente num mesmo segmento onde ou um deles está supervalorizado (minha opinião sobre o Prisma) ou o outro está ‘muito barato’ para o que oferece (o que não é verdade).

    • Rodrigo Alves Buriti

      Isso é interessante, o prisma/onix estão, aparentemente, super-valorizados.
      Eu sou daqueles que defendem a comparação sempre entre Top x Top ou versão básica x básica. Por mais que o preço seja semelhante.
      Edit.: Mas tem caso que a marca (como umas coreanas um tempo atrás) colocando versões completas e completíssimas…..

      • mjprio

        Mas nesse caso a comparação muitas vezes entre pacotes diferentes e até valida, pois há casos em que o consumidor não sabe o que quer priorizar, ou acha que não tem opções. teve um comparativo entre SUvs e sedãs de mesma marca feito pela 4 rodas que achei muito interessante. em todos os casos , os sedãs levaram vantagem em quase todos os aspectos, desde preço e pacotes até manutenção e seguro!

        • Rodrigo Alves Buriti

          No caso de consumidor que não se importa com o que está adquirindo ou leigo, qualquer coisa serve.
          Mesmo em pacotes os sedãs levando vantagem, por mais completo que seja, tem gente que quer um carro para ir ao sítio e, pode ter certeza, um com um vão livre do solo pouco maior seria muito mais útil que qualquer sedã.
          A exemplo a gente tinha uma sedã médio e, por mais completo que fosse, sofreu muito numa viagem em que pegou estrada de terra, mesmo aguentando. Hoje partimos para um crossover (mesmo menos equipado e mais caro) pois sabemos quais as intenções de adquirir e o uso que iria sofrer.

          • mjprio

            Sim no seu caso é util mesmo, mas vc é uma exceção diante dos que compram suvs pra andar na cidade

    • Pedro Rocha

      Lembremos que a questão não é apenas preço, mas também tamanho. Eu mesmo pretendo adquirir uma picape AT 4×4 a diesel e estou aguardando a Toro em vez de comprar uma picape média, pois acho as médias inapropriadas para o trânsito urbano. Além disso, com opreço estimado da Toro 4×4 AT9(115K) compra-se uma picape média intermediária, que não terá todos os itens de conforto da versão TOP daquela.
      Basicamente, cada um deve avaliar o que é melhor para si e colocar na balança.

      • Davi Millan

        Exato! Não existe melhor compra, o que é melhor para João pode não ser para José. Existem pontos melhores em cada carro e cada um tem suas preferências e necessidades. As comparações podem no máximo ser feitas dentro do segmento e mesmo assim deve-se observar esses pontos. Como no seu cado onde aparenta um uso misto entre cidade e estrada de chão de terra, onde uma Toro e até uma Oroch (se tivesse 4×4) podem ser melhores que qualquer picape média.

  • Rodrigo A.

    Infelizmente muitos vão pela novidade e não pelo custo-benefício.
    ” Olha só meu carro novo! Acabou de lançar!”

    • ObservadorCWB

      Bingo…..nos idos de 2009/2010 um comprador do Azera na família foi criticado: Vc deveria ter comprado o Sonata..muito mais bonito…. sendo que o Sonata, fora a beleza, é em tudo inferior ao Azera – mas era mais caro também… vai entender.

      • CignusRJ

        Ele fez uma excelente escolha e o modelo 2010 do Azera para mim, é o mais bonito de todos.

  • Gavlan The BeerMaster

    Isso bem informativo.

  • radiobrasil

    Esqueceram do Focus completo x Fusion básico? Quase o mesmo preço!

    • pedro rt

      o focus fastback titanium plus custa 103mil ja o fusion 2.5 ta 109mil

      • Diego

        Pra SP no site da ford, marca como 108mil pro Fusion 2.5

      • Gustavo73

        Já aumentou? Era 108…

    • Mr. On The Road 77

      E do Fiesta Sedan Titanium Plus x Focus SE ?

      • Davi Millan

        Verdade. Nessa comparação é mais uma sem solução geral a todos. Quem quer automático e teto solar e uma central multimídia de verdade vai de fiesta, mas quem quer um pouco mais de espaço (bem pouco) e um cambio manual não é problema, ele está aí.

        • Thales Sobral

          Bota “bem pouco” nisso… O Fiesta é bem apertado, aí entro no Focus e… Bem pouco melhor. Aí entra no Corolla, parece que tá num onibus leito, comparado com o Focus.

          • Romulo Moreira

            Pelo que vejo essa família da Ford não é forte em espaço interno.

  • pedro rt

    nao vou falar nada dos sedans da fiat pq os 3 estao defasados e nao sao nada interessantes ao consumidor, ja sobre os sedans da honda mesmo perto de mudar de geracao o civic sempre sera uma escolha melhor e mais racional. ja sobre os 2 sedans da chevrolet me agradam muito mas nesse momento estou mais para o cobalt apesar do alto preço cobrado por ele “entre 60mil e 68mil” ja q as versoes 1.4 parece q sao pra frotista

    • MauroRF

      Depende. Eu escolhi o City topo por preferir o CVT, por ser mais econômico e ainda porque a minha vaga de garagem é estreita, e o City tem largura menor que o Civic. De “brinde”, levei mais dois air-bags laterais. Mas concordo com a superioridade do Civic.

      • pedro rt

        apesar do civic estar em queda livre nas vendas acho ele uma opcao de compra melhor q o city “questao de comparacao de segmento de sedans” e preço “se comparado ao HR-V”

        • MauroRF

          Ah, sim, isso sim, claro. Eu acho que quando vier a nova geração do Civic, essa distância de preço vai aumentar, e ainda é capaz de a distância ser tanta que “abrirá brecha” para o City subir mais de preço. Eles podem até engabelar colocando algum acessório a mais no City, mas nada que justifique o aumento de preço que eles poderão fazer.

          • pedro rt

            acho q o novo civic vai seguir a “receita” do corolla e focus fastback, vai passar dos 100mil na versao top e dos 80 na versao de entrada

            • MauroRF

              Ah, vai mesmo, Pedro, nem tenha dúvida disso. E acho que a versão topo do Civic vai passar fácil dos 100k, 105k fácil. Como o City está 72700 na versão topo, e se o Civic ficar em 80k na básica, eu ainda acho que sobrará margem para puxar para cima os preços do City.

              • pedro rt

                hj em dia qualquer carro pequeno completo passa de 70mil e chega ate a absurdos 83mil com no caso da spacefox na versao mais cara e completa. e pensar q meu carro “punto 1.4 completo” comprei ha quase 3 anos atras por 40mil e hj beira os 50mil 0km…

                • MauroRF

                  Rapaz, tá tudo isso já uma space? Pelo amor de Deus, isso é bem absurdo.

                  • pedro rt

                    pode acreditar, por isso vende tao pouco… em novembro vi la na fenabrave q ela vendeu 1 unidade em novembro… chorei de rir

                    • MauroRF

                      kkkkkkk, meo deoooos!, rsrsrs
                      Então, a linha ficará com up!, novo Gol e novo Fox. Será que não haverá sobreposição?

                    • pedro rt

                      acho q esse preço do spacefox/spacecross so vai baixar em 2017 qdo lançarem a 2° geracao do tiguan q sera feita no mexico por um preço bem mais baixo q o atual “sera entre uns 80mil e 110mil” pra concorrer principalmente com o renegade

                    • Ricardo

                      kkkk, dá vontade de investigar quem foi o comprador pra dar uma bela risada na cara do sujeito.

                  • Bruno Wendel Marcolino

                    isso, e o Gol Variant manual custa 84k.

                    kkkkk

                    • pedro rt

                      nem tinha pensado nisso, ta na cara q a versao de entrada da golf variant vai vender bem mais

                    • Bruno Wendel Marcolino

                      a comparação é só no valor mesmo, porque não ha como comparar os dois carros.

                    • pedro rt

                      e olha q na minha cidade ta cheio de golf comfortline 1.4 manual, fico imaginando qdo lançarem o 1.6 msi vai vender muito

                    • mjprio

                      Afinal o pessoal só quer a “casca” do Golf, ainda mais agora que tiraram o DSG e o multilink, a diferença está no motor e pacote de equipamentos

                    • MauroRF

                      Exato, Bruno, a Variant dá surra, chuta e espanca a Space.

                    • pedro rt

                      nesse país onde e cada vez mais dificil achar uma boa SW a GOLF VARIANT vale ouro!

                    • MauroRF

                      A Variant é inquestionável hoje. Eu até duvidei que fossem lançá-la.

              • Leandro Balmant

                Eu ainda acho que a Honda vai abaixar o preço do City, ou tirar a versão EXL, assim como fez na antiga geração. E não duvido que o Civic ultrapasse os R$ 100.000

            • Davi Millan

              Sem sombra de dúvidas, ainda mais se chegar o 1.5 earthdream.

          • Diego

            Uma ideia interessante seria lançar um versão mais cara do City, com motor 1.8 do HR-V, mas mantendo os preços das versões atuais “estável”.

            • pedro rt

              vc quis dizer 1.8 do civic, e o city 1.8 ja existe mas e so na china

              • Diego

                Não é o msm motor do HR-V 1.8 e do Civic 1.8?

    • mjprio

      Acho que só a LT 1.4 é pra frotistas

      • pedro rt

        nenhum jornalista falou nada ate agora sobre versoes pra frotista, mas se for verdade posso pensar em ter um cobalt mas nao e certeza te-lo

        • mjprio

          Uns dizem que vai ser o LT, outros dizem que seria o LS. Não há informações concretas

      • Ricardo Rangel Lirio

        Não, não é. A versão para frotistas é a LS 1.4.

  • Rafael Yashiro

    Próxima matéria façam uma com os hatch da VW.
    Alias a VW inteira tem problemas com sobreposição de preços.

    • pedro rt

      vw de preço justo so os importados pq os nacionais sao sempre mais caros se comparado aos concorrentes

    • MauroRF

      Eu acho que aquele esquema de pacotes deles, em vez de versões bem definidas, é que bagunça mais ainda a coisa.

      No caso dos hatches, era melhor matar logo o Gol e o Fox e lançar algo novo, moderno etc. nos moldes do up!. E lançar versões fechadas.

      • pedro rt

        hatch pequeno novo na vw so em 2017 “novo gol g8”

        • MauroRF

          Se eles o lançarem como Gol, acho que o Fox, defasado, não fará sentido algum. Quero ver como eles vão fazer o hatch novo, qual nome ele terá e como vão posicioná-lo, as versões (ou pacotes) etc. Mas é fato que precisa ser um hatch moderno nos moldes do up!.

          • pedro rt

            o novo fox chega em 2018 e sera do tamanho do antigo golf mk4

      • Rafael Yashiro

        Os opcionais da VW é que bagunçam tudo. A VW além de fazer cada carro com N versões diferentes, ainda coloca opcionais em cada. E para piorar, cada versão acrescenta muito pouco a anterior.

        • pedro rt

          por exemplo; a versao highline do voyage saiu de linha e ninguem reparou isso… agora a versao top e a evidence

          • Rafael Yashiro

            Eita, não reparei mesmo.
            Tem muita coisa errada com a VW, muita mesmo.

            • pedro rt

              e a comfortline ganhou mais opcionais com a saida da highline tmb

              • Rafael Yashiro

                Voyage Evidence
                A partir de: R$ 56.690,00

                É, acho que meu destino não é ter um carro de entrada.

                • pedro rt

                  sempre achei o evidence o voyage mais bonito mas e muito caro, pelo preço dele e melhor um city

                  • Bruno Wendel Marcolino

                    realmente, vi um(pois é raro ver nas ruas) e é bem mais bonito, até daria mais vontade de ter um Voyage(pouca coisa kkkk). Mas o Versa Unique vi um esses dias e achei bem bacana também. Acho uqe é 56k tb.

                    • pedro rt

                      o versa e melhor… esses dias vi um versa TAXI, nunca tinha visto. acho q com esse aumento de preço abusivo do cobalt o versa vai roubar clientes taxistas da chevrolet. pq o carro e muito espaçoso, anda bem e bebe pouco

                    • Bruno Wendel Marcolino

                      também acho o Versa bem melhor. Principalmente espaço interno que é algo que eu prezo muito, acho que nem o Cobalt ganha dele nesse quesito.

                    • pedro rt

                      o versa e bom no espaço pras pernas no banco traseiro mas nao e tao bom pra cabeça, ja o cobalt, prisma e logan e bom pros 2, pernas e cabeça no banco traseiro

                    • Zoran Borut

                      O Prisma tem menos espaço para pernas no banco traseiro, ao que me pareceu. Parece semelhante ao da Spin, que é menor que o espaço disponível no Cobalt.

                    • mjprio

                      So falta o AT (CVT)

                    • Ontem vi um Versa e fiquei pensando. Acho que o desenho dele, tão criticado, na verdade tem apenas uma falha: Os faróis. De lado ele é imponente. A traseira, ok, não gosto mas é correta. Mas as frente é muito “Olha, estiiiiiiquei o March”. Ela passa a impressão de frente curta, de frente de carro popular que não combina com o resto. Se ele tivesse um farol mais elaborado (Exemplo Golf 4, Palio Fire, 206, Marea… Não seguir a linha desses porque acha que nenhum teria desenho para “encaixar” no Versa, mas me refiro que esses faróis transmitem uma sensação que os carros que os possuem são melhores do que realmente são. Tinha que seguir o capricho desses) seria muito mais imponente.

                    • Alex BH

                      Já eu não consigo ver nada de bonito naquela traseira…

                    • Edson Fernandes

                      Para mim o problema do Versa é a “bunda”. Ela parece uma fralda de bebê cheia de dejetos.

                      Porem eu teria um March CVT.

                    • A traseira dele não acho um destaque, mas acho que ela pode passar por de um carro mais caro. Já a frente mostra “Olha, eu sou um March”

                    • Edson Fernandes

                      E pensar que eu acho a parte frontal do Versa muito mais atraente que a do March. Mas a realidade é que ele é o sedan do March né?não tem como fugir muito disso.

                      É o mesmo caso do Onix e Prisma.

                    • Mas olha o caso de Linea e Punto. Nem falo da frente inteira, especificamente do farol…

                    • Edson Fernandes

                      Entendi, mas a racionalidade dos japoneses talvez seja o ponto mais critico nessa jogada. E te digo mais: Penso que no futuro numa economia maior de custos, tudo será voltado a ter uma familia daquele mesmo produto diferenciando o tipo de carroceria para usar o maximo de componentes em comum entre os carros. Uma que pratica em grande parte das vezes é a VW.

                  • Rafael Yashiro

                    Realmente o Evidence consegue deixar o Voyage bonito, mas esse preço é sem noção.

    • SDS SP

      VW possui uma gama bem inchada de versões nos seus carros de entrada.
      Na minha opinião, não deveria haver Fox como motores 1.0L que até pouco tempo atrás era equipado com o velho EA111. Além disso, vejo um excesso de versões do Up!. Acho que em um futuro próximo a VW deverá cortar boa parte das versões para reduzir custos

      Vejo a Fiat com o mesmo problema: Palio Fire, Uno, Punto e o futuro X1H.

      • pedro rt

        e bem provavel q se acabe as versoes 1.0 do fox, e as 1.0 mais simples do gol. ja o up! acho q vai sair de linha aquela serie BWR e o speed, o resto ate vende bem mas a mais vendida e a versao MOVE e CROSS

        • Zoran Borut

          Provavelmente em alguns anos, quando os custos do up! começarem a se pagar, ele se tornará o “novo Gol Special”, em termos de posicionamento. E se os boatos de que não haverá nova geração dele na Europa se confirmarem, pode ser indício de que teremos por mais uns dez anos o mesmo up! atual com alguns facelifts.

      • Rafael Yashiro

        Na VW todos os carros estão se atropelando.
        Up! com preço de Gol e Fox. Fox usando motor de Up!. Gol sem o motor do Up!. SpaceFox de entrada mais caro que Fox Highline.
        Tem muita coisa errada. Fora a politica de opcionais da VW que é um absurdo: Carros com um monte de versões e cada versão acrescenta muito pouco a anterior, e para ficar melhor só com opcionais que jogam o preço lá nas alturas.

        • CignusRJ

          E para aqueles que compram carro se preocupando com o próximo dono dele, comprar carros com vários opcionais na hora da revenda não vale nada, o comprador do usado só vai é pelo modelo.
          .

          • Rafael Yashiro

            Na hora da venda, todos usam a tabela FIPE como base para o preço e é lá mesmo que não consideram os opcionais. Essa política de opcional da VW é muito nociva para o consumidor. Fora o fato de fazer os preços saltarem para as alturas.

      • Edson Fernandes

        E o Palio “novo”.

  • BorisAWD

    Meldelz……. 60 conto num Prisma

    • pedro rt

      num reclame n pq a vw ja vende a spacecross na versao top por faraônicos 83mil!

      • Bruno Wendel Marcolino

        enquanto o Golf Variant manual por 84k, parece piada, mas é mesmo…hehe

      • Piantino

        Já chegou a 86.800. Acabei de ver no site…

      • BorisAWD

        ela nao vende. ela pede.
        nao quer dizer q está vendendo

        • Fanjos

          Ainda não vi nenhuma nova na rua até hoje O______O

  • Louis

    Entre Prisma LTZ e Cobalt LTZ, nem preciso pensar, é Cobalt disparado!

  • pedro rt

    in off – acho q a vw deveria trazer pro brasil o passat americano “entre 105mil e 125mil” pra concorrer com o fusion e deixar o europeu como produto mais caro e sofisticado

    • Louis

      Há diferença técnica entre o americano e europeu ?
      Esteticamente, achei a traseira do americano mais feia.

      • pedro rt

        a plataforma e a msm mas o americano e mais simples no design, interior e equipamentos

  • mjprio

    Senhores o preço colocado pro Cobalt LTZ 1.8 AT não estaria errado? nos editoriais de lançamento colocaram 65.900. Se for mesmo 59,9 vou amanha buscar o meu (…)

    • pedro rt

      foi erro, 60mil e o LTZ 1.8 manual

      • mjprio

        então concorda que a comparação feita por eles com o prisma foi improcedente?

        • pedro rt

          sim

          • mjprio

            Sim porque eu estou querendo um sedã AT, mas já descartei Cruze/Civic/Sentra /Corolla pelo alto preço e dos compactos o Logan por causa do cambio automatizado e o Fiesta por ser Ford e Powershift. O City não acho que valha a pena. Fiquei com o HB20S e o Cobalt ( que pra mim leva vantagem sobre o Prisma no espaço interno). Já dirigi o coreano e gostei muito, mas a falta de espaço e cara de carro compacto me desanimam. Ai sobra o Cobalt, mas a esse preço nao da

            • pedro rt

              o prisma tem quase o mesmo tamanho do cobalt no interior e e maior q o hb20S, ele e 2cms menor no banco dianteiro e pouca coisa menor no traseiro. eu ja entrei dentro dos 2 e posso dizer isso… ou entao vc vai ter q desistir do automatico e ter um cobalt 1.8 manual q custa 60mil

              • mjprio

                vou seguir suas dicas. ontem entrei no webmotors e achei varios Fluence Dinamique a um bom preço ( entre 60 e 70 mil) com apenas 9 mil rodados. So que o temor de comprar um bomba com baixo poder de revenda assusta

                • MauroRF

                  Você comentou do City, ontem mesmo vi um EX 14/15 com 29 miul km por 58900 na CSS André Ribeiro de Santo André – SP. Moro perto da concessionária e acabei passando na frente dela ontem, e o preço me chamou a atenção.

                • pedro rt

                  o fluence e uma boa compra mas se vc pensa na revenda e num sedan medio seminovo as melhores opcoes sao o corolla, civic e cruze na ordem

                • Christian Balzano

                  Já ouvi dizer que o carro é muito bom, quem compra não se arrepende. Nessas horas não pensa na revenda, compre, use e faz usufruto do carro o máximo que puder. Se botar no WebMotors vai vender, as vezes com preço um pouco abaixo da tabela. Mas em todo caso, sua compra também está abaixo da tabela. Então a desvalorização é muito maior de quem comprou 0km do que você. É negócio.

                  • mjprio

                    De acordo!!

            • pedro rt

              eu tenho uma tia q tem um cobalt LTZ 1.4 2012, ela gosta muito do carro o unico ponto negativo e o consumo alto e o desempenho fraco mas q e melhor q os 1.4 da concorrencia e tao bom qto o antigo vw EA/MSI 1.6 8v

            • Markus

              Se procurar, encontra Cruze 2015 zero km, LT + AT + Banco em couro por R$ 69.900. Dá uma procurada!

              • pedro rt

                e verdade, esse momento de crise ta otimo pegar um seminovo, uma vizinha minha tinha uma weekend adventure dualogic 2008 vendeu e comprou um cruze LT at6 com couro 2012 por 66mil

                • Markus

                  66 mil num Cruze 2012 foi um péssimo negócio. Por esse valor teria que comprar um 2015 semi novo. A não ser que ganhou muito na Palio Weekend e subiram o valor do Cruze para balancear o negócio…

                  • pedro rt

                    ops foi erro meu, custou 59mil

                • Christian Balzano

                  No WebMotors tem Cruze LT 11/12 com couro por 55k em sampa… Alias, todos os sedans médios 2012 estão na faixa dos 50k até 58k… Civic, Jetta, Cruze, 408… Qualquer um desses é melhor que Grand Siena, Cobalt e cia..

              • Zema

                Onde se acha esses 10mil de desconto do preço de tabela?

                • Markus

                  Meu pai é vendedor da GM e lembro que há 1 mês ele falou que os 15/15 estavam esse preço. Agora o 2016 realmente está mais caro. Interior do RS!
                  Se procurar, ainda deve ter algum 15/15 por esse valor. Tem que ligar nas css e perguntar!

    • mjprio

      Se bem que é uma diferença de 6 mil pra um cambio AT na mesma versão e apenas dois do modelo ELITE. acho que pela defasagem de equipamentos que o Cobalt possui em relação ao HB20S Premium AT, sessenta mil tava de bom tamanho, pois o coreano tem AC digital, AB4 e opção de tres tipos de CM e forração de couro de fabrica

    • Tosoobservando

      Corajoso!

  • Diogo

    Ainda tem o Fiesta Sedan Titanium Plus por R$ 75.790 contra o Focus Fastback SE 2.0 por 78.500. Qual dos dois vale mais a pena?

    • pedro rt

      por esses eu nem paro pra pensar… o focus e melhor “o luiz megale tem um fastback e nao sabia…”

      • Bruno Wendel Marcolino

        sem duvida

      • mjprio

        Se vc pensar que os dois tem o problematico powershift

        • pedro rt

          na revenda o carro com cambio automatizado tem o msm preço q um de cambio manual, ruim pra quem compra esses vw, fiat, renault e ford

          • mjprio

            Mesmo o PS sendo dual clutch??? complicado hein

        • MauroRF

          Eu tive o New Fiesta PS e foi um saco. Hoje, troquei por um City (EXL) e estou satisfeito, e fui muito bem atendido na CSS Honda, ao contrário da Ford.

          • pedro rt

            engraçado q aqui a ford trata muito bem agente… eu gostei do atendimento la mas nao compraria um ford com powershift, o preço dos carros e o msm do site tmb e isso traz confiança

    • pedro rt

      e olhe q o new fiesta sedan nao e o compacto mais caro a venda no país… o mais caro e a vw spacecross com todos os opcionais chega aos 83mil!

  • Mas isso acontece em todas as marcas praticamente. Um bmw série 3 top vai ter um preço próximo de um série 5 de entrada. A versão mais completa do classe C custa quase o mesmo que uma versão de entrada do classe E. Pega um porsche Macan turbo , possui preço próximo de um Cayene mais simples. E vamos mais longe , qual a diferença de um classe C 450 por R $ 309.000,00 e um classe E 400 por R $ 316.000,00.

    • Ricardo

      Calma lá. Um BMW 328i Sport GP custa R$ 203 mil de tabela (mas vendido por R$ 170 mil). Um 528i de entrada custa e é vendido por R$ 254 mil. Portanto, longe de ser próximo.

  • Mr. On The Road 77

    É sério que estão comparando Siena Sublime com o Linea??

    • pedro rt

      pela categoria e preço sim

      • Mr. On The Road 77

        O Siena só vem com perfumaria; o Linea tem disco nas 4 rodas, todos os cintos tem 3 pontas…

  • joel

    o Prisma tem 106cv, e nao 102cv como é dito no texto. Ele usa o SPE/4, enquanto o Cobalt usa o Econo.flex. Na realidade o mesmo motor, mas o do Prisma é mais “atual”.

  • Emanuel Martins

    Esse cobalt ficou bem mais agradável aos olhos, vai tirar vendas do prisma, consequentemente, a GM dará sucessivos aumentos de preços em cima do cobalt distanciando do valor do prisma.

    • Fanjos

      E eu estarei lá para apreciar todos esses aumentos sucessivos!!!
      I Have a Dream!

  • Brasileiro

    Prisma tem 106 cv e nao 102 cv como dito na materia.
    Fiesta sd x Focus fb

    Os menos piores CxB sao as versoes intermediarias.

  • Rafael Trindade

    Poderemos ver em breve com o Fusion e Focus. É inadmissível que o Focus passe dos 100k. Enquanto um Fusion de entrada passa por disto.

  • Fábio Henrique

    É mta coragem pagar 48 mil em um Siena EL

  • Marcos Wild

    O cara que compra esse Fiat Siena EL que é na verdade um Palio Fire sedã de 1996

    Esse sim pode-se declarar um analfabeto automotivo.

  • #########Carlao GTS

    Esse Cobalt vai vender bem. Assim ; pode ser q venda bem.

  • Independente dos modelos apresentados, os carros no Brasil estão ficando caros demais, enquanto a inflação supera pouco os 10 pontos, o aumento de preço das montadoras já é superior a 20 pontos.



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