Europa Hatches Renault Volkswagen

Mercado: Renault Clio realiza façanha de passar o VW Golf na Europa

Mercado: Renault Clio realiza façanha de passar o VW Golf na Europa

Se aqui tivemos o Gol como líder de mercado por 27 anos, na Europa, o Golf é um campeão de vendas imbatível desde tempos imemoriais. Vence-lo em emplacamentos é uma façanha para poucos dentro do continente.


Contudo, o Renault Clio conseguiu lograr passar o líder no mês de fevereiro. O hatch compacto francês vendeu 24.914 unidades no segundo mês de 2020, enquanto o VW Golf emplacou 24.735 exemplares.

Os números são da Jato Dynamics, que apontaram ainda queda de 4% nas vendas do Clio e 21% menos no caso do Golf, em comparação com 2019. Mais distante dos dois, o Peugeot 208 emplacou 20.923 unidades.

Mercado: Renault Clio realiza façanha de passar o VW Golf na Europa

O último que conseguiu superar o Golf em vendas foi o Ford Fiesta em março de 2017, mas apenas nesse período, sendo superado logo depois. O hatch médio alemão é um carro bem visto no mercado europeu há décadas.

Renovado no ano passado, o modelo teve seu lançamento adiado por problemas técnicos e depois pela presença do ID.3, mas chegou com tudo em cima e pronto para manter a ponta por mais alguns anos.

Já o Renault Clio teve sua quinta geração lançada em Genebra, no ano passado, trazendo uma releitura sofisticada do compacto, que agora dispõe da plataforma modular CMF-B.

Mercado: Renault Clio realiza façanha de passar o VW Golf na Europa

Além disso, o Novo Clio aposta no uso de motores turbo, começando pelo 1.0 TCe com 100 cavalos e o novo 1.3 TCe de 130 cavalos, tendo ainda uma opção 1.0 SCe com 75 cavalos e diesel 1.5 dCi de 85 cavalos.

Evoluído, o Clio agora dispõe de uma versão híbrida chamada E-Tech, que dispõe de motor 1.6 SCe e transmissão CVT, além de motor elétrico e bateria de lítio, podendo assim ser recarregado em fonte externa (plug-in).

Concorrente direto do VW Polo, o Novo Clio tem penetração maior em vários mercados do bloco, enquanto o alemão tem que dividir as atenções com os irmãos Seat Ibiza e Skoda Fabia. Agora vamos ver como será no desastroso mês de março…

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Guilherme Melo

    esse clio é lindo bem que poderia vir para ca.

    • Gran RS 78

      Concordo. Esse sim é um verdadeiro Renault.

  • T1000

    isto comprova o empobrecimento do europeu

    • th!nk.t4nk

      Pelo contrário, a renda do europeu só subiu nos últimos 10 anos. O Golf a cada par de anos é superado em vendas por algum modelo abaixo, isso acontece há décadas, principalmente em época de transição de geraçoes (que é justamente o caso novamente).

  • Robinho

    merecido, este carro é muito bonito e interessante!

  • JMG

    Fui na Europa ano passado e os dois carros mais bonitos que vi lá foram os Renault Clio e o Megane.

    • El Gato!

      Falar dos Renault mais bonitos e não citar o Talisman é uma heresia…

      • fschulz84

        Talisman é um dos modelos mais bonitos que vi por lá… A SW é simplesmente primorosa… Até cogitei alugar uma para uma viagem que eu iria fazer pra lá agora no meio do ano (obviamente que já considero a viagem como cancelada), mesmo sendo cara.

    • Robinho

      enquanto aqui, é cada um mais feio que o outro, tive um Sandero, carro bom, mas só…feio e não nada “de mais”.

      • Gran RS 78

        Porque aqui não temos Renault, e sim Dacia.

        • Até temos Renault também, embora seja de terceiro mundo, pois o Kwid é um legítimo Renault.

          • Cesar

            Tem a Master também.

            • Sim… não incluí a van Master, por ser um comercial leve.

          • Gran RS 78

            O Kwid está mais para “legítimo” Renault indiano vc quis dizer, certo?

            • Indiano ou não, nasceu Renault, desenvolvido para a marca Renault, logo é legítimo! Rsrsrsrsrs!

              • Gran RS 78

                kkkkk

  • Marcio Souza

    Clio, quem te viu, quem te vê…sensacional!

  • Rodrigo Schiavo

    Muito bonito o Clio, só uma questão do interior, o que é aquela multimídia gigantesca?

    • th!nk.t4nk

      Justamente porque não é uma mera “multimídia”, é o que chamam de infotainment na Europa. Ao contrário do Brasil, nos países europeus essa tela mostra um monte de informaçoes a mais. Há um serviço gratuito de dados de tráfego, que torna a navegação “semi-online” em modelos de baixo custo (como o Clio). São dados que permitem recalcular a rota se houver tráfego, obra ou algum acidente, e mostram avisos importantes do operador da via. Se tiver o pacote online você também tem acesso a pontos de interesse dinâmicos (ex: dá pra saber o custo do combustível nos postos), estacionamentos com vaga disponíveis na região naquele momento, etc. A tela também mostra alertas importantes (gelo na pista, parada de tráfego, status dos sensores, etc). Ela precisa ser grande pra poder mostrar tudo ao mesmo tempo, não tem jeito. No meu carro por exemplo ela mostra até se tem outro carro à frente do que estou vendo, usando dados do radar. No Brasil as pessoas não compreendem a necessidade porque não existem estes serviços e funçoes, então se torna apenas uma “multimídia” como dizem mesmo (só pra mostrar a música e um mapa do celular).

      • Guilherme Batista

        Realmente esses sistemas de alertas que tem nos paises europeus é sensacional.
        Lembro do primeiro carro que aluguei, um opel corsa 2010 que já tinha um sistema de infotainment, mesmo tendo sido o carro mais barato da locadora.
        O engraçado que eles queriam cobrar a mais pelo gps, ainda bem que recusei.

        Esse sistema por varias e varias vezes dava noticias sobre o tráfego e condições da estrada, além de adaptar a rota sempre que havia um congestionamento ou acidente.

      • Maycon Farias

        Esse Clio bonitão é baixo custo por lá? estou pasmo. Eu achava que ele era tipo um quase premium. Então a maioria desses carros que temos aqui seriam ultra baixo custo. Qual o valor dele em média?

        • Sino Weibo

          É só pegar as tabelas, msm preço de Corsa, Polo, Fiesta.

  • Maycon Farias

    Convenhamos que a ultima atualização do golf ficou muito estranha para não dizer feia.

    • Ricardo Blume

      Vou esperar para ver um ao vivo (se tivermos sorte) antes de dizer algo sobre o Golf 8, mas parece estranho sim.

      • Maycon Farias

        No google tem um total de zero fotos que você olha e sente atração.

  • fschulz84

    Outro ponto interessante é como o PUG 208 vem se dando bem por lá.

    • Peugeot 208 e Renault Clio deram um salto de qualidade no mundo.

  • vi.22

    Acredito q uma das razões e o fato do Golf não mudar o estilo, embora seja excelente, de geração em geração ele evolui mas não revoluciona, levando os compradores menos tradicionais buscar outras opções.
    A evolução e renovacao do Clio Ja foi mais nítida, modernizando mto além de se tornar maravilhoso.

  • Dudu Pimentel

    Comparação injusta, uma vez, que nem são concorrentes direto e este modelo Clio já existe a bem mais tempo que o atual Golf.
    Faria sentido comparar com VW Polo, esse sim concorrente do Clio!

    • Sino Weibo

      É pq o Golf é líder na Europa, não o Polo.

  • afonso200

    Pq no brazil nao tem cvt ou at nos motorrs 1.0 ?? Se japao e europa dispoem de tal item a 20 anos. (Lembra do hyundai Atos)

    • Cesar

      Preço

      • T1000

        será? e se iniciarem num valor para gerar escala, o custo, e por conseguinte, o preço não diminuiria?

        • Cesar

          Quem compra carro 1,0 normalmente procura por ser mais barato e caber no bolso.
          Você acha que esse povo toparia pagara mais R$ 5000,00 em um câmbio automático?

          • RO

            Já pagam em um câmbio manual, por que não em um automático?

        • RO

          Tem nem como falar em 1.0 automático por menos de R$56.000 ou R$57.000. Os manuais já custam na casa dos R$50.000. A não ser que façam algo bem ruim de equipamentos como são os Onix e Onix Plus 1.0T AT.

    • Gran RS 78

      O Picanto tinha, e tbm temos no Polo tsi e Onix turbo.

      • RO

        Ele citou carros com 1.0 aspirados, não turbos.

        • Gran RS 78

          O Picanto era 1.0 aspirado.

          • RO

            Sim. Só tô falando dos tubos mesmo.

      • Edson Fernandes

        O do Picanto é 4 marchas. Não CVT.

        • Gran RS 78

          Ele mencionou automático tbm e não somente cvt.

  • “… conseguiu lograr passar…”

    • Edson Fernandes

      Pensei o mesmo qdo li…rs

  • RicardoVW

    Só porque um é novo e outro está em transição, já já as coisas normalizam!

  • Ricardo Blume

    Enquanto isso no Brasil, nem um e nem outro.

  • Mauro Moraes

    É notória a queda das vendas do Golf ano após ano. Seu primo ID.3 é capaz de sepultá-lo. O hatch da VW precisaria se reinventar, ser mais ousado, quebrar velhos paradigmas. Coisa que a concorrência já vem fazendo.

    • th!nk.t4nk

      Todos os compactos vêm caindo em vendas, inclusive o Clio (que já chegou a vender 500 mil/ano e agora mal atinge 300 mil/ano). Isso tem mais a ver com a migração do consumidor europeu pra modelos de segmentos superiores, como o Tiguan (que passou de 100 mil/ano pra quase 300 mil/ano). Esse segmento todo tá em declínio e tenho até dúvidas se o ID.3 será capaz de revivê-lo. Pessoalmente aposto mais no ID.4, por ser um modelo mais versátil.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email