Asiáticos Mercado Veículos Comerciais

Mercado: Utilitário leve é destaque nas vendas das chinesas no Brasil

Mercado: Utilitário leve é destaque nas vendas das chinesas no Brasil

Com vendas na casa dos nove mil veículos este ano, as marcas chinesas vem ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional.


O destaque nas vendas das chinesas é o utilitário leve, utilizado para transportar pequenos volumes, cargas com 750 kg em média e passageiros.

Essas picapes e minivans comerciais geralmente possuem motor 1.0, o que lhes fornece um desempenho bom para a cidade.

Mercado: Utilitário leve é destaque nas vendas das chinesas no Brasil


Devido ao seu tamanho reduzido, tais veículos passaram a ser destaque no setor de serviços, onde podem atender locais com restrição para veículos maiores que um VUC.

Também devido ao preço baixo, os comerciais leves chineses conseguiram resgatar o sucesso que a antiga coreana Ásia Towner havia conquistado nos anos 90.

Mercado: Utilitário leve é destaque nas vendas das chinesas no Brasil

Ela voltou apenas no nome, mas continua sendo o mais vendido do segmento. CN Auto, Effa e Chana, se esforçam para colocar cada vez mais versões destes utilitários no mercado, sempre objetivando atender novos negócios dos consumidores.

Aliás, pequenos negócios foram abertos com a ajuda destes pequenos e versáteis veículos, indispensáveis para quem tem um orçamento baixo ou que não necessita de veículos maiores.

Mercado: Utilitário leve é destaque nas vendas das chinesas no Brasil

Em setembro, só os utilitários da marca Hafei – representada pela CN Auto e Effa – venderam 905 unidades, sendo, portanto, a marca chinesa mais vendida do país. Em 2010, 4.979 exemplares foram emplacados.

A Chana vem logo atrás, oferecendo uma linha completa de utilitários, que em breve estará maior com a chegada de uma van com motor 1.3 e preço em torno de R$34.000.

Mercado: Utilitário leve é destaque nas vendas das chinesas no Brasil

Com o aquecimento das vendas deste segmento, outra marca chinesa já vislumbra um aumento expressivo em suas vendas através dos utilitários leves, que no caso é a Chery.

A marca pretende vender uma linha de comerciais leves no país para ampliar o mercado. Na China, a montadora já dispõe de uma gama completa deste tipo de veículo.

Mercado: Utilitário leve é destaque nas vendas das chinesas no Brasil

Outra que deve chegar e entrar neste segmento é a DongFeng, associando-se a um representante nacional já estabelecido no mercado.

Com o crescimento dos negócios e a restrição para veículos de carga nos grandes centros urbanos do país, os utilitários leves chineses ganham um terreno muito fértil para plantar seus produtos.

Dessa vez, parece que a nova era “Towner” não deve se encerrar pela falência de apenas um fabricante, visto que existem dezenas deles na China e alguns já estão com olho grande no mercado nacional.

Agradecemos a Effa Osasco (VM Veículos) e a Auto Cham Santos (Chana e CN Auto) pela colaboração.

Mercado: Utilitário leve é destaque nas vendas das chinesas no Brasil
Nota média 4 de 1 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • AJPINHEIRO

    esses pequeninos são realmente uma mão na roda pra todo tipo de negócio…
    meu amigo tem na empresa dele 2 HR´s da hyundai. ele só se queixou da manutenção ser totalmente amarrada à concessionária, e disse que ainda desconfia de possíveis defeitos "programados", já que alguns defeitos só apareceram no modelo que ele comprou mais recentemente, e pouco tempo depois que ele mandou fazer a preventiva em um bom centro automotivo daqui…
    ele teve que mandar o carro pra concessionária pra ver o que era e cobraram uma mixaria qualquer pra dizer que era qualquer coisa desregulada…acho que é coisa de caô-a mesmo….

  • davi_auto

    que coisa horrível aquele da penúltima foto!!!!!

    • Meu, esses carros não são feitos para serem bonitos, e sim úteis e funcionais ao trabalho.
      Agora que eles são feios, ah, eles são e muito!

      • ccoala

        Vejam só, o da primeira foto tem farol de bloco elíptico! Coisa que muito carro caro daqui ainda não tem!

  • Rodrigo_losano

    muito bons esses chinesinhos mas fauta um motor mais forte pois levam cargas mas td bem senao eles pagam + impostos (e governo brasileiro) mas tai como diz a propagando ''venha ser o seu patrao ou algo parecido com isso…

  • nando_acf

    "fauta" aprender português também…

  • evotremex

    Bom, aí está uma prova que automóvel chinês não é descartável, já que esses carros de carga precisam ser resistentes pra aguentar o tranco não é mesmo?

    • franciscodebem

      Precisamente, como esse seguimento não é do maior interesse da AutoLatina, não se vê artigos pagos em revistas dizendo que o acabamento interno é "cheio de rebarbas" que você "da ré e desliga a luz do painel" e por aí vai

  • vynycyus

    TEM MUITAS PESSOAS COMPRANDO, E SÓ SE HOUVE ELOGIOS.

    • dudumarin

      esse "houve" que você usou, é no sentido de exisitir, e não de "ouvir" (elogios), "escutar" (elogios)… portanto, o correto é "e só se ouve elogios" :D

      • vynycyus

        ME DESCULPEM PELO ERRO RSRSRS…

      • Paulo_Ricardo

        se ele quis dizer no sentido de que só há elogios, está certo sim. pode ter um duplo sentdo aí, nem certo e nem errado.

        • Para o 'houve' estar correto não era para haver o pronome 'se' antes dele.

        • fudencio10

          Bah,tu quer tentar falar de português se tu não sabe nada,se não tivesse "se" ali,poderia se entender que só existe elogios.

          • Paulo_Ricardo

            cara, vc é um coitado mal amado q qr extravasar o eu ódio, rancor e frustração na internet. (todas as suas mensagens pra mim serão respondidas dessa maneira de agora em diante).

            e vc só diz isso pq o amigo aí de cima falou antes pq vc é burro e naum tem nem o ensino fundamental direito.

            • fudencio10

              Te decide guri,me chamo de analfabeto,mas ao menos vírgulas eu uso,diferente de ti,e eu postei junto com o cara,não depois,eu apenas postei uma opinião lá no outro tópico e tu começou a me atacar.

              • Paulo_Ricardo

                cara, vc é um coitado mal amado q qr extravasar o eu ódio, rancor e frustração na internet. (todas as suas mensagens pra mim serão respondidas dessa maneira de agora em diante).

                memória fraca vc hein?

                • fudencio10

                  É a idade,na tua idade eu não esquecia onde deixava meus brinquedos,mas hoje em dia com internet….

  • Paulo_Ricardo

    muito bonita essa nova towner

    se tivesse um motor mais fortinho dava até pra ter uma pra viajar (e se for confortável também né)

    • DCald

      E ainda dá pra fazer "RL"… hehehe

  • Obvio, preço baixo para quem quer montar seu próprio negócio é o melhor chamativo que tem. Depois que se paga o bem adquirido, o resto é só lucro, mesmo que venha a dar algum problema extraordinário, o retorno do capital é rápido.

  • _Hofmann_

    "a chana vem logo atrás" eita nóis…

    esses utilitários são muito interessantes nas cidades, principalmente em locais onde o tráfego de caminhões é restrito, como alguns lugares da cidade de SP e o hipercentro de BH. mas eu não compraria uma picapinha chinesa com motor 1.0, mas sim um kia bongo ou um hyundai hr, muito mais carro, e mais caro também.

  • LuisRenatoJoia

    Tó cansado de ver essas vans!E vende muito.

  • Rochahofman

    é isso ai a effa ta indo muito bem nesse segmento de automoveis

  • Jailton

    Poderiam produzir uma matéria relacionado a língua Portuguesa correto, assim as gazelas poderiam se degladiar. rsss

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email