Mercedes-AMG C 43 4MATIC tem turbo elétrico e 408 cv

mercedes amg c 43 1

O Mercedes-AMG C 43 4MATIC chegou ao mercado europeu com mudanças relacionadas com a eletrificação forçada que ocorre no continente.


O sedã esportivo da marca alemã agora é micro-híbrido e tira o V6 anteriormente presente em prol de um quatro cilindros 2.0, mas este não é um qualquer…

Trata-se do M139, conhecido por ter 421 cavalos no Mercedes-AMG A 45 S, mas no Mercedes-AMG C 43 4MATIC, ele se apresenta de outra forma.

mercedes amg c 43 2

Antes, porém, ele é designado como M139I e isso é estranho no universo da Mercedes, já que a marca possui duas designações para cada motor em relação à posição dele, no carro.

Assim, o “I” significa que o propulsor é colocado em longitudinal e no C 43 4MATIC, entrega 408 cavalos a 6.750 rpm e com 50,8 kgfm a 5.000 rpm.

Com potência menor que o A 45 S, o C 43 tem como diferencial um turbocompressor elétrico, que é alimentado também pelo alternador/motor de partida.

mercedes amg c 43 3

Este adiciona 14 cavalos em overboost e faz com que o C 43 alcance 422 cavalos, superando o A 45 S por margem pequeníssima.

Tendo transmissão de dupla embreagem AMG Speedshift MCT de nove marchas e a devida tração nas quatro rodas, o Mercedes-AMG C 43 4MATIC vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e com final de 250 km/h.

Com o AMG Driver’s Packageo C 43 faz o mesmo em 4,5 segundos e com final de 265 km/h.

mercedes amg c 43 4

Tendo sistema elétrico de 48 volts, o Mercedes-AMG C 43 4MATIC tem consumo médio de 12 km/l.

O esportivo da AMG traz ainda suspensão adaptativa AMG Ride Control e eixo traseiro direcional, que permite curvas mais bem apertadas em alta velocidade.

mercedes amg c 43 5

Acima do C 43, há o novo C 63 com proposta híbrida plug-in e seus 640 cavalos.

Apesar do motor pequeno, o Mercedes-AMG C 43 4MATIC é uma proposta interessante, tendo quatro saídas de escape, belas rodas esportivas, acabamento interno em Artico, painel com fibra de carbono e discos de freios aumentados para 370 mm na frente.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.