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Mercedes-AMG CLS 53, E 53 Coupé e E 53 Cabrio ganham propulsor híbrido e compressor elétrico

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A Daimler revela no Salão de Detroit três modelos da Mercedes-AMG na versão 53, que chama atenção pela propulsão híbrida de alta performance. O trio esportivo, representado pelos modelos CLS 53, E 53 Coupé e E 53 Cabrio, vem com o novo motor de seis cilindros em linha 3.0 M256  com turbocompressor movido pelos gases de escape.



No entanto, o propulsor da Daimler vem também com um compressor elétrico integrado, que permite eliminar o turbo lag em baixas rotações, quando não há força suficiente para acionar o turbo. De acordo com a Mercedes-AMG, essa tecnologia garante aceleração com resposta ao acelerador praticamente instantânea.

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O compressor extra do M256 é integrado ao sistema elétrico de 48 volts, que utiliza bateria de lítio e recuperação de energia para tornar a condução mais eficiente e garantir energia em tempo integral para o turbo elétrico e outros dispositivos. O centro desse complexo sistema elétrico é o EQ-Boost. Trata-se de um alternador/gerador que produz 22 cv e 25,5 kgfm, permitindo assim essa reciclagem energética.

Desacelerações e frenagens são inteiramente aproveitadas para acumular energia para ser utilizada posteriormente nas saídas ou na manutenção da velocidade, reduzindo a carga sobre o motor e, consequentemente, o consumo. Embora não seja utilizado nas saídas, o EQ-Boost elimina a necessidade de um sistema Start&Stop, já que religa o propulsor. No entanto, sua potência e torque só são acrescentados ao M256 em alta performance, sendo que este último entrega 441 cv e 52,9 kgfm.

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O interessante desse conjunto é que o propulsor M256 usado no trio não é um produto exclusivo da AMG. O motor de seis cilindros em linha é o mesmo usado nas versões normais, sendo apenas preparado pela divisão de alta performance da Daimler. Além disso, essa versão AMG 53 só está disponível com tração integral 4Matic+ com opção de tração 100% traseira, mas sua transmissão não é de dupla embreagem, mas automática com conversor de torque e nove velocidades.

Com esse câmbio 9G-Tronic – não tão rápido quanto o de dupla embreagem – os Mercedes-AMG CLS 53, E 53 Coupé e E 53 Cabrio vão de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e são limitados a 250 km/h. Os bólidos são equipados com o controle dinâmico de chassi, bem como suspensão pneumática adaptativa e modos de condução. Os modelos são equipados com rodas de liga leve aro 20 polegadas freios de aço de alta resistência, lembrando que o “53” ainda é um intermediário entre as versões comuns e a topo de linha “63”, que tem motor V8 5.5 Biturbo com 557 cv.

Mercedes-Benz AMG CLS 53, E 53 Coupé e E 53 Cabriolet 2018 – Galeria de fotos

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  • th!nk.t4nk

    O sistema de 48V (AKA mild-hybrid) veio pra ficar mesmo. O próximo passo é trazer pros modelos mais acessíveis. Com o ganho em escala de produção, vai ser importante como tecnologia-ponte até a eletrificação ganhar força.

    • TijucaBH

      Acho que antes da eletrificação em massa, passaremos por modelos híbridos. Uma possibilidade é colocar o motor à combustao como gerador, assim como locomotivas, pois assim eles podem trabalhar com carga quase constante alimentando motor eletrico e o excedente vai pra bateria. A hora que voce precusar de maior potencia, que o gerador nao dê cinta, utiliza a bateria pra auxiliar…
      Fico feliz em saber que estamos evoluindo, pois por quase um século, ootor mudou muito pouco. Melhoramos injeção e outros itens mas o princípio ainda continua o mesmo!

  • Luís Paulo

    Não que seja lindo o carro mas que janela espia estranha desse E53 Coupe!!
    Parece algo ‘gambiarrado’!!!

  • Lucasss

    To começando a gostar da nova CLS, vendo fotos com outros olhos, pqp, que carro lindo, capô grande, chamativo, bem desenhado! E esse motor deve ser um tesão acelerar, resposta instantânea é algo convidativo!

    Em relação à versão 63 AMG, é certo? Outro dia li que não haveria essa motorização na nova CLS pra não ”matar” as vendas da nova E63, porém, creio eu que este não seja o motivo, até porque são carros com propostas diferentes (sedã e cupê)
    Acho muito mais plausível que o motivo seja a nova AMG GT4, o famoso sedã cupê ao estilo Panamera. Este sim com a mesma proposta da CLS.

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