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Mercedes-AMG GT4, o anti-Panamera

Mercedes-AMG GT4, o anti-Panamera

Em Genebra, a Daimler expõe o Mercedes-AMG GT4, que podemos chamar de anti-Panamera. O bólido germânico de alta performance chega à mostra suíça exibindo músculos e mandando um recado para a Porsche. A briga entre os dois promete ser monumental e, para começar, o novo carro da divisão de força da Mercedes exibe não um e nem dois, mas três configurações de propulsor, todas focadas em oferecer carga de cavalaria digna das maiores batalhas medievais.


A primeira das três é a versão GT 53 4MATIC+, que oferece um propulsor V6 3.0 Biturbo. Nesse caso, a potência do motor a gasolina é de 435 cavalos, sendo que o mesmo emprega um turbocompressor elétrico para baixas rotações e outro normal com força através dos gases de escape. Assim, a AMG elimina o temível turbo lag no esportivo.

Mercedes-AMG GT4, o anti-Panamera

Mas, além disso, o Mercedes-AMG GT 53 4MATIC+ dispõe ainda de um segundo motor, elétrico, que oferece 22 cavalos e 25,3 kgfm. Com tudo isso, a opção mais “frugal” do cupê quatro portas da Daimler vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e tem máxima de 285 km/h, sem limitador de velocidade.


Se essa é a linha de frente, o Mercedes-AMG GT4 reserva a infantaria com a GT 63 4MATIC+, que traz o V8 4.0 Biturbo de 585 ginetes prontos para fazer o tércio espanhol ficar com inveja. Com eles vem uma força de 81,2 kgfm. De posse disso, o GT4 parte da imobilidade até os 100 km/h em apenas 3,4 segundos e com velocidade máxima de 310 km/h.

Mercedes-AMG GT4, o anti-Panamera

Por fim, a AMG reservou a cavalaria em definitivo para a GT 63 S 4MATIC+. Aí, o superesportivo da Mercedes põe em campo 639 catafractos com um torque de 91,4 kgfm. Nesse caso, o tempo cai e ele “voa” de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, atingindo velocidade final de 315 km/h. Mas não é somente isso, o AMG GT4 vem também com outros itens para fazer a diferença na batalha com o Panamera.

O V8 4.0 Biturbo, por exemplo, dispõe de um sistema de desligamento de cilindros para ficar mais econômico no modo Comfort. No AMG GT 53 4MATIC+, a suspensão é por molas helicoidais, mas possui amortecedores adaptativos e opção de rodas traseiras direcionais. Além disso, traz uma transmissão de dupla embreagem AMG Speedshift 9G-DCT com nove marchas.

Mercedes-AMG GT4, o anti-Panamera

No caso dos AMG GT 63 e 63 S, a suspensão é pneumática adaptativa, que vem ainda com rodas traseiras direcionais de série. Já a transmissão é a Speedshift 9G-MCT com gerenciamento eletrônico para os modos de condução. A tração é evidentemente integral com distribuição de força entre os eixos e melhor controle de torque vetorial em curvas, mas no AMG GT 63 S, há o modo Drift, que permite 100% da energia nas rodas traseiras, para realmente fritar os pneus nas curvas.

Por fora, o AMG GT4 é musculoso, fluído e bem expressivo, embora sem exageros. O cupê com quatro portas segue a linha de estilo da AMG e mantém as linhas bem limpas, favorecendo muito a aerodinâmica. Rodas enormes, bocas grandes no para-choque frontal e quatro escapes no traseiro resumem bem o visual, que ainda possui faróis e lanternas até certo ponto comedidos em estética. Um spoiler retrátil faz parte do pacote também.

Mercedes-AMG GT4, o anti-Panamera

Por dentro, o alemão exibe um ambiente para impressionar, correspondendo exatamente ao que se espera de sua performance. Com duas telas de 12,3 polegadas no painel, a proposta no AMG GT4 é bem diferente daquela dos Classe E e S, por exemplo. Nas pistas, instrumentação e multimídia servem apenas para manter o controle do bólido, com apresentação personalizada dos sistemas do carro durante a condução.

O painel tem couro costurado na parte superior, fibra de carbono na área central – onde ficam os quatro difusores centrais – e tem ainda um vistoso volante esportivo em alumínio, Alcantara e fibra de carbono. As portas também possuem bastante fibra, couro e costuras amarelas. No GT 53 4MATIC+, o ambiente é mais sóbrio e luxuoso.

Mercedes-AMG GT4, o anti-Panamera

O console central é para fazer os olhos brilharem com seu acabamento prateados e diversos comandos, incluindo uma alavanca de marchas em estilo manche, para ser usada muito pouco, já que a direção ostenta os paddle shifts de alumínio. Há também touchpad e mais fibra de carbono. Os bancos são muito envolventes na frente e um pouco menos atrás, mas o espaço atrás parece bom. E é assim que o AMG GT4 se aprontou para encontrar o Porsche Panamera na “pista de combate”. Quem será que ganha?

Mercedes-AMG GT4 – Galeria de fotos

 

Mercedes-AMG GT4, o anti-Panamera
Este texto lhe foi útil??

  • Ricardo

    Inclusive é cópia do design!

    • Pablo Henrique

      CLS mandou um abraço desde 2003!

  • Pablo Henrique

    Lindíssimo

    • Falou tudo

    • Ⓜ️arcelo

      Tirando o farol de ix-35!

  • Hoffmann

    E o Volks Panamera foi humilhado com sucesso.

  • Filipo

    Gosto não se discute, mas achei feio.
    Panamera é muito mais belo e harmônico.

    • Gilberto Silva

      Concordo! Também achei feio, o Panamera está em outro nível.

    • Dario Lemos

      Acho que a frente não tem nada de Mercedes e a traseira bem inspirada no Panamera, mas isso já está virando “lugar comum”; falta criatividade aos designers das marcas em fazerem modelos diferenciados uns dos outros.

    • Lucas

      Também não curti muito, esperava mais desse carro.

  • Jorge Osório Cortese Magalhães

    Ainda fico com o Panamera! Bem… ficaria, né? rsrsrsrs

  • Lucas086

    Essa nova frente dos Mercedes, sei não hein… tirando isso, cheio de requuuuuuuinte

  • Lucasss

    É oficial, o interior mais lindo das MB. A junção do cockipit da AMG GT com as duas telas do resto da linha.

    Lembrando que tem vídeo da nova E63s original fazendo o 0-100 em 2.7 segundos, é um ABSURDO, coisa inimaginável pra um carro desse porte, agora imagina esse motor da GT4.

    • oloko

      Isso é 0.7 segundos a menos que o informado pela mercedes… certeza que é original? Pode ser que estivesse com pneus slick ou algo assim…

      • Lucasss

        Sim, é de um Youtuber gringo, foram duas puxadas com o carro, em ambas as medições, pelo Vbox, o carro marcou 2.7.

        É difícil de acreditar realmente, mas eu não duvido, principalmente porque eu já vi um outro vídeo de outra E63 marcando 2.9

        E em relação aos pneus, não acho que sejam slicks. O Launch Control dela é insano mesmo, são raros os carros que levantam tanto a frente, quase levantando voo hahaha

        • Aguiar Romero

          No vídeo da E63 S sedan de 2.7 ele estava usando pneus michelin pilot sport cup. Por isso baixou um pouquinho mais, fora que o controle de largada e tração dessa MB são insanos.

  • Salim Mahmood

    esse carro tem um desenho muito desencandeado nao tem harmonia Porsche e mais requintado

    • zebedeu

      Só gostei da parte interna dianteira. De resto Panamera é muito mais belo, inclusive para quem vai no banco traseiro!

  • Tudo isso para sua mulher dizer: “está rápido, bem, diminua a velocidade”…

    • ObservadorCWB

      Hahaha…ao mesmo tempo que segura na porta, no apoio de mão do teto …ou melhor “se pendura”….kkkkk Enquanto os filhos estão numa boa ou até querendo mais……kkkk

      • Detalhe: esse carro não tem “pqp”, logo vai ser difícil achar algo no que segurar… rs…

        • Edson Fernandes

          Até porque… o que esses bancos devem segurar… deve ser maravilhoso.

          Agora… não é um carro para curtiruma viagem com a mulher medrosa né? rsrs

  • Adriano Cardoso

    Na boa, pra mim esta é a pior fase da mercedes benz.

  • Mauro Banqueiro

    Não são só os chineses e as máquinas xerox que fazem cópias… Panamera fica tranquilo, você continua intocável. Não vou admirar se me disserem que a Mercedes benz trocou de CEO.

  • PEDAORM

    Ainda fico com a Panamera, mas gostei do modelo (Sem o aerofólio).

  • ObservadorCWB

    Pelo menos os engenheiros descobriram como colocar a CMM….. onde está o figura aqui do NA que sempre defendeu o indefensável ? Aquela porcaria de “jogar a CMM” no painel ?

    • El Gato Negro

      O famoso “GPS Foston” da Mercedes… É inconcebível aquela m&rd@ no painel. E olha que sou fanboy da marca.

  • FocusMan

    mas ficou muito igual ao Panamera, chega a ser uma cópia descarada!

  • leitor

    Lindão o carro. Só que a comparação estraga legal. Quem quer Panamera quer Porsche e isso não é apenas pelo que o carro oferece, tem uma questão de história e de apego do cliente com a marca. A Porsche tem a dela e a MB também tem, uma não tira da outra assim. Se for falar de concorrência com Panamera já sai no rastro e mesmo que passe fica sem identidade. Duvido que a Porsche cite essa MB GT4 em seus anúncios. Quem tem moral, respeito pelo que faz e estilo próprio não faz isso porque sabe do valor imaterial que construiu.
    Sabe quais são os maiores concorrentes do 911 Carrera? O Boxster e o Cayman. Depois os outros que também são muito bons e não deixam a desejar.
    Mas falando dessa MB GT4, simplesmente linda! Fenomenal! Tudo que o artigo diz.

  • Acho legal o design geral. Mas esses cintos amarelos…

  • Ainnem Agon

    Pode pôr o Kia Stinger aí na briga também: 0-100 em 4,6s e ganhou dinamicamente do BMW 6 Gran Coupé: https://www.youtube.com/watch?v=sPD1joDOlLo

  • oloko

    Só esperando a audi mostrar o RS7 pro pau quebrar!!

  • Raul Cotrim de Mattos

    Carros da Mercedes sempre vão passar uma imagem de carro de luxo, mesmo que seja um modelo esportivo, enquanto um porsche sempre passará a imagem de um esportivo nato, mesmo que seja um cayenne ou macan… acho q muita gente que compra esse tipo de carro pensa dessa forma e vai preferir um Porsche.

  • Ricardo Gasparino

    A Mercedes fez um Porsche melhor que a Porsche,

  • Lucas

    Posso não ter achado o exterior dos mais bonitos, mas o interior está bem legal. Fora esse cofre sensacional como em todos os Mercedes, obra prima da engenharia…se eu tivesse um, deixaria o capô aberto para apreciar sempre que desse.

  • nightwishjp

    Uma batalha épica entre os dois, literalmente.

  • pedro

    Esses faróis mais simples nos novos MB achei que não fica legal. Parece que está havendo uma tendência a essa simplificação.

  • Dii Nascimento

    Esse desenho atual da Mercedes na parte traseira de seus carros , me desculpa ! Mas está matando seus carros .

  • ALVIN_1982

    Parece um mouse… mas tá linda essa MB…

  • Ricardo Blume

    Parecido ou não com o Panamera eu não me importo. Ficou lindo! Só acho que sem o aerofólio traseiro ficou melhor esteticamente.

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