BMW Citroen Hatches Mercedes Benz

Mercedes-Benz A200 x BMW 118i x Citroen DS4 – Quanto custa depois de comprá-los

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Disposto a entrar no segmento dos hatches premium iniciei uma empreitada de pesquisas em sites, revistas e concessionárias. Escolhi os três modelos abaixo para me aprofundar nas informações pois detalhes e custos do A3 ainda não estavam disponíveis e o V40 já inicia com valores bem acima dos R$ 110 mil.



Alguns equipamentos não foram destacados devido a constarem em todos os modelos. A pesquisa foi dividida em 3 etapas: informações técnicas/equipamentos em tabela comparativa, custo de cesta de peças e custo de revisões:

Comparativo (informações técnicas/equipamentos)

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Cesta de peças

Valores obtidos em revistas especializadas e consulta ao setor de peças de concessionárias.

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Planos de revisões até 30.000 km

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Por Flávio Mendonca

  • AmmmmmP

    Revisão por volta de 15mkm por quase 2 mil reais, pode, Evaristo????

    #que deselegante Mercedes e BMW

    E em contrapartida, cobrar 100 mil reais num Citroen hatch com manutenção tão em conta…. é incoerente.

    • Rafael

      Revisão de 2k vc achou caro? Eu não, pois é uma BMW, um carro Premium.

      Amiga minha com um Punto com 50mil km e com vazamento de óleo nas juntas, foi na concessionária e pagou 2.2k na manutenção, quem é caro?

      • tchones

        Nossa, quanta raiva num tópico só!!!

      • dougkmt

        Concordo com vc, não é por que é Premium que o valor "tem" que ser tão discrepante. Mas pega mais leve com a resposta, rs.

      • Gustavo73

        Ela não pagou 2.2 mil em uma revisão. Ela pagou no concerto do motor…

      • Eu ia apenas te dar uma advertência por conta das 3 ofensas que você fez neste único comentário, mas aí entrei em sua página do Intense Debate e vi que esse é seu estilo de comentário, sempre ofendendo os outros. Está banido.

      • Daniel

        se vc pensar que na Europa essa BMW é considerada da categoria do GOLF… seja no nivel de acabamento / opcionais…

        no segmento de hatches comapctos.. de premium nao tem nada, só a marca p brasileiro bobo ver….

        • RafaAllegretti

          Exato, já vi um vídeo do Top Gear fazendo comparação do Golf com a Série 1.

      • Diogo

        Agora a 118i é premium?? Piada né.

        • dougkmt

          O que é Premium pra vc? Pode citar exemplos de Hatches Médios Premium?

          • Pedro_Rocha

            O premium de verdade não são esses modelos de entrada. Na Mercedes, por exemplo, Premium com P maiúsculo só da Classe E para cima.

            • dougkmt

              Até entendo o seu ponto de vista, Pedro. Mas eu queria uma lista de Hatches Médios Premium, para comparar com a minha. Ao contrário de muitos, eu não acho que o preço do carro seja estritamente relacionado ao seu tamanho ou tipo de carroceria, por isso acho que um carro de 4,3m pode custar mais que um de 5m.

              É claro que existe toda a questão do mercado e categorização dos modelos para passar uma imagem de luxo e maior valor agregado, o que às vezes não acontece. Mas a minha opinião, isenta das categorizações pré-estabelecidas, é que Hatches Médios Premium são, por exemplo, A3, A200 e 118i, cujos valores passam dos R$ 100.000, sem citar o acabamento interior, tecnologias modernas como Start/Stop, câmbios com 8 marchas ou automatizados com dupla embreagem com 7 marchas, etc; características incomuns nos Hatches Médios na faixa de R$ 50.000 a R$ 70.000.

    • Marolao

      Fiquei até curioso… O que diabos fazem no carro pra chegar nesse valor tão alto?! Credo!

      • dougkmt

        Faz parte da "grife" pagar mais caro também nas revisões. É o custo de se ter um carro Premium, afinal não é somente o valor da compra. Tem que PODER manter, rs.

        Eu, por exemplo, sonho com o A200, mas o alto custo das revisões, garantia de apenas 2 anos, e alto custo da cesta de peças já me faz optar por um modelo não Premium… Isso que a matéria nem contabilizou o seguro, que com certeza será mais caro que um Hatch Médio Normal.

        • Cristiano_RJ

          Vai de Golf VII TSI! ;)

          PS. A QR acaba de comprar um A200 para a frota do Longa Duração. Será interessante, porque saberemos quanto realmente custa mantê-lo, como é a convivência com ele, sua desvalorização…

          • dougkmt

            Nem me fala. Eu tinha parado de comprar a QR, mas quando vi coincidentemente a capa desse mês tive que voltar a comprar. E vou continuar comprando até acabar esse Longa Duração, rs. Quero ver na prática como será esse pós-venda e a qualidade de construção desse carro. Vamos ver se justifica pagar tão caro assim – e já to achando que não.

            • Pedro_Rocha

              Também cogitei comprar um carro premium e esbarrei nessas incertezas e em algumas certezas também, como a pequena rede de css. Atualmente, prefiro comprar um médio TOP ou um sedã médio-grande a comprar um carro premium.

              Hoje, compraria um 508 mas não compraria um Merça CLS.

    • Roberto

      Rapaz, não fala besteira. Não é um mero Citroen, é da linha DS, feita para competir com essas marcas premium. E para quem não se preocupa com emblema, e sim, conteúdo e custo-benefício, é muito mais vantagem comprar o DS4. Basta ver o comparativo de equipamentos. Ah, e o motor THP já ganhou 6 prêmios na Europa.

      • rsc_dhc

        e jah tem caixa do THP dando pau….essa eh a diferenca da BMW e da MB

        • dougkmt

          Por favor, tem referências para consulta? Quero ver os detalhes do problema.

          • rsc_dhc

            para achar os problemas na internet eh soh digitar no google "Mini Cooper S auto transmission problems"

            o problemas NORMALMENTE eh esse: "transmission would slip between 2nd, 3rd and 4th gear."

            um topico pra quem tiver paciencia pra ler inteiro: http://www.northamericanmotoring.com/forums/stock

        • Cristiano_RJ

          Diferença da BMW? Por favor, então me explica a matéria abaixo:

          "Sinais de Fumaça
          Donos de BMW 120i e 320i reclamam de falhas no motor, alto consumo de óleo e excesso de emissões

          (…) o 320i 2008 da advogada Carolina Antunes (…) que o motor, que tem 60.000 km, apresentava engasgos nas trocas de marcha e que a luz de alerta do óleo acendia a toda hora (…) "a cada 400 km colocava 1 litro de óleo (…) no fim gastei mais de R$ 6.000 para retificar o motor. A autorizada dizia que não sabia o que era" (…)

          (…) os donos ainda reclamam do excesso de fumaça, como relata (…) Marco Antonio Andrade, dono de um 320i 2007 com 59.000 km. "Não podia parar mais de 2 min no sinal que a fumaça cobria o carro. Sem falar de falta de potência nas saídas e alto consumo de gasolina". Marco diz que teve de retificar o motor, o que lhe custará R$ 7.500". (…)

          Segundo Herbert Pinho, dono da Alpina, oficina especializada em BMW (…) já atendeu em sua oficina 15 casos como esses e o conserto sai por R$ 7.000"

          Fonte: Revista Quatro Rodas n° 639

        • Viníciusk

          Como falam mal dessa caixa.

          Agora: é verdade isso, ou é mais uma "lenda urbana" automotiva? Não gosto desses "dizem isto, falam aquilo"…

      • Marcelo_Machado

        Por sinal o motor é o mesmo da BMW. É o Prince desenvolvido em conjunto BMW/PSA, só existe diferença de regulagem para ter cavalaria diferente entre os modelos.

        • AmmmmmP

          Exato… é o mesmo motor no Mini, também.

        • Cristiano_RJ

          É que o preconceito é tão grande que se o mesmo motor de um BMW entrar no cofre de um modelo francês, ele passa a quebrar por qualquer coisa.

        • rsc_dhc

          exatamente….para achar os problemas na internet eh soh digitar no google "Mini Cooper S auto transmission problems"

          o problemas NORMALMENTE eh esse: "transmission would slip between 2nd, 3rd and 4th gear."

          um topico pra quem tiver paciencia pra ler inteiro: http://www.northamericanmotoring.com/forums/stock

          PS: Sei q a Mini eh da BMW…mas soh pra curiosidade nessa pesquisa entra a marca MINI e nao BMW na terceira colocacao de MENOS confiaveis: http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/seguranc

      • paulo

        Filho esse motor THP e da bmw e o mesmo da 118 e dos mini cooper S só que com regulagem diferenciada, mais não deixa de ser motor Germânico compartilhado com a PSA,
        quem ganhou 6 Prêmios na Europa foi a BMW pois esse motor e deles.

    • Leandro1978

      Não entendi a última frase. MB e BMW, por custarem mais de R$ 100 mil, podem cobrar caro pela revisão. A Citroen, cobrando R$ 100 mil no seu modelo, não pode ter manutenção "barata"?

      • ricardobc2

        O motor do ds4 e 118i é o msm! So muda a configuracao.

      • AmmmmmP

        Não poderia ter manutenção barata, não, porque distoa da concorrência na qual ele, o Citroen DS, se propôs estar. Os três são europeus, os três vêm no mesmo navio para economizar no frete… e para piorar, o motor THP do DS é feito em parceria com a BMW.

        Ou seja, fica evidente a mentira da "manutenção de grife" em algum dos três. Os dois primeiros ou extrapolam na revisão devido a garantia curta OU a Citroen extrapola no preço, muito alto para uma carro tão barato de manter ( e para ser fabricado, consequentemente).

        • EuMeSmObYmYsElF

          na minha opinião, a BMW que extrapola no preço das peças do motor, já que é o mesmo motor do DS4..

        • Cristiano_RJ

          A mentira da manutenção de griife, na verdade, não fica só na manutenção. Está em todos os detalhes, desde o preço de compra, até o preço dos opcionais, passando pelo preço dos acessórios. O MB A200 não vem com um reles SENSOR de RÉ!!!! (:o) Imagina só quanto o cidadão pagará por um instalado na própria autorizada? E o novo A3? Em que um opcional formado por multimídia + GPS custa R$ 10.000!!!! Acho que lá deve ter até o mapa de Marte e Titan para ser tão caro (o.0)

          A verdade é que no Brasil, o preço das coisas está diretamente relacionado ao poder de compra do consumidor ao qual o produto se destina. Não ao seu custo de produção em si ou a uma margem de lucro aceitável e civilizada.

          • Viníciusk

            "Acho que lá deve ter até o mapa de Marte e Titan…"

            kkkkkkk ri muito com essa aí. Mas é verdade. Um verdadeiro roubo esse preço!! Eu não sabia que tavam cobrando tanto assim!

    • Igor

      Quem tem dinheiro para BMW ou Mercedes Obviamente Tem 2 mil reais para um revisão

      • Cristiano_RJ

        Sua afirmação só confirma o que postei acima. O pensamento tacanho do empresariado brasileiro é exatamente este que você exprimiu: "se podem pagar, vou cobrar". E daí, operam com margens de lucro maior do que tráfico de drogas.

    • mgbalbo

      Cade o audi concorrente, produção ?

      • ocduarte

        "Escolhi os três modelos abaixo para me aprofundar nas informações pois detalhes e custos do A3 ainda não estavam disponíveis e o V40 já inicia com valores bem acima dos R$ 110 mil." Tá no texto da matéria.

        • mgbalbo

          Verdade, mas faltou um jornalismo investigativo aí haha

    • Biguia

      Na verdade, a cesta de peças pode ficar ainda mais em conta a favor do Citroen, pois, itens como: farol, lanterna e retrovisores podem ser cobertos pelo seguro do carro, necessitando para a troca, apenas o pagamento da franquia da peça.

  • BlueGopher

    Coisa que muita gente esquece.
    Carro não é só comprar, hoje em dia com os financiamentos disponíveis, isto é fácil.
    O duro é manter a aquisição.
    E os alemães baixaram o preço dos carros, com isto empolgam os interessados, mas recuperam depois o lucro na manutenção.

    • Fabio D.

      Trabalho em uma empresa que possui BMW 320i 2011 como frota para os diretores executivos e tomei um susto quando vi o custo da revisão de cada caranga dessas. Bicho, como é caro!!!!! Sem contar que são blindados, ou seja, precisa de revisão de blindagem e mais atenção na suspensão. Tenso!

  • RicRB

    Depois, as marcas Francesas, que tem manutenção cara e deveras repetida em fóruns de discussão pela internet!! rsrs
    Falando sério… realmente o custo é alto, principalmente Bmw e Mercedes!!
    Veremos, se com a Fábrica da Bmw em Santa Catarina (Araquari) tenha uma redução nesses custo das peças e a Mercedes volte a fabricar a nova Classe A por aqui… quem sabe assim, esses valores ficam menos assustadores!!
    Obs: muito bacana esse compativo, que tenha mais neste estilo!! ;)

    • diogo_rs6

      Depende, a manutenção do antigo A3 e do Classe A era barata quando foram nacionais?

      • thales_sr

        A do A3 era relativmente barata, mas não sei em concessionária…

        • radiobrasilcombr

          É que o A3 era "quase" um Golf né…. por isso facilitou muito $$

    • TecoPadaratz

      Falando sério: Comparar Mercedes e BMW com Citroen é fod@……….

      Duvido, mas duvido muito que andar com o citroen te dá mais prazer do que dirigir bmw e mercedes.

      • eduardo

        Tenho um Renault Fluence Privilege , dirigi um 325i 2011 , sinceramente para o dia a dia o meu carro é muito mais confortavel e o desempenho da 325i por ter 200 e poucos cavalos imaginava que seria muito melhor que o do meu carro, o que posso dizer é que é pouca coisa melhor.

        • BMW não é referência de conforto, Eduardo, seus modelos sempre foram mais duros e voltados para a esportividade. Já o desempenho da 325 não é apenas pouca coisa melhor que do seu carro não, é claro que não tem toda aquela eficiência dos modelos mais novos das marcas alemãs, com turbo, câmbio de dupla embreagem e tal, mas este modelo anda muito bem mesmo assim.

        • MTH_BLago

          Eu acho que a diferença em perceber o desempenho bastante superior de uma 325i comparado a um Fluence estava na peça localizada entre o banco e o volante…

          • Pedro_Rocha

            Por dia a dia entendo trânsito urbano; nesse caso a 325i não mostrou do que é capaz.

      • As comparações são feitas por causa do segmento, preço e consumidores que compram esses carros.

        • SyncBomb

          Gostei do post, muito interessante, pra ficar perfeito só faltou o seguro! Eber favor incentivar este tipo de comparativo! valeu!

        • Pedro_Rocha

          Ratificando o comentário do RicRB, essa avaliação ficou muito interessante. O NA poderia fazer comparativos semelhantes com outros modelos de "andares superiores" por serem mais inacessíveis financeiramente e mais difíceis para conversar com donos.

          Faço até uma sugestão para comparativo de médio-grandes: Fusion, 508, Optima, Sonata e porquê não um MG.

      • Cristiano_RJ

        Esse argumento não justifica os preços absurdos que são cobrados para mante-los.

      • RafaAllegretti

        Linha DS é completamente diferenciada, vai por mim.

    • Leandro1978

      E em relação aos modelos mais em conta, é o mesmo? O custo de manutenção de um C3 e/ou C4 são menos caros que seus concorrentes diretos (não sei, é dúvida mesmo)?

    • Cristiano_RJ

      RicRB, o preço de manutenção não irá cair por um motivo simples e que eu postei mais acima e repito agora: "no Brasil, o preço das coisas está diretamente relacionado ao poder de compra do consumidor ao qual o produto se destina. Não ao seu custo de produção em si ou a uma margem de lucro aceitável e civilizada. "

      Ou seja, ainda que o custo das peças caia, os concessionários aproveitarão para aumentar suas margens de lucro, simplesmente porque eles sabem que o cliente que curcula em sua rede pode pagar. Então, eles se aproveitam para lucrar com margens criminosas, não vistas em outros países.

  • matheus

    Calcule o preço estimado da revenda depois de 3 anos, consumo e o seguro. São dados interessantes.

    • Leandro1978

      Pois é, alguns só levam em conta o preço de compre e equipamentos, mas não levam em consideração os demais, que também pesam. Algumas vezes, aquele menos caro, acaba sendo mais caro de se manter que o que tinha preço mais alto. Muito tempo atrás, um colega fez uma pesquisa semelhante, mas com os médios na época (Vectra, Megane, Civic, etc), lembro que fiz umas contas, considerando aspectos, como revisão, manutenção, revenda, e a diferença do Civic e Corolla para os demais, acabava caindo bastante. Obviamente que agora está desatualizada. Seria interessante alguém fazer algo semelhante com os modelos atuais…

  • Rods

    No apagar das luzes o DS4 é melhor na média dos equipamentos e na manutenção. Só o câmbio que sai perdendo… Gostaria de saber como essas 7 e 8 marchas funcionam… Devem favorecer a economia.

    Mercedes e Bmw cobram muito pelo logotipo. As Cc's tem que ganhar o delas também, e cobram caro por isso. Pois o perfil de quem compra esses carros, são de pessoas que ganham bem. Mas tem que ver também, o que é trocado nessas revisões. Pode ser que as duas troquem peças que no DS4 não são trocadas…

    Bom comparativo, mas faltou essas informação.

    Com relação a compra de um usado dessas duas marcas… Será que da pra confiar que TODAS as revisões foram feitas pelo dono?!

    Na minha "época" o que tinha de playboy de A3 T que não tava nem aí ou não podia pagar as revisões não tá no gibi….

  • Filipe_GTS

    BMW e Mercedes não é brincadeira pra manter, não!

    • Zammak

      Vc acha peça em qualquer esquina. O problema é pagar…..

      • dudupruvinelli

        Se você morar em Jurerê até pode ser…

    • Leandro1978

      Pois é, algumas vezes vejo uns Série 3 E36, que acho até hoje os mais bonitos, e penso em comprar, mas daí bate aquele medo sobre a manutenção…

      • Filipe_GTS

        Também acho esse modelo muito bonito.
        Eu só compraria se fosse com câmbio manual, pois os automáticos convencionais têm uma arrancada lenta, apesar do forte motor de 6 cilindros.
        Mesmo assim, o desempenho é incrível.

      • rsc_dhc

        se tiver paciencia de procurar pecas pra trazer de fora e alguem de confianca pra fazer os servicos, pode ir sem medo!

        Tenho uma amigo q tem uma XC90 2006..ta com 40mil km…ele faz isso…de trazer de fora…tem as pecas pras proximas 2 revisoes seguindo o manual e disse q fica mais barato q a do Palio 1.6 da filha na CCS!!

        • Fabio D.

          O sogro do meu irmão mantém as duas Cherokees, uma Honda Goldwing e uma Kawasaki Voyager assim… E-Bay e mecânico de confiança. Vai ver a garagem dele, não tem um parafuso fora do lugar nas máquinas… Perfeitas!

  • thales_sr

    Se tiver que trocar muita coisa na revisão de rotina num BMW ou Mercedes, então a mecânica deles não é tão boa assim… O caro deve ser mesmo o preço das peças e da m.o., mas a quantidade de itens deve ser muito similar.

    • rsc_dhc

      exato..e caro AKI!!!…M.O. deles chega a ser ridiculo..negocio de mais de R$200,00 a hora, e um par de pastilha de freio os caras tem a pachorra de cobrar R$800,00….sendo q trazendo de fora uma da 120i de ceramica entregue na porta de casa sai por R$300,00 e leva em qualquer eskina pra troca o cara vai cobra 50 conto…

      • eduardo

        Honda Civic tem concessionaria que cobra 220,00 reais a hora.

        • rsc_dhc

          por isso q praticamente agradeco a hora q acaba a garantia!! hehehehehehe…ultima do meu pediram R$520,00 na CCS…fiz por R$190,00 numa autocenter de confianca!!!

    • marciors01

      No caso do câmbio o ds4 é um pouco inferior, mas é um bom câmbio, na motorização está no mesmo nivel, acabamento igual ou melhor, equipamentos está bem acima, seguro, revisões e peças mais baratas.
      Não deixando se levar pela grife do carro não existe muito motivo para comprar os premium, podem até ter uma dirigibilidade um pouco melhor mas não justificam nem de longe o que custam.

      • Pedro_Rocha

        Esses premium de entrada são premium com "p" minúsculo. Premium de verdade em países civilizados é só da Classe E e Série 5 para cima.

      • RafaAllegretti

        Sem falar que não é um Citroen qualquer, é um DS, o que já torna ele premium também. Andei em um DS5 de um amigo da minha mãe, parece que vc está em um voo em classe executiva, sem maldade.

  • Redivo

    Numa primeira análise, o DS4 parece ser o mais racional.

  • kikofar

    Caraca! 25 mil reais uma 'cesta' dessas aí… Deus me livre. 25% do preço do carro… claro que dificilmente se trocam essas peças aí orçadas, mas é de assustar pra valer.

    Como BMW maníaco que sou, torço muito para que comparativos como esse mostrem uma realidade menos aterrorizante quando a fábrica brasileira estiver em funcionamento… Do contrário os usados estarão aí no estilo 'o rico não quer mais e a classe média comum não pode manter'. Uma pena!

    Obs: Um dos meus carros foi para a revisão (básica) na concessionária. Recebi orçamento de 14 mil reais. rsrsrs É claro que fiz apenas o básico recomendado a fim de constar no manual. Comprei algumas peças aqui mesmo no Brasil, de importador, por 1/3 do preço. Numa outra, foi necessária apenas a troca de um retentor de 15 reais, ao passo que na concessionária condenaram a peça inteira (e pediam 4.000 nela!)! E em outra eu recorri ao 'Santo' E-bay (Santo protetor dos donos de importados) e recebi nessa última semana 1 par de amortecedores, com batentes, sem nenhuma taxação, acreditem!!! Os 14 mil reais do orçamento encolheram para 4.200 reais, com mão de obra já inclusa.
    Obs2: Ouvi de um parente que é ligado à economia e muito entendido no assunto regulatório que o governo federal precisa domar a inflação e para isso vai agir de maneira macroeconômica, 'liberando' – leia-se, afrouxando a tributação – sobre as importações, a fim de baixá-la por meio da concorrência dos produtos importados. AMO MUITO TUDO ISSO! rs

    • É claro que existem alguns poréns nesse comparativo. Dono de BMW ou MB que trocar pneu na concessionária ou é pessoa que tem dinheiro sobrando ou pessoa que não pesquisa. Os pneus podem ser comprados fora por preços bem menores. E outra, a cesta de peças não importa para quem tem esses carros, afinal, o seguro paga quando tem acidente. A não ser que seja coisa abaixo da franquia, abaixo de uns 3.000 ou 4.000 reais.

      • Diego105

        Verdade, bem lembrado.
        Quem compra carros nesse valor no 99% dos casos faz seguro, e aí que se dane a cesta de peças srsrsr
        Realmente percebi os pneus aro 18" do DS4 custarem bem menos que os 17" dos demais.
        Em uma loja de pneus isso deve inverter…

        • powercam

          Quanto aos pneus, pasmen……
          Meu pai foi trocar os pneus do fusion dele, deve fazer uns 6 meses…. Dae fui no Paraguai perguntar o preço…. os originais são da Michelin (sei la como escreve essa coisa uhahuauhah). Eram 500 reais se não me engano… até brinquei com o cara e falei que graças a Deus não eram aro 18… dae que vem o pasmen…. sabe qual foi a resposta? o aro 18 era mais barato que o 17 michelin do fusion devido a medida dele…. então amigo…. tamanho não é documento :D

      • Rmonteggia

        Eber, não importa até por ai, visto que o preço que tu paga no seguro é influenciado pelo preço das peças. Outra coisa, peças como pastilhas de freio e amortecedores são de manutenção básica e cedo ou tarde vai ter que trocar.
        Abs

  • elso

    parabens a citroen por não estar abusando "tanto" de nós ricos brasileiros… possuo um DS3 ja com 30mil km e em todas as revisões tabeladas não me foi cobrado nenhum centavo a mais. Nenhuma impurroterapia. Na verdade esta saindo muuuuuuuuuito mais barato manter meu DS3 do que meu antigo focus 2.0 que custava metade do valor. _viva o carro importado…_viva os europeus…_viva o ESP, os AIRBAGS, o ABS…_nunca mais compro um carro nacional enquanto eles não tiverem padrão e equipamentos de um europeu…

    • marciors01

      Elso, um detalhe importante que muitos ignoram, na Europa o ds3 equivalente ao teu custa o mesmo que um mini cooper S que aqui passa dos 100k, e que também tem manutenção absurdamente cara.
      Compraste um concorrente direto do mini por um preço bem mais baixo e com manutenção barata.

      • RafaAllegretti

        Porque a Citroen tá sendo "honesta" dentro do possível pelos nossos impostos.

  • Marcelo_Machado

    Bela pesquisa.
    Só faltou os valores do seguro.

    • Pedro_Rocha

      Duvido que fique abaixo de 3K mesmo com perfil casado e mais de 26 anos.

  • filipecesar92

    Daqui 3 anos, estes carros vão estar na faixa dos R$60 mil.

    • Rodrigo

      O DS4 eu não duvido, quanto aos outros vai sonhando…

    • andrevidigal

      E o citroen na faixa dos 30 mil

      • carfanbra

        BMW 118i por 58 mil…

        Todos os carros desvalorizam E MUITO para com esse preconceito com os franceses.
        http://www.webmotors.com.br/comprar/bmw/118i/2-0-

      • renanrv

        kkk era isso que ia falar.

        Pra quem não lembra disso, C4 VTR custava 90k bem equipado. 3 anos depois 38, 4 anos 29.

        • thales_sr

          Pois é. Tenho um cálculo melhor:
          90 mil aplicados na poupança meia-boca de hoje em dia:
          1 ano: R$ 94.642,26
          3 anos: R$ 104.657,49
          5 anos: R$ 115.732,55

          • Fabio D.

            Tenho um cálculo melhor… investir 300 mil num apartamento e, dois anos e meio depois, vendê-lo por 800. Copa, eu te amo!!!!!!!!!

            • Pedro_Rocha

              Debitar ITBI, 15% de imposto de renda, 2 anos de custos (IPTU, taxas, condomínio etc.) desses 800K. Ainda assim um bom investimento, mas com uma dose de risco (bom para você que nenhum traficante montou boca ou trocou tiros na redondeza).

              • Fabio D.

                Sim, ainda pagando tudo isso, saiu muito bom o negócio… Quanto aos traficantes, quando a compra foi feita, avaliamos bem o local antes de sair comprando. O imóvel era pra morar, não existia a menor intenção de vendê-lo, mas a oportunidade surgiu junto a outras coisas, acabou se tornando um negócio muito bom…

        • Carlosmed9

          bom carro esse!

  • mmcinza

    É lógico que na ponta do lápis o DS4 seja uma opção tentadora, porém a desvalorização deste carro em 3 anos vai ser bem maior que uma BMW ou Mercedes.

    Ninguém coloca uma BMW ou Mercedes na lista de possíveis carros, se não colocar o quesito "status" dentro do fator de decisão, ainda mais quando estamos falando de Brasil.
    Neste aspecto, o DS4 come poeira.

  • dudupruvinelli

    A verdade dói…no bolso. hehe Queria ver o preço de algumas peças do Jetta 2.5 e do TSI que falam que é caríssima também.

    • fgss77

      Tenho um A3 sport 2010 2.0TFSI que só roda com Podium da BR e mesmo assim os bicos injetores travaram e tive comprometimento da Bobina com 30.000 KM. A Audi Rio alegou gasolina batizada e orçou em R$10.000,00 o reparo com a troca dos bicos , bobina e mão de obra inclusa, com entrega em 02 dias. Na oficina especializada da esquina o preço para o reparo era de R$5.000,00 com peças importadas que chegariam em 15 dias no mínimo. As peças são similares ao Jetta TSI, mas a VW não faz orçamento por telefone.
      As revisões simples na Audi Rio são R$990,00 de 7.500/7.500KM.

      • dudupruvinelli

        Mas e a garantia?

        • fgss77

          É de 2 anos e tinha acabado ha 03 meses.

        • AutoNacional

          Caso a alegação seja gasolina batizada a garantia não cobre. Garantia é algo muito complexo, precisa ter revisões em concessionária, troca de óleo também. Agora, qualquer buraco que você passar e estragar suspensão ou roda a garantia não cobra. Na pratica, garantia cobra pouca coisa. Um exemplo, tive um conhecido com um Peugeot 307, tudo na garantia, ao perceber que ligou uma luz de advertência no painel com mensagem no computador de bordo em inglês, ele andou por mais 50 KM e foi até a concessionária, porém a garantia não cobriu o defeito ( que era na parte eletrônica ). O motivo, porque no manual do proprietário ( que é em português ) diz que se acender essa luz no painel o motorista deve parar imediatamente com o carro e chamar um guincho para levar o carro até uma concessionária. Com o Scaner a concessionário sabia exatamente em que KM acendeu a luz de advertência, e perceberam que ele continuou andando com o carro. E mais, quem lê o Manual do carro ?

          • thales_sr

            Pois é, acho que manual é uma coisa que nem devia vir mais nos carros. Ninguém lê mesmo… Só serve pra essas besteiras de garantia e manutenção preventiva (que também não sei pra que serve… manutenção é consertar quando der defeito).

      • Cristiano_RJ

        Gasolina batizada… essa desculpa é repugnante. Os zé ruelas revertem a parada e praticamente colocam a culpa no consumidor. Tive experiência similar com um Peugeot 307 que tive no passado. Assim é mole dar garantia de motor por trocentos anos. É só culpar a gasolina e, como ninguém poderá comprovar o contrário, fica o dito pelo não dito e o consumidor paga a conta!

        • Pedro_Rocha

          Não é assim. No Código de Defesa do Consumidor o ônus da prova é invertido: cabe à css comprovar que os danos foram causados por combustível de má qualidade.

          Acho que os advogados "porta de cadeia" ainda não viram esse filão para se tornarem "porta de css".

          =D

      • marciors01

        Um amigo que passou por isso com um carro importado agora guarda todas as notas de abastecimento para poder se defender destes canalhas, na justiça se for necessário.

    • Cristiano_RJ

      Para referência, seguem as cestas de Peças da Revista Motor para alguns modelos:

      Cruze (R$ 6.827) < Jetta TSI (R$ 11.484) < BMW 118i (R$ 19.793) < MB A200 (R$ 26.862)

      • thales_sr

        Quais as peças que eles cotaram?

        • Cristiano_RJ

          Modelo ———— MB A200 – Jetta TSI — Cruze

          Pneu (1) ———– R$ 1.701 – R$ 903 — R$ 682
          Roda ————— R$ 1.995 – R$ 1.541 – R$ 815
          Farol ————— R$ 2.841 – R$ 1.328 – R$ 948
          Lanterna ———- R$ 2.458 – R$ 1.042 – R$ 723
          Retrovisor ——– R$2.018 — R$ 1.660 – R$ 716
          Sonda Lambda – R$ 2.474 – R$ 1.280 – R$ 892
          Bico Injetor —— R$ 2.316 – R$ 770 —- R$ 371
          Pastilhas Freio – R$ 764 —- R$ 490 —- R$ 202
          Palheta (par) —- R$ 453 — R$ 520 —- R$ 92
          Para-choque T – R$ 3.282 – R$ 710 —- R$ 556
          Amortecedores – R$ 6.460 – R$ 1.240 – R$ 830

    • Cristiano_RJ

      Dá uma olhada no detalhamento que coloquei acima.

      • dudupruvinelli

        Mas isso é muito relativo, não é? Eu to esperando a chegada do Golf 7 1.4 TSI Manual. Acredito que a manutenção seja mais barata…

        • Cristiano_RJ

          Acho que tua espera valerá à pena, porque acredito que o Golf VII será a nova referência no segmento. Mas para ser sincero, não estou esperançoso em termos de preço. E quanto à manutenção, acredito que fique no mesmo nível do Jetta. Ainda assim, acho que valerá à pena. Muito mais do que um A3, por exemplo; que é excessivamente caro para o que entrega (não me conformo com carros na faixa dos R$ 100 mil ou mais sem itens básicos de conveniência presentes em qualquer carro médio).

          De qualquer forma, haverá também o novo Focus e nada como uma concorrência saudável para dar uma segurada nos preços, não é?

          • dudupruvinelli

            Bravo T-Jet Manual: 68k (caríssimo para o que oferece)
            Peugeot 308 THP: 75k
            Golf 7 1.4 TSI: 76k?

            Eu não tenho ideia de quanto ela irá cobrar…ainda mais com essa história de Super-IPI.

            • Cristiano_RJ

              Bem, minha bola de cristal diz que… R$ 80 – R$ 85 mil o 1.4 TSI e R$ 95 – R$ 105 mil o GTi.

  • João Cagnoni

    Peço desculpas pelo meu comentário em outra notícia em que eu dizia preferir bem mais o BMW ao invés do DS4.

    • dougkmt

      Mas qual o problema de se gostar mais do 118i?? Afinal, o dinheiro sai do seu bolso, então o importante é ser feliz, mesmo que pelos critérios objetivos a sua escolha seja considerada "inferior", rs.

  • Ótimo comparativo!

    Estava há um ano pesquisando hatchs médios e esperando o preço de alguns modelos abaixar (ex. BMW 118i).

    No final das contas, acabei comprando o Classe A e estou muito satisfeito com o carro.

    Já sabia que o custo seria altíssimo, mas o benefício compensa a compra.

    Se a concessionária abusar no preço, basta comprar as mesmas peças do exterior e instalar em alguma oficina de confiança.

    • dougkmt

      Vc já tem mecânico de confiança pra dar manutenção no seu A200, e em que cidade?

  • esse carros não valem a pena nem no preço nem na manutenção.

    • Eu tb pensava assim, até comprar o Classe A. Dirigir um Mercedes Benz é outro mundo!! Tudo é melhor!!

      A diferença é tão grande em relação aos carros nacionais, que jamais voltarei a comprar um carro que não seja "premium" de verdade.

      • dougkmt

        Repetindo o que te perguntei na matéria do DS4:

        "Colega, poderia responder algumas perguntas:

        – O A200 possui rebatimento automático e aquecimentos dos retrovisores??
        – Com quantos quilômetros está o seu?
        – Chegou a fazer revisões? Tem os valores?
        – Versão Style ou Urban? Se Urban, valeu a pena a diferença de R$ 10.000?

        Valeu!"

        • 1. Os acessórios tem no site da Mercedes Benz e não vem com rebatimento ou aquecimento dos retrovisores;
          2. 1.200 km;
          3. Revisão só com 8.000 km ou 01 ano;
          4. Versão Urban;
          5. O carro valeu cada centavo!!

          • nobrega

            eu também tenho um A200, a versão o nome não sei, é a top.

            ta com 2000km
            Revisão é a cada 7500km ou 1 ano.
            Vale cada centavo.

            Contras:
            – rebatimento fez falta, o retrovisor é grande. O ar quente bate no vidro e no espelho, fica até uma "bola" limpa para você ver o retrovisor pela janela bem aonde pega o ar quente.
            – sensores de estacionamento, fez muita falta, pois da muita dó arranhar o parachoque e o carro tem angulos ruins, você não sente/vê as laterais do carro, não importa seu tamanho/posição.
            – achei o volante muito sensível e mole, na estrada dá medo, devia ter opção de deixar o volante em modo esportivo/mais duro.

            Pros:
            – muito econômico, dados reais meus: cidade 10-11km / l, estrada 14-15km, gasolina premium.
            – seguro saiu barato, R$3000. Casado, 34 anos, sem bônus. Garagem no trabalho e em casa.
            – Muito lindo, ousado, mas não o bastante para enjoar (como os Hyundais).
            – Acabamento fantástico, só não gostei da vibração na parte do cinto.
            – Rodas muito bonitas (as 17").
            – Bancos incriveis.
            – Os Leds de aconchego são ótimos.
            – A solera escrita mercedes benz em luz…
            – Câmbio ótimo de 7 vel de dupla embreagem, outro mundo.
            – Farois de Xenon, não sabia que era tão bom.
            – O volante é magnifico, o da BMW eu achei uma tristeza, assim como seu acabamento interno.
            – O som original dele é ótimo, pra qualquer adulto não precisar de mais som.
            – E o toque e cavalos dele é mais do que eu esperaria um dia ter num carro, sobra.

            Detalhe, sai de um Focus, que é um carro excelente.

  • AF1979

    É de se perguntar para quanto vai cair a manutenção do Série 1 F20 quando este for feito aqui no Brasil.

    • dudupruvinelli

      É de se perguntar SE vai cair a manutenção do Série 1 F20 quando este for feito aqui no Brasil.

      • AF1979

        Tudo indica que sim, uma vez que teremos necessidade de cumprir índices mínimos de nacionalização, fora que serão motores modulares, o que significa muitas peças em comum.

    • marciors01

      Para lugar nenhum, se os proprietários são roubados, gostam e ainda justificam a compra do carro por qual motivo irá cair? Vai ficar na mesma, se todos acha que é ótimo….

  • anderson_sp

    Vish.

  • Rafael_rec

    Classe A neles.

  • Juniorfillingam

    Parabéns ao NA, poderia fazer isso em outros segmentos por favor!!?

  • Andrex2501

    Tirando a emoção e agindo apenas com a razão, eu acho que o Citroen DS é o hatch que oferece o melhor conteúdo dessa linha. O povo tem que parar de olhar marca e começar a olhar mais recheio, isso sim!

    • Diego105

      Eu me identifico mais com um DS4 do que com o BMW ou Mercedes! Alem do mais o DS4 é bem mais alto, e não gosto de ficar com medinho de passar em quebra molas ou valetas com o carro.
      Além disso é o que oferece o melhor conteúdo por um peço menor, traz um motor relativamente economico, um cambio automático descente, segurança, ótimo acabamente, design atraente e devido ao preço das peças e manutenção é mais fácil deixar a manutenção em dia, ao invés de usar, usar, usar e depois vender a bomba abaixo da tabela porque não tive condições de pagar a manutenção…

  • andreHHX

    BMW e Mercedes são as marcas que mais EXPLORAM os brasileiros.

    Disparadamente os com a maior margem de lucro.

    Basta ver quanto custa um CIVIC nos EUA e um BMW, depois ver quanto custam aqui no Brasil.

    O motivo? Acho q o presidente da Mercedes já falou uma vez: o brasileiro simplesmente vai lá e paga…

    • kikofar

      Por incrível que pareça, quem falou isso foi o Presidente da Honda, quando o repórter citou os preços do Civic aqui e nos EUA. rsrsrs

      • andreHHX

        E o presidentes da PSA já falou outra coisa: quem determina o patamar de preços dos carros no brasil é a FIAT e a VW… as demais pegam carona, cobrando o máximo que o mercado suportar.

  • guihounter

    tva cogitando o a200, depois disso desisti.

  • isaacfederal

    Na boa. Já tive carros pé de boi e carros acima de 100.000. Nada justifica cobrar 1500 ou 1800 reais numa revisão de 15.000 km. Que peças tem real necessidade de troca com essa quilometragem? No fundo cobra-se pelo STATUS. Meu pai tem um Honda Accord V6 que custou 144.500. Preço da revisão de 20,000 km = R$ 430,00. E ainda achei caro. Foi feito troca de óleo e filtro de óleo e "ajustes gerais". Um carro que só roda em asfalto e esta com 20.000 não tem nada para ser ajustado que possa ser cobrado uma grana alta. EI BRASIL TERRA QUE EU AMO TANTO, MAS TA CHEIA DE ESPERTALHOES

    • Rodrigo

      Lá fora o Accord (assim como outros Honda) são veículos de classe média e classe média-baixa.
      Para competir com os carros dessa matéria teriam que ser os premium japoneses: Infinity, Acura e Lexus (Nissan, Honda e Toyota, respectivamente).

    • kikofar

      O meu comentário acima refere-se justamente ao Accord, só que o meu é V6, mas ano 2006. Preço da revisão de 100.000 km foi de 470,00, que realmente, se for olharmos bem, é muito dindin pra simplesmente trocarem elementos filtrantes e o óleo. Fora da concessionária ficaria 200,00 no muito. Só o faço porque aparece no manual, o que não deixa de ser um 'plus' para quem comprá-lo posteriormente.

  • toledo121

    Ds4 bem mais racional!!!!

  • JCS_2000

    Amigos, Comprem um HONDA CIVIC SI semi-novo. É muito melhor negócio e é muito mais carro para quem gosta de andar na frente. Se quiserem status comprem MB ou BMW, mas se tiver dinheiro mesmo, pois vão pagar os cabelos da cabeça. E nem falaram do seguro.

  • Davy

    É só escolher por qual ladrão você, consumidor, quer ser roubado.

  • Rodrigo

    Em termos de custo, um Citroen DS4 é muito mais barato de se manter do que um 118 ou A200, ou até mesmo A3 e V40 (das premium, dizem que a Volvo é a que tem o custo de manutenção mais alto).

    Só que este tipo de análise é a típica mentalidade de rico-emergente-terceiro-mundista que saiu de um hatch ou sedã médio e quer melhorar o nível. Mesmo porque quem compra um carro desses tem que ter cacife para mantê-lo. Não vai usar o carro na lida diária (pra isso conta com outras opções mais baratas) e, principalmente, vai buscar o modelo que mais o agrade em termos de preferência pela marca e status.

    O DS4 pode até ter sido concebido pra competir no mercado dos premium, porém acho improvável que aqueles que sejam clientes de Audi, MB e BMW vão sair dessas marcas apenas pelo "custo-benefício" na hora de fazer a revisão. Muito pelo contrário, quem tem esse perfil quer mais é ostentar.
    O DS4 é muito bonito, atraente até, mas em termos técnicos e em questão de reputação da marca (que conta muito), vai de alemão tranquilo…

  • MuriloSoares

    Acredito que pelo menos 80 % dos comentários aqui que devem ser mentira…rs

    • HumbertoRR

      A maioria (pra não dizer quase todos que aqui se dizem donos da verdade) sequer já viu algum destes carros, quanto ao menos dirigi-los.

  • Leonardo

    Sejamos racionais. R$100.000,00 é 1/3 de um bom apartamento em qualquer cidade do Brasil. Daqui 3 anos haverá desvalorização de 45% nesses carros. É um disparate e uma insensatez jogar tanto dinheiro no ralo assim. Carro antes de qualquer coisa é necessidade de locomoção só isso. Se vc precisa de um carro pra se sentir melhor, ou ser mais respeitado – procure um psicologo – pois, provavelmente sua autoestima está muito baixa. Invista melhor a sua grana e de um chute na bunda dessas montadoras sanguessugas.

    • markinmoura

      Isso é muito relativo. Se o sujeito já tem um ap, uma grana investida/patrimônio e ganha bem, nao vejo problema. F0da é a galera (maioria) que anda em carro de mais de 100k, mora de aluguel e o bem mais valioso que possui é o carro.
      Aqui na minha cidade (fortaleza) o tanto de gente andando de SW4 e semelhantes é impressionante! O cara que anda em um carro de 180k, deveria ter um patrimônio de, pelo menos, 1 milhão. Duvido!!!! Hahahahaha!
      Se o cara entrar na "nóia" de status social que o carro impõe, torra a grana mesmo…. Eu fiz uma promessa que nao gastaria mais de 4 ou 5 meses do que eu ganho em um carro e confesso que nao é fácil, mas to firme e forte. A maioria dos meus colegas, no entanto, andam em automóveis que custam 2 ou 3 vezes mais que o meu.
      Questão de prioridade. A minha é nao precisar trabalhar depois dos 50.

    • valdir

      Parabéns excelente analise e bem por ai

    • thales_sr

      Rapaz, 300 mil reais não compra bom apartamento em vários lugares mais… E quem gasta 100 mil reais num carro, é de se supor que já esteja bem estabelecido em termos de moradia e de conta bancária (se não for assim, merece passar todos os apertos possíveis).

  • AutoNacional

    R$ 1.700,00 no preço de um pneu ( A 200 ). Imagina comprar um carro destes usado ( com 3 anos de uso ). Agora pensa em trocar os 4 pneus, brincadeira de R$ 6.800,00 . Gostaria de saber da manutenção de carros do porte de Civic, Corolla. Pois se forem valores próximos ( ou que seja 50% do custo destes Premium ) vale mais a pena um popular zero, do que um civic com 5 anos de uso.

    • markinmoura

      Não to dizendo que é barato manter um carro desses, mas quem compra um usado, dificilmente troca os pneus por "originais". Com certeza devem existir opções mais baratas. Quanto à outras peças, a internet tá aí, pra quem quiser comprar gringa por preços menos proibitivos….O inconveniente é o prazo de entrega. Se der um pau repentino, pode ficar na mão das concessionárias…. Resumindo, não é brincadeira pra quem não tem grana, mas dá pra manter por bem menos grana garimpando peças e fazendo as preventivas….No carro dos usados tem que morrer na mão das concessionárias, para nao perder a garantia….

      • Fabio D.

        Bicho, vc pode manter os originais sem se submeter ao assalto velado das concessionárias. Digo isso tirando por mim mesmo, meu carro tem a manutenção rigorosamente em dia (confesso que andei vacilando no início do ano passado, mas logo fiz tudo que precisava e ele tá rigorosamente em ordem), sendo que compro todas as peças originais e troco em oficina da minha confiança. Pneu também. O meu, particularmente, usa a linha FireHawk 700 da Firestone. Os da frente chegaram perto do TWI e eu troquei, comprando um par idêntico e substituindo, em um auto-center.

  • Felipe Secchi

    Barato são as palhetas do limpador do Classe A… 453 reais!!! Como pode?!?! Em qualquer auto peça tu compra um par de boa qualidade por no máximo 80 reais…

    • Fabio D.

      Cara, compra por 50 mangos pagando caro! As minhas saíram por 30, modelo flat blade,da Valeo. Só pesquisar… rsrs

  • shemhazai

    Sim, mas são modelos 2007 e 2008…………. algum relato dos 2010 pra frente?

    • Cristiano_RJ

      2010 pra frente ainda estão novos para começarem a dar problema não achas?

      Não que eu esteja dizendo que irão apresentar problemas. O que quero dizer é que temos que parar com essa mentalidade de achar que algumas marcas conseguem produzir automóveis com superpoderes, inquebráveis e que podem custar os olhos da cara para serem adquiridos e mantidos que tá tudo bem. Foi só essa a minha intenção.

      • Murilo

        Meu focus é de 2009 e nunca deu pobrema ! :D nem unzinho sequer ! é só cuidar e ficar atento .. e sempre ser prevenido!

        • Pedro_Rocha

          Meu corolla é de 2011 . nunca deu pobrema também !

          =D

    • Viníciusk

      Opa! Mas a BMW é marca premium somente a partir de 2010? Acho que os relatos e reclamações são mais do que justificados, pois são carros com pouco tempo de uso e baixa quilometragem. Ainda mais para uma BMW!

      É o fim da picada comprar uma BMW zero km hoje, e daqui a 5 anos ter o carro nessas condições.

      É uma máquina que pode dar defeito – eu sei disso – mas não encontrarem solução, e deixar o consumidor tendo que arcar com uma despesa enorme, é pedir para que o cara compre carro de outra marca na próxima compra.

      • shemhazai

        alguns VW deram problema bem cedo, e eu acho difícil a BMW não ter buscado a solução do problema em 5 anos.
        Nenhuma marca está isenta de ter problemas.

        • Cristiano_RJ

          "Nenhuma marca está isenta de ter problemas" [2]

          Exatamente! Esse é o ponto!!! Nenhuma marca está isenta de dar problemas!!!

          Por isso que postei o que postei acima, por causa de afirmações como a do rsc_dhc: "jah tem caixa do THP dando pau….essa eh a diferenca da BMW e da MB "

          São frases como essa que perpetuam os preconceitos contra determinadas marcas, minando a concorrência em nosso mercado e que justificam preços abusivos como os apresentados nessa matéria. Como quem diz: "BMW e MB podem cobrar, porque não dão pau". E não é bem asim.

          Parece que chegamos a um denominador comum.

  • RafaAllegretti

    DS4 foi superior em tudo no comparativo! Sem mais!

    • Filipe_GTS

      exceto dirigibilidade

      • RafaAllegretti

        Por causa da tração? rs

  • dnlunger

    com a minha politica de sempre comprar (financiar) carros no periodo de garantia e passar pra frente assim q ela acabar. meio q penso em "foda-se" esses preços de peças… olho pro seguro e valor das revisões o resto.
    vale a pena se levar em conta q uma ida na css pode sair o valor de algumas parcelas
    e eu sou chato. gosto de tudo feito na css…….. pelo menos dentro da parte mecanica….então a brincadeira sai cara fora da garantia.

  • Além de pagar o carro e conseguir fazer a manutenção…tem que colocar gasolina Podium… ao contrario da isso mesmo.

  • Loducaregis

    A X1 de uma conhecida logo depois dos 2 anos de garantia fundiu o motor e ela esta entrando com um processo contra a BMW, pois todas as revisões foram feitas na concessionária !!
    Obs. o carro esta parado há 2 meses !!

    • Viníciusk

      Complicado.

      Fico pensando: vale a pena comprar carros dessas marcas? Pensa bem, o cliente que compra um carro desses, quer conforto, desempenho, segurança e acima de tudo, quer a certeza de que não está comprando uma de nossas populares "carroças", pois não quer se incomodar com muitos problemas, e na hipótese de acontecer algo, quer que tudo ocorra bem e com rápida solução. Afinal de contas, são marcas verdadeiramente premium.

      Aí se ouve esses relatos. Fala sério, tu fica ou não fica com o pé atrás, pensando: "vale a pena mesmo?" Sei lá…

      • nicholasunited

        Carros dessas Marcas Premium sequer são fabricados em páises com parceria comercial dentre o nosso país , vem do "primeiro mundo" , e quem os compra quer ter confiabilidade máxima das mesmas, que na realidade tudo não passa de ilusão, mas claro que ha exceçoes…

  • Alisson

    Tenho uma 118 Sportline, e a primeira revisao custou 550 Reais a segunda 15 mil km R$ 730. O pneus run flats que sao caros(R$ 1250,00 cada) e com os buracos que temos vai um por semana. Aconselho trocar por MIchelan com o preco de 1 compra 3 dos outro. Ja andei com DS e nem perto da BM.

    Abraço

  • Rodrigo

    Não é defeito de projeto nem fabricação. O carro foi desenvolvido na Alemanha para rodar com GASOLINA, e não essa "alcoolina" que eles vendem no brasil, pois com o tempo isso acaba acarretando desgaste prematuro nos componentes internos do motor. E não é só a BMW que enfrenta problemas, alguns modelos de outros fabricantes dotados de injeção direta de combustível vem apresentando defeito no injetores também devido a péssima qualidade do nosso combustível.

    • eduardoge

      Esse 2.0 da 120i e 320i tenho quase certeza que não tem injeção direta. O que acontece nesse 2.0 da bmw é algo bem fora do normal.

  • rfsjparj

    http://globoesporte.globo.com/platb/pombo-sem-asa
    olha ai pessoal
    pelo custo beneficio eu optaria pelo DS4 sem duvidas…

    • Rafael_rec

      BMW sempre foi problemática aqui no Brasil, ao meu ver é a marca que os carros menos se adaptam a nossa mijolina.

  • Danillo Acosta

    Se o Citroen custasse uns 15 mil a menos, seria uma EXCELENTE compra

  • Lexus GS300

    Pois é! Mercedes e BMW faz jus a marca. Só para quem pode.

    • Cristiano_RJ

      Mentalidade de 3° mundo. Sim, porque no 1° não é bem assim que as coisas funcionam. Aqui, como o colega disse acima: “cobra-se pelo STATUS”. O sujeito sente orgulho em bater no peito e dizer que “ele pode”. E o empresário cobra porque sabe que seu cliente pode. Se pode e quer pagar, por que não cobrar? Vida que segue…

      • Lexus GS300

        Nada haver. São excelentes produtos. Pensas que as marcas sejam populares? Nem no mercado desenvolvido. Então vamos popularizar a famosa marca de relógios Omega!

        • Cristiano_RJ

          Não foi isso o que eu quis dizer. Releia meu comentário e perceberá que o que estou defendendo é outra coisa. E tem A VER com a mentalidade das pessoas e como elas encaram e valorizam coisas como o status…

          Mas já que você tocou no assunto. Eu comprei meu carro por R$ 87 mil. É um VW. Em dolar, com o câmbio atual, eu paguei o equivalente a US$ 44 mil. Um Mercedes-Benz Classe C lá nos EUA parte dos US$ 35 mil. O mesmo preço de um Chevrolet Cruze LT automático aqui. Com o preço que comprei um "carro do povo" no Brasil, eu compraria um Classe C 350 Sport (US$ 41.400) e ainda sobrava troco. Aqui no Brasil essa mesma versão do Classe C custa R$ 247.000. Percebe a diferença? Será que lá eu sou rico e aqui eu sou povo?

          PS. Na Europa, é super frequente vermos alemães premium rodando como taxis.

        • RafaAllegretti

          Bora pagar mais caro só pra falar pros amigos que pagou mais caro! Isso que é esperteza, eu que sempre gostei de pagar barato e caladinho fico até envergonhado de ver uma esperteza tão grande. Decidido galera: O esquema agora é gastar mais só pra contar pra moçada!

          • thales_sr

            É isso aí, a mentalidade pra ficar pobre é essa mesma… Tem que pagar caro, pra DIZER que pagou caro, pois o gosto não está em usar o bem, mas sim em "esfregar na cara dos outros" que você pode comprar…. E assim a gente torra um monte de dinheiro a toa.

  • Cristiano_RJ

    "este tipo de análise é a típica mentalidade de rico-emergente-terceiro-mundista"

    Para mim, a frase que descreve essa mentalidade é justamente a que veio em seguida: "quem compra um carro desses tem que ter cacife para mantê-lo"

    Ou seja, paga preços absurdos, talvez os mais altos do mundo, para diferenciar-se; dizer que pode mais. Mesmo que o que esteja pagando não represente o valor do bem em si. E o pior de tudo é o conformismo e a busca para uma justificativa para isso.

    • Rodrigo

      Já ouviu falar de mercado de luxo?
      O que difere um brigadeiro que custa R$2,00 numa doceria qualquer de um brigadeiro vendido numa boutique a R$20? Marca.
      Ou uma sandália Havaiana vendida no mercado a R$30 e na Daslu a R$300? Exclusividade

      Os produtos podem ser o mesmo, mas o status (e porque não dizer, a ostentação) é outro. Não estou afirmando que todo milionário vá comprar só a havaiana da Daslu, porém se o cara o faz é porque quer e, principalmente, pode. Existem outras prioridades para este tipo de cliente.

      O que não se pode é ter essa concepção maniqueísta das coisas e afirmar que BMW e Mercedes não são vantajosos por oferecer custos altos de manutenção.
      E vamos combinar que, possuindo carros já há 20 anos, nunca precisei trocar uma sonda lambda. E olha que já foram uns 12 carros diferentes nesse período, todos com injeção eletrônica.

  • Bruno

    Está errado essa tabela de revisão até 30 mil kms! Pois sou proprietário de uma 118 e é necessário 4 ( !! ) isso mesmo 4 revisões até chegar nos 30 mil kms, ou seja as revisões da BMW são ultrajantes e abusivas. O carro é sensacional, anda muito e gasta pouco, mas o seguro e o preço de manutenção me desanimam.

  • dniro2011

    tem como colocar o valor do seguro EBER??? nessa avaliaçao creio que ficaria interessante tambem.

  • sergiopsy

    Sem comentários….

  • ederq1

    BMW Wins Apesar dos preços astronomicos!!!!

  • edy_caceres

    É, o status tem seu preço.

  • RafaAllegretti

    Velho, tenho um tio que já teve carros das 3 alemãs… hoje ele anda de Jetta usado ou Corolla usado com medo de sequestro (porque já sofreu com isso uma vez)… Tem gente que tem o dinheiro e prefere não ostentar. Se tivesse um DS para concorrer com Série 3, A4 e Classe C. Acho que ele provavelmente compraria.

    Seu comentário é uma falácia. Esse negócio de "reputação da marca" é relativo, brasileiro adora sentar o pau em carro francês, mas os carros são bons. Minha mãe teve 3 Citroens quando eu era pequeno e nunca vi ela reclamar de nada. Eu nunca dirigi o DS4, mas já dirigi o DS3… o carro é simplesmente fantástico. Eu compraria o DS4 tranquilamente, mas infelizmente não tenho grana pra isso. O fato é que não apenas em revisões, DS4 ganhou em tudo. Melhor equipado, manutenção e revisões mais baratas.

    Agora comprar um hatch de 100 mil que não tem sensor de estacionamento (O Kia Soul da minha mãe custa bem menos e tem câmera de ré) só pra falar que anda de carro alemão, é um comportamento completamente diferente de quem costuma TER esse dinheiro.

  • vini_B
  • Mendanha

    Se carro fosse só ficha técnica, o DS4 vencia fácil hein….. mas nao trocaria jamais uma Bimmer por um Citroen. tem muiiiiiiito mais coisa envolvida do que uma simples ficha técnica bonitinha

    • thales_sr

      Se fosse só falar, também teria BMW M5 na minha garagem. Mas e os outros custos? E facilidade de manutenção?

  • alvarolara

    As montadoras e css estao no br pra ganhar $$. Uns ganhão com vendas e outros na manutencao. Esses carros alemaes podiam fazer revisao de 15/15mil facil, pois nao quebram!!! Nao sei quem ta caro ou barato, mas alemaes sempre tiveram preco muito acima de frances, se diminuiram a margem, de alguma outra forma tinham que ganhar. Agora comparar um ds4 com 118i eh mesma coisa que comparar azera com 528i ou e250. Por fim, peguei um c4 0km no fim de 2010 por 70 mil, o carro ta com 30mil km e to penando pra vender por 40 mil, paguei mais caro que um civic e vale menos que o mesmo hj, citroen, to fora!!

  • CanalhaRS

    Belo comparativo, ótima sugestão do Flávio ao NA. Poderia fazer isso com outro segmentos e com nacionais também. Incluir o custo de seguro e desvalorização prevista média (ou prevista , no caso dos lançamentos). Vamos desmarcarar revelar esses custos por trás do carro e da marca que quase ninguém sabe ou evita saber.

  • Rodrigo

    Se você tivesse lido e interpretado corretamente meu comentário, certamente teria se atentado ao fato de que, em momento algum, desmereci o DS4. Mesmo pq nunca o dirigi pra poder afirmar sem ser leviano.
    O que eu quis dizer é que um cliente BMW ou Mercedes está pouco se lixando se a manutenção de seu modelo é mais cara ou mais barata que o de um Citroën, o que ele quer é status. E, com todo o respeito a você e aos seus familiares, Citroën não é carro de status.

    • ak47

      Mentira. A maioria daqueles que compram BMW ou Mercedes NÃO querem status, mas sim toda a confiabilidade e superioridade que eles compram (ou pensam que estão comprando) com a marca. Normalmente as pessoas que têm dinheiro trabalham para tê-lo e isso dá a elas perspectiva completamente diferente da vida e do dinheiro que têm. Elas se movem uma categoria acima porque aliam o nome da marca a uma superioridade estrutural, mecânica, etc, não por causa de status.

      • Rodrigo

        Não contaria tanto com isso. A maioria dos executivos que conheço que compraram carros da MB ou BMW se preocupam mais com o jogo de golf ou tenis do final de semana do que com o preço das revisões. Mesmo porque é a empresa quem paga quase tudo, inclusive a blindagem que é requerimento corporativo dependendo do cargo que ocupam.

        • RafaAllegretti

          Mas em gente desse naipe, não é uma 118i que será comprada. É uma série 5 ou série 7.

          Quanto a olhar manutenção e revisão, te garanto que rico faz isso, sim. E MUITO. Por isso são ricos. Rico tem tanto medo de ficar pobre que na maioria das vezes é pão duro.

  • Gustavo

    Se as peças de reposição do DS4 são tão baratas, porque ele é tão caro? bem melhor o A200 (conforto) ou bmw (esportivo). Não tem uma arma na cabeça do comprador… compra quem quer e pode (as vezes n hahaha), carro premium é para quem usa ele para o FDS e um nacional na semana, se não fiquem reclamando de revisão, mas tem nego querendo pagar de rico…

    • RafaAllegretti

      Ele é "barato" pelo que oferece. Ele tem mais itens que os outros dois, tem o mesmo motor que a 118i e custa mais barato. Já pensou nisso?

  • Carlos Broch

    Custo X Benefício é para pobres. Falar que Citroen compensa mais do que BMW ou Mercedez é patético.

    • RafaAllegretti

      Engraçado, todos os ricos que conheci pensam em CxB… quem não pensa nisso é justamente pobre que quer pagar de rico :)

      • Carlos Broch

        então obviamente você não conhece ricos…

  • Andre Cupertino

    à partir dessa matéria, pela primeira vez cogito o polêmico DS4.

  • Helder Fernandes

    que país mesmo de ladrões
    puxa aqui na europa caso da mercedes 1º revisão é só aos 30mil km e tem um custo 4x inferior ao apresentado aí
    voces no brasil sao roubados a força toda
    abraços de portugal

  • roberto L

    Cara essas informações não estão muito corretas, uma vez que o sensor lambda de uma ML500 eu pago pouco mais de 600 reais e no seu orçamento a de um classe A custa 5 vezes esse valor, não faz o menor sentido. E com certeza o jogo de amortecedores não custarão R$ 6.460… tem alguma coisa estranha nessas contas tuas.

    Cuidado com suas fontes….

    Abraço

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