Europa Hatches Mercado Mercedes Benz Minivans

Mercedes-Benz Classe A completa 20 anos de mercado mundial

classe-a-2016-1 Mercedes-Benz Classe A completa 20 anos de mercado mundial

O Mercedes-Benz Classe A está completando 20 anos de mercado mundial. O compacto da marca alemã surgiu em 1997, sendo um modelo que quebrava a tradição do fabricante em fazer carros com tração traseira. Com um tamanho bem reduzido e soluções de engenharia que proporcionavam um bom espaço interno para suas dimensões, o menor dos Mercedes foi feito para ser produzido também no Brasil, em Juiz de Fora.

mb-a-97 Mercedes-Benz Classe A completa 20 anos de mercado mundial

Logo de cara, o Mercedes-Benz Classe A enfrentou o problema da segurança, obrigando o fabricante a instalar o ESP, um controle eletrônico de estabilidade. No geral, o pequeno da estrela alemã se tornou mais seguro que o Classe C da época. Com estilo de monovolume, o modelo seguiu seu curso na Europa até 2004, quando surgiu a segunda geração, que era maior e durou até 2012.

mb-a-04 Mercedes-Benz Classe A completa 20 anos de mercado mundial

Aqui, o Mercedes-Benz Classe A teve problemas com as vendas e o marketing, que não ajudou, fazendo com que saísse de linha em 2005, sem deixar um sucessor. Em 2014, a montadora apresentou a terceira geração, que passou de minivan subcompacta para um belo hatchback de porte médio. Embora não seja feito no país, gerou um derivado que é montado em Iracemápolis/SP, o crossover GLA. Só a primeira geração vendeu 1,1 milhão em todo o mundo.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend