Mercedes-Benz eActros é o primeiro caminhão elétrico da marca

Mercedes-Benz eActros é o primeiro caminhão elétrico da marca

Até agora vimos conceitos e protótipos de caminhões elétricos da Mercedes-Benz, mas o eActros surge como o primeiro em série, cuja produção ocorre em Wörth am Rhein, na Alemanha.


A Daimler promete lançar uma série de caminhões eActros para ajudar na eletrificação do transporte de encomendas e serviços nos grandes centros e regiões metropolitanas.

Mercedes-Benz eActros é o primeiro caminhão elétrico da marca

Para isso, o Mercedes-Benz eActros vem com baterias de lítio com um total de 420 kWh, que garantem autonomia de 400 km no ciclo WLTP. O veículo se destaca ainda pela propulsão com até 542 cavalos, mas com 447 cavalos de potência normal.

Conectado, o Mercedes-Benz eActros aposta ainda em tecnologias como MirrorCam e Multimedia Cockpit Interactive, sendo que o primeiro consiste em câmeras digitais de alta resolução no lugar dos espelhos retrovisores externos comuns.

Isso não é apenas para alemão ver, pois, aqui a Mercedes-Benz já apresentou a mesma tecnologia. Já a Multimedia Cockpit Interactive integra as telas digitais de cluster e multimídia, embora separadas fisicamente.

Mercedes-Benz eActros é o primeiro caminhão elétrico da marca

Impulsionado por dois motores elétricos e uma caixa de redução de duas velocidades, o eActros tem um gestor de serviços chamado eMobility e um gerenciador de frota, batizado de eConsulting.

Podendo ser carregado em estações de até 160 kW, o Mercedes-Benz eActros tem ainda conexão com serviços e gerenciadores externos através da internet, bem como um gestor de carga a bordo.

Mercedes-Benz eActros é o primeiro caminhão elétrico da marca

Por ser muito silencioso, o veículo adotou o Sistema de Alerta Acústico Externo (AVAS), que visa atender pedestres e ciclistas, entre outros. Além disso, o caminhão elétrico da Mercedes traz ainda detector de pedestres com frenagem automática de emergência.

Feito para entregas em regiões de trânsito denso e vias estreitas, o Mercedes-Benz eActros vem com terceiro eixo direcional, que permite fazer curvas com um raio de giro menor.

Mercedes-Benz eActros 2022 – Galeria de fotos

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.