*Destaque Carros Conceito Elétricos Europa Hatches Mercedes Benz Salões do Automóvel

Mercedes-Benz EQ A é o compacto elétrico da Daimler para Frankfurt

mercedes-eq-a-1 Mercedes-Benz EQ A é o compacto elétrico da Daimler para Frankfurt

A Daimler apresentou um teaser do Mercedes-Benz EQ A, um conceito do futuro compacto elétrico da marca alemã, que deve chegar em 2020 logo após o primeiro da família, o EQ C, visto na forma de um utilitário esportivo. Na imagem, o modelo aparece com suas linhas marcadas por feixes azuis, revelando seu estilo frontal.



Os faróis são triangulares e totalmente em LED. A grade hexagonal apresenta a famosa estrela da Mercedes, mas com dois feixes de luz, indicando os futuros frisos cromados que se unirão ao logotipo da marca. O capô é envolvente e escurecido no teaser, mas percebe-se o logotipo clássico da Mercedes-Benz bem próximo da grade.

O Mercedes-Benz EQ A é um dos 10 modelos elétricos dessa nova linhagem de produtos do fabricante alemão, que surgirão até 2025. O investimento também não é pouco, sendo cerca de 10 bilhões de euros. O compacto elétrico, deverá chegar ao mercado europeu custando pouco mais de 40 mil euros, mas será a partir dele que a marca entra no mundo dos carros compartilhados, pois seu projeto se desenvolve tendo como base esse novo modelo de negócio.

Assim como a Lynk & Co, a Mercedes-Benz deve colocar o EQ A no mercado através de leasing de curto prazo, atendendo assim ao perfil dos futuros clientes em um ambiente de economia compartilhada, onde a propriedade privada vai dando espaço para a aquisição de serviços no lugar da compra tradicional de um automóvel.

Também deve ser autônomo em um nível elevado, provavelmente nível 5, onde o carro pode ir até o local do usuário e voltar para seu dono-arrendador, que colherá boa parte dos lucros com o serviço, ficando uma parte para o operador do sistema, a própria Daimler. Com estilo que mescla crossover e hatchback, o EQ A será feito sobre a nova plataforma modular elétrica MEA.

Segundo fontes da montadora, o Mercedes-Benz EQ A terá vários elementos estéticos do EQ C e seu motor elétrico será instalado no eixo dianteiro, com opção de um segundo propulsor montado no eixo traseiro para prover tração nas quatro rodas e melhor performance. Além de EQ A e EQ C, a Daimler prepara os modelos EQ E e EQ S, que serão correspondentes aos atuais das Classes E e S. Naturalmente, o quarteto terá ainda as variantes SUV, sobrando pelo menos dois modelos para outras aplicações.

Comenta-se que o EQ A será feito em Rastatt, onde o Classe A atualmente é produzido. O EQ C seria feito em Bremen junto com o Classe C, enquanto os EQ E e EQ S sairiam da planta de Sindelfingen, de onde saem os Classe E e Classe S. Por enquanto, o investimento principal na produção desses elétricos está na Alemanha, mas a China deve ganhar uma boa fatia no aumento da produção, visto que o mercado de carros elétricos premium será enorme por lá.

[Fonte: Autocar]

  • Handlay P.B.

    Acho melhor que a denominação EQ C seja para o equivalente elétrico do Classe C. Espero que assim como o EQ A concept, a versão de produção não tenha projetores nos faróis para ele ser futurista. Será curioso ver a linha EQ da Mercedes e seu modelo de vendas por leasing e o compartilhamento e o que isso poderá refletir nos futuros carros elétricos da Mercedes.

  • Marcos

    Esse é o primeiro CrossCrossOver (Com estilo que mescla crossover e hatchback) aonde o mundo foi parar.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend