EUA Lançamentos Mercedes Benz SUVs

Mercedes-Benz GLE ganha nova geração mais sofisticada e maior

Mercedes-Benz GLE ganha nova geração mais sofisticada e maior

A segunda geração do (ex-Classe M) Mercedes-Benz GLE aparece antes do Salão de Paris. O SUV de porte médio e posicionamento intermediário da Daimler era um dos últimos resquícios da antiga DaimlerChrysler, já que compartilhava a plataforma com os atuais Dodge Durango e Jeep Grand Cherokee. Logo mais será a vez do GLE Coupé.


Mas a coisa mudou com o novo carro, que chega sobre a base MHA, um desenvolvimento para utilitários esportivos da plataforma MRA, a que equipa os atuais sedãs das classes C, E e S, por exemplo. Maior, o Novo GLE chega com entre-eixos de 2,99 m, o que garante mais espaço e conforto a bordo.

Mercedes-Benz GLE ganha nova geração mais sofisticada e maior

Visualmente, o Mercedes-Benz GLE 2019 parece até menor que o anterior, dada suas linhas mais arredondadas e com um ar de carro jovem e atraente, algo que a marca alemã tratou de adotar a partir dos Classe S e C, respectivamente. Os faróis são pequenos, quase amendoados e com dois projetores de LED envolvidos por LEDs diurnos individuais.


A grade chama atenção por não ter moldura externa, simplesmente existem os dois frisos duplos horizontais e a estrela de três pontas. O para-choque envolvente vem com uma moldura central que imita grade, apesar de existir uma de fato na parte central. Um protetor cromado imita uma barra de impulsão na parte inferior do conjunto.

Mercedes-Benz GLE ganha nova geração mais sofisticada e maior

Para não perder a identidade, o Mercedes GLE de segunda geração (quarta se considerarmos o ML320 de 1998 e seu sucessor) mantém as colunas C bem projetadas à frente e reforçadas, enquanto as vigias laterais traseiras se fundem com as colunas D. Por serem menores, essas janelas reforçam a impressão de um GLE bem mais compacto.

Já as lanternas traseiras em LED parecem dois losangos inclinados agora, criando um visual limpo e menos carregado que o modelo ainda em comercialização. As barras longitudinais no teto e acompanham o estilo lateral com apoios extras mais atrás. Por dentro, o GLE 2019 tem um nível de requinte evidentemente superior, adicionando a tela contínua de cluster digital e multimídia MBUX.

Mercedes-Benz GLE ganha nova geração mais sofisticada e maior

O painel chama atenção pelo excelente acabamento de madeira e couro com quatro difusores de ar centrais metálicos, além de um túnel central volumoso e com duas alças em couro, bem como comando de navegação do sistema de entretenimento com apoio para mão, uma vez que a alavanca da transmissão fica naturalmente na coluna de direção.

Com espaço para sete pessoas, o GLE diferencia a terceira fileira das demais com um acabamento dos dois assentos em única cor. O porta-malas foi ampliado para 825 litros (cinco lugares) e com o rebatimento de todos os bancos, alcança 2.055 litros. O SUV da Mercedes vem com o chamado E-Active Body Control, que é o sistema elétrico de 48 volts e suspensão a ar integrada.

Isso permite que cada câmara pneumática e seu amortecedor possam ser controlados individualmente através de uma rede de dados sobre este sistema elétrico, que também regenera energia nas desacelerações e frenagens. O GLE tem agora um sistema de manobra automática com reboque que permite mover o veículo até 5 km/h.

Mercedes-Benz GLE ganha nova geração mais sofisticada e maior

Ainda falando do sistema elétrico de 48 volts, o Start&Stop agora tem a função de auxílio à tração com 22 cavalos e 22,4 kgfm, que ajuda a reduzir os esforços do motor principal e os primeiros metros na saída na função EQ Boost. Disponível no momento apenas na versão GLE 450 4MATIC, o SUV tem motor V6 3.0 Biturbo com 367 cavalos e 50,9 kgfm.

Sua transmissão é automática 9G-Tronic de nove velocidades, com sistema de tração 4MATIC equipado com caixa de transferência dotada de embreagem de múltiplos discos banhada a óleo. Ela permite maior variação de torque entre os eixos. O GLE 2019 deve chegar ao Brasil no próximo ano e provavelmente estará no Salão do Automóvel 2018.

Mercedes-Benz GLE 2019 – Galeria de fotos

Mercedes-Benz GLE ganha nova geração mais sofisticada e maior
Nota média 5 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • octavio cesar godoy

    tive uma, antiga ML, um carro espetacular

  • Phantasma

    Que belo artomóve. “Suv é o carro para quem não gosta de dirigir, disse o sábio de teclado”

    • Dod

      Os mesmos sábios de teclado que espumam contra a morte das peruas mas na hora de colocar um carro na garagem não escolhe nenhuma, nem nova, nem usada.

      • Eduardo A.

        É exatamente isso, falou tudo. Gosto muito das SW e sempre quis ter uma, tanto é que comprei uma Toyota Caldina GT-Four.

      • Emanuel

        É “save the wagons” porém salvem vocês enquanto eu fico no meu suvzinho aqui pulando valetinha de shopping. Pessoal é meio hipócrita mesmo.

  • Alvaro Mendes

    Parece que a Mercedes começou a acertar novamente no design interno, mais sóbrio e elegante que os modelos recentes onde a tela central parecia um “multilaser xunning” na série C ou exagerada e sem harmonia como da série E e S. Espero que o modelo cupé também siga esse design de traseira porque o modelo anterior ficava bem a desejar nesse quesito, tomando um banho da MBW X6.

    • AlbertoNeto

      Eu continuo achando a mesmas coisa, esse tablet parece não fazer parte do “painel”.. alguém veio e colocou ele ali…

      • Edson Fernandes

        Na verdade esse deixou de ser um tablet para ser um recorte no painel mal feito, projetado depois de desenharem o projeto por ser muito reto e retangular.

        Parece que queriam colocar modernidade e não tinham mais tempo para poder desenhar (ou budget) e aí ficou assim mesmo.

        • AlbertoNeto

          A MB não entendeu ainda o conceito de painel digital, tem que aprender que basta deixar o mesmo desenho de um painel e lá dentro ser digital!
          BMW série 5 e as série 3 GP Sport, ficou simplesmente animal!

          • Humberto Ghirardello

            Quem deu aula de usabilidade digital foi a Land Rover com o Velar né? Maravilhos

            • Mas creio eu que botões físicos para funções como ar condicionado e som são mais práticos que apertar uma tela. Já que botões físicos você sente no tato sem precisar desviar o olhar da estrada.

              • Emilio

                Mas será que esses botões alinhados não tiram a atenção? Eu nem olho para mexer no A/C mas esse aí requer uma certa distração. É isso que eu não entendo nessa nova linha da MB, esses comandos não parecem intuitivos.

                • th!nk.t4nk

                  Emilio, você pode controlar o ar-condicionado de várias formas. Comando remoto no volante, command no descança braço direito, toque direto na tela ou ainda toque físico no console central. Fica ao gosto do freguês. Essa é justamente a grande vantagem dos Mercedes, eles oferecem diversas formas de se fazer a mesma tarefa, a depender de como você prefere.

          • Edson Fernandes

            Concordo e penso igual.

  • Dod

    Que SUV espetacular.

    • JOSE DO EGITO

      Os “ALEMAO” nao estao de brincadeira !!!

  • Lucia C.

    Sou mais a X5 nova

  • HugoCT

    Show, mas esse painel com essa tela interiça não curti muito não, poderia ser embutida no painel, ficaria mais harmonioso.

  • @vini_veni_vidi (Instagram)

    Sempre fui fã da GLE (antiga ML), desde a época em que foi mostrada em Jurassic Park pela primeira vez (rsrs) e continuo fã com esse novo modelo! MB arrebentando nos últimos anos!

    Sempre achei que este carro teve um design harmônico, diferente dos SUV’s da BMW.

  • Paulino Lino

    Sempre fui apaixonado por este carro e continuo sendo. Sem dúvida é uma das MB mais bonitas que existe em se tratando de SUV

  • zekinha71

    Ainda bem que não tenho moeda pra comprar, pois a dona onça não ia gostar desse monte de saída de ar, ia usar cobertor dentro do carro.

  • Marcos megdA

    Por fora acho a atual mais bonita. Por dentro essa é um espetáculo!

  • igomd

    Me parece mais refinado do a X5 e Q7, digo, em termos de acabamento e conforto.

    • th!nk.t4nk

      É mais impressão (apesar da GLE ser baseada na excelente E-Klasse). Mas em termos de materiais a X5 está dando um show, e no conforto o Q5 até então era a referência da categoria. Vamos ver agora, pois a Mercedes inclui um novo sistema de suspensão pneumática que tá prometendo bastante. Combinado com o sistema de 48 V (micro-híbrido) tô achando que a nova GLE vai ser benchmark no seu segmento.

  • th!nk.t4nk

    Povo, chega de comentar só o visual. Pelo amor de deus, o carro tá estreando uma série de tecnologias e vocês só falam do formato da tela do painel? Os caras atualizaram praticamente todos os assistentes de direção, meteram um sistema micro-híbrido, suspensão a ar com um baita controle inteligente, aumentaram o espaço interno e ainda atualizaram o 4Matic, e tudo o que comentam é que “aim piorou o design”? Putz, dá até desgosto ler essas coisas.

    • AlbertoNeto

      Mas é que realmente esse painel é muito feio! Eu não tenho grana para comprar uma, mas se tivesse não seria uma opção só pelo painel, a MB tem que aprender que o excesso também é brega!

      • th!nk.t4nk

        Tudo bem falar nisso. Mas o estranho falam só nisso e ignorar completamente as demais tecnologias dos carros apresentados aqui nas matérias do NA. Parece que brasileiro só pensa no visual e mais nada.

        • AlbertoNeto

          É que no BR, carro é tão caro que o visual é muito valorizado, pois, não dá pra ficar trocando a cada 6 meses…

    • Lucasss

      Eu não entendo como falam tanto mal desse painel. Qualquer carro por foto muda MUITO de como é pessoalmente. Dia desses eu entrei numa E63s das novas e eu fiquei surpreso porque essa tela aparenta ser maior pelas fotos e de perto é mais proporcional, como se fosse mais ”estreita”. Usando como exemplo essa nova GLE então nem se fala, deve ser muito mais harmônico ainda, porque a tela é integrada ao painel, passando menos impressão que foi posto depois.

      • th!nk.t4nk

        Exatamente. Tenho a impressão que esse povo nunca sequer entrou numa Classe E na vida, que dirá ter dirigido um carro dessa classe. Ver por fotos é uma coisa. Já a usabilidade no dia-a-dia é outra coisa, e nisso os Mercedes dessa categoria são excepcionais. Até mesmo o câmbio no volante, depois que se acostuma se torna extremamente lógico e prático.

    • Mr. Pereba

      Isso acontece porque o povo brasileiro não gosta de ler (fato comprovado), então grande parte olhou apenas as fotos e isso restringe a comentar apenas o que viu, e uma parte maior ainda não vai ler o seu comentário, então se acostume ou fique comentando apenas nos blogs da Alemanha e do resto da Europa, porque pra quem lê tudo (como eu), cansa um pouco ver você dando lição de moral nos brasileiros de terceiro mundo em todo post.

      • th!nk.t4nk

        Bom ponto. Tá certo, nao adianta querer mudar o mundo.

        • Mr. Pereba

          Na verdade não adianta querer mudar os brasileiros. Assim como você, também já morei muito tempo na Europa e é natural enxergar a diferença colossal em muitas coisas. No inicio pensamos que se trata de atraso dos brasileiros, mas depois se percebe que não se trata de atraso. Seria atraso se pudéssemos afirmar que daqui a algum tempo chegaríamos onde estão os europeus, mas o fato é que tomamos outro caminho, e que a distância tende a aumentar. Se você quiser que o povo comente sobre as questões tecnicas, não espere que todos falem sobre isso. Inicie você a discussão e quem sabe encontre um ou outro que leu ou que entende mais sobre o assunto possa contribuíram com a discussão.

  • AlbertoNeto

    Não foi dessa vez que o big multilaser virou um painel de verdade a lá BMW série 5, que é digital também e de muito bom gosto.

  • Natán Barreto

    A frente tá um picolé de chuchu, mas a traseira surpreendeu. Ganhou uma identidade nova (que deve ser estendida pra toda a linha).

    Em tempo, finalmente a Mercedes começou a mudar essas saídas de ar do painel em forma de turbina. São de extremo mau gosto.

  • Emanuel

    Eu até acho a X5 um carro bem mais legal, mas que interior da Mercedes, ein? Pra mim é o mais bonito da categoria e de longe

  • Rodrigo

    MB: põe mais uns difusores de ar no painel porque tá pouco.
    Obrigado

  • Salim Mahmood

    Nao e Toyota

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email