Ecologia Mercedes Benz Tecnologia

Mercedes-Benz quer parar de usar gasolina em 2015

mercedes-benz-futuro-super-carro-2010 Mercedes-Benz quer parar de usar gasolina em 2015







Sabemos que um dia acabarão todas as reservas de petróleo do mundo. Esse cenário apocaliptico pode estar longe de acontecer, mas com certeza acontecerá. As montadoras de carros estão entre as empresas que mais se preocupam com isso, pois é sua obrigação criar tecnologias novas para fazer com que seus carros usem outros combustíveis. Senão, seu negócio todo pode ir por água abaixo.

A Mercedes-Benz está preocupada com isso, e quer converter toda a sua frota de modelos para usar combustíveis alternativos até 2015. Fazer isso aqui no Brasil não seria nada difícil, já que temos o álcool, mas em outras partes do mundo o negócio fica mais complicado.

Ela vai primeiramente empregar tecnologias que ajudam os carros a economizar, como os sistemas Stop/Start, e também os sistemas BlueEfficiency, que usam diesel como combustível. Aí, chegamos ao que realmente interessa: etanol, sistemas elétricos e de célula de combustível.

O cenário de termos carros que não dependem de petróleo em 2015 é ótimo, não acha??

[Fonte: The Sun]



  • Europa Bambaataa

    Óptimo? Eu diria optimista. Há países onde é proibido vender automóveis ligeiros a gasóleo, e não acredito que seja possível fabricar automóveis com pilha de combustível ao nível que a Mercedes faz actualmente apenas em sete anos. Isso implicaria começar já a trabalhar na próxima geração do C, e na geração do E que chegará a seguir à que vai ser mostrada este ano em Paris. Parece demasiado investimento em pouco tempo.

  • helmygalindo

    Quanto mais cedo deixarmos de usar combustíveis fosseis melhor. A princípio o alcool seria uma boa escolha mundialmente, já que pouco precisaria mudar na concepção dos motores atuais. Mas é ai que mora o problema, os velhos motores a combustão interna precisam mesmo evoluir e se tornar mais eficientes sem o auxilio de motores adicionais eletricos (como ocorre com os hibridos). É ai que surge o hidrogênio, que precisa se tornar tão seguro quanto o GNV para ser usado por todos e as Celular a Combustível para substituir as enormes baterias dos carros eletricos (esta sim uma grande promessa para o futuro).

  • Europa Bambaataa

    O alcool só é viável se não for produzido a partir de cereais ou açúcar. Não tenho qualquer vontade de pagar 30 euros por um pão.

    E os híbridos não funcionam porque a diferença de peso anula os benefícios do motor eléctrico. Só é possível eléctrico ou pilha de combustível, mas produzir hidrogénio não é barato.

  • juniorxano

    Agora é so bebe caldo de cana pq daki a alguns anos vai se tudo combustível :drinkk: :drinkk:

  • helmygalindo

    [Comentario #90198 sera citado aqui]

    A gente aprendeu na escola que o hidrogênio pode ser separado da água através de um processo chamado eletrólise que é um processo caro e sem retornos para o meio ambiente, já que pra gerar o hidrogenio se gastaria muita energia.

    Hoje em dia existem outras formas de se conseguir hidrogênio bem mais baratas e viáveis. Inclusive há projetos brasileiros já em funcionamento no certão do Piauí que produzem o hidrogênio através de uma reação quimica com o alcool! E outras formas surgirão!

    Acredito muito que os carros do futuro levarão os motores eletricos para dentro das rodas como Ferdinan Porche imaginou há 110 anos atrás. E a fonte de energia desses motores serão as celulas a combustível.

  • rlaranjo

    [Comentario #90198 sera citado aqui]

    Relaxa portuga. Aqui no Brasil tem muuuuita terra (além da Amazônia, claro) pra fazer álcool.

  • rlaranjo

    Os elétricos seriam lindos, com hidrelétricas e eólicas produzindo eletricidade limpa e os carros não poluindo. Mas os carros elétricos carregam um grave problema: BATERIAS!!! Baterias cheias de metais altamente poluentes… Faca de dois legumes…

  • ALE

    [Comentario #90198 sera citado aqui]

    concordo.

    Agora esse papo da mercedes eh balela, se quer ela tem um carro hibrido ou elétrico rodando como a concorrencia ja faz (honda, toyota, etc). O que ela deve ta querendo dizer eh nao havera carro a gasolina, mas sim a diesel haha.
    E enquanto isso ela produz essas merdas de motores 6 litros com compressor pra tirar nem 500 cv.

  • Giovanni

    A Mercedes está otimista demais, acho 2015 cedo demais para se falar em abandono do petróleo. As montadoras alemãs têm feito comentários estranhos ultimamente. Primeiro a VW disse que pretendia dominar o mercado mundial de automóveis em poucos anos, e agora a Mercedes diz que irá abandonar a gasolina também bastante cedo. Estarão os alemães com esta bola toda? Duvido muito, pelos produtos que têm apresentado nos últimos tempos.

  • Luis.J.R.

    Ainda bem que temos o alcool?Acho que pelo jeito a mercedes vai só produzir carros a diesel ou hibridos em 2015. :hahh:

  • é se so europeus escolherem o etanol brasileiro o que sera bom ,senão eles escolheram o etanol a base milho dos americanos ,vai depende muito de qual etanol os europeus irão escolher para usar em seus automoveis seria legal os europeus com seus altomoveis com combustivel brasileiro e produzido no Brasil ou utilizarem os flex ,como no Brasil ja deu certo…


Send this to a friend