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Mercedes-Benz Sprinter 2018: motor, detalhes, fotos, equipamentos, consumo

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Mercedes-Benz Sprinter 2018 está há 20 anos no mercado brasileiro e tem preços a partir de R$ 112.300. O comercial leve é um dos mais completos do mercado, mas não é o líder do segmento há bastante tempo. A gama de versões é bastante extensa e reflete as diversas necessidades dos clientes operacionais no Brasil.



Em 1995, a Daimler-Benz decidiu por um fim ao clássico comercial leve MB190, um modelo que chegou a ser vendido no Brasil, mas que já estava bem limitado em suas aplicações, pois já estava no mercado mundial desde 1977. O novo produto tinha até um nome, Sprinter, e teria uma importância enorme para a Mercedes-Benz. O modelo surgiu também com uma variante da Volkswagen, que foi batizada de LT.

O Mercedes-Benz Sprinter surgiu com um perfil bem mais aerodinâmico e motor longitudinal turbo diesel posicionado sobre o eixo dianteiro, como nos antigos caminhões leves 608D, por exemplo, mas com frente bem inclinada ao invés de um pequeno capô e para-brisa em ângulos diferentes.

O grande volume do baú permitia grande quantidade de carga ou encomendas, que seriam facilmente descarregadas em portas traseiras ou laterais corrediças. O modelo tinha também chassi com cabine simples ou dupla, bem como furgão com teto alto ou baixo, além de van de passageiros com as mesmas opções de teto e também de tamanho.



Rapidamente, a Mercedes-Benz Sprinter ganhou o sucesso merecido no mercado europeu e mundial, sendo equipada com motores diesel de quatro ou cinco cilindros, entregando de 79 cv a 143 cv, além de ter câmbio manual de cinco marchas, bem como automático de cinco marchas. Com a Daimler-Chrysler, a marca introduziu o modelo nos EUA como um produto da Freightliner, empresa da Daimler. Também passou a ser vendido como um Dodge em 2003. O modelo também era produzido na Argentina, de onde chegava ao Brasil.

Em 2006, surge a segunda geração, que é atualmente vendida no Brasil. Mais aerodinâmica e versátil, o Mercedes-Benz Sprinter ganhou um capô mais pronunciado e gerou também a Volkswagen Crafter, nunca vendida aqui como a LT. Equipada com motor diesel 2.1 de 129 cv ou 143 cv, além de um V6 3.0 CDI. O veículo ganhou ainda um motor a gasolina, o primeiro do comercial leve, sendo um V6 3.5. No decorrer do tempo, chegou a ter motor 1.6 Turbo de 156 cv a gasolina ou GNV, sendo o mesmo do Classe C, por exemplo.

Essa segunda geração é feita em duas fábricas na Alemanha, além de Argentina e Argélia. O modelo apresenta uma boa performance com câmbio manual de seis marchas ou automático, que pode ter cinco ou sete marchas. A próxima geração deverá chegar bem sofisticada e conectada.

Ela terá ao seu serviço uma rede online integrada na Europa com funcionalidades remotas para o operador, possibilitando até mesmo a busca de frete ou a localização de carga e/ou passageiro. A conexão remota permitirá um monitoramento do veículo e sua performance em tempo real, além de gerenciar os custos da frota durante sua operação.

A Mercedes-Benz Sprinter 2019 terá ainda dados em nuvem para compartilhamento com outras unidades da frota e assim reduzir os custos operacionais como um todo. Outra novidade será a propulsão 100% elétrica, que eliminará a emissão de CO2 no meio urbano, além de evitar restrições de circulação para carros diesel em horários de pico.

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Mercedes-Benz Sprinter 2018 – detalhes

Completando 20 anos de Brasil, a van Mercedes-Benz Sprinter 2018 ganhou edição especial comemorativa com apenas 20 exemplares, que já foram vendidos. Na época, ela substituiu também o comercial leve anterior, o MB190. O modelo se tornou o principal player do mercado de vans e furgões em meados dos anos 90, após a enxurrada de modelos de origem sul-coreana.

O Mercedes-Benz Sprinter 20 Anos trazia também grade cromada, airbag duplo, freios ABS com EBD, alarme, rodas de liga leve, volante multifuncional, para-choques na cor do carro, adesivos “20 Anos no Brasil”, rádio com USB/SD/Bluetooth, faróis de neblina com assistente direcional integrado, freios a disco em todas as rodas, piloto automático com limitador de velocidade, entre outros.

O sistema ESP Adaptativo 9.i é um sistema que evita que o Mercedes-Benz Sprinter 2018 saia da trajetória em curvas devido ao escorregamento das rodas e perda do tangenciamento. Ele envolve os sistemas de freios ABS, o controle de tração ASR, o dispositivo de frenagem de emergência BAS, a distribuição de força de frenagem EBD, controle de carga adaptativo LAC, controles de rolagem (ROM) e interação de movimento de rolagem (RMI), pré-carga eletrônica de freios (redução no tempo de frenagem) e limpeza dos discos de freio (BDW).

Atualmente, a Mercedes-Benz Sprinter 2018 tem 60 versões nas configurações 313 CDI Street (PBT de 3,50 ton), 415 CDI (PBT de 3,88 ton) e 515 CDI (PBT de 5 ton), bem como a van de passageiros possui quatro opções: 9+1 (nove assentos para passageiros mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1.

O interessante do Mercedes-Benz Sprinter Chassi 2018 é que pode ser utilizado para baús fechados, caçamba de madeira, plataforma móvel para carros, baú refrigerado, entre outros implementos. As versões 415 e 515 CDI são muito usadas em motor homes construídos geralmente na região sul e preservam a garantia do veículo. Ainda assim, o modelo Furgão também é conversível em motor home.

A Mercedes-Benz Sprinter 2018 tem motor diesel OM651 2.2 Biturbo com 129 cv e 31,1 kgfm ou com 146 cv a 3.800 rpm e 33,6 kgfm. A transmissão é manual de seis velocidades. O veículo tem opções de entre eixos com 3,66 m e 4,32 m.

A Mercedes-Benz Sprinter já vendeu no Brasil 127 mil unidades desde os anos 90, mas em nível mundial, o modelo tem mais de 3,3 milhões de exemplares emplacados. A empresa chegou a estudar um aumento da produção da série limitada, que é feita na Argentina, diante do sucesso demonstrado no país.

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Mercedes-Benz Sprinter 2018 – novidades

A Daimler revelou o sketch da nova geração da Mercedes-Benz Sprinter 2018. A van global da marca alemã chegará ao mercado internacional no segundo semestre de 2018. Suas linhas serão inspiradas no conceito Vision Van e terá uma frente mais proeminente, porém, com linhas arredondadas em relação ao modelo atual.

Agora sem a presença da Volkswagen, que seguiu seu caminho com a Crafter de nova geração, a Mercedes-Benz Sprinter 2018 terá um foco maior no mercado americano, onde começará a ser produzida em Charleston, Carolina do Norte. O motivo é a carga de impostos que o produto atual tem de pagar por sua importação indireta da Alemanha, já que é montado em CKD na cidade citada.

Assim, a próxima Mercedes-Benz Sprinter 2018 terá sua produção ampliada, pois a fabricação nas plantas alemãs de Ludwigsfelde e Dusseldorf, continuará. Com faróis mais sofisticados e linhas aerodinâmicas, a van terá uma estrutura mais reforçada e segura, bem como um baú de carga mais amplo e com maior capacidade de carga. Como o mercado de furgões está em alta nos EUA, a prioridade da Daimler será reforçar a posição do modelo no meio americano.

Por isso, espera-se um aumento na gama de opções com a produção local, assim como de motores diesel Euro 6. Por enquanto, ainda não se sabe de versões híbridas ou elétricas, mas é certo que a Daimler apostará nisso na Mercedes-Benz Sprinter 2018. Recentemente, o grupo germânico iniciou as operações da transportadora UPS com o caminhão elétrico Fuso eCanter (foto acima), marca japonesa que faz parte de seu espólio.

O eCanter é o primeiro caminhão elétrico em operação comercial nos EUA e com isso a Daimler dá o recado em relação à Mercedes-Benz Sprinter 2018, que também deve ganhar uma versão elétrica, assim como o conceito. Também não se sabe o quanto o Vision Van influenciou em outros detalhes do projeto, lembrando que o veículo era guiado por um joystick e emprega uma empilhadeira robótica para embarque e desembarque de cargas. Naquela proposta futurista, havia também dois drones com seus pontos de pouso no teto.

Muito mais simples na realidade, a Mercedes-Benz Sprinter 2018 deverá ter também opção com transmissão automática, bem como versões com uso de gás natural, a fim de reduzir as emissões de poluentes no mercado americano. Na Europa, a gama deve continuar bem diversificada e quem sabe até uma versão híbrida plug-in diesel reforce a defesa do óleo combustível dentro do segmento comercial no velho continente.

Com apresentação mundial marcada para fevereiro do ano que vem, o novo Mercedes-Benz Sprinter 2018 começa a mostrar alguns de seus detalhes. A fabricante alemã divulgou nesta semana um trio de imagens do interior da nova geração da van. Como dá para reparar, o utilitário vai se aproximar ainda mais dos automóveis de passeio da empresa.

O grande destaque do Mercedes-Benz Sprinter 2018 ficará por conta do console central, com formato mais largo e com direito a uma peça em preto brilhante na parte superior, que abriga as saídas de ar circulares e no sistema multimídia com tela sensível ao toque. Há ainda volante multifuncional de três raios com detalhes em alumínio e revestimento em couro, painel de instrumentos com uma ampla tela colorida TFT em posição vertical central e uma série de porta-objetos no painel.

A lista de equipamentos deve incluir ainda banco do motorista e do passageiro com ajustes elétricos, tomadas USB para carregamento de smartphones e WiFi hotspot. A nova geração do Sprinter 2018 terá ainda o sistema Mercedes Pro, uma ferramenta de gerenciamento de frotas que fornece informações sobre o status do veículo, necessidades de manutenção e também o endereço da próxima entrega.

A Mercedes-Benz informou ainda que o Mercedes-Benz Sprinter 2018 será oferecido com uma série de opções de carroceria, distância entre-eixos e altura. O modelo contará também com compartimentos de carga abertos, fechados e com “soluções de prateleiras de última geração”, com direito ainda a uma “versão básica para clientes sensíveis a preços”.

Dados mecânicos do novo Mercedes-Benz Sprinter 2018 também ainda não foram divulgados. Porém, ainda de acordo com o informativo da fabricante, a van será comercializada na versão elétrica “eSprinter” a partir de meados de 2019. A atual linha do comercial leve no mercado brasileiro conta com as carrocerias chassi, furgão e van, com diferentes combinações de dimensões e configurações internas.

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Mercedes-Benz Sprinter 2018 – versões

Sprinter Chassi 2018

  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street Chassi Longo
  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street Chassi Extra-Longo
  • Sprinter 2.1 CDI 415 Street Chassi Longo
  • Sprinter 2.1 CDI 515 Street Chassi Longo
  • Sprinter 2.1 CDI 515 Street Chassi Extra-Longo

Sprinter Furgão Street 2018

  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street 7,5 m3
  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street 9,0 m3
  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street 10,5 m3
  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street 14,0 m3

Sprinter Furgão 2018

  • Sprinter 2.1 CDI 415 7,5 m3
  • Sprinter 2.1 CDI 415 9,0 m3
  • Sprinter 2.1 CDI 415 10,5 m3
  • Sprinter 2.1 CDI 415 14,0 m3
  • Sprinter 2.1 CDI 515 14,0 m3
  • Sprinter 2.1 CDI 515 15,5 m3

Sprinter Van 2018

  • Sprinter 2.1 CDI 415 Teto Baixo
  • Sprinter 2.1 CDI 415 Teto Alto
  • Sprinter 2.1 CDI 515 Telo Alto 17+1
  • Sprinter 2.1 CDI 515 Telo Alto 20+1

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Mercedes-Benz Sprinter 2018 – equipamentos

Mercedes-Benz Sprinter Chassi 2018 – De série com direção hidráulica, airbag duplo, freios com ABS e EDB, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, vidros dianteiros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores elétricos com aquecimento, sistema de áudio com CD/SD/USB/Bluetooth, faróis de neblina com função curva, assistente de vento lateral (menos 515), conta giros, entre outros.

Opcionais: Ar-condicionado, airbag do passageiro (415/515), conta giros (313/415), volante multifuncional, rodas de liga leve aro 16 polegadas (menos 515) e piloto automático com limitador.

Mercedes-Benz Sprinter Furgão Street 2018 – Itens acima, mais luzes diurnas, piso naval, revestimento lateral, estribo traseiro, portas traseiras com 270 graus de abertura, entre outros.

Opcionais: Ar-condicionado, volante multifuncional, conta-giros, rodas de liga leve aro 16 polegadas, piloto automático com limitador e portas laterais corrediças lado esquerdo.

Mercedes-Benz Sprinter Furgão 2018 – Itens do Sprinter Furgão 2018.

Opcionais: Ar-condicionado, airbag do passageiro, volante multifuncional, conta-giros (de série no 415), rodas de liga leve aro 16 polegadas (menos 515), piloto automático com limitador e portas laterais corrediças lado esquerdo.

Mercedes-Benz  Sprinter Van 2018 – Itens acima, mais banco do passageiro reclinável ou fixo, airbag para passageiro extra na frente, ar-condicionado digital, travamento central por controle remoto, desembaçador do vidro traseiro, carpete, limpador do vidro traseiro, porta-objetos em alumínio, conta-giros, rodas de liga leve aro 16 polegadas, entre outros.

Opcionais: Dependendo da versão ar-condicionado digital, airbag do passageiro extra, volante multifuncional, conta-giros, carpete, desembaçador do vidro traseiro, rodas de liga leve aro 16 polegadas e piloto automático com limitador.

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Mercedes-Benz Sprinter 2018 – preços

Sprinter Chassi 2018

  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street Chassi Longo – R$ 113.528
  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street Chassi Extra-Longo – R$ 114.784
  • Sprinter 2.1 CDI 415 Street Chassi Longo – R$ 105.155
  • Sprinter 2.1 CDI 515 Street Chassi Longo – R$ 113.631
  • Sprinter 2.1 CDI 515 Street Chassi Extra-Longo – R$ 117.909

Sprinter Furgão Street 2018

  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street 7,5 m3 – R$ 119.016
  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street 9,0 m3 – R$ 120.893
  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street 10,5 m3 – R$ 131.493
  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street 14,0 m3 – R$ 136.134

Sprinter Furgão 2018

  • Sprinter 2.1 CDI 415 7,5 m3 – R$ 113.653
  • Sprinter 2.1 CDI 415 9,0 m3 – R$ 119.933
  • Sprinter 2.1 CDI 415 10,5 m3 – R$ 126.623
  • Sprinter 2.1 CDI 415 14,0 m3 – R$ 133.051
  • Sprinter 2.1 CDI 515 14,0 m3 – R$ 145.028
  • Sprinter 2.1 CDI 515 15,5 m3 – R$ 150.922

Sprinter Van 2018

  • Sprinter 2.1 CDI 415 Teto Baixo – R$ 150.546
  • Sprinter 2.1 CDI 415 Teto Alto – R$ 161.343
  • Sprinter 2.1 CDI 515 Telo Alto 17+1 – R$ 182.897
  • Sprinter 2.1 CDI 515 Telo Alto 20+1 – R$ 187.900

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Mercedes-Benz Sprinter 2018 – motor

A Mercedes-Benz Sprinter 2018 na versão 313 CDI tem motor diesel OM651 2.2 Biturbo com 129 cv a 3.800 rpm e 31,1 kgfm a 2.400 rpm. Nas versões 415 CDI e 515 CDI, ele entrega 146 cv a 3.800 rpm e 33,6 kgfm a 2.400 rpm. Em todas, a transmissão é manual de seis velocidades. O propulsor conta com injeção Common Rail, reversão catalítica seletiva com Arla 32, intercooler, entre outros.

Mercedes-Benz Sprinter 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street Chassi – não declarada e 138 km/h
  • Sprinter 2.1 CDI 415 Street Chassi – não declarada e 146 km/h
  • Sprinter 2.1 CDI 515 Street Chassi – não declarada e 141 km/h
  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street Curto – não declarada e 155 km/h
  • Sprinter 2.1 CDI 313 Street Longo – não declarada e 151 km/h
  • Sprinter 2.1 CDI 415 Furgão Teto Baixo – não declarada e 157 km/h
  • Sprinter 2.1 CDI 415 Furgão Teto Alto – não declarada e 155 km/h
  • Sprinter 2.1 CDI 515 Furgão Teto Alto – não declarada e 151 km/h
  • Sprinter 2.1 CDI 415 Van Teto Baixo – não declarada e 157 km/h
  • Sprinter 2.1 CDI 415 Van Teto Alto – não declarada e 155 km/h
  • Sprinter 2.1 CDI 515 Van Teto Alto – não declarada e 151 km/h

Mercedes-Benz Sprinter 2018 – consumo

O Mercedes-Benz Sprinter 2018 tem consumo médio de 7,6 km/litro na cidade e 9,1 km/litro na estrada, dependendo da versão e aplicação. Com transmissão manual de seis marchas, o comercial leve tem um bom consumo para a categoria e seu tanque de combustível de 75 litros, fora os outros 18 litros do Arla 32, são suficientes para a grande maioria das viagens, garantindo uma boa autonomia.

Mercedes-Benz Sprinter 2018 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Custo

Quilometragem

313 Street Chassi/Furgão

415/515 Chassi/Furgão

415/515 Van

10.000 km

20.000 km

R$ 899

R$ 899

R$ 1.025

30.000 km

40.000 km

R$ 999

R$ 999

R$ 1.125

50.000 km

60.000 km

R$ 899

R$ 899

R$ 1.025

Mercedes-Benz Sprinter 2018 – ficha técnica

Motor

313

415 / 515

Tipo

Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel

Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

2143

2143

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

ND

ND

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Diesel: 129 cv @ 3800 rpm

Diesel: 146 cv @ 3800 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Diesel: 31,1 kgfm @ 1200 rpm

Diesel: 33,6 kgfm @ 1200 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas

Manual 6 marchas

Tração

Tipo

Traseira

Traseira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve 16 polegadas

Aço / Liga Leve 16 polegadas

Pneus

225/75 R16

225/75 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

5870 (Longo) 6680 (Extralongo) 5245 (Furgão Street) 5910 ( Furgão Street Longo) 6945 ( Furgão Street Extralongo)

5910 (Furgão Longo) 6945 (Furgão Extralongo) 6085 (515 Longo) 6845 (515 Extralongo) 7345 (Furgão Extralongo 15,5 m3)

Largura sem retrovisores (mm)

1993

1993

Altura (mm)

2366 (Chassi) 2430 (Teto Baixo) 2710 (Teto Alto)

1562

Distância entre os eixos (mm)

3250 (Curto) 3665 (Padrão) 4325 (Longo)

3665 (Padrão) 4325 (Longo)

Capacidades

Baú (m3)

7,5 / 9,0 / 10,5 / 14,0

7,5 / 9,0 / 10,5 / 14,0 / 15,5

Tanque (litros)

75

75

Carga útil (kg)

3500

3880 (415) 5000 (515)

Peso em ordem de marcha (kg)

1840 (Chassi) 2240 (Furgão Street)

2990 (Chassi) 1630 (Furgão) 2430 (Furgão Extralongo)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Mercedes-Benz Sprinter 2018 – fotos

4.0

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