Mercedes-Benz vai matar todas as peruas até 2030

Mercedes-Benz vai matar todas as peruas até 2030

As peruas estão ameaçadas por crossovers e SUVs, assim como pelo processo de eletrificação forçada na Europa, seu principal celeiro. Contudo, um duro golpe deve ser dado pela Mercedes-Benz.

A marca de luxo alemã encerrará as vendas dos modelos Touring ou Estate, como também são conhecidas as station wagons da estrela, até 2030, segundo o site alemão Automobilwoche.

O motivo alegado pelo fabricante de carros de luxo é a falta de demanda para esse tipo de produto nos EUA e na China. Neste último, contudo, temos visto algumas marcas apostando nas famosas familiares.

De qualquer modo, na visão da Mercedes, as peruas não atenderão ao que a empresa deseja e apostará em produtos que sejam mais atraentes aos consumidores internacionais.

Não se sabe se existe mais algum motivo para o fim das peruas da Mercedes-Benz, mas o recorde de vendas da BMW em 2021, que a colocou no topo das luxuosas, pode ter influenciado nisso.

Mercedes-Benz vai matar todas as peruas até 2030

Antes os fabricantes de luxo alemães pensavam primeiro no mercado doméstico e europeu, depois no americano e pronto. Com a China sendo mandatória nas vendas, tiveram até que esticar seus carros.

Nos EUA, os SUVs e picapes ditaram a moda e mesmo sedãs de luxo perderam espaço para players locais, sem contar a Tesla.

Ainda que a Audi mantenha o foco nas peruas, especialmente na proposta esportiva delas, a Mercedes-Benz parece não se intimidar com o destaque da rival e nem com o recente reavivamento da BMW, com a Série 3.

Para os clientes fiéis, o recado é mudar de estilo na marca ou sair e, nesse caso, Audi e BMW estarão de braços abertos, mesmo se um deles também seguir a estrela, mais no segundo caso.

No mercado geral, as peruas ainda seguem longe do fim, com a Volkswagen concentrando a Passat Variant para um consumidor de maior poder aquisitivo, onde até a Skoda Superb Combi é outra desejável.

[Fonte: Automobilwoche]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.