Cupês Matérias NA Mercedes Benz

Mercedes CLA 200: motor, equipamentos, estilo e todos os detalhes

Mercedes CLA 200: motor, equipamentos, estilo e todos os detalhes

O Mercedes CLA 200 é uma versão do cupê de quatro portas “compacto” da Daimler, que foi vendido no Brasil entre 2014 e 2019, tendo sido a principal opção por aqui, embora tivesse ganhado a CLA 180 nos últimos anos.


Sensação em 2014, o sedã estiloso da marca alemã se aproveitava da ausência de um modelo menor que o Classe C para ganhar espaço no mercado, não sendo um concorrente exatamente direto do Audi A3 Sedan, que era mais barato.

Com preços inflados pela marca ao chegar aqui, o Mercedes CLA 200 hoje em dia é um carro bem valorizado, mesmo com bom tempo de uso e quilometragem alta no mercado de usados.

Mercedes CLA 200: motor, equipamentos, estilo e todos os detalhes

Dotado de um estilo realmente atraente, tanto na geração antiga quanto na atual, o Mercedes CLA 200 só foi vendido no Brasil na primeira, visto que a atual só está disponível aqui com a CLA 250.

O motivo é que a Mercedes-Benz tem o novo sedã menor, o Classe A Sedan, que inibe um CLA 200, pelo menos por enquanto. Quando chegou, o cupê de cinco lugares veio nas opções First Edition, Urban e Vision.

Feito sobre a plataforma MFA do Classe A da época, o Mercedes CLA 200 compartilhou com este o motor M270 1.6 Turbo, além de câmbio de dupla embreagem 7G-DCT.

Mercedes CLA 200

Mercedes CLA 200: motor, equipamentos, estilo e todos os detalhes

Em janeiro de 2014, a Mercedes-Benz já havia trocado a geração do Classe C e comercializava aqui o Classe A e o GLA. O Mercedes CLA 200 chegou como uma opção realmente atraente para o cliente da marca.

Com o Classe C um pouco mais acima em preço, o CLA era a opção lógica para quem queria ter um sedã da Mercedes, mas não queria sair da linha de acesso.

Seu estilo de linhas esguias, posição de dirigir esportiva e portas sem batentes dos vidros, realmente atraia qualquer um. Com espaço realmente para quatro, era um carro jovem.

Sua performance era aceitável para a proposta, assim como o conteúdo oferecido. Com impressão de luxo percebido realmente muito boa, a exemplo de Classe A e GLA, o Mercedes CLA 200 realmente cumpriu bem sua missão.

Mercedes CLA 200 – Estilo

Mercedes CLA 200: motor, equipamentos, estilo e todos os detalhes

Esguio, o Mercedes CLA 200 era uma releitura menor do CLS da época, um carro que realmente trazia um estilo mais esportivo sem a necessidade de usar obrigatoriamente um pacote da AMG, por exemplo.

Suas próprias formas eram em si associadas a carros de desempenho, luxo e sofisticação maiores, a exemplo do VW Passat CC, por exemplo. Sabiamente, a Daimler levou isso tudo para o segmento de acesso e quase revolucionou o segmento.

O “quase” é que isso não pegou fora da marca imediatamente e hoje em dia, são os SUVs que estão adotando esse estilo cupê. Ainda assim, o Mercedes CLA 200 chegava com uma beleza realmente ímpar.

O Mercedes CLA 200 tinha coeficiente aerodinâmico de 0,23 de cx, graças ao desenho de teto curvado, traseira “caída” e frente longa. Ele tinha faróis bi-xênon com luzes diurnas e também piscas em LED.

Mercedes CLA 200: motor, equipamentos, estilo e todos os detalhes

Com olhar expressivo, o sedã-cupê tinha grade envolvente com dois frisos cromados e a famosa estrela de três pontas, tendo a grelha elementos estéticos que “contornavam” o símbolo da Mercedes.

O para-choque era dotado de três entradas de ar e spoilers nas extremidades, tendo ainda lavadores de faróis retráteis. O capô tinha três vincos pronunciados e as laterais empregavam outro que descia suavemente em direção à traseira.

A linha de cintura era alta curvada nas extremidades, ajudando na fluidez das linhas. O Mercedes CLA 200 tinha maçanetas semi-embutidas e área envidraçada pequena, com ausência de batente para os vidros das portas.

Os retrovisores eram quase retangulares e tinham repetidores de direção. Com seu semi-círculo nas janelas, o CLA tinha colunas C bem destacadas e elegantes.

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A traseira, com linhas que desciam para as angulosas lanternas em LED com formas de pétalas, permitia que o sedã tivesse ainda um porta-malas mais pronunciado para cima, ganhando ainda um defletor de ar integrado ao desenho.

O para-choque liso tinha um difusor de ar inferior e duas saídas de escape retangulares nas extremidades. O Mercedes CLA 200 vinha na versão First Edition, rodas de liga leve aro 18 polegadas com pneus 225/40 R18 run flat.

O teto solar era semi-panorâmico e a antena era pintada de preto brilhante com estilo barbatana. Com esse visual externo, o Mercedes CLA 200 já chamava muita atenção nas ruas.

Por dentro, o ambiente do Mercedes CLA 200 refletia a nova filosofia da Daimler de investir em um luxo perceptível como nas gerações mais recentes de seus carros.

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Mesmo que o CLA fosse feito para ter um custo de produção mais baixo, usando uma plataforma de tração dianteira, a experiência a bordo deveria ser como nos tradicionais de tração traseira e alto luxo.

Dessa forma, o CLA 200 fidelizava seus clientes com detalhes como difusores de ar em forma de turbina, acabamento com muito couro nas portas e materiais soft, apliques metalizados no painel, cluster analógico de fundo branco com display TFT e volante esportivo de três raios e acabamento em couro, por exemplo.

O Mercedes CLA 200 tinha um ar jovem e isso impede a inserção de materiais muito suntuosos, que naturalmente contradizem a proposta, tendo assim até bancos revestidos em microfibra com tecido de malharia exclusiva no lugar de couro.

Aliás, assim como nos Classe A e GLA, o CLA 200 vinha com assentos dotados de apoios de cabeça integrados com elementos vazados, que possuíam iluminação amarela.

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O ambiente também usava isso nas maçanetas, na posição das pernas e nos apoios traseiros, entre outros, totalizando 17 pontos internos de luz. As soleiras das portas eram em alumínio e teto preto, junto com as colunas.

O sistema de áudio ainda era no padrão antigo, que os alemães gostavam, usando comandos físicos até para discagem de telefone, bem como botão de navegação da multimídia Command Online com tela de 7 polegadas.

Esta não agradou muita gente, pois era suspensa e lembrava um tablet grudado no painel. Também não era touchscreen, mas tinha navegador GPS, reproduzia CD e DVD, além de USB e SD. Só não tinha câmera de ré, o que era bem estranho.

Assim como os irmãos e o Classe C, o Mercedes CLA 200 tinha alavanca de câmbio na coluna de direção, como nos carros americanos antigos, deixando espaço para porta-objetos no túnel central.

Mercedes CLA 200: motor, equipamentos, estilo e todos os detalhes

Ainda evitando largar a “old school”, a Mercedes-Benz oferecia o modelo com chave eletrônica de encaixe no painel para dar partida em vez de botão. O freio de estacionamento eletrônico era do lado esquerdo do painel.

Com sete airbags, o Mercedes CLA 200 tinha ainda controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensores de chuva e crepuscular, entre outros.

O sedã tinha ainda abertura elétrica do porta-malas por um botão na porta do condutor. Os comandos dos faróis ficavam na parte inferior do painel.

A alavanca de câmbio, tinha botão P para colocar em Parking. A haste seleciona R, N e D, enquanto os modos de condução ficavam no painel.

Mercedes CLA 200 – Atualização

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Em 2016, a Mercedes-Benz promoveu uma atualização visual no CLA 200, inclusive com adição de tecnologia flex no motor M270 1.6 Turbo, que manteve potência e torque.

O Mercedes CLA 200 ganhou novos para-choques, sendo que o dianteiro recebeu pequenas aberturas nas laterais e uma boa maior no meio, bem como um friso cromado na base.

Os faróis passaram a ser de LED com assinatura visual mais elaborada. As rodas de liga leve aro 18 polegadas da versão Vision eram novas (de múltiplos raios), enquanto as de 18 polegadas da Urban eram as mesmas usadas na Vision e First Edition anteriormente.

A grade do radiador no CLA 200 passou a ser de friso único, tendo a estrela ao centro. Na traseira, o para-choque adotava novas molduras para escapes e difusor de ar, ambos envolvidos com cromo.

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As lanternas em LED também foram atualizadas no layout interno. Por dentro, o Mercedes CLA 200 ganhou volante atualizado com comandos redesenhados, cluster com fundo escuro nos mostradores e comandos centralizados revisados.

A multimídia Command Online ampliou a integração com smartphones iPhone através do Apple Car Play, mas com espelhamento de aparelhos Android. Adotou também uma tela de 8 polegadas.

O acabamento dos bancos foi revisados e a tonalidade cinza ou preta com costuras brancas ou azuis, inclusive na parte inferior do habitáculo.

O Mercedes CLA 200 continuou a oferecer os modos de condução Eco, Comfort, Sport e Individual, ganhando ainda câmera de ré e estacionamento automático. Os controles ganharam acabamento cromado.

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A iluminação interna, que antes era apenas amarela, agora passava a dispor de um configurador com 12 cores, que podiam ser facilmente escolhidas e dando ao ambiente um visual bem mais elaborado.

O banco do motorista tinha ajuste elétrico com memórias, garantindo assim mais comodidade para o condutor, sendo disponível apenas na versão Vision.

Mais requintado, o CLA 200 ganhou uma importante sobrevida para alcançar o mercado em 2019, quando a nova geração desembarcou por aqui. O uso da tecnologia Flex ampliou as possibilidades do modelo ante os clientes da marca.

Mercedes CLA 200 – Motor

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O Mercedes CLA 200 era oferecido no Brasil com motor M270, um propulsor de quatro cilindros e 16V, que tinha turbocompressor com intercooler e injeção direta de combustível.

Com 1.595 cm3, o M270 entregava 156 cavalos a 5.300 rpm e 25,5 kgfm entre 1.250 rpm e 4.000 rpm. Tendo isso, ele ia de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e tinha máxima de 223 km/h.

Sua transmissão era automatizada de dupla embreagem 7G-DCT de sete marchas com modo Sport e trocas manuais no volante. Ele tinha somente tração dianteira com suspensão McPherson na frente e multilink na traseira.

O Mercedes CLA 200 media 4,630 m de comprimento, 2,032 m de largura (com retrovisores), 1,432 m de altura e 2,699 m de entre eixos. O porta-malas tinha 470 litros e não podia ser ampliado, pois o banco traseiro não rebatia.

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O consumo do CLA 200 era de 10,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, usando inicialmente apenas gasolina. O tanque era de 56 litros e garantia autonomia teórica de quase 740 km.

Em 2016, o Mercedes CLA 200 ganhou motorização flex. Nesse caso, o M270 manteve os mesmos números de potência e torque, não alterando nem mesmo a rotação do motor.

No entanto, o impacto mais sentido era no consumo, que no ciclo urbano era de meros 7,1 km/l, enquanto no rodoviário fazia apenas 9 km/l, números bem abaixo da gasolina, naturalmente.

Nova geração

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O Mercedes CLA 200 existe na nova geração do modelo, mas, por enquanto, apenas no mercado europeu. Lá, essa opção tem propulsor 1.3 M282 de origem Renault.

Com ele, o CLA 200 europeu entrega 163 cavalos a 5.000 rpm e 25,5 kgfm a 1.620 rpm. Mantendo o mesmo câmbio de sete marchas, o cupê de quatro portas vai de 0 a 100 km/h nos mesmos 8,5 segundos e tem máxima de 229 km/h.

O Novo CLA 200 é feito sobre a base MFA2 com linhas mais sofisticadas, preservando o estilo e realçando suas formas, medindo agora 4,688 m de comprimento, 1,830 m de largura, 1,439 m de altura e 2,728 m de entre eixos.

Os faróis ganharam formas mais expressivas, assim como as lanternas cortadas pela tampa do porta-malas. O ambiente ficou mais conectado com cluster digital e multimídia MBUX em duas telas integradas.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • th!nk.t4nk

    Esse carro até tinha bons acabamentos, mas era muito simplório pelo que custava. O novo melhorou bem o custo x benefício, apesar de ter mantido algumas inconsistências do anterior (como os bancos curtos). Pra quem não pretende carregar ninguém atrás, e curte um carro de imagem, é uma opção. Pessoalmente acho mais negócio juntar uns trocos a mais e partir pra um segmento acima de uma vez.

    • Paulo Lustosa

      Eu andei em um, e a minha referência de menor sedan da MB era a C200 W204, que eu achava um pouco apertado no banco de trás, mas totalmente correto para dirigir. A CLA conseguiu ser mais apertada pra dirigir que um sedan compacto nacional, com minha cabeça batendo na coluna do teto do carro.

      • th!nk.t4nk

        Então, infelizmente isso é comum em todos os coupês, não só no CLA (experimente o A5, Arteon, etc). Minha dica é configurar esse tipo de carro sem o teto-solar, pois assim você ganha alguns preciosos centímetros pra cabeça. Já no banco de trás não adianta: nunca vi um coupé onde uma pessoa com mais de 1,80 m fique realmente confortável. Mesmo quando não bate, basta um movimento lateral ou do corpo pra “dar com o chifre” no teto. Faz parte.

        • Paulo Lustosa

          Isso que prestei atenção… só vira sem teto solar.

  • Nome

    Tenho uma CLA 2015 vision, estilo incomparavel, interior tambem, teto com interior preto. Bons equipamentos, o carro me proporciona satisfação ao volante. Está com 34mil km, troco o da esposa mas não consigo ir para outro modelo rs . Estou pensado numa 2018/19 para manter o estilo diferenciado.

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