Mercedes EQXX Concept propõe elétrico com 1.000 km de alcance

Mercedes EQXX Concept propõe elétrico com 1.000 km de alcance

Na busca por um alcance crescente para os elétricos, de modo a evitar a ansiedade provocada nos motoristas por conta da recarga de baterias, a Mercedes-Benz decidiu seguir algumas marcas chinesas e oferecer autonomia de 1.000 km no Mercedes EQXX Concept.

Com formas esguias, o conceito é um sedã estiloso de porte grande, com área envidraçada bem reduzida. O EQXX dá uma ideia de como a Mercedes-Benz pretende localizar produtos de alto alcance em mercados como da Europa e EUA, além da China, é claro.

Mercedes EQXX Concept propõe elétrico com 1.000 km de alcance

Para obter um alcance de 1.000 km, o Mercedes EQXX Concept adicionou mais células à bateria para ampliar a autonomia, porém, isso provocaria um aumento expressivo do peso.

De modo a reduzir esse efeito, a Mercedes-Benz utilizou-se de materiais compostos e outras soluções para amenizar o aumento das células e diz que o EQXX tem consumo médio inferior a 10 kWh a cada 100 km, um feito impressionante dado o porte e peso do carro.

Mercedes EQXX Concept propõe elétrico com 1.000 km de alcance

Nesse caso, o alvo da redução de peso é a própria bateria, com as mesmas células usadas no Mercedes EQS 450+, cortando 30% do peso e sendo 50% menor. Ela pesa 495 kg e ajuda a manter o peso do Mercedes EQXX Concept a 1.750 kg, o que é mito bom se comparado a carros elétricos de mesmo porte.

Além dos materiais empregados na bateria, também foram inseridas rodas de magnésio, portas feitas em plástico com injeção de fibra de carbono, discos de freio de alumínio, pneus de baixa resistência à rolagem, difusor traseiro ajustável e suspensão pneumática.

Mercedes EQXX Concept propõe elétrico com 1.000 km de alcance

Com motor elétrico traseiro de 204 cavalos, suficiente para um desempenho apoiando-se na eficiência aerodinâmica, com apenas 0,17 de cx. Por fora, faróis full LED bem delineados e lanternas traseiras em LED, num conjunto único.

Por dentro, o EQXX tem painel com cluster-infotainment de 47 polegadas com resolução 8K, bem como bancos individuais e túnel central estiloso. Os assentos são de Dessertex, um estofamento derivado de cactos.

Há também tecidos oriundos de cogumelos e assoalho com revestimento feito com fraldas usadas… Plásticos de lixo de aterro também foram usados. Apesar das origens, todo o ambiente é voltado para o luxo.

Mercedes-Benz EQXX Concept – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.