Mercedes GLA 200: veja as suas duas gerações

mb gla 2021 3

O Mercedes GLA 200 é um crossover de porte médio que é vendido no Brasil desde 2015 e que já foi produzido aqui, mais precisamente em Iracemápolis, interior de São Paulo, cuja fábrica permanece desativada.

Feito sobre a plataforma MFA2, ele agora está em sua segunda geração, que manteve o estilo geral, mas apresenta uma carroceria maior e 50 kg mais pesada. A mudança tornou o GLA 200 mais eficiente e com melhor performance.

Com motor em transversal, o GLA 200 é um Mercedes da nova geração que a Daimler decidiu investir para capturar novos clientes com produtos mais baratos e acessíveis. Pelo menos foi assim no início…

A nova geração do GLA se apresenta com 4,410 m de comprimento, 1,834 m de largura, 1,605 m de altura e 2,729 m de entre-eixos, tendo 435 litros no porta-malas e mantendo um conjunto de suspensão McPherson e Multilink.

Mais volumoso, o Mercedes GLA 200 é concorrente do BMW X1 e do Audi Q3, tendo um visual com carroceria mais elevada e arredondada, adicionando faróis full LED, guias de LED mais complexas e lanternas de LED ovalizadas.

Leia também sobre o Mercedes GLA atual.

Mercedes GLA 200 – Modelos

  • GLA 200 Style 1.6 Turbo 7G-DCT
  • GLA 200 Advance 1.6 Turbo 7G-DCT
  • GLA 200 Vision 1.6 Turbo 7G-DCT
  • GLA 200 Vision Black Edition 1.6 Turbo 7G-DCT
  • GLA 200 Enduro 1.6 Turbo 7G-DCT
  • GLA 200 AMG-Line 1.3 Turbo 7G-DCT

Itens de série

GLA 200 Style 1.6 Turbo 7G-DCT – Motor 1.6 Turbo com câmbio de dupla embreagem e sete marchas, tendo modos de condução e paddle shifts, além de bancos em tecido, faróis halógenos, rodas de liga leve aro 17 polegadas, lanternas em LED, luzes diurnas em LED, retrovisores com repetidores de direção, ar-condicionado automático, computador de bordo, multimídia com tela de 7 polegadas, Bluetooth, USB, volante multifuncional em couro, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, porta-luvas iluminado, retrovisor dia e noite, vidros/retrovisores/travas elétricos, direção elétrica com coluna ajustável em altura e profundidade, seis airbags, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, escape duplo, luzes de emergência em frenagem, chave presencial com slot de partida, entre outros.

GLA 200 Advance 1.6 Turbo 7G-DCT – Itens acima, mais faróis de xênon, sensor de estacionamento dianteiro, para-choques com apliques metalizados, bancos com padronagem diferenciada, banco do motorista com ajustes elétricos e 2 memórias, volante esportivo, rodas aro 18 polegadas com pneus 235/55 R18, navegador GPS, pacote de luzes internas, retrovisor eletrocrômico, escape duplo cromado, rebatimento dos espelhos externos, entre outros.

GLA 200 Vision 1.6 Turbo 7G-DCT – Itens acima, mais teto solar elétrico panorâmico, retrovisores externos eletrocrômicos, bancos em couro, soleiras exclusivas, banco do passageiro com ajustes elétricos, detalhes internos metalizados, entre outros.

GLA 200 Vision Black Edition 1.6 Turbo 7G-DCT – Itens acima, mais detalhes exteriores em preto, teto preto, tapetes personalizados, soleiras exclusivas, bancos com acabamento preto, pedais esportivos, entre outros.

GLA 200 Enduro 1.6 Turbo 7G-DCT – Itens acima, mais atualização visual com faróis de LED, faróis de neblina em LED com molduras exclusivas, rodas aro 18 polegadas atualizadas, grade com frisos duplos vazados, câmera de ré, entre outros.

GLA 200 AMG-Line 1.3 Turbo 7G-DCT – Motor 1.3 Turbo, mais faróis full LED, para-choques esportivos, pacote AMG Line de personalização, rodas de liga leve aro 20 polegadas com pneus 235/45 R20, cluster-multimídia com telas de 20 polegadas, MBUX, Android Auto e CarPlay, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa e ponto cego, estacionamento automático, alerta de tráfego traseiro, detector de pedestres com frenagem automática, faróis adaptativos, detalhes em alumínio, bancos personalizados, iluminação interna em LED personalizável, entre outros.

Todos os preços

  • GLA 200 Style 1.6 Turbo 7G-DCT – R$ 129.900
  • GLA 200 Advance 1.6 Turbo 7G-DCT – R$ 132.900
  • GLA 200 Vision 1.6 Turbo 7G-DCT – R$ 149.900
  • GLA 200 Vision Black Edition 1.6 Turbo 7G-DCT – R$ 152.900
  • GLA 200 Enduro 1.6 Turbo 7G-DCT – R$ 203.900
  • GLA 200 AMG-Line 1.3 Turbo 7G-DCT – R$ 325.000

Mercedes GLA 200 – Motorização

mb gla 2021 8

O Mercedes GLA 200 foi equipado com dois motores diferentes no mercado nacional. O primeiro foi o M274, um propulsor de alumínio com duplo comando variável e 16 válvulas, acionados por corrente.

Com 1.595 cm3, o M274 tinha turbocompressor com intercooler e injeção direta com tecnologia flex na atualização, que ocorreu em 2017. Mesmo assim, a Mercedes-Benz seguiu a Volkswagen e BMW, não alterando potência e torque.

Assim, o M274 entregava 156 cavalos a 5.300 rpm e 25,5 kgfm a partir de 1.250 rpm. O torque máximo em rotação tão baixa era uma enorme vantagem do 1.6 Turbo do GLA, que trabalhava com uma caixa automatizada de dupla embreagem.

Esta tinha sete marchas e modos de condução, incluindo Eco, Normal, Sport, Sport+ e Individual, usando paddle shifts no volante. Essa caixa permitia um bom desempenho para o crossover da Mercedes.

A mesma transmissão foi adicionada à segunda geração, que trocou o motor pelo M282. Este é um desenvolvimento com Renault e Nissan, onde é conhecido como H5Ht e HR13DDT, inclusive com o primeiro estreando no Renault Captur 2022.

Feito de alumínio e também com quatro cilindros, o M282 tem 1.332 cm3 e as mesmas tecnologias do M274, mas aprimoramentos de ciclo de funcionamento, obtendo média de consumo muito superior ao antigo.

São 163 cavalos a 5.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.620 rpm, devido ao volume menor, mas abastecido somente com gasolina. Apenas o equivalente da Renault terá sistema flex no Brasil e pode chegar a 170 cavalos.

Informações de desempenho

  • GLA 200 1.6 Turbo 7G-DCT – 8,8 segundos e 215 km/h
  • GLA 200 1.3 Turbo 7G-DCT – 8,7 segundos e 210 km/h

Números de consumo

  • GLA 200 1.6 Turbo 7G-DCT – 7,0/8,6 km/l e 10,0/12,7 km/l
  • GLA 200 1.3 Turbo 7G-DCT – 10,4/14,0 km/l

Mercedes GLA 200 – manutenção e Gastos com revisões

mb gla 2021 4

O plano de manutenção do Mercedes GLA 200 inclui preços fixos com revisões até 50.000 km (veja também Mercedes-Maybach Classe S 2019 é o luxo alemão), onde a marca de luxo alemã especifica os itens que serão trocados nas paradas, que ocorrem a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro.

Os preços das revisões são bem altos e a mais cara custa R$ 3.320, praticamente o custo de um carro compacto até 60.000 km. Mas, não é apenas por ser de luxo, visto que o custo total de R$ 10.620 é quatro vezes maior que o da Land Rover.

Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km Total
M274 R$ 1.110,00 R$ 2.540,00 R$ 3.320,00 R$ 2.540,00 R$ 1.110,00 R$ 10.620,00
M282 R$ 1.110,00 R$ 2.540,00 R$ 3.320,00 R$ 2.540,00 R$ 1.110,00 R$ 10.620,00

Mercedes GLA 200 – Dados técnicos

Motor M274 M282
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1595 1332
Válvulas 16 16
Taxa de compressão 10,3:1 10,6:1
Injeção eletrônica Direta, turbo Direta, turbo
Potência máxima 156 cv a 5.300 rpm (gasolina/etanol) 163 cv a 5.500 rpm (gasolina)
Torque máximo 25,5 kgfm a 1.250 rpm (gasolina/etanol) 25,5 kgfm a 1.620 rpm (gasolina )
Transmissão
Tipo Automatizado de dupla embreagem com 7 marchas Automatizado de dupla embreagem com 7 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Multilink Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 18 polegadas Liga leve aro 18 polegadas
Pneus 235/50 R18 235/45 R20
Dimensões
Comprimento (mm) 4.417 4.410
Largura (mm) 1.804 1.834
Altura (mm) 1.569 1.605
Entre eixos (mm) 2.699 2.729
Capacidades
Porta-malas (L) 421 435
Tanque de combustível (L) 50 43
Carga (Kg) 485 600
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.435 1.485
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,31 0,28

Mercedes GLA 200 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GLA
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X