Elétricos Europa Finanças Governamental/Legal MINI Montadoras/Fábricas

Mesmo com Brexit, MINI planeja produção de elétricos em Oxford

mini-rocketman-8 Mesmo com Brexit, MINI planeja produção de elétricos em Oxford

De acordo com a Reuters, o Brexit não deve ser um empecilho para a BMW no caso da MINI. O fabricante alemão, controlador da marca inglesa, planeja produzir as versões elétricas dos compactos ingleses em Oxford, Reino Unido. Atualmente, a planta inglesa responde por 60% dos 360 mil carros que a MINI fabrica anualmente. Por conta disso, a fábrica se coloca em posição vantajosa, mas apenas nisso, já que a situação britânica é bem delicada com a saída do bloco europeu.



A BMW teria dado crédito para o governo britânico, que busca manter investimentos no país após a saída da União Europeia. No entanto, se as condições não forem favoráveis para a MINI, a marca conta com a planta holandesa da NedCar, em Born, ou a fábrica da BMW em Regensburg, Alemanha.

Na NedCar, são 4.500 funcionários, 100 a menos que em Oxford. No entanto, a unidade holandesa contará com mais de 500 por conta do BMW X1. Para a empresa alemã, o negócio é um risco, visto que motor, bateria e demais componentes eletrônicos dos MINI elétricos serão importados da Alemanha. Sem um acordo de livre comércio ou compensações tributárias inglesas, será muito difícil tornar esses carros competitivos no continente.

A Nissan prometeu produzir dois novos carros no Reino Unido, mas da mesma forma, espera ter o apoio do governo quando as portas da Europa se fecharem em termos fiscais. A Toyota confirmou um investimento de £ 240 milhões em Burnaston, mas apenas após receber garantias do governo para o período pós-Brexit. Há uma pressão interna no Reino Unido para que estas garantias (a mesma dada à Nissan, segundo fontes internas) sejam divulgadas ao público, já que até o momento não se sabe o conteúdo.

[Fonte: Reuters]

 

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend