Finanças Governamental/Legal Great Wall México Mercado Montadoras/Fábricas

México: Sai Ford e entra Great Wall

haval-h6-1 México: Sai Ford e entra Great Wall

Muitos mexicanos não gostaram da mudança de rumo da Ford no México. A montadora americana iria investir US$ 1,6 bilhão em San Luis de Potosí. Porém, com a pressão do governo Trump, a empresa de Dearborn reviu seu projeto e levantou âncora. Porém, a saída da Ford não significa uma derrota mexicana no recente conflito comercial com os EUA.

Um pouco mais ao norte desse estado mexicano, fica Nuevo Leon. Ali também, bem próximo do Texas, uma empresa de autopeças arrumou as malas. Em seu lugar, porém, está chegando outra, a chinesa Great Wall. A montadora asiática já se reuniu com duas empresas ferroviárias mexicanas e já estaria em negociação com o governo de Nuevo Leon.

De acordo com algumas fontes, o objetivo é construir uma fábrica de US$ 500 milhões para produzir até 250.000 carros por ano, boa parte com destino aos EUA. Outra informação diz que a Great Wall também não descarta uma planta acima do Rio Grande, que atenderia exclusivamente o mercado americano.

haval-h2 México: Sai Ford e entra Great Wall

As negociações em curso no estado de Nuevo Leon levam em consideração um futuro acordo entre EUA, México e Canadá. Internamente, o país já recebeu investimentos chineses, tais como da JAC Motors, mas para atender o mercado doméstico. As montadoras chinesas ainda não vislumbram o México como plataforma de exportação para a América Latina, cuja recepção por parte dos consumidores seria mais animadora do que nos EUA ou Canadá.

Esse movimento, porém, pode ser intensificado no futuro, visto que os custos de produção nas regiões costeiras (as mais desenvolvidas) da China já superam, em alguns casos, os de Brasil e México. Este último tem acordos comerciais livre de taxas com 41 países e se converteu em uma base de exportação para muitos fabricantes de automóveis. Se o Brasil não fizer mudanças seguras em sua política industrial e econômica, pode perder a chance de disputar com o país latino.

[Fonte: Reuters]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend