Europa Mercado MG Montadoras/Fábricas

MG encerra produção em Longbridge após 116 anos

mg-factory-1

Longbridge é uma planta histórica no Reino Unido, tendo 116 anos de produção quase ininterrupta. Localizada em Birmingham, ela fabricou vários tipos de produtos, incluindo os pequeninos MINI, além de modelos da Austin, Morris e MG.

Na Segunda Guerra, produziu de munições para metralhadoras até o bombardeiro Lancaster. Mas, nos últimos anos, Longbridge enfrenta dificuldades. No auge, nos anos 50 e 60, chegou a produzir quase 400 mil veículos, mas recentemente apenas 3.000 saíram da fábrica para a SAIC-MG.

Mesmo após breve período após a falência da Rover, a chinesa SAIC comprou a Nanjing, que havia adquirido a massa falida da marca inglesa. Retomou a produção com o MG6 em 2011, mas não deslanchou em vendas. Com o MG3 já importado e o fim da produção do MG6, a SAIC não teve dúvidas em encerrar a fabricação de veículos.

mg-factory-2

Com a capacidade produtiva chinesa e os custos ampliados após o Brexit, a SAIC optou pelo fim da produção e importação da gama de produtos. Mas a MG ressaltou que os investimentos continuam, além da manutenção de 300 empregos nas operações que ficaram na planta britânica.

O MG GS já é importado da China e o próximo ZS também chegará ao Reino Unido por meio de importação. Apesar do fim da histórica fábrica, que já perdeu muito de seu complexo original, Longbridge ainda manterá o centro de desenvolvimento e pesquisa, além dos departamentos de vendas, pós-venda e marketing.

[Fonte: Autocar/Auto Express/Jalopnik]







Send this to friend