Finanças Mercado

Michelin busca consolidação no Brasil com compra da Levorin

levorin

Em busca da consolidação no mercado brasileiro, a Michelin adquiriu a fabricante brasileira de pneus Levorin, fundada em São Paulo no ano de 1943. O negócio foi fechado na semana passada, mas o CADE ainda precisa aprovar a aquisição.

Com faturamento de R$ 488 milhões em 2015, a Levorin tem duas fábricas no país, sendo uma em Guarulhos e outra em Manaus, empregando assim 2 mil funcionários. Especializada em pneus para motos e bicicletas, a marca também fortalecerá a presença da Michelin no mercado global de pneus para o segmento de duas rodas.

[Fonte: G1/Valor]





  • leandro

    Alguém aqui usa pneu reformado? É seguro? Tô pensando em testar, mas usar só minhas carcaças que sei q estão boas.
    Não para economizar, mais por questão ambiental..
    Caminhoneiros já usam os rechapados a anos

    • GPE

      Não economizo em pneus. É o único contato do automóvel com o solo. Aceleração, frenagem e estabilidade dependem muito do pneu. E tudo isso envolve a segurança de quem está no meu veículo e fora dele tbm.
      Se quiser economizar, compre uma marca mais simples, uma segunda linha da Goodyear, Firestone, Pirelli, etc.. agora pneu reaproveitado, seja do q tipo for, não presta.

      E mesma coisa pra quando um pneu fura/rasga. Se isso for na lateral do pneu, eu jogo fora. Furo/rasgo só da p consertar e confiar se for na banda de rodagem.

      • leandro

        Como eu tinha dito, não por economia, mas sim por questões ambientais

        • GPE

          Melhor salvar uma árvore em nome da reciclagem ou salvar tua vida? E imagina se em razao do pneu nao ser bom de curva ou estourar, o carro capote e pegue fogo… olha a quantidade de coisa nociva que vai ser jogada no ar. Ambiental por ambiental, vc nao deveria nem usar o carro pq não sao 4 pneus q vc troca a cada 40, 50 ou 70mil KM que vão detonar a natureza. O combustível e óleo que vc gastou nesse tempo é infinitamente pior ambientalmente.

          • leandro

            Você está sendo muito extremo no seu comentário, dá opinião fatídica sem ter fatos. Atesta sem conhecer, perguntei a opinião de quem já usou.
            Se fosse assim tão perigoso várias vidas estariam em extremo perigo nesse momento pois é sabido que essa prática é muito comum em empresas de ônibus.
            Os riscos de um pneu reformado eu sei, sabemos também que um novo não está 100% isento de defeitos de fabricação.
            Só quis saber a experiência de quem já usou.
            Eu tenho plenas condições econômicas de comprar pneus novos, mas diferente de anencéfalos ou seres de inteligência primitiva, penso em deixar um planeta melhor para os meus filhos, coisa que meus para não fizeram para mim.

            • Magnamox

              Realmente hoje pneu de caminhão e onibus fazem até 10 recauchutagem antes de eliminar de vez a carcaça.

              Creio que a grande diferença é que esses pneus tem uma estrutura muito melhor do que as de carros de passeio e ja são fabricados visando essa recauchutagem.

              Agora voce pegar esses pneu remold é uma incerteza total, e creio que não compensa em nada, pois gastam mais rapidos e deformam com facilidade…fora que dificilmente dão balanceamento.

              • GPE

                Exatamente isso. Pneu de carro nao foi feito p ser recauchutado

            • kravmaga

              Fica difícil ser ambientalmente correto andando com qualquer carro com motor a combustão, tanto se usar combustível fóssil quanto renovável (álcool).

              O Globo Rural deste último domingo mostrou uma reportagem sobre o desequiçíbrio ambiental que canaviais em SP está causando. Moscas que chupam sangue do gado estão se multiplicando loucamente e estão matando o gado por não deixarem eles pastar em paz.

              • leandro

                Ambientalmente correto no mundo automotivo só com elétrico e produzido sua própria energia solar. Enquanto essa realidade não chega pra nós, vamos tentando fazer o q der

                • Pedro Henrique

                  nem assim, as baterias são feitas de compostos altamente tóxicos pro meio ambiente.

            • ViniciusVS

              Ser ignorante é colocar terceiros em risco com economia porca.

              Pneu DEVE ser da melhor qualidade possível e não adianta inventar moda, pneu usado pode ser reciclado ou reutilizado de outras maneiras que não colocam a segurança de lado.

              Ninguém falou da sua condição financeira ( apesar que a carapuça parece que serviu devido a afirmação), até entendo sua preocupação com o meio ambiente mas é preciso entender que quase tudo polui ou deixa impacto de alguma forma, seja na produção ou no uso, se for ser radical dessa maneira até mesmo uma bicicleta deixa de ser ecologicamente correta quando você precisar trocar os pneus dela, logo um carro com oleo, combustível, compostos de pastilhas e outras peças que eliminam resíduos polui infinitamente mais né?

              Acho que devemos ser menos radicais e dar um passo de cada vez.

              • leandro

                Eu não disse q uso, apenas perguntei opiniões de QUEM JÁ USOU.
                Argumento técnico talvez poucos ou ninguém aqui possa dar, mas relatos da experiência própria de quem já usou sempre contribui.

                • sepchampions

                  Meus pais usaram na Kombi que tinham, várias pessoas usaram alguns anos atrás mas eu fiquei sabendo que a fábrica que fazia isso e até era atestado pelo Inmetro fechou. Nunca ouvi reclamações sobre duração e qualidade dos pneus “remolds.”

            • saosao

              Cara, melhor desistir. Às vezes obter uma resposta objetiva parece muito mais difícil do que se pensa rs

              • ViniciusVS

                No caso ele quer uma resposta falando “Sim, pneu remold é uma maravilha”

                Enquanto ele não receber a resposta que ele quer ler, vai procurar justificativas.

                20 podem falar que não presta e justificar o porque não presta, mas ele não quer essa resposta.

            • GPE

              Em veículos pesados colocar uma banda de rodagem nova é uma prática comum. Todo mundo faz. Mas, ainda assim, da problema.

              Num carro de pneus ate aro 15, a diferença entre um pneu comum de marca simples e um remold não é tao grande e a segurança gerada por ter um pneu novo é incomparável. E em momento algum falei q vc nao tinha condições financeiras. Vc q se doeu sem motivo. Apenas usei da lógica.

        • Louis

          Normalmente os pneus velhos são reaproveitados/reciclados, a não ser que você jogue no rio.

          • SDS SP

            Pena o material dos pneus ter aplicações restritas. Não da para fazer um pneu novo com material reciclado, uma vez que a vulcanização é um processo quase que irreversível (possível de se fazer, mas inviável economicamente).

          • kravmaga

            Acho muito melhor moer os pneus velhos para usar nas calçadas e para misturar com o asfalto.

        • Fernando S.

          A durabilidade de um remold é metade da durabilidade do original, no final das contas fica “elas por elas” pq vc fará mais trocas, além, claro, da insegurança q um remold dá

      • Henrique Bittancourt Gouveia

        Eu já usei remold duas vezes em carros distintos. Cada um deles durou uma média de 50000km
        E sinceramente não me arrependi e nunca tive problema 😁

        • GPE

          Amigo, vc teve foi sorte. Isso sim. Seu santo é forte

    • Edson Fernandes

      A unica empresa no qual fazia isso e revendia seus pneus até por culpa do governo fechou. E hoje só empresas que fazem esse serviço nao tem como atestar de forma 100% segura a finalidade realizada.

      http://www.bemparana.com.br/politicaemdebate/index.php/2007/12/18/a-bs-colway-fecha-as-portas/

      Isso é uma pena, porém no nosso mercado, só se confia em pneus novos devido a qualidade e segurança na rodagem. Eu tive pneus BS Colway em dois carros que tive e te digo que eram muito bons, duraveis, estaveis e economicos.

      Mas hoje eu só compraria pneus novos.

    • Alexandre

      Tambem nao recomendo compra desse tipo de pneu. Inclusive troquei meus quatro faz uma semana. Peguei um Pirelli P7 Cinturato, eu ja senti a diferenca no carro, a aderencia esta muito melhor e o controle de tracao quase nao esta entrando mesmo eu “sentando o pe”.

      • leomix leo

        Já utilizei esses, e gostei do grip dele tb, mais só durou 40 mil kms.

        • Alexandre

          Ao meu ver, está bom. Meu outro carro eu vendi com 67k km e não troquei os pneus (comprei 0km o carro), só que ele não era referencia em performance e por isso não comia pneu. Já este, comi pneu demais e durou 39k km (Dunlop). Esse meu carro atual é um comedor de pneu, mas perguntei para conhecidos e mecânicos e todos disseram que a vida útil do pneu nesse modelo de carro é mais ou menos isso ai mesmo.

          • leomix leo

            Recentemente comprei Michelin, queria poder ter comprado Toyo ou Yokohama, mais estava uns 30% mais caros que o Michelin que já é caro em relação aos Pirelli e Goodyear. Vou tentar chegar aos 80mil km, já vi relatos que que rodam até 100mil km com eles.

            • Alexandre

              Provavelmente não em SP, depende muito do uso. Eu uso muito estradas de SP e com isso quase não pego buracos…

    • Zé Mundico

      Compre pneu novo. Usar pneu reformado vai fazer seu carro gastar mais e poluir mais, além de não ser confiável em termos de segurança e tirar a suspensão de esquadro.
      Quanto a durabilidade, pneu reformado dura menos e dentro de pouco tempo vai ter que comprar outros.
      Resultado: vai gastar mais, poluir mais e ainda correr risco desnecessário.
      Tem certas economias que acabam dando prejuízo.

    • Tiago GV

      Acabei de comprar 4 Continental ContiPowerContact 175/70 R13 por 176,00 Temers cada.
      Borracha com sílica, baixa resistência ao rolamento (economiza combustível), treadwear 480 vai durar uns 40/50mil Km.
      Acredito que os caminhoneiros usam recapados porque sai mais barato que comprar novo, e já vi muitas carretas com a banda descolando. Séloko.

      • GPE

        Vai passsar de 40mil KM fácil.

    • Marcos Souza

      Um colega meu usava esses pneus recapados e a recapagem de um pneu dianteiro dele soltou prendendo na estrutura que movimenta o volante durante uma viagem numa reta…o carro acabou capotando. Nao aconteceu nada com os passageiros, só que deu pt no carro.
      Tbm ja vi um pneu de caminhão estourando na minha frente numa viagem, acho que era recapados pq ficou a banda de rodagem praticamente solta e foi quebrando a estrutura em volta da carreta.
      Quer ser mais ecológico, compra pneu com baixa resistencia a rodagem que economiza combustível e se desgasta menos que os convencionais.

      • Pedro Henrique

        vejo bastante banda solta no acostamento da br-101…
        acho que o problema não é a recapagem, é QUEM recapa, tendo todo o processo com qualidade e muuuita inspeção no pneu antigo, acredito que não há problema algum, mas isso para caminhões/ônibus. com toda certeza tem reformadoras de pneu de muita boa qualidade por aí, só que quanto maior a qualidade maior o preço né…

        para pneus de carro não acho certo, pois são produzidos de uma maneira diferente e não tem uma estrutura tão reforçada.
        para ser ecológico procure pneus de baixa resistencia a rolagem, que contem compostos mais duros, duram muito mais também… bom pro meio ambiente, bom pro seu bolso.
        quanto mais macio o composto do pneu, mais rápido ele gasta (você pode ter uma noção disso através do número treadewear impresso no pneu) porém pneu mais macio tem melhor aderência em curvas e tudo mais, por isso pneus de performance tem compostos mais macio e gastam mais rápido.

        “Número Treadwear
        O número varia de 60 a 700 e representa quanto o pneu vai render: se a indicação mostra um treadwear 600, quer dizer que o pneu vai durar menos do que um 800, por exemplo. Ou seja, quanto maior, mais o pneu vai durar.”

    • Pedro Henrique

      pneus de carros são diferentes dos de caminhões, não recomendo usar remold, apesar de já ter utilizado [inclusive de muito boa qualidade, duraram muito tempo e nunca vi outro remold tão bom (meu irmão comprou após de outra reformadora e eles gastaram muito rápido, cerca de 15 mil km) os meus duraram certa de 30 mil km, após retirada nenhum deles tinha infiltração ou algo do tipo.]

      recomendo e MUITO os michelin, depender de mim e desde que a qualidade deles continue a mesma ou melhor, daqui pra frente só michelin! (sim, são meio caros, mas com uma pesquisa legal valem muito a pena)

      • Alexandre

        Michelin são muito bons. Pra mim o ranking seria:

        1 – Yokohama / Toyo;
        2 – Michelin / Bridgestone / Dunlop;
        3 – Pirelli / Firestone / Goodyear;
        4 – Chineses;
        5 – Remold.

        • Pedro Henrique

          depende da proposta de uso também… kkkkk
          mas em questão de marcas, eu colocaria
          1- yokohama/michelin
          2- toyo
          ————————–
          3- bridgestone
          ————————
          4- dunlop
          5- pirelli/goodyear
          ————————
          6- firestone
          7- chineses
          8- remold
          as linhas representam uma grande diferença entre os outros…

    • duhehe

      Depende muito do seu carro e seus hábitos de direção.
      Já usei esses pneus nos carros de uso comercial, eram carros 1.0 para uso urbano.
      O ruido de rodagem é bem mais alto, alguns nem o balanceamento ficava 100% e a durabilidade da banda de rodagem relativamente menor também.
      A tecnologia e a qualidade da nova banda de rodagem do pneu, nem se perto se iguala a de um pneu novo de primeira linha.
      Por isso que é necessário avaliar muito o uso do pneu recap, se o carro não é potente, logo não acelera, freia, faz curvas de forma abrupta, é uma opção valida, por isso que caminhão e ônibus usam.
      Tivemos vários casos de, sob fortes temperaturas ( alto verão) a banda se descolar do pneu, mas como o carro era leve e estava devagar nada de mais grave acontecia.
      Não acho que seja algo ecologicamente muito vantajoso, um pneu de primeira linha é produzido usando técnicas mais ecologicamente amigáveis que o processo de reforma de pneus. ( separação de resíduos, exploração da mão e obra e assim por adiante).

      • leandro

        Melhor resposta até agora.
        Se eles soltavam a banda de rodagem em uso urbano com certeza não devem prestar

    • BlueGopher

      Legal sua posição de defesa ao ambiente.
      Reaproveitamento de carcaças é comum em pneus de caminhões e aviões, pois há rigoroso controle de qualidade – e durabilidade – feito pelas empresas usuárias.
      Mas por segurança minha e de minha família eu não confio nas empresas que recuperam pneus automotivos, pois como vou garantir que o serviço é bem feito?
      A boa intenção pode me custar muito caro.
      Leandro, sugiro que coloque pneus novos, garanta um bom destino às suas carcaças usadas, e ajude o meio ambiente dirigindo de forma tranquila, economizando combustível, quando possível deixando o carro na garagem, andando mais a pé ou de bicicleta etc, etc.
      Felicidades!

    • Vinicius LMS

      Não recomendo, há testes feitos por programas automotivos, alguns inclusive no Youtube do TopGear, Auto esporte, etc, mostrando os problemas de pneus recauchutados para automóveis, lembrando que o pneu é o que gruda o seu carro no asfalto.
      O maior dos problemas é a falta de aderência, comportamento instável e o risco de explosão da banda como acontecem com alguns ônibus e caminhões, e olhe que os pneus desses tipos de veículos são mais reforçados e aguentam recauchutagem por um tempo, desde que seja de boa qualidade.

      Quanto ao aspecto ambiental, pneus velhos são derretidos e viram asfalto, podem virar brinquedos em parquinhos, e podem ser usados nas barreiras de pneus em autódromos.

    • Total car

      Leandro, quando você tem seu veículo para uso urbano, pneus remoldados são uma boa opção. Para quem costuma pegar uma estrada e passar dos 100km/H melhor evitá-los. Ele são deficientes na dispersão do calor, e chegando a 140km/H podem estourar…

    • gustavo

      Pneu remoldado ou reformado para carro e a pior coisa que existe e dinheiro jogado fora !! e a maior arapuca deslavada, so defende esse produto quem fabrica essa coisa.

    • Marcelo Ceno Dutra

      Leandro, por experiência própria, não use pneu remoldado.

    • The Monster Man

      Uso no meu caminhão a anos, mas em carros de passeio usei uma vez da antiga BS Coway e a experiência não foi das melhores.

  • J_Eduardo

    Mas uma empresa nacional que sai de cena, que neste caso, tinha forte presença no mercado de duas rodas, e agora vai para as mãos dos gringos, em breve some a marca e que sabe se suas fábricas, em detrimento de um nome da francesa. Os processos produtivos podem até ser mantido é ou melhorados, mas a história, de alguma forma, termina aqui, ou encerra seus capítulos verde e amarelos. Perdemos, além do controle, a possibilidade de desenvolvimento tecnológico de produtos e processos produtivos que agora passam para as mãos da grande transnacional francesa… “Vive la Françe!”

    • Redpeak77

      Levorrãn!

  • Pedro Cunha

    Essas fusões por aqui só resultam em melhores números para os grupos proprietários.
    Certamente você verá os pneus levorin aumentando de preço e os michelin declinando em qualidade.

  • octavio cesar godoy

    Pneus gastaram, compra novo, é um perigo pneus recauchutados, ainda mais se for em caminhoes

  • octavio cesar godoy

    Experiencia propria, comprei uma pajero sport usada semi nova, depois de quase capotar com estouro de um pneu dianteiro fiquei sabendo que os pneus estavam todos recauchutados, eu na hora da compra nao percebi, então meio ambiente nenhum faria eu ficar vivo se capotasse, pneus Michelin, Firestone, Goodyear, nunca esses chineses tbem



Send this to friend