Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance picapes, SUV

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance picapes, SUV

A Michelin está lançando no mercado brasileiro um novo tipo de pneu de uso misto, que usa experiências em competições no asfalto e no fora de estrada para melhorar a performance e a segurança de picapes e utilitários esportivos. O Michelin LTX Force chega também para oferecer maior durabilidade e economia de combustível.


Com aumento das vendas de utilitários esportivos e do agronegócio, que representa 30% do PIB do continente, pneus de uso misto estão ganhando cada vez mais espaço a bordo dos produtos que atendem a estes segmentos. O Michelin LTX Force foi pensado para consumidores que precisam estar tanto no campo quanto na cidade.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance picapes, SUV

A marca francesa buscou então as melhores características de cada tipo de pneu para asfalto e fora de estrada, mesclando após muitos estudos e testes uma combinação adequada para oferecer mais vantagens em termos de performance, segurança, economia e durabilidade.

O Michelin LTX Force, de acordo com o fabricante, oferece melhor desempenho no asfalto molhado, reduzindo em 2 metros o espaço de frenagem. Em termos de segurança, o produto garante maior controle direcional em aquaplanagem, sendo 66% melhor que os rivais, segundo a empresa. No asfalto seco, o foco é estabilidade e redução de ruído.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance picapes, SUV

Em termos de economia de combustível, a Michelin diz que o LTX Force chega a oferecer redução de 4% no consumo, tendo ainda durabilidade 35% do que outros pneus de uso misto. No caso de estabilidade, ruído e aderência em piso molhado, a marca francesa criou a tecnologia chamada Compactread.

Esta consiste em um reforço maior na borracha entre os blocos da banda de rodagem, garantindo que um pneu mais firme em contato com o solo e maximizando a aderência no asfalto molhado. Além disso, reduz a deformação e os esforços laterais. Nas paredes, os blocos possuem extensões que ajudam a proteger o pneu de cortes laterais e ajudam a reforçar a estrutura.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance picapes, SUV

Para uso no fora de estrada, o Michelin LTX Force vem com a tecnologia RallyForce, obtida através da experiência da marca francesa no mundo dos ralis, onde a empresa fornece pneus de alta performance para o WRC e Rali Dakar, por exemplo. A borracha baseada no WRC, enquanto o desenho dos blocos foi inspirado no Dakar. O objetivo é oferecer maior robustez e tração.

A Michelin pretende lançar 26 medidas diferentes do LTX Force para picapes e utilitários esportivos, que vão dos aros 15 ao 17. As larguras vão de 205 a 265 e as séries de 60 a 75. Modelos como Volkswagen Amarok, Chevrolet S10, Chevrolet Trailblazer, Ford EcoSport e a nova picape Renault Duster Oroch, por exemplo, serão equipadas de fábrica com este novo pneu. O preço estimado é de R$ 800 para a medida 265/70 R16.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance picapes, SUV

Impressões

A Michelin convidou a imprensa especializada do Brasil e da Argentina para demonstração das características do LTX Force no Autódromo Mouras, localizada na cidade de La Plata, região metropolitana de Buenos Aires.

O evento contou com a participação do piloto do WRC Thierry Neuville. A Michelin apresentou os resultados de testes dos institutos europeus Dekra e TÜV, atestando as vantagens do LTX Force, mas colocou duas picapes com pneus diferentes para demonstrar na prática as características de seu produto.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance picapes, SUV

Nos comparativos de Dekra e TÜV, feitos também com outros dois fabricantes, o pneu da Michelin obteve durabilidade 100% contra 74% dos demais, assim como 43,6 m de frenagem contra 45,6 m dos rivais. Por fim, 100% de controle em aquaplanagem contra 60% dos concorrentes.

O teste de aquaplanagem em curva foi feita com o LTX Force e um pneu misto de outro fabricante. Com jornalistas a bordo, os veículos percorreram um trecho da pista, sendo que no local molhado a 60 km/h e 80 km/h, a trajetória com o pneu da Michelin se manteve inalterada em relação ao rival, que escapou sensível na curva. Ambos apresentavam o mesmo nível de desgaste (novos).

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance picapes, SUV

Outro teste – este de frenagem – consistia em acelerar uma picape até 85 km/h e frear sob piso molhado. O objetivo era demonstrar que o LTX Force consegue parar em até 2 metros a menos que um concorrente nessas condições. Os dados de frenagem – feitos por telemetria – eram apresentados aos jornalistas através de monitores.

Por fim, os convidados testaram o LTX Force em uso no fora de estrada e no asfalto. Foram utilizados exemplares da picape Toyota Hilux e do utilitário esportivo Renault Duster. Areia, pedras, valetas e rampas foram usadas para demonstração do produto no fora de estrada. Na picape japonesa, o novo pneu da Michelin apresentou mais firmeza em terra do que normalmente acontece em tipos de uso misto.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance picapes, SUV

A Michelin afirmou que a calibração do pneu foi feita de acordo com o fabricante. Nos testes de frenagem, por exemplo, dois jornalistas foram convidados a conferir a calibragem na avaliação de frenagem. No asfalto, o LTX Force mostrou boa estabilidade em curvas, mas o nível de ruído – normalmente maior em pneus de uso misto – foi menor do que em outros pneus de uso misto. A empresa pretende exportá-lo para vários mercados da América Latina, Ásia e África.

Galeria de fotos do Michelin LTX Force:

Viagem a convite da Michelin.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.