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Michelin LTX Force é um novo pneu de uso misto para melhorar performance de picapes e SUVs dentro e fora de estrada

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A Michelin está lançando no mercado brasileiro um novo tipo de pneu de uso misto, que usa experiências em competições no asfalto e no fora de estrada para melhorar a performance e a segurança de picapes e utilitários esportivos. O Michelin LTX Force chega também para oferecer maior durabilidade e economia de combustível.



Com aumento das vendas de utilitários esportivos e do agronegócio, que representa 30% do PIB do continente, pneus de uso misto estão ganhando cada vez mais espaço a bordo dos produtos que atendem a estes segmentos. O Michelin LTX Force foi pensado para consumidores que precisam estar tanto no campo quanto na cidade.

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A marca francesa buscou então as melhores características de cada tipo de pneu para asfalto e fora de estrada, mesclando após muitos estudos e testes uma combinação adequada para oferecer mais vantagens em termos de performance, segurança, economia e durabilidade.

O Michelin LTX Force, de acordo com o fabricante, oferece melhor desempenho no asfalto molhado, reduzindo em 2 metros o espaço de frenagem. Em termos de segurança, o produto garante maior controle direcional em aquaplanagem, sendo 66% melhor que os rivais, segundo a empresa. No asfalto seco, o foco é estabilidade e redução de ruído.

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Em termos de economia de combustível, a Michelin diz que o LTX Force chega a oferecer redução de 4% no consumo, tendo ainda durabilidade 35% do que outros pneus de uso misto. No caso de estabilidade, ruído e aderência em piso molhado, a marca francesa criou a tecnologia chamada Compactread.

Esta consiste em um reforço maior na borracha entre os blocos da banda de rodagem, garantindo que um pneu mais firme em contato com o solo e maximizando a aderência no asfalto molhado. Além disso, reduz a deformação e os esforços laterais. Nas paredes, os blocos possuem extensões que ajudam a proteger o pneu de cortes laterais e ajudam a reforçar a estrutura.

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Para uso no fora de estrada, o Michelin LTX Force vem com a tecnologia RallyForce, obtida através da experiência da marca francesa no mundo dos ralis, onde a empresa fornece pneus de alta performance para o WRC e Rali Dakar, por exemplo. A borracha baseada no WRC, enquanto o desenho dos blocos foi inspirado no Dakar. O objetivo é oferecer maior robustez e tração.

A Michelin pretende lançar 26 medidas diferentes do LTX Force para picapes e utilitários esportivos, que vão dos aros 15 ao 17. As larguras vão de 205 a 265 e as séries de 60 a 75. Modelos como Volkswagen Amarok, Chevrolet S10, Chevrolet Trailblazer, Ford EcoSport e a nova picape Renault Duster Oroch, por exemplo, serão equipadas de fábrica com este novo pneu. O preço estimado é de R$ 800 para a medida 265/70 R16.

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Impressões

A Michelin convidou a imprensa especializada do Brasil e da Argentina para demonstração das características do LTX Force no Autódromo Mouras, localizada na cidade de La Plata, região metropolitana de Buenos Aires.

O evento contou com a participação do piloto do WRC Thierry Neuville. A Michelin apresentou os resultados de testes dos institutos europeus Dekra e TÜV, atestando as vantagens do LTX Force, mas colocou duas picapes com pneus diferentes para demonstrar na prática as características de seu produto.

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Nos comparativos de Dekra e TÜV, feitos também com outros dois fabricantes, o pneu da Michelin obteve durabilidade 100% contra 74% dos demais, assim como 43,6 m de frenagem contra 45,6 m dos rivais. Por fim, 100% de controle em aquaplanagem contra 60% dos concorrentes.

O teste de aquaplanagem em curva foi feita com o LTX Force e um pneu misto de outro fabricante. Com jornalistas a bordo, os veículos percorreram um trecho da pista, sendo que no local molhado a 60 km/h e 80 km/h, a trajetória com o pneu da Michelin se manteve inalterada em relação ao rival, que escapou sensível na curva. Ambos apresentavam o mesmo nível de desgaste (novos).

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Outro teste – este de frenagem – consistia em acelerar uma picape até 85 km/h e frear sob piso molhado. O objetivo era demonstrar que o LTX Force consegue parar em até 2 metros a menos que um concorrente nessas condições. Os dados de frenagem – feitos por telemetria – eram apresentados aos jornalistas através de monitores.

Por fim, os convidados testaram o LTX Force em uso no fora de estrada e no asfalto. Foram utilizados exemplares da picape Toyota Hilux e do utilitário esportivo Renault Duster. Areia, pedras, valetas e rampas foram usadas para demonstração do produto no fora de estrada. Na picape japonesa, o novo pneu da Michelin apresentou mais firmeza em terra do que normalmente acontece em tipos de uso misto.

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A Michelin afirmou que a calibração do pneu foi feita de acordo com o fabricante. Nos testes de frenagem, por exemplo, dois jornalistas foram convidados a conferir a calibragem na avaliação de frenagem. No asfalto, o LTX Force mostrou boa estabilidade em curvas, mas o nível de ruído – normalmente maior em pneus de uso misto – foi menor do que em outros pneus de uso misto. A empresa pretende exportá-lo para vários mercados da América Latina, Ásia e África.

Galeria de fotos do Michelin LTX Force:

Viagem a convite da Michelin.

  • Allan Victor Kaiser da Silva

    Não tem as letrinhas brancas pra chamar atenção, então não vão comprar..

    • Apopololo

      São as letrinhas brancas que dão tração em off-road

    • Diego Nameko

      Nada que uma tinta guache e um pincel resolva, rsrs

  • Foxtrot

    Acho que esqueceram de colocar o selo de “Artigo Patrocinado”

  • Fabio Marquez

    800 dilmas por um pneu… Tem que ter muita necessidade em ter um pick-up para topar este tipo de gasto.

    • Rodrigo R

      Acha 800 Reais muito para um pneu ? Pesquise sobre pneus run flat.

      • Fabio Marquez

        Achei muito caro para um pneu aro 16″, mas como são para utilitários é de se esperar tal facada, o Corolla aqui de casa mesmo, tem ótimos pneus aro 16″, e eles não passam de 500 dinheiros. Os “run flat” para ele são 570 dinheiros, mas claro que não usaria pneus desse tipo nesse asfalto lunar.

        • Frederico Miranda

          Caro Fabio, já tive Corolla e a diferença é que em sedans como Corolla e Civic os pneus não duram mais que 20 mil km de forma alguma, isso andando em estradas ótimas. No caso dos pneus de picapes, a durabilidade é de aproximadamente 60 mil km a 80 mil km dependendo do pneu. Os BF Goodrich por exemplo duram 80 mil km.
          Então qual pneu é mais barato, os de medida 205/55/16 de Corolla e Civic que custam uns R$ 450,00 mas não duram 20 mil km ou os Michelin ou BF que duram 80 mil km e custam R$ 800,00?

          • Matheus Lelis

            Porque os pneus dos sedans não duram 20 mil km? O meu da michelin do meu linea, durou 50 mil km, troquei por segurança, rodava mais uns 10 mil.

          • Fabricio Conchon

            auauau… ri bastante agora…. Meu vectra fez 60 mil km com um conjunto Michelin Pilot Primacy…. ahhhahaha… 20 mil km seria de doer mesmo hein.

            • Matheus Lelis

              só se faz drift

    • Guilherme Franzoi

      Continue comprando “pneus” em supermercado então…

      • Matheus Lelis

        paguei 400 em pneu de carro de passeio, (Michelin), então não acho que seja caro 800 em uma caminhonete, é como o Guilherme falou, tem outras opções baratas, mas quero ver a durabilidade e a segurança, pra mim só a segurança vale a pena pagar a mais.

      • Fabio Marquez

        Nem tenho e não preciso de uma pick-up para precisar pagar tudo isso em um pneu aro 16″, pago metade disso nos aro 14″ do meu carro, em loja especializada na venda de pneus.

    • Kyfkd

      Via de regra, normalmente tem sim que ter uma necessidade para as pick-ups, se elas fossem de fato usadas para terrenos menos amigáveis. A grande diferença de pneus LT (light truck) é que elas possuem mais reforço nas malhas compostas nos ombros, e uma borracha um pouco mais espessa, resultando em um Índice de Carga maior que os pneus dos carros de passeio normais (hatches e sedans).
      É por isso que quando se vai trocar um pneu tem que ver não só o tamanho, mais o índice de carga e velocidade máxima dele.

      Se bem que em São Paulo a única vantagem de vc usar um pneu assim em uma pickup é ele estar menos propenso a ganhar bolhas quando passar por buracos rs…..

  • cepereira2006

    Parabéns à Michelin. Vida longa às marcas que investem em pesquisa.

  • Marcos Souza

    Alguém ai ja teve pneu da michelin pra carro de passeio? a durabilidade é tão boa quanto ela faz a propaganda? tenho uns da hancook que ja estão com 44mil km e parece que duraram mais uns 10, 15 mil km…ja to pesquisando por um pneu tão bom quanto ou melhor…

    • Matheus Lelis

      é bom sim, o meu durou 50 mil, mas ainda dava pra rodar uns 10 mil. Gosto deles principalmente na chuva, garante ótima estabilidade.

    • Paulo

      Duram muito… Já rodei mais de 60 mil em uma livina mas a suspensão tem q estar perfeita. E mesmo com ela ruim e desalinhada dura uns 40, coisa q um pneu comum ai não faria nem 20

      • Kyfkd

        Rapaz, não tenho um Michelin, mas vendo seu comentário penso também no meu carro, que comprei com pneus Maxxis e fiquei meio cabrero. Resultado é que 2 anos depois de ter pego ele, rodei quase 30000 kms e ainda estou com ele meia vida. Deve aguentar pelo menos mais 10000.
        Mas vou te dizer uma coisa, não existe milgare. Pneu que dura mais é mais duro, e tem menos estabilidade via de regra. Quando faço algumas curvas um pouquinho mais fechadas ele já canta.

        • Paulo

          Já vi muita gente falando bem desses maxxis q são chineses mas parecem ser bons, o Michelin não é duro acredite e tem uma estabilidade incrível, ele é macio nas laterais é bem mole até acho q esse é o segredo. Mesmo bem cheio ele sempre tem uma “barriguinha” esse pode ser o segredo.

  • Paulo

    Pneu Michelin é perfeito vale a pena comprar! É mais caro mas duram muito mais que os outros, fora silencio, estabilidade e frenagem muito bons.

    Trabalho com taxi, rodo muito e acho que minha experiência vale alguma coisa.

    Hj costumo dizer q sou 8 ou 80. Só compro pneu da pior espécie ecológico já q vai durar pouco mesmo compro o mais barato. Ou o Michelin q sei q vai durar muito mais q Goodyear, Pirelli, etc…

    Ps. Tens uns cara ai q fica puto, mas os piores pra mim são Firestone/Bridgestone caro e ruim chega a ser ridículo… Prefiro até ecológico na boa!

  • Thiago_NCO

    A Michelin oferece os melhores pneus no mercado brasileiro, sem dúvida. Infelizmente, o consumidor médio prefere pagar menos em pneus de supermercado… Pena! Pneu é item de segurança tanto quanto os freios (que, aliás, também dependem de um bom pneu para uma máxima eficiência)

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