Argentina Eventos Lançamentos

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance de picapes, SUV

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance de picapes, SUV

A Michelin está lançando no mercado brasileiro um novo tipo de pneu de uso misto, que usa experiências em competições no asfalto e no fora de estrada para melhorar a performance e a segurança de picapes e utilitários esportivos. O Michelin LTX Force chega também para oferecer maior durabilidade e economia de combustível.


Com aumento das vendas de utilitários esportivos e do agronegócio, que representa 30% do PIB do continente, pneus de uso misto estão ganhando cada vez mais espaço a bordo dos produtos que atendem a estes segmentos. O Michelin LTX Force foi pensado para consumidores que precisam estar tanto no campo quanto na cidade.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance de picapes, SUV

A marca francesa buscou então as melhores características de cada tipo de pneu para asfalto e fora de estrada, mesclando após muitos estudos e testes uma combinação adequada para oferecer mais vantagens em termos de performance, segurança, economia e durabilidade.


O Michelin LTX Force, de acordo com o fabricante, oferece melhor desempenho no asfalto molhado, reduzindo em 2 metros o espaço de frenagem. Em termos de segurança, o produto garante maior controle direcional em aquaplanagem, sendo 66% melhor que os rivais, segundo a empresa. No asfalto seco, o foco é estabilidade e redução de ruído.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance de picapes, SUV

Em termos de economia de combustível, a Michelin diz que o LTX Force chega a oferecer redução de 4% no consumo, tendo ainda durabilidade 35% do que outros pneus de uso misto. No caso de estabilidade, ruído e aderência em piso molhado, a marca francesa criou a tecnologia chamada Compactread.

Esta consiste em um reforço maior na borracha entre os blocos da banda de rodagem, garantindo que um pneu mais firme em contato com o solo e maximizando a aderência no asfalto molhado. Além disso, reduz a deformação e os esforços laterais. Nas paredes, os blocos possuem extensões que ajudam a proteger o pneu de cortes laterais e ajudam a reforçar a estrutura.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance de picapes, SUV

Para uso no fora de estrada, o Michelin LTX Force vem com a tecnologia RallyForce, obtida através da experiência da marca francesa no mundo dos ralis, onde a empresa fornece pneus de alta performance para o WRC e Rali Dakar, por exemplo. A borracha baseada no WRC, enquanto o desenho dos blocos foi inspirado no Dakar. O objetivo é oferecer maior robustez e tração.

A Michelin pretende lançar 26 medidas diferentes do LTX Force para picapes e utilitários esportivos, que vão dos aros 15 ao 17. As larguras vão de 205 a 265 e as séries de 60 a 75. Modelos como Volkswagen Amarok, Chevrolet S10, Chevrolet Trailblazer, Ford EcoSport e a nova picape Renault Duster Oroch, por exemplo, serão equipadas de fábrica com este novo pneu. O preço estimado é de R$ 800 para a medida 265/70 R16.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance de picapes, SUV

Impressões

A Michelin convidou a imprensa especializada do Brasil e da Argentina para demonstração das características do LTX Force no Autódromo Mouras, localizada na cidade de La Plata, região metropolitana de Buenos Aires.

O evento contou com a participação do piloto do WRC Thierry Neuville. A Michelin apresentou os resultados de testes dos institutos europeus Dekra e TÜV, atestando as vantagens do LTX Force, mas colocou duas picapes com pneus diferentes para demonstrar na prática as características de seu produto.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance de picapes, SUV

Nos comparativos de Dekra e TÜV, feitos também com outros dois fabricantes, o pneu da Michelin obteve durabilidade 100% contra 74% dos demais, assim como 43,6 m de frenagem contra 45,6 m dos rivais. Por fim, 100% de controle em aquaplanagem contra 60% dos concorrentes.

O teste de aquaplanagem em curva foi feita com o LTX Force e um pneu misto de outro fabricante. Com jornalistas a bordo, os veículos percorreram um trecho da pista, sendo que no local molhado a 60 km/h e 80 km/h, a trajetória com o pneu da Michelin se manteve inalterada em relação ao rival, que escapou sensível na curva. Ambos apresentavam o mesmo nível de desgaste (novos).

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance de picapes, SUV

Outro teste – este de frenagem – consistia em acelerar uma picape até 85 km/h e frear sob piso molhado. O objetivo era demonstrar que o LTX Force consegue parar em até 2 metros a menos que um concorrente nessas condições. Os dados de frenagem – feitos por telemetria – eram apresentados aos jornalistas através de monitores.

Por fim, os convidados testaram o LTX Force em uso no fora de estrada e no asfalto. Foram utilizados exemplares da picape Toyota Hilux e do utilitário esportivo Renault Duster. Areia, pedras, valetas e rampas foram usadas para demonstração do produto no fora de estrada. Na picape japonesa, o novo pneu da Michelin apresentou mais firmeza em terra do que normalmente acontece em tipos de uso misto.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance de picapes, SUV

A Michelin afirmou que a calibração do pneu foi feita de acordo com o fabricante. Nos testes de frenagem, por exemplo, dois jornalistas foram convidados a conferir a calibragem na avaliação de frenagem. No asfalto, o LTX Force mostrou boa estabilidade em curvas, mas o nível de ruído – normalmente maior em pneus de uso misto – foi menor do que em outros pneus de uso misto. A empresa pretende exportá-lo para vários mercados da América Latina, Ásia e África.

Galeria de fotos do Michelin LTX Force:

Viagem a convite da Michelin.

Michelin LTX Force: pneu misto melhora performance de picapes, SUV
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email