Você já deve ter visto vídeos de viaturas de polícia tombando em perseguições, não é mesmo? Bem, esse é um dos pontos que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), busca ao definir critérios mínimos para esses veículos.
Segundo o MJSP, o “objetivo da ação é garantir a segurança do profissional, otimizar a aplicação de recursos financeiros, além de trazer melhorias aos equipamentos utilizados pelas instituições de segurança pública”.
Para isso, foram feitos ensaios técnicos com viaturas e utilizaram por forças polícias de alguns Estados entre os dias 20 e 22 de julho, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.
Tais ensaios buscam definir critérios mínimos de qualidade das veículos propostos para serem viaturas de patrulhamento, seja urbano, rodoviário ou florestal. Com isso, tais parâmetros serão obrigatoriamente aplicados às polícias de todo o país.
No entendimento de Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública, a iniciativa é pioneira e busca “aumentar a qualidade e segurança dos equipamentos utilizados pelos profissionais que atuam na linha de frente no combate à criminalidade, com otimização do serviço prestado à sociedade”.

Os profissionais envolvidos, testaram a aceleração, frenagem, transposição de obstáculos, avaliação dos pneus, slalom, circuito urbano, entre outros. Todos os dados obtidos e seus critérios definidos serão certificados pelo Inmetro.
Com base nessas informações, ficará mais fácil definir o modelo de veículo a ser adquiridos, assim como os recursos que cada tipo de viatura deverá ter e os equipamentos que deve portar para cumprimento do serviço com segurança e eficiência.
Nos testes foram usados modelos como Renault Duster, Chevrolet Trailblazer e até uma (belíssima) perua Volvo V90, que nunca foi vendida oficialmente no Brasil.