Ministério testa para definir critérios de viaturas de polícia

Ministério testa para definir critérios de viaturas de polícia

Você já deve ter visto vídeos de viaturas de polícia tombando em perseguições, não é mesmo? Bem, esse é um dos pontos que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), busca ao definir critérios mínimos para esses veículos.


Segundo o MJSP, o “objetivo da ação é garantir a segurança do profissional, otimizar a aplicação de recursos financeiros, além de trazer melhorias aos equipamentos utilizados pelas instituições de segurança pública”.

Para isso, foram feitos ensaios técnicos com viaturas e utilizaram por forças polícias de alguns Estados entre os dias 20 e 22 de julho, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.

Ministério testa para definir critérios de viaturas de polícia

Tais ensaios buscam definir critérios mínimos de qualidade das veículos propostos para serem viaturas de patrulhamento, seja urbano, rodoviário ou florestal. Com isso, tais parâmetros serão obrigatoriamente aplicados às polícias de todo o país.

No entendimento de Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública, a iniciativa é pioneira e busca “aumentar a qualidade e segurança dos equipamentos utilizados pelos profissionais que atuam na linha de frente no combate à criminalidade, com otimização do serviço prestado à sociedade”.

Com base na Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), criada através da Lei 13.675/2018, o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) quer padronizar as normas para modernizar as forças policiais do país.
Ministério testa para definir critérios de viaturas de polícia
Os testes, que envolveram unidades da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Força Nacional de Segurança Pública e Polícia Militar do Distrito Federal, entre outras, produziram ensaios de pista em várias situações.

Os profissionais envolvidos, testaram a aceleração, frenagem, transposição de obstáculos, avaliação dos pneus, slalom, circuito urbano, entre outros. Todos os dados obtidos e seus critérios definidos serão certificados pelo Inmetro.

Ministério testa para definir critérios de viaturas de polícia

Com base nessas informações, ficará mais fácil definir o modelo de veículo a ser adquiridos, assim como os recursos que cada tipo de viatura deverá ter e os equipamentos que deve portar para cumprimento do serviço com segurança e eficiência.

Nos testes foram usados modelos como Renault Duster, Chevrolet Trailblazer e até uma (belíssima) perua Volvo V90, que nunca foi vendida oficialmente no Brasil.

Teste de viaturas de polícia – Galeria de fotos

[Fonte: MJSP]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.