Governamental/Legal Mercado

Ministro pede prorrogação de IPI menor para automóveis!

ministro-pede-prorrogacao-do-ipi-menor-para-automoveis Ministro pede prorrogação de IPI menor para automóveis!







O ministro do Trabalho Carlos Lupi, pediu para o ministro da Fazenda Guido Mantega, a prorrogação da redução do IPI para automóveis. O ministro disse, durante entrevista, que o impacto da medida está recuperando o mercado automotivo, mantendo a geração de empregos.

Segundo ele, a medida está dando resultado e o que dá resultado, deve ser prorrogado.O ministro ainda pediu a rdução da Selic(taxa básica de juros), para que o mercado possa ter maior oferta de crédito. A Fenabrave divulgou que em Dezembro, as vendas tiveram um aumento em relação à Novembro, devido ao fortalecimento do crédito e à redução dos impostos.

Mesmo com redução de IPI, preços menores e oferta de crédito, as montadoras ainda não parecem felizes. Férias, paralizações, demissões e afastamentos por períodos grandes, afetam toda a cadeia produtiva. As intenções do ministro são boas e a geração de emprego, na atual situação ainda vai demorar um pouco.

Com estoques enormes, as montadoras ainda tentam se desfazer de seus modelos 2008. Sem desovar seus estoques, fica difícil manter uma produção normalizada. Mas, mesmo com tantas facilidades para adquirir um automóvel zero, a inadimplência aumentou bastante no último mês.

Com isso, já se cogita uma redução dos prazos de financiamentos. Se isso ocorrer, o mercado se encolhe novamente. Agora, fica a pergunta: Seria mais satisfatório e sensato, manter a redução do IPI para automóveis até o fim do ano? Será que apenas isso contribuiria para a recuperação do mercado interno, independente de fontes externas e garantiria não só os empregos atuais, mas geraria novos empregos?

Fonte: Folha Online.



  • cheregato

    isso ajudaria UM POUCO, + com certeza não é o que vai levantar o mercado
    precisa de outra(s) medida pra acelerar as vendas
    caso contrário mta gente vai perde emprego

    eh oq eu axo

  • tonywalker

    Tem é que reduzir essa putaria chamada taxa Selic…

  • mcrafilski

    Cara, alem da reduçao do IPI, o presidente do Banco Central Henrique Meireles deve reduzir URGENTEMENTE a taxa SELIC (o que acarretaria na diminuiçao dos juros)…

    hoje nossos juros estao a 13.75%, uma reduçao de pelo menos 0.5% com certeza ajudaria MUITO o consumidor e financeiras, consequentemente as montadoras.

    reduçao de IPI + baixa da taxa SELIC = grande ajuda para o PAÍS

  • Kokokil

    Deveria prorrogar por mais uns dois ou três séculos

  • Naxi

    O engraçado é que os vendedores de concessionárias estão alegando que está faltando carro! E outra, não sei se é por que procuro um popular (+-30.000,00), mas parece que os vendedores estão te fazendo um favor em te vender o carro, além de ser mal atendido por um profissional que entende menos do produto que que você, te pressionam e dizem que tais condições estão acabando!!!

  • EDBSB

    Falar de carro no Brasil é a certeza de amadorismo de todas as partes.

  • JBAFilho

    A redução do IPI e a queda na taxa básica de juros com certeza ajudaria a aumentar as vendas. Mas, o que resolveria de vez o problema seria as montadoras e concessionárias ficarem menos gananciosas e respeitar o consumidor cobrando preços justos por esses carros pelados.

  • tonywalker

    [Comentario #131591 sera citado aqui]

    É por isso que fecho carro por TELEFONE. Saio ligando e quando começam com essas palhaçadas, digo “ok, seu concorrente tem, abraços”. E depois de todos os preços, rola o tradicional leilão pra sugar mais ainda.

    Eu não ligo de morar zona leste e ir buscar meu carro na zona oeste. Vou de busão rindo, se fiz um bom negócio.

  • Fafner

    Não tem de prolongar , não. Tem é de acabar com impostos escorchantes e em cascata sobre os automóveis.
    Se o governo tiver a inteligência suficiente para o fazer, as vendas cessarão de cair e até talvez aumentem, acabando no fim da ciranda por aumentar a arrecadação tributária, pelo volume produzido e vendido.
    Não sou economista, mas acho que se não se fizer algo semelhante, o emprego e a própria arrecadação, caminharão como diz o presidente, para “sifu”.

  • macarrone

    [Comentario #131591 sera citado aqui]

    São 350 mil veículos ‘encalhados’ nos pátios e concessionárias…..produção de 2 meses….se nada mudar urgentemente, acontecerão cortes sim! Isso tudo vai melhorar, quando a ‘América’ sair da lama”. Não acredito que o Brasil saia da crise sozinho. O mundo tá quebrado!

  • Hyago

    tinha q acabar com essa merda de imposto, já tem imposto d++ em cima de um carro novo

  • Luky

    Pasmem!!!

    Acabei de vir de uma concessionária HONDA, e ouvi do vendedor que haverá um aumento de 4% para o caríssimo New FIT, na versão 09/09.

    E agora, como é isso??? Tem crise ou não??? Palhaçada, diminuíram o IPI mas aumentam o valor de tabela do carro…

  • Naxi

    [Comentario #131602 sera citado aqui]

    Estou fazendo o mesmo, cotando e negociando pelo telefone, mas o porém é a argumentação (nem tão absurda assim!!) que pelo menor preço você tem que negociar in loco, frente a frente com o gerente!!!!

    Outra, segundo vendedores da Ford, o MONTE O SEU no seu site é totalmente furado, não serva para nada!!!!

  • Felipe C

    Redução de IPI já é pouco, imagine se não for aprovada a prorrogação :lips:
    Daí pode fechar tudo e vender o maquinário aos chineses e indianos!! Brasil-sil-sil!! :pao:

  • Fernando Guerra

    O que me revolta é ver Punto ELX com ar sendo vendido por R$41990,00 aqui em BH, preço MAIOR do que antes da redução de IPI.

    Palhaçada pouca é bobagem.

  • Col

    O que essa montadoras tinham que fazer era deixar de serem gananciosas!!! Como já dito anteriormente, no meio da crise, elas querem aumentar o preço dos carros em 4-5%. Acham que enganam o povo, vão aumentar o preço para aproveitar o IPI que não é cobrado. Uma vergonha!!!


Send this to a friend