Eclipse Cross (2017-2023): crossover com pegada agressiva

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O Mitsubishi Eclipse Cross é um crossover de porte médio que a marca japonesa introduziu no Brasil em 2017, como modelo 2018, e que chegou com opção de tração dianteira ou nas quatro rodas.

Substituto do ASX, ele foi inicialmente importado e depois passou a ser produzido na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão, Goiás.

Com 4,54 m de comprimento após atualização visual, o Eclipse Cross chegou inicialmente na versão HPE-S com tração AWC, mas a representante nacional ampliou a oferta.

Além da HPE-S AWC, chegaram as versões GLS, HPE e HPE-S, fora o recente Mitsubishi Eclipse Cross Sport, que também é oferecido nas versões HPE-S e HPE-S AWC.

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O motor é 1.5 Turbo com 165 cavalos e 25,5 kgfm, tendo além de CVT com oito marchas simuladas e seletor de tração com vários modos de atuação.

Veja nossas páginas com detalhes exclusivos sobre o Eclipse Cross 2023.

Eclipse Cross – detalhes

O Mitsubishi Eclipse Cross inicialmente tinha um visual bem agressivo, com frente tendo o layout Advanced Dynamic Shield com lâminas cromadas na grade a para-choque, faróis full LED e molduras inferiores com piscas e faróis de neblina.

Com colunas retas e maçanetas pronunciadas nas portas, chamava atenção por ter dois tetos solares, sendo ambos com persianas elétricas, mas apenas o dianteiro abria.

Atrás, fruto do design agressivo da Mitsubishi, a tampa do bagageiro era dividida em duas vigias, o que dificultava a visibilidade na parte traseira.

As lanternas em LED envolvia as colunas ao lado da tampa e sobre ela, separando as vigias, enquanto vincos acentuados cortam as laterais para reforçar a proposta visual.

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Já as rodas de liga leve eram de 18 polegadas com pneus 225/45 R18, enquanto o interior do Mitsubishi Eclipse Cross tinha visual conservador, com acabamento preto e detalhes em cinza.

O volante esportivo com paddle shifts fixos era compartilhado com carros mais antigos da Mitsubishi, com revestimento em couro e comandos como do piloto automático e computador de bordo, por exemplo.

O cluster era analógico com display do computador de bordo com informações até da tração 4×4 e dois grandes mostradores.

Já a multimídia tinha tela de 7 polegadas sensível ao toque com Android Auto e CarPlay, além de câmera de ré, com ar condicionado dual zone abaixo.

No console central, a alavanca de câmbio tem seletor reto e botão de modos de tração, sendo eles 4×2, 4×4 e 4×4 bloqueado, além de aquecimento dos bancos, função Auto Hold e controle de descida.

Os bancos eram em couro, com o do motorista tendo ajustes elétricos sem memória, com o traseiro tendo apoio de braço central e sendo bipartido.

No porta-malas de 473 litros com subwoofer, na HPE-S havia ainda tampa do bagageiro com acionamento elétrico e sensor de presença.

O modelo seguiu bem, ganhando uma versão mais simples, a GLS, além da HPE sem o teto solar, enquanto a HPE-S com tração dianteira foi introduzida.

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A atualização visual trouxe uma tampa traseira com vigia integrada única, novas lanternas, assim como faróis revitalizados, com a versão Sport com detalhes em preto brilhante, spoilers dianteiros, saias laterais e saias de rodas abauladas.

Já o interior é escurecido com filetes vermelhos, além de couro e pacote completo, já que é oferecido somente na HPE-S com tração dianteira ou integral.

Eclipse Cross – versões

  • Mitsubishi Eclipse Cross GLS 1.5 Turbo CVT
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE 1.5 Turbo CVT
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 1.5 Turbo CVT
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 1.5 Turbo CVT AWC
  • Mitsubishi Eclipse Cross Sport HPE-S 1.5 Turbo CVT
  • Mitsubishi Eclipse Cross Sport HPE-S 1.5 Turbo CVT AWC

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Eclipse Cross – equipamentos

GLS 1.5 Turbo CVT – Motor 1.5 Turbo, câmbio CVT, faróis e lanternas em LED, rodas aro 18 polegadas, pneus 225/45 R18, faróis de neblina, bancos em tecido, direção elétrica, ar condicionado dual zone, seis airbags, controles de tração e estabilidade e assistente de rampa.

Alarme, barras no teto, defletor traseiro, vidros climatizados, computador de bordo, multimídia, câmera de ré, sensores de estacionamento, piloto automático, sensor de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, apoio de braço traseiro, entre outros.

HPE 1.5 Turbo CVT – Itens acima, mais HUD, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos dianteiros aquecidos, paddle shifts e entrada presencial com partida por botão.

HPE-S 1.5 Turbo CVT – Itens acima, mais banco do passageiro elétrico, teto solar duplo, HUD colorido, farol alto automático, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático adaptativo e sensor de pressão dos pneus.

HPE-S 1.5 Turbo CVT AWC – Itens acima, mais tração AWD ajustável.

Sport HPE-S 1.5 Turbo CVT – Itens do HPE-S padrão, mais saias laterais abauladas, spoilers frontais, difusor de ar traseiro, saias de rodas abauladas, rodas exclusivas e interior escurecido.

Sport HPE-S 1.5 Turbo CVT AWC – Itens acima, mais tração AWD ajustável.

Mitsubishi Eclipse Cross

Eclipse Cross – preços

  • GLS 1.5 Turbo CVT 2024 – R$ 178.585*
  • HPE 1.5 Turbo CVT 2022 – R$ 154.625*
  • HPE-S 1.5 Turbo CVT 2020 – R$ 133.847*
  • HPE-S 1.5 Turbo CVT AWC 2018 – R$ 125.955*
  • Sport HPE-S 1.5 Turbo CVT 2022 – R$ 172.341*
  • Sport HPE-S 1.5 Turbo CVT AWC 2023 – R$ 217.662*

(*) Preços da tabela Fipe – setembro/2023.

Eclipse Cross – motor

O Mitsubishi Eclipse Cross usa um motor de quatro cilindros em linha designado pela marca como 4B40 e tem bloco e cabeçote em alumínio, com duplo comando de válvulas com variação nos dois comandos.

Com quatro válvulas por cilindro e 16 no total, o 4B40 tem 1.499 cm³ com turbocompressor e intercooler, com injeção direta de combustível e somente gasolina.

O propulsor 1.5 Turbo entrega 165 cavalos a 6.000 rpm e 25,5 kgfm a 1.800 rpm, trabalhando com uma transmissão CVT com conversor de torque, oito marchas simuladas com trocas no volante ou alavanca.

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Eclipse Cross – desempenho

  • Mitsubishi Eclipse Cross 1.5 Turbo CVT – 11,1 segundos e 195 km/h
  • Mitsubishi Eclipse Cross 1.5 Turbo CVT AWC – 11,4 segundos e 195 km/h

Eclipse Cross – consumo

  • Mitsubishi Eclipse Cross 1.5 Turbo CVT – 10,9/11,9 km/l
  • Mitsubishi Eclipse Cross 1.5 Turbo CVT AWC – 10,3/11,9 km/l

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Eclipse Cross – ficha técnica

Motor 1.5 Turbo
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1499
Válvulas 4
Taxa de compressão 10:1
Injeção eletrônica Direta, turbo
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm (gasolina)
Torque máximo 25,5 kgfm a 1.800 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo CVT
Tração
Tipo Dianteira ou integral
Direção
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 18 polegadas
Pneus 225/55 R18
Dimensões
Comprimento (mm) 4.545
Largura (mm) 1.805
Altura (mm) 1.685
Entre eixos (mm) 2.670
Capacidades
Porta-malas (L) 473
Tanque de combustível (L) 60
Carga (Kg) 560 (FWD) 495 (AWD)
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.540 (FWD) 1.600 (AWD)
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X