Mercado Mitsubishi Nissan

Mitsubishi poderá ser adquirida pela Nissan

mitsubishi-outlander-sport-2016-eua-2

A Nissan está em fase final de negociações para adquirir a Mitsubishi Motors. Pelo menos é o que informa a imprensa japonesa. De acordo com fontes, a Nissan poderá adquirir uma participação de 30% ou 34% sobre a Mitsubishi, pelo valor de 200 bilhões de ienes (o que equivale a US$ 1,84 bilhões ou R$ 6,32 bilhões).

No final de abril, a Mitsubishi admitiu ter manipulado os testes de emissões de poluentes em pelo menos 625 mil veículos, sendo alguns deles modelos da Nissan (ambas as marcas fazem parte de uma joint-venture, a NMKV, para a produção de minicarros). Além disso, na última semana, a fabricante disse que outros nove modelos, incluindo utilitários-esportivos, podem estar envolvidos no escândalo.

Após essa descoberta, as ações da Mitsubishi caíram quase que pela metade, abrindo as portas para uma aquisição. Ainda não há outros detalhes a respeito das negociações, mas ao que tudo indica a marca deverá realizar uma reunião de emergência nesta quinta-feira (12) para decidir sobre o acordo proposto.

Além da joint-venture NMKV, a Nissan e a Mitsubishi tinham planos para construir veículos elétricos e sedãs baseados em modelos da Renault, que foram por água abaixo após a descoberta das fraudes de emissões.

[Fonte: Bloomberg]





  • Pedro Rocha

    Faz pouco tempo um analista de mercado disse que em breve o Japão teria apenas 3 marcas de carros (quem encontrar a reportagem, favor postar o link): Toyota, Honda e Nissan.
    O nome Mitsubishi é forte no ramo de picapes e SUVs. Acho que ela deveria ser transformada em uma “sub-marca” dentro da Nissan, como a RAM foi dentro da Dodge.

    • João Cagnoni

      A Subaru também não é forte no Japão?

      • Wellington Myph13

        Sim, e a Mazda também.

        • Bruce Wayne

          Ambas independentes.

          • Joaquim Grillo

            São que nem a Nintendo, são grandes de coração e pequenas em relação as grandes.

      • Newton Freitas

        Subaru tem uma produção limitada justamente para que seus carros tenham um preço maior que os outros. Porém nos Eua e alguns outros países os modelos tem mais ou menos o mesmo preço qie seus concorrentes então ela não é tão forte assim.

        • Bruce Wayne

          Ela visa qualidade e não volume, as peças costumam ser mais caras que os concorrentes, fornecedores de primeira qualidade.

        • Bruno_O

          Subaru é a marca japonesa que mais cresceu nos últimos anos… E eles são parte do gigantesco Fuji Heavy Industries, então Subaru está mto bem obrigado hehe

          • Gustavo73

            A Mit também faz parte de um conglomerado gigante. E isso não parefe ter ajudado ela.

          • Filipo

            A Toyota tem participação, ainda que pequena, na Subaru.

          • Newton Freitas

            Estão bem mesmo porém como foi dito aqui nos comentários ela visa qualidade e não o volume.

    • Luis LC

      A Suzuki vem logo atras da Nissan, inclusive há alguns anos estava em terceiro lugar no Japão. Ela é muito forte nos mercados asiáticos e em Keycars no Japão

      • Deadlock

        Primeiro é a Toyota, em segundo vem a Nissan e, em terceiro, a Honda, que são as principais montadoras do Japão. Depois vem o resto.

        • jkpops

          O resto ? Mazda,Suzuki e Subaru são melhores que muitas europeias e americanas e agente que não tem nenhuma aliás temos a Agrale mas esta só faz um veiculo militar e atua em nichos tratores,motores, geradores e tem caminhões ,ônibus e micro-ônibus bons mas com vendas inexpressivas ante concorrentes como VW,MB e Ford nesses seguimentos..

        • Luis LC

          OK, segundo seu raciocínio, é como aqui: os primeiros são Fiat, VW e GM e depois….todo o resto.

    • Bruno_O

      Forte em picapes em SUV? Onde? Só aqui na bananalandia mesmo, no resto do mundo a Mit só mingua, tem market share pífio e acho muito justo – só tem tecnlogias e carros uma década atras dos concorrentes… Já foi uma super concorrente de Subaru e Mazda, hj só tem velharia.

    • jkpops

      E a Mazda meu amigo???? ela é muito forte por lá e tem a Isuzu,Suzuki e a Subaru também…

      • Edinaldo_Tapica

        Isuzu é praticamente GM. Suzuki há anos vem se arrastando pra sobreviver, inclusive já saiu dos EUA e Subaru é nicho…

        • Luis LC

          Suzuki se arrastando pra sobreviver?? Líder em vendas em países asiáticos, saiu do EUA pq não tem o que os americanos gostam e Subaru nunca foi nicho nenhum, talvez aqui por ser representado pela desprezível CAOA.

    • Gustavogm

      O que a Nissan ganha comprando a Mitsubishi? Não tem força em nenhum mercado significativo fora do Japão, os Suvs ponto forte da marca tb são da Nissan. Sei lá, acho que vai acabar absorvida pela Nissan e morrendo.

      • Pedro Evandro Montini

        Vai que a Nissan esteja comprando a Mitsubishi com esse descontasso pra revendê-la mais cara no futuro pros chineses.

        • th!nk.t4nk

          Sim. Ou então pra usar suas fábricas. Se tá barato, vale a pena comprar sim. O que vão fazer com ela é outra história.

  • edgar__rj

    Juro que tem um anuncio da nova Outlander aqui abaixo do comentário…

    • Marcos Andrew

      Ni meu tem anuncio da Mercedes , porém cara até que eu gosto dos carros da Mitsubishi, o Lancer e um carro q eu gosto mto.. Porém a corrupção sempre e mto complicada, d o povo japonês n perdoa qualquer deslize

      • Marco Antônio

        O meu tem um renegade kkk

        • DiMais

          Nissan March, tudo porque entrei no site ontem pra ver o bendito plano de leasing novo da japonesa….

          • Zoran Borut

            E no meu tem um JAC T5, devo ter pesquisado produtos baratos sem perceber. rsrsrs

          • Marco Antônio

            kkkkkkkk
            Vish, esse povo é sabido cara.!

        • th!nk.t4nk

          No meu propaganda da Opel, anunciando 3000 Euros de desconto em diversos modelos. Mas aqui é meio padrao darem uns descontos bons.

  • Zé Mundico

    A Mitsubishi Motors faz parte de um grande conglomerado de empresas que atuam desde construção naval até equipamentos pesados de construção civil. Embora goze de bom conceito no mundo automotivo (principalmente no mundo esportivo) , é uma marca que não entusiasma muito, por não oferecer grandes inovações tecnológicas.
    No Japão é apenas a 6. ou 7. montadora em vendas, perde até para Mazda e para a Suzuki, e no resto do mundo não anda com essa bola toda não. Anda caindo pelas tabelas.
    Usando um termo politicamente correto, é uma marca especializada em carros pé-duros, desses bem simplórios e honestos. Eu digo porque tenho um.

    • Felippe

      Mitsubishi fuleiro? Seu carro deve ser uma copia chinesa

      • Bruno_O

        Das marcas japas atuais, e sou fan boy de carro japonês, a Mit (das famosas, tirando Daihatsu e afins) é certamente a pior. Toyota, Honda, Mazda, Subaru, Suzuki estão todas muito a frente em tecnologia, consumo e etc.

    • Raphael Pereira

      Sei nao mas fuleiros???

  • Wellington Myph13

    Legal hein.
    Teremos Lancer Nismo pra substituir o Evo então? kkkkk
    Gosto das duas e deve sair bons projetos dessa união.

    • fschulz84

      Ou um 370Z Ralliart? :D

      • Marco Antônio

        nossa… Para gente, foi infartar aqui. ¬¬

      • Deadlock

        Nissan não se destaca pelo design, mas o 370Z é exceção, das boas.

        • Edinaldo_Tapica

          E os Infiniti são feios? Bixo, Murano é feio? GT-R? Rogue? Altima? Maxima???? Então eu não sei o que é ser bonito não…

        • pablorj

          É porque vc tá se baseando em March, Versa e até Sentra. Mas Veja os exemplos que o amigo postou acima.

  • Bruno Silva

    Suzuki é outra que precisa abrir o olho. Já já alguma grande vai pegar.

    • Luis LC

      Acho que não, ela é líder em vários mercados asiáticos e a quarta no Japão, alternando com a Nissan essa posição. O problema é que aqui ela não veio pra emplacar, vem poucos carros e no EUA não tem produtos que os americanos gostam, o negócio dela são carros compactos de tecnologia simples e duráveis. A SZK possui excelentes produtos que poderiam ser comercializados aqui, carros pequenos , econômicos e de mecânica simples

    • Nitrous

      Suzuki tem o nicho dela, é muito forte pela asia e no mercado Indiano por exemplo é a que mais vende.

      • Edinaldo_Tapica

        Vendendo um Marutti sebosao né?

  • Jorge Osório Cortese Magalhães

    Estima-se que a corrupção, no Brasil, desvia cerca de R$ 200 BI anuais. Isto seria suficiente para comprar 10,5 Mitsubishi por ano!

    • Tosoobservando

      Eles compram varios MIt com essa graninha, mas so os carros mesmo kkk

    • BazookaBR

      Já a sonegação fiscal por parte do empresariado só de janeiro a novembro 2015 tirou 420 bilhões de reais dos cofres públicos….

      • Marcos Andrew

        Mas se for parar nas mãos dos políticos vão ser 600 bilhões em corrupção

      • Marco Antônio

        Graças a Deus. Imagina, esse dinheirão todo indo para o bolso dos políticos.

      • Zoran Borut

        Foram cerca de 550 bilhões em sonegação fiscal, e cerca de 70 bilhões em corrupção (segundo a Fiesp neste caso), além de lembrar que 47% do total arrecadado em impostos vai para os juros da dívida pública. Pensem no que seria possível fazer no país com esse dinheiro todo.

        • Edinaldo_Tapica

          Complicado

  • Gustavo73

    Já tem um tempo que a divisão de automóveis Mitsubishi dá sinais de que não era prioridade no grupo. Seus principais produtos já não recebem uma nova geração há um tempo, e não são mais relevantes como já firam no passado. O grupo Nissan- Renault precisa crescer para não se tornar a opção de compra de oitros maiores. Como o forte da Mit são os SUV grandes, algo que a Nissan não tem. Podem ser complementares.

    • Tosoobservando

      A Nissan nao tem suvs grandes????

      • Gustavo73

        Com relevância no mercado mundial como os Pajero? Estou falando de SUV e não Crossover.

        • Tosoobservando

          Pathfinder nao é um nome relevante pra vc? Xterra? Xtrail? Armada? Alem do Rogue e Qashqai, um dos mais vendidos do continente europeu,

          • Bruno_O

            Pessoal se baseia só no mercado br… esquece do resto do planeta

            • Gustavo73

              No resto do planeta a maioria dos Nissan são Crossover.

            • Edinaldo_Tapica

              Né isso! Kkkkkkkk “ahhhh nissan é carro feio!” mimimi de quem só viu Versa, March e Sentra (que pra mim nem é feio vei!)

    • Franco da Silva

      Exato. Cabe bem aquela palavrinha prostituida no mundo corporativo: sinergia!
      Funcionaria bem essa “família”.

  • Mumm Rá

    Não sei se a questão nacionalista/histórica pesaria ( acho que sim ) mas seria interessante alguma fabricante chinesa comprar a Mitsubishi

  • Airplane

    Tomara que seja mesmo adquirida pela Nissan !

  • Eduardo Brito

    Isso é bom, pois os novos Lancer e Galant poderão serem feitas sobre as plataformas de Sentra e Altima.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Uma pena chegar neste ponto, gosto da Mitsubishi, uma união com outra japonesa, seria não só a salvação da marca, mas também manter a marca nas mãos dos Japoneses, lembrando que a Renault tem boa participação na Nissan.

  • invalid_pilot

    Mitsubishi é uma marca decadente, tomara que se concretizar isso volte a ter produtos avançados novamente

  • The Monster Man

    Não mudará muito, as duas são parecidas no Brasil.

    • jkpops

      só espero que a Nissan compre a Mitsubishi e tire a produção das mão de Eduardo Souza Ramos um grande pilantra FDP assim como Carlos Alberto de Oliveira Andrade (CAOA) outro vagabundo mentiroso e safado…

  • Diogo Oliveira

    NISSAN EU TE AMO!!

  • V12 for life

    A Nissan é a melhor saída para todos esses problemas que vem afetando a Mitsubishi.

  • DiMais

    rasteira na FCA

  • Pedro Rocha

    Foi a essa reportagem a qual me referi. Obrigado por ter postado o link.

  • radiobrasil

    Que carro é esse da capa? O “novo” ASX, ou o novo novo novo Outlander?

  • Tosoobservando

    Kra todas as publicações que ja vi principalmente de Eua e Europa recomendam em materia de SUV sempre os da Nissan antes da Mit, inclusive o NIssan Pathfinder como um dos melhores do ramo, logo apos a Toyota, e o Infiniti QX56/Nissan Armada nos Suvs grandalhoes considerado dos melhores tb. A Mitsubishi aparece la embaixo, exatamente pq atualiza pouco seus Suvs, alguns tem cara e interior dos anos 90.

    • Gustavo73

      Sim, os Mit estão desatualizados inclusive por isso suas vendas vem caindo. Mas o peso do nome Pajero ainda é muito forte. Pensando em SUV de verdade c habilidades avima da média no off road. Isso a Nissan não tem no mesmo nível. Na verdade a Mit hoje não tem nenhum produto relevante. Mas veja que o pessoal ainda lembra e cita os EVO e Ralliart. Como o grupo Mit é imenso penso que o interesse já não é o mesmo se investir. A Nissan se tornando majoritária vai fazer o aporte financeiro necessário para desenvolver novos projetos que serão sem dúvida compartilhados com o grupo Nissan Renault.



Send this to friend