Governamental/Legal Mercado

Modelo novo terá de ficar três anos em produção?!

modelo-novo-tera-de-ficar-tres-anos-em-producao Modelo novo terá de ficar três anos em produção?!







Um projeto de lei apresentado pelo deputado Eliene Lima(PP-MT) no congresso nacional, poderá obrigar as montadoras à manter um novo modelo em produção por no mínimo três anos e mantendo 80% das características originais do projeto.

Segundo o deputado, as montadoras depois que lançam seus modelos, modificam-nos depois de um tempo, quase que totalmente, deixando os primeiros proprietários com um veículo desvalorizado.

Além disso, ele argumenta que com um veículo desatualizado, fica mais difícil a garantia de reposição de peças. Ele salienta que mesmo com o Código de Defesa do Consumidor, é necessário uma lei para regulamentar a produção e comercialização de veículos.

Se for aprovada, a nova lei irá impor às montadoras que descumprirem a norma, a suspensão das atividades comerciais até que a produção seja normalizada, e à responsabilização por danos aos consumidores.

O projeto ainda está em caráter conclusivo, sendo em breve analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Esse projeto vem bem a calhar, já que muitas marcas apostam errado em tendências feitas em laboratório e quando o carro não agrada ao consumidor, começa a tentativa de reparação, atualizando quase tudo.

Quem comprou a primeira e original versão, fica mesmo com um modelo mais desvalorizado e desatualizado. O prejuízo com isso, fica apenas com o consumidor desta primeira geração.

O que você, leitor do NA, acha desse novo projeto?

Fonte: Agência Câmara.



  • JUNIOR

    POBREZINHO,O PATINHO FEIO VAI PASSAR 3 ANOS SEM MUDAR DE NOVO.ERA DE SEIS EM SEIS MESES.

  • mcrafilski

    ah cara…
    é ruim pra gente que gosta sempre de novidade né…
    mas olhando do ponto de vista do consumidor, é sempre bom ter a certeza de baixa desvalorizaçao…

  • mediasonic

    Respeito ao consumidor sim, mas 3 anos? Praticamente congelar um veiculo por 3 anos? Será que isso faz sentido? Nós já somos desatualizados se comparado aos outros países, depois dessa, a coisa ficará ainda pior!

  • lucianorj

    Quem deve decidir isto é o mercado: comprou um modelo novo e depois viu ele se desvalorizar dois anos depois com a chegada de uma (surpreendente) nova reestilização? Compre de outra marca…

  • luiz_2008

    Que piada
    Essa lei nunca será aprovada!
    Tem cada deputado e senador maluco no congresso…
    O que esperar de um país que elege clodovil e frank aguiar?

  • fr_amaral

    Que babaquisse!
    Primeiro o Xenon, depois isto!
    E quem quer ter carros atualizados vão se fuder!
    Eles não tem nada mais a fazer a não ser inventar leis idiotas não em?
    E a FIAT, que quer lançar o Palio com frente de Siena vai se f.uder!
    Esse é o meu Brasil!
    Assim sempre ficaremos desatualizados em relação a Europa!
    O modelo vai ter que ficar 3 anos congelado lá!
    Que porcaria!
    Só no Brasil mesmo einh?

  • Thor

    APROVADO!

  • Pedro Henrique

    puta merda, em um país como o BR em que precisamos de atualizacões e coisas novas vão fazer uma cagada dessa, a vai pra :asner:

  • zotzrs

    vcs nao notaram que oque não pode mudar é apenas 80%? os outros 20% pode modificar..eita povinho que não tem interpretação de texto…

  • Weddly

    Fiat vai ser a mais prejudicada, a cada 2 anos lança uma versão nova de seus carros pra ter sempre “novidade”.

  • fr_amaral

    [Comentario #130682 sera citado aqui]

    Ai que ta oh genio!
    Se a FIAT colocar a frente do Siena no Palio agora como é que ela pode fazer uma nova geração em Julho de 2010?
    oooooooohhhhhhhhhhhhhhhhhhh

  • Leo Senna

    KKKK Esse Projeto é uma piada… coisa de político brasileiro do baixo clero e que quer aparecer.

  • Marcos

    Ao invés de votar projetos de leis q reduzam a carga tributária sobre o consumidor, querem obrigar o nosso mercado a regredir em plena sec, XXI?
    Não sei onde o povo ta com a cabeça quando elege alquem assim!

  • JBAFilho

    [Comentario #130685 sera citado aqui]

    Mudar a frente corresponde a que percentual? E mudar a lanterna? E o estofado? E uns trinta parafusos do motor?

    Relaxa, galera! Deixa aprovar. Depois são mais 500 anos para regulamentar. Até lá estaremos usando os meios de transporte de Star Trek.

  • André Vilson Pereira

    no caso do Palio com a frente do Siena ao meu ver não corresponde nem 10%

  • jjaguar

    RIDÍCULO ESTE PROJETO DE LEI!!!!! :owmy:

    Nãe é desrespeito ao consumidor, é livre mercado. Como se nosso mercado já não fosse “congelado” quando comparado ao resto do mundo, com este monte de porcaria sendo vendido por aqui, enquanto outros países têm produto de primeira!

    O único projeto de lei que realmente está valendo a pena é a obrigatoriedade dos airbags e freios ABS!!!!

    Talvez se houvesse outro projeto de lei que reduzisse pela metade TODOS os impostos que incidem sobre os carros, seria ótimo (o IPI é fichinha, o grosso mesmo é o COFINS)

  • san

    [Comentario #130685 sera citado aqui]

    Isto não caracterizaria um novo modelo, apenas uma modificação menor que 20% sem começar a contar 3 anos novamente.

    Pelo que está escrito, um modelo novo deve se manter no mercado por no mínimo 3 anos e dentro deste período só poderia ter uma mudança de até 20% do produto. Isso praticamente já ocorre hoje em dia. Descontando o Apollo, Logus e Poiter que tiveram vida de 3 anos ou menos, não lembro de outro carro que tenha sido alterado mais que 20% em menos de 3 anos.

    Alguém lembra de algum?

  • JoaoCEC

    Desse jeito o Palio vai ficar que nem o Uno(Mille)com projeto de mais de 20 anos!!! :banana: :banana: :banana:
    E da kombi eu nem falo. :clown:

  • Guilherme

    Brasileiro coloca mutreta em tudo! Se uma lei dessas for aprovada é muito simples. A empresa restiliza o carro e muda o nome dele. O da foto por exemplo poderia ser batizado de Pulio. O Lançamento do ANO!!!

  • delnb

    Simplesmente retrógrado e ridículo…
    Quem deve se auto regular é o mercado, não ser regulado por força de lei.

    Como fica o cidadão que troca o carro a cada dois anos? ter de esperar 3 para pegar outro?

    Se eu vou comprar um carro novo, eu quero é novidade mesmo! Não uma porcaria igual a que estava na vitrine há 3 anos atrás!!!
    Se eu vou comprar uma TV LCD de 11mil reais, eu quero um fullHD, não um 720p de 3 anos atrás. (é só exemplo)

    Se bem que no Brasil, quando a gente chega na concessionária, descobre que o carro tá mais depenado que no ano anterior, só ganhou itens cosméticos externamente. Mesmo assim eu quero o novo e o diferente!

  • Hodney Fortuna

    Essa é a função dos enormes gastos feitos com esses deputados, tornar a frota ainda mais obsoleta.

  • Silas

    Projeto me parece q eh de alguem que comprou um Palio e não quer ficar no prejuizo, visto que esse muda constantemente…!
    Cá entre nós… tem MTO mas MTO mesmo… de outras coisa extremamente mais importantes… tenha paciencia!

  • rafael koch

    [Comentario #130688 sera citado aqui]

    mas alguém tem que segurar o abuso da fiat!
    O Palio foi lançado em 1996, como linha 1997.
    Em 12 anos o carro mudou 5 vezes… ou seja, a cada 2,4 anos…

  • marcodoido

    Esse projeto vai fazer com que as empresas corram mais ainda de nosso mercado,indo produzir os melhores produtos em outros países que tem leis mais claras que este nosso país de nada,que tem esse monte de leis que não dá para cumprir metade.É certo que as montadoras não irão aceitar esta lei,principalmete vinda de um deputado que nem eu nem ninguem sabe bem qual o seu sexo. :hauhau: :hauhau: :pao:

  • Elio Jr.

    Talvez essa não seja a melhor solução, mas o que a Fiat vem fazendo com a linha Palio é um verdadeiro desrespeito ao consumidor. A VW chegou a dar umas mancadas dessas também com os Gol anteriores. E mais… carros obsoletos?! Vcs acham que essas mudanças ridículas que vêm fazendo com o Palio tem o tornado mais ¨moderno¨?

  • JBAFilho

    Êta deputalhadazinha que não tem o que fazer!
    :banana: :banana: :banana:

  • Wendy

    Este é o nosso país! Vivem querendo regulamentar tudo, ao invés de deixar o mercado decidir. Ou seja, o governo quer sempre dizer o que é bom para nós, ao invés de nos deixar decidir. Me pergunto, se os deputados estão se preocupando com este tipo de questão, quem está cuidando do que realmente importa?

  • Moreno

    Acho dificil aprovarem essa lei, porque fere interesses estruturais das montadoras e tal…Alem disso, como sera feita a fiscalizacao pra garantir que apenas 20% seja atualizado?

    Uma SOLUCAO muito melhor e muito mais simples eh exigir que as montadoras lancem o modelo no tempo certo, nao um modelo 2010 sendo lancado em 2009 como vai acontecer com a ranger.

  • fr_amaral

    [Comentario #130730 sera citado aqui]

    X2! :banana: :banana: :banana: :banana:

  • mauricio

    Bom pra VW que fica 20 anos com o mesmo modelo – Gol – Golf!

  • rivo

    É incrivel como nossos politicos não tem o que fazer, com tanta coisa precisando ser feita pela educação, saúde, egurança… Enquanto isto, somos roubados financeiramente por impostos e fisicamente por ladrões em esquinas.

    :rayban:

  • Fernando Eclipse

    Pelo menos as montadoras irião ter mais medo ao lançar um produto com péssimas qualidades enquanto a concorrência com qualidade um pouco superior.

    CORRETISSIMO: MENOS DESVALORIZAÇÃO!!!

  • ary

    nao sei o que e pior, se quando surrupiam nosso dinheiro ou quando resolvem legislar. qualquer hora decretam o fim da lei da gravidade.

  • rvictor

    [Comentario #130739 sera citado aqui]

    gol com 20 anos do mesmo jeito?
    realmente vc entende de carro……..

  • rivo

    Não sei o que o povo brasileiro espera para levantar-se em armas contra os politicos…

    :rayban:

  • AM

    Coisa de gente que não tem mais o que fazer… A preocupação do governo deveria ser com a segurança dos veículos (ABS, air bag, etc), atualizados ou não, e não com a aparência ou desvalorização dos mesmos.

  • fr_amaral

    [Comentario #130739 sera citado aqui]

    X2!

  • tonywalker

    A GM deve ter o dedo nisso ai…. Já sei onde ela usou a grana do empréstimo dos EUA :hauhau: :hauhau:

  • duhs2dany

    Brasileiro nunca aprende! :clown:

  • Jr

    Era pra ter uma lei que OBRIGASSE A MUDAR pelo menos 80% do carro a cada 6 anos no maximo!! Ai seria o fim do UNO,KOMBI e Cia!!! Que acham?!?!

  • Weddly

    [Comentario #130750 sera citado aqui]

    Que memória curta.
    Nõ lembra que até o Gol G5 a gente ainda andava no Gol quadrado? :hauhau:

  • Gustavo Miranda

    Eu acho isso ruim porque resolve um problema que é eventualmente um problema, no entanto, levanta um sem-número de outras complicações…

    O interessante seria se os fabricantes alternassem entre um produto nacional e um importado para sempre terem novidades, botassem os seus departamentos de marketing e design para funcionarem de modo eficaz para que isso fosse rentável, ou então tornassem suas fábricas mais flexíveis, pois assim poderiam manter duas linhas paralelas de produtos, lançadas alternadamente, como acontece em alguns mercados com os Mazda, Chevrolet, Hondas e Toyotas.

    Assim a fábrica sempre tem novidades, não prejudica tanto os proprietários e a economia continua circulando. Mas falo isso totalmente fora da responsabilidade do destino de tantos usados no mercado… :batman: :batman: :batman:

  • Fernando

    Tem que dar [b]incentivos fiscais[/b] às empresas aqui instaladas que fabricam aqui carros seguros e principalmente ECOLÓGICOS (tanto em consumo de combustível como em sua produção!), airbag e abs já são produzidos em território nacional, o que gera empregos, melhor qualidade de vida, depois permitir a importação de carros com as mesmas caracteristicas com taxas um pouco inferiores às tradicionais para que exista justa concorrência e desenvolvimento tanto aqui como fora, fortalecendo o mercado INTERNO e não deixando de arrecadar impostos mas de forma proporcional

    (falar é fácil)

    :down:

    Como o post é a respeito de mais um projeto de lei absurdo que não surtiria tanto efeito para certas montadoras tradicionais.

    Elas deixam seus veículos defasados POR MAIS DE 10 ANOS vide Kombi, Golf, Uno, Corsa Classic, Kadett, Monza,, Astra 2ªGen(,5)… isso sem contar os motores novos-jurássicos beberrões considerados modernos em tempos passados: 1.8 e 2.0 8v Flexpower GMB (monzão) e 2.0 8v Totalflex VW (santanão)

    E prejudicaria as que movimentam o mercado interno, apesar de serem quase que exclusivas das Classes Média e Alta, as japonesas, que mantem o mínimo de defasagem possível (e por vezes superfaturando carros simples demais como uma minivan simpática que infelizmente perdeu cambio cvt porque ninguem aqui sabe fazer um carro flex com desempenho e consumo ideais e que botem no chinelo carros híbridose de baixa emissão a diesel e bio-diesel)

  • Josemar santos

    [Comentario #130707 sera citado aqui]

    Lembro que os a média de carros mais velhos do país são os da Volkswagen, a Vovó Kombi tem 52 anos e o Gol citado numa matéria do N.A. como 1 ano, porém na verdade o Gol desde seu projeto inicial tem ao todo 33 anos… veja abaixo:

    Idade média dos carros nacionais por fabricantes:

    Renault – 6,33 anos
    Volkswagen (sem Kombi) – 6,50 anos
    Volkswagen (com Kombi) – 15,16 anos
    Fiat (sem Uno) – 6,57 anos
    Ford – 7,66 anos
    Chevrolet – 8,22 anos
    Fiat (com Uno) – 8,75 anos
    PSA (Citroen/Peugeot) – 8.83 anos

    Idade por modelo
    Fiat (8 famílias de produtos)
    – Uno/Fiorino (1985) – 24 anos
    – Palio/Siena/Weekend/Strada (1996) – 13 anos
    – Idea (2005) – 4 anos
    – Punto (2007) – 2 anos
    – Linea (2008) – 1 ano
    – Stilo (2002) – 7 anos
    – Doblo (2002) – 7 anos
    – Ducato (1997) – 12 anos

    Volkswagen (6 famílias de produtos)
    – Gol G4/Parati/Saveiro (1994) – 15 anos (no mercado desde 1976)
    – Novo Gol/Voyage (2008) – 1 ano (será apenas 1 ano?, conheço este nome de longas datas!!! desde 1976
    – Fox/CrossFox/SpaceFox (2003) – 6 anos
    – Polo/Sedan (2002) – 7 anos
    – Golf (1999) – 10 anos
    – Kombi (1957) – 52 anos (!) (Vovó Kombi)

    Chevrolet (9 famílias de produtos)
    – Celta (2001) – 8 anos
    – Classic (1996) – 13 anos
    – Prisma (2006) – 3 anos
    – Corsa/Sedan/Montana (2002) – 7 anos
    – Meriva (2003) – 6 anos
    – Astra (1998) – 11 anos
    – Zafira (2001) – 8 anos
    – Vectra/GT (2005) – 4 anos
    – S-10/Blazer (1995) – 14 anos

    Ford (6 famílias de produtos)
    – Ka (1997) – 12 anos
    – Fiesta/Sedan (2002) – 7 anos
    – Ecosport (2003) – 6 anos
    – Courier (2000) – 9 anos
    – Focus/Sedan (2008) – 1 anos
    – Ranger (1998) – 11 anos

    Renault (6 famílias de produtos)
    – Clio/Sedan (1999) – 10 anos
    – Logan/Sandero (2007) – 2 anos
    – Megane/Grand Tour (2006) – 3 anos
    – Scenic (1999) – 10 anos
    – Kangoo (2000) – 9 anos
    – Master (2005) – 4 anos

    PSA (Peugeot/Citroen – 6 famílias de produtos)
    – 206/207/Sedan/SW/ (1998) – 11 anos
    – C3 (2003) – 6 anos
    – 307/Sedan (2002) – 7 anos
    – Picasso (2001) – 8 anos
    – Partner/Berlingo (1998) – 11 anos
    – Boxer (1999) – 10 anos

    https://www.noticiasautomotivas.com.br/a-idade-media-dos-carros-fabricados-atualmente-no-brasil/

  • Luciano-MS

    Acho q deveria ser obrigado a marca divulgar mudanças no seus veiculos…Nos Eua funciona assim ( Se bem q atualmente em relação a veiculos,elas ñ são fonte segura…rs).Uma semana antes do lançamento do gol fui a uma concessionaria e os vendedores ñ sabiam do q eu estava falando…A Fiat,por exemplo,já deveria comunicar as mudanças no Palio Fire 2010

  • Bruno de Figueredo

    Não falta mais nada para esses idiotas inventarem. Já pensou se fazem a mesma coisa com computadores, celulares, etc. O mundo todo usando celulares de 3ª geração, com video chamada, Windows Mobile Professional etc e você sem poder adquirir um porque ele teria que passar 3 anos sem mudanças, alguém já pensou na besteira que é essa Lei. Porque não tratam de reduzir nossos tributos.

  • dusponda

    Era só o que faltava! Mais um projeto de lei ridículo! Cadê a redução do gasto público!? Reforma política!? A fala sério! Tenho mais o que fazer! Por favor, não votem mais nessa pessoa quem for de MT!!!

  • alcantara

    Se pelo menos os modelos que são mudados fossem realmente novos… O palio por exemplo é o mesmo de 1996 com umas xunagens (gambiarras na frente e na traseira heheheh)

  • alcantara

    [Comentario #130695 sera citado aqui]

    Concordo, detalhes estéticos para mim não é mudança, é perfumaria!

  • alcantara

    [Comentario #130794 sera citado aqui]

    Que eu saiba, antes do G5 eram os derivados do Gol bola lançado em 1995(carroceria com formato bem diferente do gol caixote de 1980-1994)

  • André

    Resumindo: Vai continuar a mesma merda!!!

  • toonline

    Parabéns ao deputado mas não é a solução ideal.

    Seria interessante o debate dos legisladores da obrigatoriedade de intensificar a cobranda de itens de segurança nos automóvel e de projetos mais modernos, sendo exigidos Crash-test´s obedecendo os padrões europeus e americano de qualidade.
    Desta maneira os projetos “brasileiros” serão consequentemente atualizados e o próprio devenvolvimento mais elaboradorado de novos projetos fará com que uma geração perdure por até três anos até ser substituída.

    É incrível como a aparência dos automóveis gera inúmeros comentários fervorosos enquanto ítem fundamentais como airbag e ABS nem sequer são lembrados. Coisas de Brasil.

  • alcantara

    [Comentario #130860 sera citado aqui]

    Meu amigo, se aqui vc já paga um absurdo por um carro 1.0 pelado, imagine com esses itens sendo obrigatórios…

  • san

    Te um comentário aí com a idade dos carros dizendo que o gol é 1976. O gol foi lançado em 1980, só não sei se já foi como modelo 81 ou 80 mesmo.

    E eu não entendo porque tanta reclamação por causa desta “possível” lei ridícula sendo que isso já acontece hoje em dia.

    Alguém saberia citar algum carro brasileiro que tenha sido lançado e em menos de 3 anos tenha tido alguma mudança maior do que 20% de seu projeto?

  • evandro17

    isso já acontece, o negócio é que vão tornar lei agora! mas é uma deputalhada sem nada mais pra fazer. violência comendo solta lá fora, povo morrendo da fome e morrendo na fila do sus e eles recebendo mais de 20k por mês pra ISSO oO. Porque não tratam de reduzir o COFINS em vez de fazer uma m**** dessas? Iria ajudar bem mais o mercado ¬¬.

    como diria boris casoy: ISTO É UMA VERGONHA!

  • Mardem

    Putz, mais uma lei ridícula!!!
    Um pais que tem uma frota caindo aos pedaços ainda cria mais um empecilho para a vinda de novos modelos!!
    Em vez desses políticos safados reduzirem a carga tributária dos automóveis para promover renovação de frota, ficam criando entraves!! E dá-lhe Corcel, Brasilia, Fusca, 147, kombi e Variant travando o trânsito!

    Yesss, nos temos bananas! :banana: :banana: :banana:
    Brasil: um país de tolos!

  • Antonio Sergio

    Se a senadora quer fazer alguma coisa de útil nessa área, deveria apresentar projeto de lei proibindo wue as montadoras depenem, de ano para ano, os modelos em produção sem a respectiva redução do preço do carro. Sobre esse estelionato das montadoras ninguem fala.

  • fernando

    tudo bem que a nossa economia de mercado tem uma série de problemas como lançar um carro cujo modelo é do ano posterior justo em março (e não em julho como na argentina, vide Spacefox/Suran), mas isso é sucateamento imposto pelo governo!
    calma lá petralhada, isso aqui não é cuba nem venezuela e tão pouco urss!

  • Guilherme Guimaraes

    Deveriam fazer um projeto de lei que os carros não passem de 6 anos em linha também sem mudar plataforma e tals…

  • Charles

    Por um simples motivo acho isso idiotice e perca de tempo…
    Imagine que essa “lei” tivesse sido aprovada no ano em que o “GOL G1” (quadrado mais popular), tivesse sido lançado ele teria a mesma aparência ate hoje?… Com pequenas mudanças, ou um grande sucesso de vendas como é o carro, teria que sair de linha por uma “Lei” tosca como essa? E se pensarmos bem nem o consumidor têm lucro com essa lei! Imagine você compra aquele carro ex. o Palio nossa no lançamento e uma beleza carro bonito… Com muitas qualidades, em alguns anos… Alem de tudo o modelo não ter mudado quase nada, vai sair de linha, o que vai custar mais carro, você ter o veiculo mais antigo com diferenças grandes do modelo mais moderno, ou ter um veiculo que durou poucos anos e saiu de linha? Qual vai valer mais?
    E na questão beleza, com um carro que tenta sobreviver vários anos do mesmo jeito que nasceu, vai se manter bem no mercado? Com linhas antigas detalhes “Pré-Históricos” tanto no interior como no exterior do veiculo… Três anos parecem pouco, mas são tempo suficiente pra o mercado de veículos mudar totalmente, ai você acha que um veiculo assim vai durar três anos ou morre em dois anos ou menos?
    Ai fica a pergunta quem vai se dar bem nessa? Quem vai ser prejudicado? “acho que os únicos que vão sair bem são os “Idiotas” que ficam com todos aqueles impostos absurdos que nos pagamos e que as montadoras pagam pra fabricar um carro tosco! =/

  • brunopira01

    Não é por 20 anos é por 3 meu amigo! :bate:
    Eu gostei, assim as montadoras terão que pesquisar mais o mercado, pensar e repensar ante le lançar um modelo. O que significa que leas terão como obrigação própria acertarem “de primeira”. Terão que escutar mais os consumidores, houvir suas opiniões. Em fim, nós consumidores seremos mais respeitados. Issom sem falar na parte da desvalorização do carro.

  • Felipe Andrade

    Estou totalmente de acordo com essa proposta de Lei… O carro daki eh um Palio ELX G3 e custei a acreditar que ele nao fez nem 3 anos e ja saiu o G4… Deu muita raiva… So nao fiquei com tanta pq o G4 eh ridiculo e caiu mto as vendas… Mas mesmo assim fica a sensaçao de estar sendo lesado.
    :angry:

  • Diogo

    Por isso q eu me revolto com politico fazendo lei…

    a maioria desses politicos sem vergonha por ai fazendo projeto de lei nao tem a mínima formação acadêmica pra fazer uma lei.

    aonde já se viu politico fazer lei de transito??? quem devia fazer lei de transito é a CET e outros orgãos que trabalham com isso…

    tem gente q estuda a vida inteira se especializa sobre X assunto, pra um zé ruela de um politico ir la e invetar uma lei na área de atuação do sujeito…

    uma lei como essa seria um absurdo em vários aspectos.

    aonde já se viu numa economia capitalista se criar um lei dessas?

    pra quem ta defendendo… imagine que vc abra uma empresa e fabrique determinado produto, para sua infelicidade seu produto acaba virando um fiasco e começa a te dar prejuizo, dai vem um deputado do caralho falar q vc vai ter q continuar fazendo esse produto por 3 anos…

    se ainda sim vc concorda com essa lei, parabens vc esta apto a se candidatar a deputado…

  • marcel

    olha podem até gostar dessa resolução mas só posso dizer que isso tende a tirar o brasil da rota de grandes lançamentos, e alem do mais, qual o politico que ja fez algo que preste em relação a automoveis? nenhum, pois assim como a lei sobre os farois de xenon, tudo no brasil é feito pra rechear o bolso de uma minoria no ambito governamental, ou deveria dizer debilmental?

  • Ramires

    Político brasileiro só serve pra uma coisa… FAZER CAGADA… nunca vi um politico q não tenha feito uma unica CAGADA… nem mesmo o JK q eh o JK e q eu sou muito fã, teve seus erros… agora… ladrao vem querendo meter o nariz onde não é chamado??? Pra eles é fácil, tem o carro que quiser… só pedir e a camara dá pra eles e ainda com motora d brinde… faça-me o favor… tem q trucidar uns politicos ignorantes como esses que pra não passarem em branco durante a milagrosa eleição deles, inventam alguma coisa que eles devem ter pensado enquanto estavam passando aquele FAX lazarento no banheiro dos seus apartamentos funcionais… t contar… até quando essa bagunça vai perdurar…????


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