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Modelos com GNV: Eles ganham “gás extra” de fábrica

Modelos com GNV: Eles ganham "gás extra" de fábrica

Popular em muitos países do mundo, o gás natural (GNV) é largamente utilizado em frotas públicas e particulares, incluindo também versões com Metano e GLP. Na Europa, por exemplo, alguns países dão incentivos para o uso do gás e as montadoras não perdem tempo em lançar modelos de fábrica com a adaptação.


Aqui, o GNV é o tipo utilizado e mais difundido em grandes centros, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo. Mas mesmo com a demanda, as montadoras locais pouco fazem no sentido de oferecer opções de fábrica. Atualmente, entre os automóveis, apenas a Fiat ainda dá alguma importância para o combustível (que possui emissões de poluentes mais reduzidas) com o Grand Siena Tetrafuel.

Modelos com GNV: Eles ganham "gás extra" de fábrica

Outra marca que também aposta no GNV é a CN Auto com a Topic, importada da China. Já tivemos outras opções em passado recente, tais como Astra Multipower e Ranger, por exemplo. No mercado, existem várias empresas certificadas pelo Inmetro que fazem a adaptação de veículos a gasolina/flex para GNV, mas veículos em garantia a perdem imediatamente.

O Fiat Grand Siena Tetrafuel é a opção desejável se você quer ter um carro de passeio com GNV ou mesmo para frotistas e taxistas, que se utilizam do gás para reduzir os custos com combustíveis durante o serviço. Ele utiliza motor 1.4 com 85/88/75 cv e 12,4/12,5/10,7 kgfm, respectivamente com gasolina, etanol e GNV. Além destes três combustíveis, ainda pode utilizar gasolina pura, sem adição de álcool.

Modelos com GNV: Eles ganham "gás extra" de fábrica

Com GNV, o desempenho é menor, fazendo de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos contra 13,8 e 12,9 segundos com gasolina e etanol. A máxima é a mesma para todas as opções: 175 km/h. Além disso, o Fiat Grand Siena Tetrafuel perde muito do espaço no porta-malas, caindo de 520 para 390 litros. Preço? R$ 46.510. Completo, o modelo chega a R$ 56.105 com pintura metálica.

Já a CN Auto Topic é importada da China, onde é feita pela Jinbei, divisão comercial da Brilliance. A van asiática tem versões Passageiro, Furgão, Escolar e Ambulância, todas com opção de GNV, que segundo a empresa é de 5ª geração e não registra perda de rendimento quando no uso do gás.

Modelos com GNV: Eles ganham "gás extra" de fábrica

Com amplo espaço interno, o modelo utiliza motor 2.0 16V a gasolina/GNV com 123 cv e transmissão manual. Medindo 5,07 metros e pesando 1.680 kg (versão Passageiro), a CN Auto Jinbei Topic tem preços a partir de R$ 43.700, mas dependendo da versão pode alcançar até R$ 60.000. Se a opção for GNV de fábrica, estas duas opções podem entrar em sua lista, dependendo é claro, do uso que se deseja fazer.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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