Chevrolet Fiat Peugeot Populares Renault Volkswagen

Modelos de geração anterior, mesmo defasados, continuam vendendo como água

fiat-palio-fire Modelos de geração anterior, mesmo defasados, continuam vendendo como água







No Brasil, para você vender um produto para o povão, ele tem que ser barato. Isso não acontece apenas com carros. Já notou que embalagens de bolachas recheadas, doces, e até mesmo papel higiênico vem encolhendo nos últimos anos? Tudo para ficar mais barato, já que o comprador parece que não percebe (ou não quer perceber) o que está levando a menos pelo preço mais em conta, sem ler as letrinhas miúdas.

Para as montadoras brasileiras lançarem modelos mais em conta, recorrem a gerações anteriores de seus populares, um hábito que já virou rotina em qualquer marca. O Palio Fire foi o primeiro modelo a fazer isso, (DENTRE OS QUE SÃO VENDIDOS HOJE EM DIA), dividir espaço entre duas gerações. E se a fórmula deu certo na Fiat, todo mundo passou a copiar.

A revista Auto Esporte foi quem fez a matéria falando dos heróis da resistência, citando que o comprador 100% racional é quem compra esse produto. Bom, pode ser verdade, mas também temos que levar em conta que muitas vezes a pessoa não tem opção. Já vai financiar um carro em trocentos meses, pagando juro altíssimo, então tem que manter a prestação com o valor mais baixo possível.

volkswagen-gol-2009 Modelos de geração anterior, mesmo defasados, continuam vendendo como água

Eu não sou exatamente a pessoa que gosta de carro novo, tenho na minha garagem um modelo da década de 90, avaliado em cerca de 15.000 reais, com equipamentos hoje só encontrados em modelos de 50.000 pra cima. Gosto de pagar menos IPVA, de não pagar seguro, de ter conforto elevado em um carro barato. Mas também, menos de 1% da população deve ficar em casa o tempo todo, rodando 500 km por mês como eu. E de vez em quando vêm a conta da revisão na oficina, daquelas que doem até no fundo da alma.

Mas, voltando para a situação de 95% das pessoas que tem condição de ter um carro de 25.000 reais no Brasil. É claro que elas irão partir para a opção de comprar um popular zero quilômetro, porque ele não dá manutenção, porque ele tem cheiro de novo, porque ele não faz muito barulho quando se passa nos buracos, e também porque ele é bem econômico.

Os modelos de geração anterior acabam que sendo a única opção para essas pessoas. Se elas querem uma boa relação custo-benefício e não se importam de ter modelos de geração anterior, é mesmo a melhor opção.

peugeot-206-automatic-1 Modelos de geração anterior, mesmo defasados, continuam vendendo como água

Os velhinhos ainda em produção podem ter seus preços reduzidos porque já tiveram todo seu custo de desenvolvimento amortizados, então a faixa de lucro bruto da montadora pode ser menor. A desvalorização deles também é pequena, o que ajuda aos que comprar o carro já pensando em o vender.

O preço de seguro é menor, e em caso de acidente, se a pessoa não tiver seguro, o reparo fica mais em conta. Então vamos a lista de velhinhos novinhos que a Auto Esporte fez: Palio Fire, Gol G4, Chevrolet Classic, Peugeot 206 e Renault Clio.

Palio Fire – Ele foi o que inventou a moda de duas gerações ao mesmo tempo. Quando a segunda geração do Palio foi lançada em 2001, o Palio Young continuou como um modelo mais em conta. E hoje, como até bem pouco tempo, quando o Palio Fire tinha a frente da terceira geração (que por sinal é muito bonita), as vendas do modelo Fire são muito expressivas. Nada menos que 70% dos Palio vendidos hoje são Fire. A diferença de preço para a geração mais nova fica em 3.000 reais.

chevrolet-classic-2009-2 Modelos de geração anterior, mesmo defasados, continuam vendendo como água

Gol G4 – O Gol G4 não tem lá uma política de preços muito forte em relação a geração mais nova. Custa cerca de 2.000 reais a menos, mas é que a Volkswagen tem um argumento de vendas muito forte na versão G4, que é a boa reputação e fama de carro robusto. Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre se a nova geração tem a mesma resistência. Portanto, até mesmo pessoas que teriam condição de comprar o Novo Gol acabam optando pela versão antiga, especialmente compradores que vivem em zona rural e precisam de um carro mais forte.

Peugeot 206 – O Peugeot 206 perdeu o motor 1.0, e mesmo depois da chegada do 207, manteve o preço baixo que já tinha. Isso faz com que ele continue vendendo bem. Ele não tem preço tão em conta quanto os outros citados aqui, com motor 1.0, mas fica em torno de 6.000 reais mais barato que o 207 com o mesmo motor. Vale a pena ou não?

Chevrolet Classic – A alguns anos a Chevrolet notou que ninguém conseguiria vender um sedã tão barato quanto ela consegue vender o Classic. Por isso, foi depenando o modelo aos poucos, mas deixando nele qualidades interessantes, como o bom acabamento para a categoria. Com um porta-malas grande e custando 6.000 reais a menos que um Prisma 1.4 com direção hidráulica, o próximo sedã da marca, não pairam muitas dúvidas na mente dos compradores sobre qual sedã popular comprar.

renault-clio-campus-1 Modelos de geração anterior, mesmo defasados, continuam vendendo como água

Renault Clio – Com a chegada do Sandero o Clio ficou com a missão de ser o modelo popular pelado da marca. Com preço 3.000 reais mais barato que a versão mais simples do Sandero, ele é uma ótima opção, por ter qualidades que os outros populares desse nicho não apresentam. O problema é o valor de revenda na hora de passar ele pra frente.

Qual você escolheria dentro desse grupo de heróis da resistência?

[Fonte: Revista Auto Esporte]



  • VTR2008

    Mas como vc vai fazer pra vender carro CARO pra gente que tem renda baixa? è inevitável que povão compra carro barato e normalmente o mais barato é de geração anterior…Ah e o Palio da geração é mais bonito do que o novo então…tem mais é que vender o Palio velho mesmo!

  • mcrafilski

    eber, acho que desses eu fico com o pug 206…
    tenho um em casa e o carrinho é otimo, um grilinho aqui, outro ali…
    mas o ababamento é melhor que os concorrentes e ainda tem o motor 1.4 (que é bem economico)…

  • Hyago

    desses aí eu ficaria com o Classic, mas to pensanso em levar p saca um Prisma…
    já em relação ao Palio, tem q comprar a geração velha msm, pq nao adianta, vai passar pouco tempo e o cidadao vai ficar com o carro desatualizado msm, entao que gaste pouco dinheiro

  • Hyago

    “desses aí eu ficaria com o Classic, mas to pensando em levar para casa um Prisma…” agora sim :teeth:

  • fr_amaral

    O Palio Fire é bem mais bonito que o novo!
    Ah, o 206 não tem apenas motor 1.4?
    E tu tem um Vectra né Éber?

    • Rafa

      1.4 8v com 80/82cv (gasolina e álcool, respectivamente)
      1.6 16v com 110/113cv (gasolina e álcool, respectivamente)

  • fr_amaral

    [Comentario #135093 sera citado aqui]

    Eu odeio o acabamento do 206, aquele carrinho parece uma escola de samba, bate de mais cara!

  • macarrone

    Pois é Eber, somos um país pobre, portanto temos que comprar carros baratos(?). Se é que podemos dizer que 24mil é barato. ABAIXO OS IMPOSTOS!!!!!

  • lndnfsu2

    [Comentario #135099 sera citado aqui]

    so se for o seu…. meu pai tem um 206 1.0 16v 2003 e o carro tem interior sem nenhum barulho… economico pra caramba e anda mais q o escort xr3 1.6 do meu avo… os unicos problemas sao a tampa do estepe q agente tiro pois ficava batendo (estepe fora roubado) e a suspensao traseira q ja foi trocada 2x mas ja ta fazendo barulho de novo…

  • Luiz Marcelo

    É por isso que raramente vem para o Brasil um modelo que é vendido na Europa ou outro país desenvolvido.
    Como exemplo, eu duvido que se o Golf 4,5 fosse um fracasso de venda que a VW não colocaria o modelo europeu no mercado brasileiro.

  • [Comentario #135098 sera citado aqui]

    tem um 1.4 e um 1.6 16v….. e eu tenho um Vectra mesmo..

  • LFSP2

    Aho que não foi a FIAT quem inventou isso não, teve a VW com os Gols G1 e G2, a Ford, com o Escort, mantendo o velho como Escort Hobby,isso ficou comum nos dias de hoje, tudo porque a primeira coisa que brasileiro repara na hora de comprar carro é preço.

  • Jeff Brown

    Discordando da revista.
    Creio que foi a VW que comecou com isso.
    No lançameto do Gol bolinha, em 95, manteve o Gol1000 quadrado. Depois acho que em 99, Veio o G3, ficando o Gol special(bolinha), como carro de entrada.
    Em seguida vieram o Corsa Classic e o Palio.

  • lndnfsu2

    [Comentario #135107 sera citado aqui]

    a ford lanco o hobby em 1994 (modelo 1995) sendo q em 1995 chegou a nova geracao do escort… o gol 1000 lanco em 1994 e fico ate 1996/1997, mas o gol mudo so no final de 1995

  • fr_amaral

    [Comentario #135103 sera citado aqui]

    Todos que conheço e tem 206 reclamam disso e eu ja andei em um assim!

  • fr_amaral

    [Comentario #135106 sera citado aqui]

    Exato!

    [Comentario #135105 sera citado aqui]

    Acho que não existe 206 1.6 16V 0KM não einh?

  • macarrone

    Eber, você não tem os dados dos outros mdelos referente a relação dos percentuais de vendas? Você comentou apenas os 70% do pálio…tenho curiosidade em saber a relação dos outros também. abç.

  • vi_recife

    Bem,

    primeiro, o que é o povão? todo mundo que compra carro novo de geração antiga? palavrinha mais preguiçosa de se usar no texto, não? Chega a ser quase pejorativa

    Segundo, o texto da autoesporte falou o óbvio. Em que mercados semelhantes ao nosso como India, China e Russia não são vendidos carros superados, de geraçoes antigas?

    É só uma critica positiva para reflexao e bons comentarios

  • tfa

    [Comentario #135103 sera citado aqui]

    Vc discorda do comentário acima, que dizia que o 206 é barulhento, e me diz que a tampa do estepe faz barulho e a suspensão já foi trocada 2x, e continua fazendo barulho??? :bate: :bate:

  • D.Lobo

    Quem compra Palio tem q comprar esse Fire mesmo pq daqui a pouco a atual geração mude e vc fica com um carro desatualizado mesmo.Agora desses aí eu ficaria com o Classic q é um bom carro apesar de desatualizado

  • RSFilho

    Se você adotar essa mesma política (de manter a geração anterior) na Europa, pode ter certeza de que também vai vender como água.

    Acontece que, lá, as montadoras não adotam essa política porque têm (como aqui também) mais lucro com a nova geração. E como a população têm dinheiro para comprar a nova geração (e compra!), eles tiram a antiga de linha para lucrar mais com a nova!

    Se fizessem isso aqui, não teriam a mesma resposta e perderiam muito em vendas.

    Não é que o brasileiro tenha mau gosto, não. É porque a restrição orçamentária o força a ser mais racional na hora da compra. Ainda bem.

  • rafaelrss

    desses daí o único que presta é Palio Fire

  • heliofig

    [Comentario #135110 sera citado aqui]

    A Fiat faz isso desde o 147, que virou 147 Europa em 1980, que virou Spazio em 1983… Anos 80… Sempre ficou o básico com o modelo anterior.

  • Joe!

    mesmo com tanto tempo, o 206 ainda eh o melhor, todo estofado por dentro, não só aqueles plásticos brabos, e ainda mais potente e bem econômico.

  • [Comentario #135110 sera citado aqui]

    ah sim, eu me referi ao 207…

  • [Comentario #135107 sera citado aqui]

    a revista quis dizer que o Palio é o primeiro que inventou isso, dentre os que estão a venda HOJE EM DIA.

  • macarrone

    Eber, não achou os percentuais de vendas dos pé-de-bois?? Só tem do palio mesmo?

  • [Comentario #135138 sera citado aqui]

    infelizmente não… :sad:

  • delnb

    [Comentario #135137 sera citado aqui]

    Então a revista entrou em contradição… Por que o Gol ainda é vendido e desde 95 tem essa politica dos dois modelos simultâneos. (chegou a ter o gol 1000 quadrado junto do gol 1000 bolinha, por pouco tempo, mas teve)

  • Hodney Fortuna

    Mesmo R$ 25.000,00 é caro pra caramba. Produto ruim isso temos que admitir e o preço é comparável a de um carro de verdade no primeiro mundo. Mas fazer o que! Brasileiro sempre foi e sempre será otário!

  • Limelight

    [Comentario #135125 sera citado aqui]

    A Fiat iniciou a convivência entre modelos de gerações diferentes no início da década de 90, com a chegada do Fiat Mille. A Fiat distinguiu os 2 modelos chamando-os por nomes diferentes: Mille e Uno, embora fossem o mesmo carro.
    O Palio chegou em 2006 para suceder o Uno, sem tirar o Mille de linha.

  • Alter

    [Comentario #135103 sera citado aqui]

    Só trocou isso, a ainda faz barulho????? ahahahahahaaha

  • Luigi

    [Comentario #135124 sera citado aqui]

    Pra mim é o unico que não presta…

  • Commando

    [Comentario #135119 sera citado aqui]

    :lips: :lips: :lips:

    Pois é, não entendi a dele…

    O 206 realmente é uma tentação, os problemas são o acabamento, suspenção dura e ruim e pós-venda da Peugeot porca (na minha região tem muita reclamação contra a Peugeot). Além disso ele tem fama de dar muito probleminha. Por essas e outras, prefiro outras opções como o Classic ou o Fiesta que está em promoção…

  • lndnfsu2

    [Comentario #135119 sera citado aqui]

    pois eh… falei mierda… xD

    na verdade no post dele eu tinha entendido q fazia barulho por causa de pecas do painel e acabamento… mas o carro faz barulho mesmo… principalmente atras…

  • tiago brito

    [Comentario #135169 sera citado aqui]

    [2]

  • Karlos

    Pessoal.
    Eu tenho um Peugeot 206 ano 2000(o mais velhinho, frances ainda). O carro é ótimo, motor valente 1.6 8v. No entanto, vi várias reclamações sobre barulho no acabamento, principalmente na traseira do 206. Fazia muito barulho atrás mesmo, então fiz uma busca pela origem do barulho. Tirei toda a forração e nada…nos 6 meses que tenho o carro não descobri. Fiquei indignado e fui descobrir a origem d barulho. Pedi pro meu mano dirigir e eu fui atrás, com o banco rebatido, localizar o que fazia tanto barulho. Finalmente achei. Na trava do porta malas existe uma proteção de plástico na peça que fica no chassi (não na tampa). Essa peça plástica gasta, em todos os 206. Com um estilete cortei e inverti a posição. Simplesmente acabou com todo o barulho. O carro parece novo (no isolamento acústico). Acredito que esse seja o problema de todos que reclamam do barulho na traseira do 206. O ideal é trocar a trava por uma nova. Espero ter ajudado.

  • Wellison

    De todos ficaria com o palio,que tem essa carroceria desde 2004,só muda o interior do 1.0 para os 1.4 e 1.8.
    Além de ser mais bonito estéticamente,com o interior bem acabado.

  • Luis.J.R.

    Eu não entendo!Já que o gol g4 e uno tem custo de desenvolvimento já pagos, porque ainda custão caros?Não dá para entender?Se custace 1.8mil esses carros já tava bom. :humpf:

  • Desses ficaria com o Clio, pelo acerto de suspensão/direção e segurança (mesmo sem airbag e o mais segurod esses modelos todos) e o Classic, que sempre achei muito bonito, tipo um mini-astra, e o interior é totalmente anos 90 :))

  • Claudio

    Na verdade elucidando as coisas!
    Quando da chegada do Pálio ao nosso pais, o Uno deveria ser aposentado, mas ai a Ford lançou o Ka que seria o carro mais barato do mercado com a extinção do Uno a Fiat percebendo que a Ford se sairia bem, manteve o Uno no mercado como o carro mais barato, ai começou a história de manter modelos defasados para garantir preço e vendas, vindo Pálio antigo, Gol quadrado e ai por diante!
    Entenderam como tudo começou?
    Um abraço a todos!

  • Claudio

    E o Uno ja esta sendo reestilizado ficando mais redondão, mas tudo leva a crer que para o projeto não ficar caro e sair da faixa que se destina, o novo Uno deve continuar com mesmo motor, plataforma, suspensão, mudando como o Pálio, meia boca!

  • Luiz Fernando

    Desses ai, os mais bonitos esteticamente ainda são o Pálio e o 206, pois ainda tem design atuais, porém custo benefício o Classic bate todos…Aliás Eber, uma coisa que eu gostaria de saber e nunca foi explicado aqui, por qual motivo a Fenabrave publica em suas publicações a junção de duas gerações do mesmo veículo ao invés de serem separadas,Exemplo: Corsa Sedan atual e Corsa Classic(7°colocada em vendas do mês de novembro), Pálio atual e Pálio Fire(2° colocada do mês de novembro)…Acho que seria mais justo e correto a divulgação separada de cada modelo pela Fenabrave, ai sim mostraria a real desproporção de vendas como as do Pálio por exemplo…

  • JaumM

    [Comentario #135105 sera citado aqui]

    quando li sobre o modelo completo dos anos 90 só pensei no Vectra. Meu pai teve um da primeira geração, quando ele tava fazendo 8 anos, era o CD automático, estava muito conservado e todos elogiavam, até q um dia fomos fazer a concessionária e um funcionário das antiga falow q akele Vectra 94 não podia ter fikado muito tempo mesmo em linha, pois, se dependesse dakele produto a GM ia a falência, pois não dava manutenção alguma.

  • alcantara

    O modelo do Palio anterior (o “G3”) não vende bem somente porque é mais barato, é porque também é mais estiloso que o atual…

  • alcantara

    [Comentario #135107 sera citado aqui]

    Então eu vou discordar de vc e da revista huhaheuehe…

    Em 1993 lançaram um mille ELX com frente baixa e revestimento interno e do painel redesenhado(faróis finos) e o mille com o farol quadrado ficou junto como mille “Eletronic”(peladão e painel antigo)até que em 95 trocou a frente também mas permaneceu o painel preto de 1985…

  • Commando

    [Comentario #135287 sera citado aqui]

    E do Gol tb né???

    Gol G4 vendido junto com o Gol G5

  • pablo

    ESTIMADOS NA:
    LA VERSION VIEJA DEL PALIO COMENZO A PRODUCIRSE EN ARGENTINA. ES DIFICIL ENTONCES QUE PALIO FIRE CAMBIE.
    HAY MUCHA DIFERENCIA DE PRECIO CON EL PALIO 2010 ELX Y POCA DIFENCIAN DE MOTORIACION Y EQUIPAMIENTO ( AQUI EN ARGENTINA AMBOS VIENEN CO M MOTOR FIRE 1.4 )

    ESTOY ESPAERANDO LA VERSION CON MOTOR SGE DE DOS CILINDROS

  • ThiagoLana

    [Comentario #135102 sera citado aqui]

    tambem nao acho 24mil barato! rs

    mesmo sem IPI ta um absurdo de preço esses carros! :S

  • poneis88

    atualmente esses modelos antigos não são tão ruins assim. Com substitutos como 207 e palio g4 eu não me animaria a comprar o modelo mais “atual” (pois nem são novas gerações, apenas tapas no visual).

    e o classic acho bem honesto para o preço dele, melhor que um celta ou prisma

    o clio também está com um preço bom e agora está muito mais atraente que um sandero pelado

  • weslei

    bom muito bom :batman: :clapp: :>: :cool:


Send this to a friend