Europa Fiat Tecnologia

Motor de 900cc da Fiat substituirá motores pequenos da marca

motor-de-900cc-da-fiat-substituira-motores-pequenos-da-marca Motor de 900cc da Fiat substituirá motores pequenos da marca







Em breve, a Fiat irá colocar no mercado europeu, primeiramente, seu novo motor SGE de dois cilindros e comandos de válvulas Multi-Air.

O pequeno motor terá 900cc e potências de 65, 80, 90 e 105cv. Assim, a Fiat espera com a nova tecnologia empregada neste motor, substituir os atuais 1.1, 1.2, 1.3 e 1.4 litros, empregados na maioria de seus modelos.

Por suas reduzidas dimensões, alto torque em baixas rotações, grande economia e nível de emissões baixas, ele poderá ser integrado futuramente em versões Start-Stop ou mesmo híbridas.

Essas potências vão variar de acordo com a versão do motor, de aspiração natural ou turbocomprimido. O sistema de comando de válvulas variável Multi-Air, controla a entrada de ar nos clindros no lugar da tradicional borboleta, reduzindo consumo e emissões.

O novo motor deverá equipar na Europa, modelos como o 500, Panda, Grande Punto e o futuro Topolino. Não podemos descartar os novos modelos de baixo custo da Fiat e possivelmente sua introdução em nosso país.

Em 2010, a Fiat espera começar a produção deste tipo de motor e sua padronização em carros compactos da marca. Aqui no Brasil, sua aceitação poderá sofrer com a barreira cultural, mas seria interessante sua introdução no mercado.

Fonte: Fiat.



  • tiago@turbopro.com.br

    duro é colocar na cabeça de brasileiro que um motor desse pode ser um bom negócio…. :assob:

  • Filipe Augustus

    Aqui no Brasil, sua aceitação poderá sofrer com a barreira cultural, mas seria interessante sua introdução no mercado.

    Ps:Vamos aguardar os comentários para ver se isso é verdade!!!

    =D

    HUhuahuahauuahuaua

    Brincadeiras a parte, + se for um bom motor economico e com bom torque pq não o aceitar!!!!!

  • André Vilson Pereira

    seria interessante colocar esse motor no lugar do 1.0

  • Luis.J.R.

    Motor de 900 cc de 80 cv?Tá bom para o brasil. :cool:

  • mcrafilski

    ahá!
    boa fiat!

  • LFSP2

    Eu não vejo problema algum nesse motor 2 cilindros, tem boa potência, apenas é preciso tomar cuidado com o fato de nos motores 2c o ruído é alto.
    Ponto para a FIAT, mas uma inovação.

  • Renato_

    Além de ganhar em consumo e emissões, há também na redução de peso.

    Fora o fato de que dá p/ calibrar várias potências diferentes com a pressão do turbo, diminuindo a qtde de blocos a produzir. Facilita na redução de estoques e na distribuição de peças para montagem.

  • peterson666

    depois das bombas 5c agora os 2c fiat inova em lançar bombas no mercado :down:

  • JBAFilho

    Acho que o Giovanni e o IGUAM ficaram deprimidos mesmo. Depois que o poderoso chefão da FIAT falou que a FIAT era naniquinha, eles sumiram. Nem para falar as “maravilhas” desse super motorzão da FIAT eles apareceram para falar. Toma Prozac, que melhora a deprê.

  • DFS_Natal

    Lógico, europa..
    Brasil, quem arrisca uma data prevista p/ o motor chegar por aki?
    Bem melhor do q esses flexbomba por aki!

  • Commando

    [Comentario #124539 sera citado aqui]

    Ta aí abaixo…

    [Comentario #124573 sera citado aqui]

    :lips: :lips: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • fr_amaral

    Legal, um 2 Cilindros com 105cv, será que o Torque é bom?

  • Powerbest

    [Comentario #124544 sera citado aqui]

    Concordo com o amigo acima, e olha que se isto acontecer a Fiat estaria substituindo o motor Fire que é um motor recente. Fica aí um alerta pra GM com seus motores pequenos de tecnologia ultrapassada, pois os Ecotec já eram pra estar por aqui há muito tempo!!! :teeth:

  • Giovanni

    Esse motor é genial, pequeno e forte, até sua versão aspirada mais fraca é consideravelmente mais forte que nossos 1.0 atuais (devido ao comando MultiAir, que permite entregar muito torque desde rotações bem baixas). Agora imagine a versão turbo, com 105 cv e consumo baixíssimo! É o motor perfeito pra compactos, representa tudo o que podemos esperar da próxima geração de motores europeus de baixa cilindrada. A BMW, que não é tola, já está de olho nesse motor à muito tempo e fez uma parceria com a Fiat para produzirem modelos compactos juntas. Provavelmente é o início de um relacionamento que deve levar a BMW a adquirir parte da Fiat, fortalecendo a presença de ambas no mercado.

  • Claudio

    É pra ver como Gurgel era visionário, só não tinha dinheiro!
    A Fiat ta enchendo os carros de plástico, assim éram os do Gurgel!
    Motor dois cilindros, assim éra o Gurgel!
    Num site vi uma mini van Gurgel BR800, protótipo, off road, na decada de 90,com suspensão alta,pneu na tampa traseira,bagageiro e faixas, e agora todo mundo tem um modelo assim no mercado!
    Os carros de hoje tem para lamas grandes, os Gurgem ja tinham!
    A Fiat até lançou um Pálio feio, e o Gurgel ja tinha!rs…

  • Claudio

    Agoa falando de motor, a GM tem ja a algum tempo um motor 3 cilindros, basta atualizar e botar nos carros!

  • Claudio

    A grande desvantagem do dois tempos é ter que colocar contra pesos para diminuir as vibrações, assim como são os motores de mutas motos ex: CB400!
    Mas com a tecnologia de hoje, deve ser bem interessante!Sou a favor desse motor assim como gostaria de ver carros para dois lugares também!Tirando a Strada lógico!rs….

  • caffeine19

    [Comentario #124619 sera citado aqui]
    mas o motor nao é 2 tempos e sim 4 tempos, o motor 2t consome e polui demais, mas tb, nessa cilindrada viria uns 300 cavalos hehehehe

  • Weddly

    Pior que os motores Fire não tem como ser.
    Esse de 80 cv já deve dar um banho no 1.4(com desempenho de 1.0)

  • pablorocha

    Brasileiro é tão estúpido que nunca aprendeu a ter e manter carro com motor 16v!!!,é a versão do Gol menos valorizada até hoje :bate: :bate: Se vier ao Brasil a 1ª coisa que vão dizer é que motor de 2 cilindros é pra moto,espero que venham estes motores;econômicos,duráveis e recheados de tecnologia. :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:

  • diego_german

    Se tiver 65 cavalos mesmo, pode ter um cilindro que eu compro!
    O importante pra mim é a economia, muito mais do que ruidos exessivos por exemplo.

    E se tiver ainda uma potencia razoavel como esses citados, COMPRO NA HORA.
    Não é trazer motores hibridos, nem a hidrogênio (realidade longe ainda), mas é uma forma de trazer algo econômico para o nosso mercado, neste sentido a Kia e a FIAT são as melhores (vide Picanto, e Uno Economy, e agora esses 900cc)

  • JDFortuna

    A FIAT tem que se resolver logo. Até o Punto, carro novo, foi lançado com a sombra da mudança.

    Quando eu li aquela outra matéria sobre o que teria dito Sergio Marchionni, eu vi logo que quem gere a FIAT, aqui ou lá fora, TEM MUITA SORTE DO POSTO QUE SE ENCONTRAM!

    O Palio tem motor inferior aos de seus derivados e frente diferente. Frente que junto do motor GM, SEMPRE FICARAM FAZENDO SOMBRA de quando seriam mudados.

    E o Stilo? Não deixam o carro ser o melhor. Oferece tanto e tem uma sombra ENORME, desde o início.

    Agora vem essa desse motor… Agora nem 1.4 eu quero mais!

    PODE ENFIAR TUDO NO C*!!!!

    EU NÃO VOU COMPRAR MICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :nanao: :bate: :censor: :asner: :clown:

  • fr_amaral

    [Comentario #124673 sera citado aqui]

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • ALE

    VÃO SE ACOSTUMANDO POIS ESTES SERÃO OS MOTORES DO FUTURO, AO MENOS PARA OS EUROPEUS, TEM TECNOLOGIA QUE DEIXA MUITOS V6 NO CHINELO É ECONÔMICO LEVE USA MENOS COMPONENTES E A MANUTENÇÃO É FÁCIL E DE BAIXO CUSTO, VEM DE ENCOTRO COM OS NOVOS PROJETOS DE CARROS URBANOS PARA O FUTURO.
    AO DIRIGIR UM CARRO COM ESSES MOTORES COM CERTEZA NÃO SENTIRÁ SAUDADE ALGUMA DOS MOTORES ATUAIS….MAIS TODAS AS MONTADORAS EUROPÉIAS ESTÃO DESENVOLVENDO TAIS MOTORES FORD, VW, OPEL,HONDA, TOYOTTA ETC…

  • JBAFilho

    Eu já tenho um motor desse na geladeira aqui de casa.

  • macarrone

    É isso aí!!! Motor baixa cilindrada e turbo!! Pra isso que serve o turbo, e não pra colocar em motores com 5.0cc.Parabéns FIAT!

  • macarrone

    [Comentario #124716 sera citado aqui]

    Deve ser o motor do seu Gol 1.0 turbo, né??? :banana: :banana: :banana:

  • Giovanni

    [Comentario #124716 sera citado aqui]

    Tu deveria estar num museu… A época dos motorzões já passou… Hoje um 0.9 desses com 105 cv despacha muito 1.6 por aí (e provavelmente muito 1.8 também). Basta ver o 1.4 turbo da Fiat, que anda na frente de todos 2.0 aspirados nacionais, é super econômico e suave. Mas se pra ti o que importa é o tamanho acima de tudo, então só um psicólogo pra resolver :upp:

  • JBAFilho

    [Comentario #124728 sera citado aqui]

    Foi um elogio?

    [Comentario #124742 sera citado aqui]

    É verdade. A F1 vai usar um desses também. Na Ferrari.

  • Gasb

    Vai dizer que nao se inspiraram no Enertron da gurgel lah de 89, Gurgel foi um grande visionario com carros eletricos e motores de 2 cilindros, pena q faliu, tinha muito pra ir longe se nao fosse as dividas


Send this to a friend