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Motor híbrido gás-diesel faz 42 km/litro

motor-diesel-gas-700x567 Motor híbrido gás-diesel faz 42 km/litro

Um exemplar do motor diesel utilizado pelo Volkswagen Golf lá na Europa foi modificado pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça. O objetivo deles era fazer o motor funcionar também com gás natural veicular.



O resultado foi um motor que faz nada menos que 42 km/litro e emite metade da quantidade de CO2 produzida normalmente! O motor híbrido gás-diesel pode rodar com até 90% de gás natural sem alteração do ciclo diesel, sendo a modificação executada através do gerenciamento de um inédito sistema eletrônico de controle.

Este sistema eletrônico de controle é o que possibilita a ignição do GNV junto com o óleo combustível na câmara de combustão. A eficiência na combustão chegou a 39,6%, o que é simplesmente o dobro dos motores convencionais, muito interessante.

A tecnologia de controle eletrônico de combustão é a chave para se obter melhor eficiência energética combinando-se os dois combustíveis. O dispositivo mede a pressão nos cilindros e administra a injeção direta de diesel ou GNV nas câmaras.

Por fim, um motor elétrico foi ainda agregado ao propulsor híbrido para reduzir ainda mais as emissões de CO2. Mas este também pode ser equipado em veículos comuns.

[Fonte: Inovação Tecnológica]

Agradecimentos ao nosso leitor Zergling pela dica.

  • afonso200

    menos no brasil que nao pote ter diesel nos carros de passeio….piada nosos brasil….. quebrar todo aquele parlamento lá

  • Anderson_sp

    Aí sim hein, vai chegar aqui em 2070.

    • Elton

      2070 é muito cedo. rs

  • yuri calmon

    Se utiliza na mistura apenas 10% de óleo, pode ser outro qualquer que não o Diesel !!!

    • ViniciusSantoro

      Não sei lhe responder tecnicamente, mas acredito que não, ou pelo menos não um qualquer. O GNV não gera auto-ignição por compressão como o Diesel, e a função dele (Diesel) aí é gerar essa ignição para inflamar o GNV, pelo que compreendi da matéria.

    • Não dá, a taxa de compressão de um motor diesel é muito diferente do Etanol/Gasolina. Não geraria a mesma autonomia. Talvez morresse no 32 km/L.

  • Bruce Porsche

    É o motor dos meus sonhos! Alto torque em baixo rotação, economia de combustível, pode colocar turbo que aceita tranquilo…..
    Mas como disse o Anderson….Acho que 2070 ainda tá cedo!

  • marcondes

    sempre que eu leio algo sobre consumos acima de 20km/l, me pergunto se isso é todo o consumo energetico, ou tem mais alguma coisa. Neste caso, o moto consome 42km/l de diesel + alguns metros cubicos de gnv/km + kwh/km (tipo o hibrido plug in do novo mercedes classe s)? ou 42km/l é uma medida de consumo equivalente (tranformando m3 de gas em litros de diesel equivalente) e o motor eletrico funciona aproveitando as frenagens do carro (tipo o kers e o hibrido do prius). De qualquer forma, acredito que o correto seja a segunda opção, ja que alcançou quase 40% de eficiencia

    • thales_sr

      Marcondes, no caso dos híbridos (que não são plug-in, ou seja, não recebem energia de tomada), o consumo pode ser resumido ao consumo de combustível, já que a energia elétrica foi gerada ou na recuperação de energia das frenagens ou "carregando" um pouco mais o motor a combustão.

  • edilson

    Semelhante a media de um híbrido, gasolina-eletrico. Qual dos dois sistemas seria o mais barato?

  • Matheus C Damião

    Pois é, se temos motor que queima etanol, gasolina e GNV ao mesmo tempo, talvez não seria muita difícil fazer algo parecido.

    • thales_sr

      Opa, o conceito aí é totalmente diferente… Motor a gasolina e etanol são de ciclo otto, motor que bebe diesel é ciclo (adivinhe…) diesel, o rendimento do ciclo diesel é maior.

      • ViniciusSantoro

        Sim, o motor ciclo Otto, compreende a ignição por centelha, a partir de uma (adivinhe) Vela de Ignição, hahaha.
        Já no motor Diesel, a ignição é feita pela compressão elevada do combustível, ele se auto-detona. Daí vem o fato de não se instalar Kit Gás em motores Diesel, bem, pelo menos até então, hahahaha. Abraços.

        • thales_sr

          Mas a taxa de compressão da gasolina é baixa pro gás, ele poderia trabalhar com taxas mais elevadas. Talvez por isso esse protótipo tenha conseguido uma eficiência tão boa.

          • ViniciusSantoro

            Essa parte da compressão do gás eu desconhecia, mas bom saber.

  • jpcasella

    Isso em testes na bancada né? Com o motor bonitinho, sem carregar 1 tonelada.

    • ViniciusSantoro

      Também estou questionando isso, se este consumo é de laboratório, pois se for, tem algo muito errado nisso, hahahaha.

  • Antonio JS

    Estes motores poderiam ser aplicados a pequenos veículos de carga a principio (kangoo, Towners, dobló, monovolumes de transporte,…)

    • Elton

      Concordo Antonio JS

  • shdn2010

    Tecnologia existe, eu acho q o principal culpado de não deixar as coisas evoluírem no setor automotivo é as empresas de combustíveis.

  • Herbet23

    Pelo que me consta, já há quem faça isso aqui na terra das bananas…

    • ViniciusSantoro

      Já? por favor compartilhe, minha curiosidade foi aguçada agora, hahaha, abraços.

  • W_Costa

    Me dá esse protótipo ae pra eu por no meu Punto, só seria estranho parar na mesma fila dos pesados pra abastecer de vez em quando.

  • eduardo cardone jr

    melhor seria um motor elétrico gerado com um noobreak de computador com algumas adaptações, porem os genios de chã grande -pe já aboliram os geradores e produzem a energia para o carro de som mas os engenheiros ainda não descobriram , carro elétricos auto suficientes e iriam quebrar os petrodoleiros…..

  • Luiz Alberto Melchert de Carva

    42km/l de diesel, suponho porque gás não se mede em litro. E quantos km/m³ de gás? Isso é comum no Brasil rural, onde se usam motores diesel para instalações de biogás. O gás é injetado no coletor de admissão e o diesel é injetado normalmente para dar o pontapé inicial na combustão.

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