*Featured Avaliações Hatches Lançamentos Volkswagen

Move up! TSI tem ótimo casamento entre performance e economia

Move up! TSI tem ótimo casamento entre performance e economia

Como é bom sair do lugar comum. O mercado nacional esperava há algum tempo a chegada de carros de entrada com turbo e injeção direta de combustível. Essa tendência já existe no mercado europeu e agora começa a ser fomentada no Brasil a partir do Volkswagen up! TSI.


O subcompacto da marca alemã já foi avaliado por uma semana na Avaliação NA, logo depois do evento de lançamento. Saímos de lá com uma unidade move up! TSI e trazemos em primeira mão uma avaliação mais detalhada do modelo. A opção de entrada com motor 1.0 turbo custa R$ 43.490 sem opcionais, mas com o pacote completo, que adiciona sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 14 e faróis/lanterna de neblina, o valor sobe R$ 1.000.

A Volkswagen não divulgou o mix de vendas pretendido, mas podemos imaginar que o move TSI terá uma boa parcela de responsabilidade no desempenho comercial do carro. O valor é parecido com o do Fiat Uno Evolution 1.4 com alguns opcionais (mas não completo) e com o Ford Ka 1.5 SE Plus, por exemplo. Assim como os demais, o valor é alto para um carro sem mimos e outras tecnologias além do conjunto motriz. Em termos de desempenho e economia, supera fácil os rivais.

Move up! TSI tem ótimo casamento entre performance e economia


Por fora…

Básico. O up! tem um visual simples, básico e prático. Não tem a pretensão de fazer moda e nem de adotar linhas agressivas para conquistar pelo olho, assim como outros da escola germânica. Este VW abusa de sua proposta em termos de estilo, oferecendo um aspecto compacto e funcional. Muitos o consideram feio e não o compreendem, já que no Brasil um visual chamativo é muitas vezes o mais importante, e desempenho, economia e segurança ficam em um segundo plano.

Destaque para o conjunto ótico separado por uma frente sem grade, bem como colunas C reforçadas, traseira truncada e capô curto. Nesta versão move up!, o pequenino de Wolfsburg apresenta elegantes rodas de liga leve aro 14 e a tampa do bagageiro pintado de preto com nomenclatura TSI, sendo estas as únicas coisas que fazem alusão ao motor mais potente. O para-choque dianteiro 4 cm maior nem é perceptível.

Move up! TSI tem ótimo casamento entre performance e economia

Por dentro…

Se por fora o move up! TSI é simples e funcional, por dentro a intenção continua sendo a mesma. O ambiente não apresenta luxo e qualquer pretensão nesse sentido. O volante de três raios é limpo de adornos e comandos, enquanto o sistema de áudio vem com o necessário: rádio, CD player, bluetooth e entrada auxiliar e USB.

O painel também segue a simplicidade, mas tem um indicador de marchas para ajudar na economia e também um computador de bordo. O conta-giros é mais do que necessário, já que é fácil se empolgar com o pé no fundo e ver o ponteiro chegar na faixa vermelha. A iluminação geral de mesma tonalidade é uma herança do MPI que cai como uma luva neste quase-esportivo disfarçado.

Move up! TSI tem ótimo casamento entre performance e economia

Os bancos têm aparência singela, mas apresentam algum conforto. O move up! completo, seja o MPI ou o TSI, vem com trio “quase” elétrico, pois falta acionamento automático dos vidros traseiros. Ele tem sensor de estacionamento, faróis/lanterna de neblina e só. O acabamento é digno de um carro de menos de R$ 30.000.

Merecia alguns mimos pelo valor pedido. O espaço atrás não é generoso, mas o porta-malas usa o recurso do s.a.v.e. para dar mais praticidade no transporte de objetos e até é suficiente para um casal sem filhos ou um solteiro. Com exceção das rodas, que adicionam um toque mais elegante, o resto do carro é bem simples, urbano.

Move up! TSI tem ótimo casamento entre performance e economia

Por ruas e estradas…

Lobo em pele de cordeiro. É engraçado observar a reação de quem tenta acompanhar ou mesmo fica reparando o move up! TSI sair de forma rápida. O popular disfarça muito bem o que tem dentro de si e mostra as garras se alguém o provoca.

Se o visual exterior e o ambiente interno remetem à fraqueza de um 1.0 aspirado, o propulsor TSI passa um recado bem diferente. Ele não tem receio da proposta do carro e despeja sem dó tudo o que tem de torque a partir de 1.500 rpm e assim o mantém até 4.500 rpm. São 16,8 kgfm em um veículo de 951 kg.

Move up! TSI tem ótimo casamento entre performance e economia

Devidamente abastecido com gasolina, surge a pergunta: precisa mesmo colocar etanol? A resposta é: não! Uma centena de cavalos nunca renderam tão bem em um carro compacto, oferecendo retomadas excelentes e aceleração espantosa para um popular. Eles estão ali, disponíveis para usar a qualquer momento. Chegar aos 5.000 rpm é muito rápido, fácil e indolor para o bolso.

A frugalidade impressiona. Na estrada marcamos facilmente 18,1 km/litro. Acreditamos que dá para fazer melhor que isso em uma viagem longa. Na cidade, seguindo o indicador de marcha, ele alcançou 14,7 km/litro.

Move up! TSI tem ótimo casamento entre performance e economia

Ou seja, o condutor tem o melhor de dois mundos em um carro improvável. O ronco do motor turbo não tem preço e a dirigibilidade é divertida. O câmbio manual tem engates precisos e macios. Até esquecemos que sua pegada é focada no consumo. O M-ABS, que atenua o torque nas rodas, até se esforça para domar o pequeno e potente EA211 R3 TSI, mas nem sempre dá para evitar as cantadas de pneu em saídas muito rápidas.

Com rodas aro 14 de liga leve e pneus série 70, não dá para abusar muito do move TSI. O ajuste da suspensão é para o conforto e nas curvas ele vai mostrar que os cavalos são demais para a carruagem. Ainda assim, o conjunto tem um bom acerto para o dia a dia. Direção elétrica muito leve e freios de boa atuação também ajudam muito.

Move up! TSI tem ótimo casamento entre performance e economia

Por você…

O preço poderia ser melhor, como em todo modelo VW. O up! TSI, assim como outros carros de sua categoria, sofre com os preços altos no Brasil. São R$ 44.490 (completo) para ter a melhor performance e a melhor economia da categoria.

Claro, trata-se de um carro pequeno e prático no dia a dia, mas que tem limitações cruciais em um país onde o espaço interno e o porta-malas generoso se tornaram itens imprescindíveis para muitos consumidores.

Move up! TSI tem ótimo casamento entre performance e economia

Para compensar, tem ar condicionado, direção elétrica, sistema de som com CD/MP3/USB, bluetooth, faróis de neblina, trio “quase elétrico” e mais alguns poucos mimos. O custo de manutenção promete ser correspondente ao restante da gama de entrada da marca alemã. Nosso up! de avaliação de um ano teve todas as revisões feitas nos preços citados no site, mas a partir da terceira entrou o valor da mão de obra, o que fez com que uma simples revisão de 30.000 km passasse dos R$ 500.

E agora? Devo ter um move up! TSI? Se o seu foco for um hatch de entrada sem pretensões familiares, independente de custar ou não R$ 45.000, mas tendo economia como fator determinante, o compacto da Volkswagen em si já é uma boa opção. Além disso, de quebra você ganha um desempenho acima do esperado na categoria.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Volkswagen move up! TSI:

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 3 em linha, turbocompressor e injeção direta Flex
Cilindrada – 999 cm³
Potência – 101/105 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 16,8 kgfm entre 1.500 e 4.500 rpm
Transmissão – Manual de cinco marchas

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,3/9,1 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima – 182/184 km/h (gasolina/etanol)
Rotação a 110 km/h – 2.500 rpm
Consumo rodoviário – 18,1 km/litro
Consumo urbano – 14,7 km/litro

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de Torção.
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 14 com pneus 175/70 R14

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 3.645 mm
Largura – 1.645 mm
Altura – 1.504 mm
Entre-eixos – 2.421 mm
Peso em ordem de marcha – 951 kg
Tanque – 50 litros
Porta-malas – 285 litros
Preço: R$ 43.490 (R$ 44.490 com pacote “completo”)

Galeria de fotos do Volkswagen move up! TSI:

Move up! TSI tem ótimo casamento entre performance e economia
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email