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MP investiga Uber por condições de trabalho dos motoristas

uber-veiculo

O Ministério Público do Trabalho de São Paulo abriu investigação contra o serviço de transporte alternativo Uber. Após denúncias feitas por motoristas, que acusam a empresa de “servidão por dívida de trabalho”, o MPT decidiu apurar o caso.

Jornadas exaustivas e pouco lucro são duas das reclamações de motoristas do Uber, que também relatam jornadas de trabalho exaustivas. Para o MPT, pode estar ocorrendo “exploração de mão-de-obra”.

O MPT vai investigar se há abuso de poder econômico por parte do Uber em relação às vantagens oferecidas aos motoristas, que se cadastram no serviço para ter acesso aos usuários do aplicativo. O inquérito pretende apurar se há responsabilidade da empresa, tendo ou não vínculo empregatício com os motoristas.

O Uber diz que não foi notificado ainda sobre o inquérito e alega que não contrata motoristas, mas estes contratam o serviço para ter acesso ao aplicativo e executar o transporte individual privado de passageiros. A empresa ainda comenta que os motoristas têm total independência, podendo flexibilizar seus horários e locais de trabalho, além de poder trabalhar usando ou não a plataforma do Uber.

Mas, os motoristas dizem que o Uber controla o tipo de carro, forma de conduzir, modo de se portar, uniforme e tarifa cobrada. A empresa também exerce controle sobre a quantidade de mão-de-obra disponível, promovendo premiações quanto a demanda está baixa.

Os condutores também relatam que quem recusa viagens é desligado do sistema, da mesma forma quem não tem nota suficiente dada pelos usuários. No geral, os motoristas dizem que acabam se tornando “empregados do Uber, mas não reconhecidos como tal, desobrigando a empresa de seus deveres como empregadora”.

[Fonte: Jovem Pan]

Agradecimentos ao Sergio Quintela.





  • Let the mimimi begins.

    “os condutores relatam que quem recusa viagens é desligado do sistema”.

    Mais do que justo né? senão vira táxis!

    Brasileiro é uma raça que precisa ser estudada, sério.

    • Pacheco

      O Brasileiro vai estragar o Uber aqui.

      O cara entra num serviço que sabe como funciona e depois quer CLT. Oh Brasil viu.

      • Rafael Trindade

        É uma situação triste. O cara tem toda a liberdade de trabalhar, se quiser trabalha, senão quiser, não trabalha… e ainda assim reclama…

        • Pacheco

          Isso é que nem vendedor autonomo. Vc coloca o cara dentro das leis da representação comercial e depois ele quer achar uma brecha para te colocar na Justiça Trabalhista.

          • PAULO TEIXEIRA

            vc não entendeu ainda:
            A uber é o melhor negocio do mundo, para os donos,
            maravilhoso para os passageiros,
            Otimo, para a Prefeitura Municipal de SP
            locadoras de carros, $$$ chegou na hora certa
            só que para o parceiro que dirige é baixo salário.
            O Brasil por volta de 1840/1850 , teve a pior escravidão do mundo, passaram 150 anos e continua igual, quem tem o $$ quer escravizar….

            • Alessandro Rodrigues

              Pior escravidão do mundo? Não.EUA foi ao menos o dobro, em sofrimento, sangue e falta de humanidade. Algo tão forte que até mesmo hoje tem intensos confrontos raciais.

        • Fábio Henrique

          Tudo tem q ter equilibrio. Esse discurso de ‘se quiser trabalha, se nao quiser nao trabalha’ é abominávelmente conservador. É exatamente o discurso q as empresas usavam antigamente quando era mais comum a exploracao dos funcionarios. Tem q ter equilibrio: sem abusos de funcionarios e empregadores. De uma lida na estratégia do uber no mundo: os caras começam sendo parceiros e depois aumentam mto as taxas e enfiam motoristas acima da demanda o q mata a renda de qqr colaborador.

    • Leonel

      Querem ganhar R$10 mil por mês e trabalhar 4h por dia, deve ser isso.

      • Marco Antônio

        Me passa o endereço pra disputar essa vaga ai BLZ? kkk

      • Redpeak77

        É só comprar um alvará de taxi do aeroporto… querem virar táxis.

      • Rafael Trindade

        Querem ganhar R$ 10 mil por dia.

    • Rafael Trindade

      Não precisa não. É uma equação matemática. SEMPRE

      SE, BRASILEIRO NÃO SE DÁ BEM = NÃO PRESTA.

    • PAULO TEIXEIRA

      as pessoas acham lindo, Garrett Camp e Travis Kalanick, , criarem um aplicativo e ganhar milhões por dia, lindo também as locadoras de carros alugarem para motoristas da Uber,carros com placas de BH, multas vai para PMBH e IPVA para o Estado de Minas sendo que transitam em São Paulo, lindo tbém é o passageiro que pega um carro , em um transito de 800 km e paga 16 reais , sendo que 25% fica com a Uber e o motorista ganha apenas 12 reais,
      Resumindo: Uber $$$ melhor negocio do mundo para os donos,
      Passageiros: Serviço nota 1000, andando de carro quase de graça,
      Locadoras,: desovando os carros que não conseguiam alugar , mais $$$ no caixa,
      Motorista: Escravo que trabalha 18 hs por dia, e o ditado: em tempo de crise é melhor pingar do que faltar…

  • Bruno Brasil

    Pronto, tava demorando, a UBER agora aponta uma arma para o cara trabalhar, PQP, Ô lixo de sociedade…

    • Pacheco

      Fica quem quer…

      Esse povo que reclama dos valores é do Uber X. Nesses tempos de desemprego, virou moda. Entra na OLX, vai na parte de empregos e veja quantos anuncios para entrar na Uber.

      A UberBlack não sofre com isso não. Motorista ganhando e trabalho.
      Eu mesmo só pego o Black. X pra que? Andar de Siena?

      • Edson Fernandes

        Não sofre? Hahahahaha eu vejo em um clube que participo que alguns reclamam sim.

        Taxista reclama pra caramba de Uber pq sabe que é mais barato e eles ganham bem. Mas eu como usuario de Uber vi que dá para ganhar dinheiro. O que brasileiro quer é ganhar dinheiro facil isso sim.

        O cara acha que entra no uber e vai ficar rico? Quer ganhar mais? faz frota de Uber (aluguel do carro).

        Pronto, aí vc enriquece com o Uber.

        • Pacheco

          Enriquece fazendo mafia e explorando os outros. Pq o motorista q vc coloca, vai ter q ralar pra te pagar a diaria ou o percentual que cobrar.

          • Edson Fernandes

            Mas a escolha foi de quem? Sabe do melhor? Quem faz frota e aluga, tem que fazer um preço camarada pq o cidadão tem como escolha carros da Localiza e outras empresas do ramo.

            Então qdo se faz frota, o preço é mais camarada, porém é lucrativo porque vc tira a manutenção no maximo em 3/4 meses do ano e o resto se reverte em lucro. E o cara que aluga (principalmente froa de uber black) sai no ganho, porque ele deixa de pagar manutenções e seguro. Muita gente tem feito isso.

            • Pacheco

              Pelas contas que o pessoal mostra, não é vantajoso para o motorista amigo. Eles cobram até 50% dos valores e torna o cara meio escravo.

              • Edson Fernandes

                Muito estranho isso que você diz. Pois a cobrança por cada corrida (compartilhada ou não) é sempre de 25% do valor total.

                • Pacheco

                  Eu digo 50% dos 25% pago (isso na black, pq na X paga somente 20%)

                  Do total de ganhos na semana, o cara do carro fica com metade. Tem outros que cobram valor fixo pelo carro.

                  • Ubiratã Muniz Silva

                    é o contrário, black é 20% e x é 25%

                    • Pacheco

                      Sério, eu tinha certeza que era o inverso, pagavam mais no Black.

                  • Edson Fernandes

                    Aí depende. Os que conheci, na sua totalidade alugavam da Localiza carros como Onix por 1400 reais.

                    Somente 3 deles eram donos de seus carros (Azera, i30 e Punto)

                    • Pacheco

                      A Unidas tbm está com essa parceria.

                      Ontem passei em frente a JAC e toda linha tem 18% de desconto para Uber.

                    • Edson Fernandes

                      Algumas fabricantes estão com esses descontos e a Uber está brigando por mais. Renault e Chevrolet estão agressivas com Uber tbm.

                    • Pacheco

                      Eu vi só da JAC que passei na porta e estava cheio de placa.

                      Sei que a Unidas da 2 anos de garantia e toda documentação gratis
                      E tbm tem o Plano de locação mensal.

              • Ubiratã Muniz Silva

                é 25%, cara.

                • Pacheco

                  Estou dizendo a divisão dos valores entre o motorista e o dono do carro.

                  O cara ganhou 300 reais no dia, o dono do carro fica com 150. E com os 150 o motorista banca a gasolina, alimentação, agua/doces e sobrevive com o resto.

          • Fernando Marques

            Não é meu problema é sim dele.
            Cobro o que quero é paga quem quer.
            E cara, moralismo à parte, entrem no negócio que tá dando dinheiro fácil!!

            • Pacheco

              Ok. Mas pra mim isso chama egoismo e oportunismo.

              • Fernando Marques

                Nada. Isso é negócio.

                • Pacheco

                  Olha amigo, deve ser por isso que eu estou sofrendo nessa crise, pq não sei ser fdp assim com as pessoas.

          • Daniel

            Ah claro… O ideal então seria emprestar o carro para o camarada de graça, correto?

            • Pacheco

              O certo seria cada um entrar com seu proprio carro.

        • Rafael Trindade

          Os caras já estão entrando no Uber para montar máfia, inclusive donos de taxis, ao menos aqui no RS.

        • Fernando Marques

          Foi o que fiz. Peguei uma recisão do trabalho e comprei 3 hb20 S e aluguei por 1700 cada. To de boa.
          Recomendo pois há uma mão de obra pronta pra ser explorada com ótimo retorno!! Esse prefeito é uma mãe na boa!!

          • Edson Fernandes

            Pois é… mas cada um sabe o que faz. Tem cara alugando na Localiza por R$1400 e imaginando que está sendo por conta disso, um ano de reviravolta para as mepresas de alugueis de carro.

      • Denis Lopes

        Difícil opinar com precisão quando você mede as coisas apenas pela sua própria régua. No meu bairro dificilmente temos Black pela manhã. A melhor opção é sempre o X, que chega em menos de 4 minutos. Nenhum problema em andar de Siena, Fit, Livina…

        • Edson Fernandes

          Ok, mas ainda assim, o Uber X está ganhando. E você pode escolher se será carona compartilhada ou será apenas você no carro (pagando mais por isso também).

          O que me impressiona é o fato de reclamarem de algo transparente em que os motoristas estão cientes.

          • Pacheco

            Depende do uso, não vale a pena para o motorista.

            Vc roda mais para ganhar pouca coisa de adicional. Ainda não tem passageiro suficiente para vc ir lotando o carro.

            • Edson Fernandes

              Não tem? O que eu mais vejo na Vila Olimpia é pessoal pegando Uber….rs

              Curiosamente por lá, tem mais taxis de luxo (Leia-se Sentra) do que comum. Alias se vê poucos taxis comuns nas ruas adentro da vila olimpia (o que me chama atenção porque eu via com muita frequencia no passado)

              • Pacheco

                Exatamente… taxi de luxo e uber black. Esse está se dando bem. Agora o X e taxi branco normal está meio fora.

        • Pacheco

          Não é minha opnião amigo, é o que mostram os ganhos e os resultados apresentados.
          Todo dia tem reclamação do Uber. Que pagou pouco, que colocou muito motorista, que não pode isso, não pode aquilo.

          Vai no parque Cecap em Guarulhos e veja o numero de Uber que faz fila aguardando chamado no aeroporto.

        • Pacheco

          Todo problema em andar de Siena, Fit e Livina amigo. Tem a opção do Black para andar de Fusion, Sonata e Captiva.

          E não sei onde vc mora, mas eu na Zona Leste (Viula Matilde) tenho o Black quando preciso.

          • MMM

            Isso vai de cada um. Eu tenho uma CLA e sempre vou pegar um carro pior que o meu, então pior por pior, pago menos no X, mesmo que aqui em São Caetano tenha black também.

      • Ubiratã Muniz Silva

        e o pessoal não entendeu até agora como funciona, o pessoal tem essa mania de achar que vai investir e ganhar dinheiro da noite pro dia.

        UberX é muito bom como “bico” (segunda fonte de renda) pra quem JÁ TEM UM CARRO ELEGÍVEL (eu faço isso, dá pra tirar sem muito esforço de 1500 a 2000 por mês, já descontada a gasolina e a parcela da Uber), o que como “extra” (leia-se segunda-renda) tá pra lá de bom.

        Agora, pra fazer como o povo tem feito, de se endividar pra comprar um carro e viver exclusivamente disso, não dá. O pessoal faz as coisas sem pensar e depois reclama do modelo de negócio da empresa.

        • Pacheco

          Mas é exatamente isso dai que acontece. O cara compra um carro com juros absurdo ou aluga e sai fazendo. Não compensa.

          • Ubiratã Muniz Silva

            O que eu digo: as pessoas fazem as coisas sem pensar, não sei se por desespero ou pura ingenuidade.

            QUALQUER negócio que o cara vai abrir ou trabalhar por conta própria ele tem que se planejar, estudar, analisar, e vai ter um tempo antes de começar a dar retorno. Eu mesmo fiz isso antes de me cadastrar na Uber.

            Agora, dizer que trabalhar na Uber gera uma situação de “escravidão por dívida” é a mesma coisa que dizer que financiou um imóvel comercial pela Caixa e que o a loja que abriu lá não tá dando lucro.Estão misturando as coisas.

            • Angelito

              Bira.

              Não li a matéria e nem pretendo ler, só estou de passagem pra te lembrar de uma coisa: O Uber está sofrendo diversos processos nos EUA, principalmente pelas regras da categoria Uber Black, que de certa forma acaba exigindo exclusividade do cara, tornando ele na prática um taxista. SE o teu sistema for o UberX, vale lembrar que esse sim é principalmente para “bicos”.

            • Pacheco

              Perfeito.

    • Vitão

      Bem a Lyft poderia entrar no Brasil… Vejo q nos EUA, o pessoal usa mais o Lyft do que Uber…

  • Alexandro Henrico von Mann

    Já começou a p*tari@ brasileira mimimi de leis arcaicas trabalhistas. O bagulho funciona no mundo todo, mas na república das bananas… O paísinho, viu… Ninguém é obrigado a trabalhar no UBER ou qualquer outra empresa. Não está bom, procura outra coisa pra fazer, simples assim…

    • Edson Fernandes

      Alias, procura emprego né? O cara ta ganhando, ta conseguindo pagar contas, tendo uma vida digna… mas tem que chorar por isso.

      Sabe o que ele pode fazer já que está ruim? Vai se tornar taxi. Porque taxi não cobra mais? não escolhe quem quer atender? Pois bem… aproveita e tbm vai pagar o ponto dos lugares a depender da região ou como no aeroporto: “só” 400000 reais…

      • Marco Antônio

        Nossa, tirou as palavras da minha língua. É muito mimimi. E outra, não duvido nada que esses caras que entraram na justiça tem algo a ver com os taxistas! Afinal, só a eles interessam as punições “legais” contra o Uber.

        • Edson Fernandes

          Tem cara que reclama sim. Taxista sabe que ele tem possibilidades de ganhar muito mais para o mesmo tipo de serviço.

          Só que até hoje eu não entendia porque os benditos taxistas preferiam dinheiro ao usar um cartão de débito/crédito dentro do veiculo. E não é desculpa mais esse lance de ser caro: Ok, se perde uma pequena porcentagem por debitos, mas se ganha na clientela.

          No uber, tem muita gente que era desempregado, na visão da pessoa de inicio não tem como bancar um carro para comprar (porque hoje exige-se entrada) e o cara vai alugando. Para esses realmente é puxado e trabalhoso.

          Mas vida de quem tem um negocio é essa: Se trabalhar vai fazer grana… caso contrário vai perder. Não tem segredo.

          • Marco Antônio

            Mas é bem isso mesmo. Não tem como o cara entar ganhando sempre em tudo. Mas é brasileiro, aquele que aponta o dedo e diz: “Ola que montadora gananciosa, só quer ganhar as custas do Brasileiro”, ai duas horas depois vai lá negociar qqr carro e chora 30 cents de desconto, na pura ganância de se dar bem. Falta entender que a opção de não trabalhar é desemprego! Simples.

          • William Lachi

            Taxi em sp e obrigado a ter maquina

            • Edson Fernandes

              Hoje.

              Porque foi instituido que era necessário. Antes apenas alguns tinham por iniciativa propria.

      • Diogo

        “É pensamento pequeno dizer que o cara entrou porque quis, e então por que não sai?”

        A empresa deve se adequar as leis, no caso do Brasil talvez a justiça julgue que é relação de trabalho, acredito que seja. (não estou dizendo se é bom ou ruim, apenas é assim está na CLT alguns requisitos para o enquadramento).

        Colocando-se no lugar de um motorista UBER que financia o carro, conta com o dinheiro para pagar suas contas e da família, lembrando que a empresa gerencia todas as regras…… fica fácil o cara sair???? lógico que não!

        Sou a favor do serviço, mas deve ser regulado tudo, o serviço a relação de trabalho.

        • Essas regulações só servem para burocratizar tudo no Brasil.
          Os próprios táxis são o maior exemplo.
          Tudo regularizado, tem normas etc, e na prática, como é o serviço de táxi?

          • Diogo

            Não estou dizendo se bom ou ruim, nem estou comparando as categorias. Apenas quero dizer que deve ter regras não tantas e rígida como a dos taxistas, o mercado deve se auto regular. Mas se não houver regra nenhuma, no caso Uber, o motorista que mencionei acima se lasca… quem ele vai procurar? quais os direitos? lembrando que o poder está na mão do UBER…..

            • Edson Fernandes

              Mas existem regras. As pessoas que estão querendo ficar contrária as regras.

              Digamos que você seja CLT e ganhe R$2500. Você foi informado de tudo que a empresa fornecia e o salário era esse. Depois de 3 meses você vai no sindicato dizendo que a empresa te explora pelos R$2500 e considera pouco.

              Se realmente sua jornada de trabalho foi respeitada, todos os beneficios (ou direitos) foram acatados e você assinou um contrato aceitando aquele valor, como isso pode ser errado?

              No Uber ele estipula as mesmas coisas. Só que você é dono do que faz. Logo você terá seus ganhos baseados no quanto você trabalhar. Ou seja, não é um oba-oba.

    • Leonel

      Eles querem dirigir, se portar e etc da forma “que der na telha”. Um dos motivos do UBER ser tão elogiado é justamente como os clientes são tratados pelos motoristas. Como já conhecemos os brasileiros, imagina se deixar se comportar e agir como quiserem, o tipo de comportamento da massa…

      Enfim, a UBER está mais do que certa. Provavelmente, estão querendo mais dinheiro sem ter muito esforço. Daqui a pouco a UBER sai do país e reclamam.

      • Edson Fernandes

        A ideia de muita gente é entrar achando que vai ganhar muito mais que onde trabalhava. A depender da situação você ganha menos, isso porque depende de você. E na boa… pelo menos em SP, carona é o que não falta.

        Além disso, o aplicativo lhe avisa as zonas de maior taxa de cobrança para estimular naquela região o ganho adicional. Isso tudo não é algo que uma pessoa que trabalha no Uber deixa de saber.

        E você está certo, tem que existir regras de boa vizinhança, o serviço é o que é, porque o cara te atende muito bem. Se fosse para ser mal atendido e pagar caro, continuaria a usar taxi. Só que taxi não perde tanto porque Uber não atende quem está na esquina de uma rua querendo pagar em dinheiro.

      • Alexandro Henrico von Mann

        Fato!

      • William Lachi

        Uber é elogiado pelo preço duvido que se fosse 30% mais caro q o taxi nego ia andar, independente do tratamento

  • Fabio Marquez

    Daqui a pouco a empresa será refém de um “sindicato” dos motoristas….kkkkk

    • Pacheco

      Não duvide que já tenha uma associação dos motoristas querem explorar os caras.

    • fschulz84

      SindUber

  • Cláudio Lima

    Acho mais que justo os motoristas reclamarem. Qualquer empresa estrangeira que queira operar no país deve seguir as leis locais, do contrário seremos de fato a república das bananas, onde qualquer um faz o que quiser. O Uber tem problemas em vários outros países, basta se informar aqui mesmo na internet.

    • Paulo Estevinho

      Solução do problema: já que tem demanda, é só alguém abrir uma concorrente que ofereça o que eles querem. Fim.

      • Pacheco

        Já chegou mais um concorrente que trabalha da mesma forma.

        Pra vc ter uma ideia da mafia que está virando isso, já existe até plataforma para alugar o carro e colocar na Uber, existe um ponto de Uber perto do aeroporto que segue uma sequencia e até uns que vc paga e eles ficam fazendo chamados falsos para reduzir a fila e eliminar uns.

        O problema do Brasil, é o Brasileiro.

    • E os motoristas auxiliares de taxi, vc já ouviu falar deles?
      Será que os donos das autonomias seguem leis trabalhistas?

      • Pacheco

        Tudo explorado e fica oculto pelo sindicado dos taxistas que ganha com essa exploração.

    • Pacheco

      Quais leis? Os caras são autonomos e qndo entraram na plataforma conheciam as regras e os valores.

      Esse é o povo do UberX que entra de Palio Fire no negocio e ve os clientes querendo o Uber Black.

      O Uber X é mico em todo lugar, todos sabemos disso. A tarifa é mais barata e só. A Black é uns 10% menor que o taxi e só carro Elite. Então todos preferem o Black.

      • Edson Fernandes

        Pacheco, eu sou usuario do uber X.

        Te digo que não é ruim não. O cara utiliza a modalidade Uber pool e ganha de CADA passageiro o valor. Pode parecer pouco a primeira vista… eu gasto na média de 17 reais a ida da minha casa e 20 da volta….

        Agora coloca mais 3 no carro… são 51 na ida e 60 na volta. Tá ruim assim?

        O cara que ta no uber me disse: “com carro proprio se ganha legal e o meu controle é assim: Eu estipulo o quanto preciso rodar para pagar as contas do dia. Paguei? o resto é lucro”

        E ele disse que todo dia trabalha. quem aluga carros que se dana e trabalha de 12 a 14 horas.

        • Pacheco

          Sim Edson, mas as corridas são poucas. E tem todas as despesas.
          O cara precisa fazer 300 reais por dia e na X ele tem que rodar muito. Já tem muito carro.

          Na Black as corridas tem valor melhor, pessoal vai pra mais longe.
          Passa na região da Paulista, Faria Lima, Morumbi, Alphaville nos horarios de Pico e olha o tanto de carro de luxo preto tem. É o pessoal que vai pra longe, que usa para Aeroporto, Condominios no Interior e que uma corrida só passa dos 100 reais.

          Conheço motorista da Black que trabalho 8h e tira quase 500 reais por dia.

          • Edson Fernandes

            Então, mas aí a pessoa começa de um lugar (já que está sem grana) e no futuro agrega ao black. Nada mais natural.

            Agora, a pessoa do Uber X tem como faturar sim. Um garoto que me atendeu outro dia com um i30, me disse que fez a cota de ganho no periodo noturno (das 17 as 21). Tem gente que trabalha das 06 ao meio dia e depois só volta das 17 até as 22 (nas conversas que tenho, sempre pergunto) e o cara já está feliz da vida porque a qualidade de vida dele, permite que mesmo separado da esposa, leve a criança para escola, troque o oleo do carro (a cada 3 meses em media), faça manutenções cotidianas e ainda consiga o trabalho.

            Muitos desses também trabalham de sabado que dizem ser uma remuneração superior e o serviço não para. Ou seja… tá claro para mim que tem como ganhar com Uber X só que ganhará menos que o cara que tem o Uber black.

            Entretanto, o mesmo cara do Uber Black baseado no meu Fluence tem como pontos a se considerar no ganho adicional:
            – Gastos mais altos
            – Maior consumo de combustivel
            – Mais manutenção de coisas que em carros mais simples não possuem
            – Seguro geralmente mais caro
            – Exigencia de uma roupagem mais executiva

            Tudo isso que coloquei são gastos que podem ser proporcionais ao custo que ele atribui ao ser Uber black.

            Já deixei a disposição uma certa vez para minha esposa caso quisesse, usar o Fluence para esse proposito, só que ela deveria pesquisar custos (já que sou eu que vejo isso, mas ela precisa aprender, pq seria material de trabalho dela), além disso, todo e qualquer gasto com o carro, ela não teria meu apoio, afinal o trabalho dela seria para pagar a conta do carro.

            No final, ela deixou de ir atrás pq sabe que manter um carro como o Fluence , exige que você fique atento a evitar um carro virar carroça pela qualidade do produto e da expectativa do cliente.

            Já sugeri começar com Uber X com um carro simples, pq daí ela poderia, vamos ver o que ela vai fazer. Dei a oportunidade, inclusive compraria um usado 2013/2014 para ela se virar… o resto ela decidiria.

            • Pacheco

              Me fala onde ficam esses motoristas, pq comigo acontece duas situações: Encontrar aqueles que já comentam que saturou e ganha pouco e o numero de curriculos que recebo com pessoas que entraram e não conseguem sustentar.

              • Edson Fernandes

                Bem…

                Eu perguntei para todos os Ubers que andei. Alias, semana passada e essa eu usei bastante o serviço.

                Então perguntei direto para eles porque comentei que minha esposa ficou interessada.

                Eles foram unanimes em dizer que você já começa a ganhar um dinheiro com carro proprio. Com aluguel vc realmente precisa trabalhar muito mais para conseguir ter seu sustento.

                E sem excessão falam que o ganho com o Uber black é interessante. Mas eu gostaria além do grupo que participo, perguntar sobre Uber black pq todo mundo diz ganhar muito bem, mas como já ouvi reclamações, ouvir de alguem na pratica para ver como seria.

                • Pacheco

                  Olha, me surpreendeu seu relato, por que nos ultimos 2 meses eu só ouvi gente falando mal.

                  • Edson Fernandes

                    Ah tudo bem… mas é bom entre nós termos essas informações que é a forma de vermos até que ponto vale a pena. Eu acredito que para ter um lucro maior, só trabalhando bem mesmo . Mas quem eu vi reclamar era pq alugava carro.

                    E aqueles que almejavam ganhar mais, queriam ser uber black e fazer frota.

        • Wanderson Guio Coradi

          Não é assim não , o pool cada passageiro divide uma corrida inteira ex: uma corrida de 60 reais com 3 passageiros cada passageiro vai pagar 20 reais,e o motorista tem q andar com carro cheio o tempo todo.

          • Edson Fernandes

            Bem… considerando que R$60 seria uma corrida para minha casa com taxi (eu pago R$20), o cara sempre leva em caminhos que fazem sentido a minha casa. No fnal das contas, apesar do carro cheio, ele não deixou de ganhar. Isso em praticamente uma viagem, pq em todo canto ele vai ter trabalho se desejar.

            O que eu quero dizer é que o cara no final consegue sim tirar o dinheiro dele.

    • MMM

      Até pouco tempo atrás não existiam leis que regulassem aplicativos. Hoje já é liberado aqui em SP, por exemplo. O cara reclamar é uma coisa, achar que deve ser “empregado” é outra totalmente diferente.

      Uso muito o Uber X e a maioria dos motoristas faz isso nas horas vagas. Ontem mesmo usei e o rapaz disse que fazia faculdade a noite e Uber de manhã e a tarde. Disse que trocou o estágio em Direito pelo Uber, já que era só um office boy de luxo e não ganhava nada.

      Vai ver se ele está reclamando.

      • Edson Fernandes

        Além disso, parece que quem entrou no Uber é uma pessoa obrigada né? O aplicativo assim como as regras são claras.

        O cara que quis aderir ao serviço. De repente, ele quer algo como taxista, mas vai lá entrar e ver o quanto ganham… (e ganham bem)

      • Ubiratã Muniz Silva

        como “bico” é muito bom, falo por mim.

      • William Lachi

        Vai ter um belo futuro :)

        • MMM

          A imensa maioria dos estagiários em Direito são office boys de terno e gravata. Não aprendem nada e só perdem tempo trabalhando quase de graça.

          Minha 1a faculdade foi essa e não estagiei por isso. Ao invés disso trabalhava o dia inteiro pq já pagava aluguel do meu apartamento e comprava minhas coisas. E posso te garantir que não influenciou em nada no meu futuro.

  • Paulo Estevinho

    Só tá faltando sindicato da categoria pra fechar com chave de ouro.

    • Pacheco

      Já tem uma associação dos motoristas do Uber.

  • Mas a título de curiosidade, quando o motorista se inscreve ele decide quando trabalhar ? Por exemplo, se eu tiver só o sábado livre posso trabalhar somente nesse dia? Ou ao me inscrever preciso cumprir carga horária todo dia? Pessoalmente considero esse tipo de trabalho para quando você tem tempo livre , agora você largar o emprego e se dedicar somente ao UBER é loucura.

    • Pacheco

      Você é livre. Se tiver seu trabalho e quiser fazer só a noite, blz. Se tem só o fds, blz.

      É só vc ativar o aplicativo quando tiver tempo. Quando estiver em compromisso, outro trabalho ou quer dormir, desliga o aplicativo e pronto.

      • Ubiratã Muniz Silva

        e esse é o grande “tchan” do modelo. Perfeito pra “bico”.

  • Roger Bersch

    No final o que vai tirar o uber das ruas não vai ser pressão dos taxistas, vai ser os huezileiros querendo ganhar ações trabalhistas.

    • Marco Antônio

      kkkkkk brasileiro é muito mal acostumado com essa lenga lenga de leis trabalhistas. Precisamos tirar isso o mais rápido possível dos preguiçosos.

  • zekinha71

    Só nesse brejo mesmo que o cara é autônomo (trabalha e ganha o quanto quer), quer a CLT.
    Coloca logo cartão de ponto no carro, pra picar o ponto e cumprir as 44 horas semanais.

  • Louis

    É aquela velha mania dos banânios, de querer que o estado se intrometa em tudo. Não está satisfeito, vai procurar emprego!

  • Edson Fernandes

    Vamos lá…. acho que não ficou claro como funciona o Uber:

    PRIMEIRO – Você escolhe: A região que irá trabalhar
    SEGUNDO – NÃO HÁ nenhum impeditivo de se trabalhar com o Uber. Se quiser se juntar ao Uber X, carros acima de 2008, 4 portas e com ar condicionado. Uber Black: carros pretos sedans médio e há uma lista que pode mudar de carro para carro.
    TERCEIRO – VOCÊ que escolhe quando quer trabalhar. Entretanto, o aplicativo é inteligente, quem trabalha mais acaba sendo mais chamado na praça. Isso não quer dizer que quem trabalha menos, será prejudicado, mas o aplicativo vai sim pontuar aquele que recebe mais notas de atendimento. Ou seja, fica logico aqui a ordem de prioridade, quem trabalha esporadicamente não terá a mesma ordem de uma pessoa que decidiu trabalhar 8, 10, 12, 14 horas.
    QUARTO – VOCÊ é um EMPREENDEDOR, logo, esteja ciente que o Uber é um NEGOCIO, logo você é dono do seu proprio nariz e faz tudo que quiser, horarios, clientela e pode até fazer frota de Uber (alugando carros), então se você achar que irá trabalhar 4 horas por dia e merecer o mesmo que o cara que trabalha 12 horas, meu amigo… me desculpe… mas está redondamente enganado.

    Por fim, sendo um negocio proprio QUE VOCÊ ADERIU, os gastos e custos inerentes ao trabalho realizado É SEU. O Uber só vai te compensar em dias festivos, feriados ou outros tipos de situações onde podem prejudicar um condutor do Uber. Além de pagar o pedágio de onde o cliente vai em direção (a volta caso você não pegue o retorno, será do seu bolso).

    Aí depois de tudo isso querem reclamar? Pois bem…. vou dizer do MEU TRABALHO.

    Eu sou consultor. Faço implantação de sistema e sou PJ. Isso quer dizer que eu tenho um contrato de PRESTAÇÃO DE SERVIÇO onde ganho POR HORA. Se eu trabalhar 4 horas, ganho menos que uma pessoa que ganha o mesmo valor/hora que alguem que trabalhou 8. Isso é injusto?Quando vc entrou no NEGOCIO, vc fez as contas do quanto iria gastar? Não? Quem é culpado disso é o UBer ou VOCÊ de aceitar o negocio?

    Alguém botou a arma na sua cabeça? Não… VOCÊ QUE PAGOU para ter o aplicativo. Portanto, algo esta errado e não é com quem fornece o aplicativo e uma oportunidade de negocio.

    Brasileiro tem um costume TERRIVEL de “culpar” quem ganha dinheiro. Mas pior, quem esta remunerando e já estipulou previamente sem fazer pegadinhas. As pessoas alugam um carro e depois não querem se matar de trabalhar? Tudo é dependencia daquilo que vc se dispos a trabalhar. Será que o cara que ganha um salário minimo CLT só soube disso depois de 6 meses de trabalho? Não, da mesma forma que o Uber também agiu da mesma maneira.

    Desculpa o desabafo e parecer proteção ao Uber, mas é que é um absurdo a investigação sobre isso. E o melhor… porque não investigam a qualidade de trabalho de um caminhoneiro? Garanto tranquilamente que a realidade seria chocante.

    • Gustavo73

      Perfeito Edson.

    • fschulz84

      Assino embaixo Edson!

    • Só assim mesmo para entenderem, desenhando.

    • Pacheco

      Otimo… disse tudo.

  • Redpeak77

    Era só o que faltava… esse tipo de denunciante me lembra aquele tipo de empregado CLT que entra na empresa só para colocarem ela no pau.
    Querem que tudo vire táxi agora, com valor mínimo de ganho para o motorista mal-educado.
    E vão estragar o ganha-pão de muitos desempregados que, ao menos, acharam algo para fazer nessa crise (metade dos motoristas Uber com quem conversei).

    • Edson Fernandes

      No meu caso, é 90% de quem conversei. E o mais interessante: O cara mais “velho” de Uber tinha 7 meses.

      Esse é um meio onde o cara está se virando para sair da crise. Como isso pode ser ruim?

      E sempre me questionei… se Uber está acabando com os taxistas, porque esses não saem dos taxis e vão trabalhar como Uber apenas? esqueceram do desconto para taxistas na compra do carro? Esqueceram do valor que ganham nas corridas?

      Ah ta… isso eles não se lembram né? No taxi do Rio é pior pq são mais locais que eles precisam certificar que o carro está ok, entretanto, considerando valor de corrida e o quanto ganham, acredito não ser ruim né? Mas eles podem sair… fiquem a vontade para ir no Uber.

      • Fernando Marques

        Não compensa. Vamos ver se depois dos 60 k esses caras vão entrar com à manutenção dos carros e ver se aguenta com o preço que cobram.
        Taxista tá certo. Só deixar morrer sozinhos.

        • Edson Fernandes

          Bem, aí parece que é algo que veio para pegar. Tem gente em grupo que participo que está no Uber Black mais de um ano e hoje já começa a ter frota.

          Mas sobre manutenção, tem gente que usa carro já mais usado e tem rodado. O que eu fiquei boquiaberto foi de um cara com Azera trabalhando em Uber X.

          O carro com 107000 rodados. Esse não conversou muito então não tive detalhes, mas me chamou atenção o fato de usar um carro com uma mecanica mais cara (e consumo maior) como Uber X.

          Perguntei até se ele não era black e ele respondeu: “Ah, eu resolvi pegar Uber X pq estava de passagem”. Eles podem fazer isso, mas foi estranho pq o Black se ganha mais por corrida.

      • Redpeak77

        O taxista não sai para o Uber pq ele não quer perder a “boquinha” da época que ele fazia uma “ótima” diária. Indo para o Uber, talvez ele faça somente uma “boa” diária, e trabalhando bastante.
        Se o taxista fosse a favor da concorrência e da “legalidade”, eles pediriam para liberar a tarifa estipulada pela prefeitura, onde a mesma seria a máxima. Ao invés disso, preferem execrar o Uber na tentativa de tirá-los do jogo e manter o monopólio.

        • Edson Fernandes

          E o mais interessante: em SP eles ESCOLHEM passageiros.

          Eu moro em uma rua que a 1 km de onde moro tem uma favela. E lá é conhecido por golpes a taxistas.

          Em duas situações onde já não tinha como retornar de onibus (por conta do horario) precisava na epoca de taxi. Estando eu no metro conceição e coisa de 5 minutos de carro (no dia tinha ido a um evento de carona e fiquei no outro lado da cidade), tentei 3 taxistas até um que aceitou. E isso que disse que era um local antes da favela mas sem exceção mostrei o dinheiro que pagaria o taxi.

          Curiosamente era um Siena e um Cobalt que recusaram mas quem aceitou foi um taxista com Cruze. Me levou e eu até indiquei para ele voltar pela propria rua que ele chegou, ou seja, dar a volta na propria rua para voltar ao ponto dele.

          Mas mesmo esse que me levou achou ruim: Era muito perto, corrida barata… já viu né.

          No Uber não tem essa, vc chama e o cara atende. E digo mais: Passam por onde for necessário sem reclamação (até porque será pago de outra forma que não seja dinheiro).

          Hoje o taxista tem maquina de cartão, mas eu sempre considerei um erro grave não pagar uma pequena taxa mas se ver mais tranquilo sem precisar de andar com dinheiro. Mas cada um é cada um.

          Pelo mal atendimento me excetuando Manaus e Niteroi, qualquer outro lugar eu sempre fui muito mal tratato com taxistas.

  • Diogo Reis

    Não conheço o processo a fundo, mas com certeza no ato da contratação o (futuro) motorista deve ser informado sobre o tipo de carro que deve ter, da forma de conduzir, do modo de se portar, do uniforme e de qual a base tarifária. Aí o cara aceita, concorda com tudo e depois reclama. É o fim do mundo. Parece jargão, mas é coisa do Brasil mesmo.

  • Sergio

    Uma pessoa investe pelo menos R$ 300.000 mil numa franquia, com
    probabilidade de algum retorno apos 3 anos (se resistir, claro) para
    fazer 1% (R$ 3.000,00), outro vem com um carro que já e seu, que custa
    R$ 15.000,00 e que faturar R$ 10.000,00 por mês, paciência né?

    • Tosoobservando

      Modernidade e tecnologia, contra a industria dos taxistas.

  • Paulo

    Uber é bom pro usuário e para os donos do App, parem de ser modinha… quero ver quando o uber dominar o mercado se vao manter esses preços competitivos.

    Mas para a geração mais mimizenta, mimada e egoísta da história dane se afinal to levando vantagem.

    Um negócio para ser bom tem que ser bom para os dois lados sim.

    E tem outra o App tá virando zona, viram o carro caracterizado da oi que foi pegar uma passageira? O cara com escada, uniforme da oi e tudo, o caso foi no Rio e saiu na coluna do Ancelmo Góis no o Globo.

  • Diogo

    Utilizo Uber, acho melhor que o táxi. Não sei se e o seu caso, mas muitos PJ eram entregados CLT que continuam trabalhando na mesma empresa fazendo a mesma coisa, mas foi obrigado a virar PJ pois para o empregador e melhor paga menos impostos, e vc nao tem escolha acaba aceitando. No caso do taxista, aquele q tem alvará, ele tem a garantia do ponto se nao trabalhar nao ganha dai ok nao ser regido por CLT. Diferente do Uber que pode te tirar a qualquer momento.

    Mas o ponto central nesta discussão, na minha opinião, o poder da empresa e enorme se não houver o minimo de regra o motorista Uber só se lasca, não precisa ser engessado igual a CLT, ate mesmo para o poder público arrecadar os impostos.

    • Edson Fernandes

      Então Diogo, mas se vc colocar o arrecadamento do imposto em cima do Uber, vc automaticamente aumenta a tarifa não para ganho do condutor, mas por causa da prefeitura.

      Isso não seria benefico ao motorista que faz a corrida ainda assim. Sobre a questão de ser PJ ou não, aí parte da questão do tipo de carreira a seguir. O problema é que chega em um valor onde os encargos para se pagar a um funcionario fica impraticavel para a empresa, que sabe que o funcionario não vai sentir tanta diferencia salarial mas o empregador vai.

      Se o cara pular de R$3000 para R$3800 por exemplo… a diferença na pratica é pequena. Muitos aceitam o PJ porque sendo simples nacional, as vezes o valor hora além de mais alto, é mais garantido.

      Mas olhe o lado ruim… se eu for mandado embora amanhã, eu saio com uma mão a frente e a outra atrás. Por isso uma das coisas que um PJ tem que se preocupar é ter seu “pé de meia” caso aconteça de uma quebra de prestação de serviços.

      E agora voltamos ao Uber… a empresa estipula o quanto vai pagar, existem regras de boa vizinhança onde o motorista precisa ter o minimo de preparo e cortesia com o cliente. Além disso, se tiver resultado vai receber, caso não faça deixará de receber. Nâo vejo nenhuma anormalidade nisso.

  • FocusMan

    O Uber é um sistema nocivo e ninguém ainda percebeu.



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