MWM fecha fábrica de motores na Argentina e transfere para o Brasil

A crise econômica na Argentina tem afetado enormemente o setor automotivo por lá. Mesmo com a redução de quadro de funcionários, queda nas vendas e fechamento de alguns turnos de trabalho, essa parte da indústria no país vizinho continua perdendo terreno e, agora, fábrica.


A MWM, tradicional fabricante de motores diesel, anunciou o fechamento de sua planta de produção na Argentina. Controlada pela americana Navistar, a empresa tem planta em Jesús María, na província de Córdoba, região centro-norte do país. A unidade é uma das três que a empresa sediada no Brasil possuía.

Inaugurada em 1995 junto com a planta de Canoas-RS – que fazia o motor da Chevrolet S10 e fechada em 2015 – a unidade de Córdoba agora fecha as portas também com a demissão de 100 empregados. De acordo com a MWM argentina, a operação no país se tornou inviável.

A MWM produzia motores diesel para Ford, GM e Mercedes-Benz. No entanto, em 2001, a crise da ocasião encerrou a produção de propulsores, mantendo-se a fabricação de peças para abastecimento das linhas que ficavam no Brasil. No ano de 2013, a empresa já estava nas mãos da Navistar International e iniciou a produção de geradores e motores elétricos.


Entretanto, com a crise atual na Argentina, a MWM diz que não há condições de se manter por lá e por isso toda a produção local será transferida para o Brasil, provavelmente reforçando as atividades de sua fábrica em São Paulo, que fica na região de Jurubatuba, zona sul da capital paulista.

Com esse movimento, a MWM International centrará suas operações de produção de motores diesel e componentes no Brasil, onde chegou em 1953, ainda sob o controle da Motoren Werke Mannheim, sendo assim filial da empresa alemã homônima, que fora fundada em 1922. Em 1985, a então MWM Motores Diesel Ltda foi adquirida pela Deutz AG, que vendeu seu controle para a Navistar International em 2005.

[Fonte: Autoblog]

Agradecimentos ao Lucas André.

COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppGoogle+BufferLinkedInPin It
Share
Publicado por
Ricardo de Oliveira

Recent Posts

Novo hatch compacto da Honda é registrado – Seria uma boa no Brasil?

Desde tempos imemoriais que o mercado global pede um hatch compacto à Honda. A marca…

2 horas atrás

Nissan entra no segmento de assinaturas de carros

A Nissan acaba de adotar a modalidade de assinaturas de veículos (uma espécie de Netflix…

4 horas atrás

Porsche Taycan pega fogo e explode em garagem nos Estados Unidos

No domingo passado (16) um dono de um Porsche Taycan teve prejuízo duplo. O veículo…

5 horas atrás

Novo Chevrolet Tracker tem primeiro teaser – SUV chega em março

O Novo Chevrolet Tracker vai chegar em março de 2020. O SUV compacto da marca…

7 horas atrás

Fox Connect: equipamentos, cores, preços, consumo, revisões

Se você achava que o Volkswagen Fox iria morrer com a chegada do Polo, se…

8 horas atrás

Peugeot 307 SW: a perua média vendida por aqui de 2003 a 2008

Em 2003, a Peugeot 307 SW chegava ao mercado brasileiro com proposta de ser uma…

8 horas atrás