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Na estrada com o Audi A3 Sedan

audi-a3-sedan-avaliacao-10-700x466 Na estrada com o Audi A3 Sedan

No Carnaval, fui meio na contramão do reinado de momo. Aproveitei a chegada do A3 Sedan e, como péssimo anfitrião, levei o gringo para conhecer não os desfiles, mas a calma do interior de São Paulo. Primeiro, escala no Museu da Aviação, em São Carlos. Depois, Ribeirão Preto. Resumindo, folia, zero. Diversão, dez, nota dez.



Eu já havia dirigido o A3 Sedan em duas ocasiões. Uma, em meados do ano passado, durante o lançamento mundial do modelo, em Budapeste, Hungria, onde ele é feito. Antes que 2013 terminasse, voltei a testar o carro, dessa vez em território nacional, mas numa pista fechada, no interior de São Paulo. Na época, ainda não era possível sair com o A3 Sedan pelas ruas, porque ele havia acabado de desembarcar no país e não tinha placas.

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Por isso, apesar de já conhecer relativamente bem o sedã, ainda faltava submetê-lo à vida real, nas ruas e estradas brasileiras. Como não sou um sambista exímio, parti para a estrada, pensando no meu descanso. Quem precisava de trabalhar e mostrar samba no pé era o sedã vindo (por enquanto) da Hungria. A partir do ano que vem, ele será produzido no Brasil. Portanto, queria saber se ele se adaptaria ao ambiente.

Cadê os sensores de estacionamento?

Primeira impressão: como disse na avaliação do A3 Sportback, acho que um carro nessa faixa de preço (R$ 116 400) deveria ter sensor de estacionamento ou câmera de ré. Há carros muito mais baratos que trazem esses equipamentos. Já começo falando das deficiências para o A3 não achar que eu baixei a guarda só por causa do Carnaval.

Ele vai ter de rebolar para agradar. Então, nada de descanso. Gostei do reencontro com o vigoroso motor 1.8 TFSI, turbo de 180 cavalos. As respostas são ágeis, e na estrada basta cutucar o acelerador para o carro mostrar toda sua disposição.

audi-a3-sedan-avaliacao-6-700x466 Na estrada com o Audi A3 Sedan

Mas vamos dar uma pausa no tema desempenho para falar do porta-malas, que é a grande novidade do modelo. Para começar, ponto para o estilo. O terceiro volume do A3 é bem desenhado, e se encaixa com harmonia no restante da carroceria. O jeitão é de cupê, por causa da curvatura do teto e da traseira curta.

Posso dizer que o sedã fez sucesso por onde passou. Na porta do restaurante lotado, o manobrista deslocou um carro para deixar o modelo ali à vista de todos. Na prática, o A3 Sedan é meio familiar, meio esportivo. A tampa traseira termina num discreto aerofólio estampado na própria lataria. As lanternas, de leds, são bem horizontais. A lateral é muito bem resolvida. Um vinco liga o farol à lanterna, e também há curvas na parte baixa das portas, que dão volume ao carro. O capô é de alumínio, para redução de peso. Graças ao terceiro volume saliente, a turbulência de ar na traseira foi reduzida, e por conta disso até a aerodinâmica melhorou: o A3 Sedan tem Cx 0,29.

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Forma e função andam juntas

Outro bom exemplo de que a forma e a função estão de mãos dadas pode ser conferida no bagageiro, que oferece bom espaço. São 425 litros de capacidade, 45 l a mais que no A3 Sportback e 60 l a mais que no modelo de três portas. No feriado prolongado, deu e sobrou para a bagagem de três pessoas, sendo que uma das três é minha mulher, e ela não gosta de economizar quando o assunto é bagagem.

O A3 até perde um pouco quando se compara a capacidade de carga com o bagageiro do Civic (449 litros), por exemplo – só para citar o líder entre os sedãs médios. Mas no Audi as malas viajam tão confortáveis como os passageiros. O compartimento é revestido com material de boa qualidade. E os braços de sustentação ficam embutidos, e não interferem no espaço de malas.

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Quer saber como é que ele se comportou na estrada? Para resumir, foi um bom companheiro quando eu quis sossego, e um amigão quando eu quis pisar. O motor 1.8 TFSI de 180 cavalos faz uma ótima dobradinha com o câmbio S-Tronic, de dupla embreagem e sete marchas. Se você pisar fundo, ele faz as trocas de marchas com o ponteiro do conta-giros invadindo a faixa vermelha (acima de 6 mil rpm). Nesse caso, o motor emite um ronquinho nervoso, bem esportivo. As trocas são muito rápidas e prazerosas.

Uma das razões de tanta saúde é que o torque (25,5 kgfm) aparece já a partir de 1.250 rpm, e permanece assim até os 5.000 rpm. Por conta disso, um leve toque no acelerador é suficiente para o carro arrancar com disposição. A potência máxima ocorre a partir de 5.100 rpm, e dura até os 6.200 rpm.

audi-a3-sedan-avaliacao-12-700x466 Na estrada com o Audi A3 Sedan

Injeção direta e indireta

Uma das características desse motor é a alimentação tanto por injeção direta como indireta. Ele usa quatro bicos injetores na câmara de combustão (injeção direta) e quatro no coletor (indireta). Em médias rotações com velocidade de cruzeiro, por exemplo, o motor funciona com a injeção indireta.

A explicação da Audi é que, nesse caso, a emissão é até menor do que na injeção direta. O sistema start-stop é equipamento de série, e desliga o motor nas paradas. O resultado de todas essas tecnologias é um comportamento bem esportivo, mas sem abrir mão da economia. Mesmo utilizando ar-condicionado o tempo todo, e andando sem muita preocupação com economia, conseguimos média de 9,6 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

audi-a3-sedan-avaliacao-27-700x1050 Na estrada com o Audi A3 Sedan

Ao volante, não se nota nenhuma alteração de comportamento por conta dos 22 cm a mais no comprimento em relação ao A3 Sport. A direção bem calibrada é precisa e obediente. E a suspensão (independente) transmite confiança. Pneus largos de perfil baixo (225/45 R17) completam o pacote.

O acabamento interno é muito bom, mas concordo com muita gente que achou o estilo do painel simples demais. O ponto alto do design são as saídas de ar que lembram turbinas de avião. O revestimento emprega material macio ao toque, de boa textura. Mas realmente faltaram detalhes que transmitissem maior sofisticação ao interior.

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Dirigibilidade é o ponto alto

Se faltou um pouco de capricho no estilo, o mesmo não se pode dizer da tecnologia. Ela está por toda parte, caso da tecla Audi Drive Select, que permite ajustar o temperamento do carro a uma condução voltada para o conforto, economia ou esportiva. É possível alterar a suspensão, momento de troca de marchas e até a firmeza da direção. O volante tem apoios precisos para os dedos, e borboletas para trocas de marcha.

Em termos de equipamentos, tirando as falhas que apontei no começo (falta de sensores de estacionamento e câmera de ré), há pouco do que reclamar. Na lista dos itens de série estão bancos de couro (sintético) com ajustes elétricos no do motorista, tela retrátil no painel, ar-condicionado digital com regulagens individuais, teto solar, xenon, rodas aro 17, airbags frontais, laterais e de joelhos (motorista), etc. Como opcionais, estão somente GPS (com imagens do Google Earth e Street View, além de exibição 3D) e pintura metálica.

Apesar de ter a mesma distância entre-eixos do Sportback (2,64 m), o espaço atrás é um pouco limitado para pessoas de maior estatura. Não há muito espaço para pernas. Além disso, o túnel central é alto, e tende a atrapalhar o quinto ocupante.

audi-a3-sedan-avaliacao-9-700x466 Na estrada com o Audi A3 Sedan

A Audi ainda não fala sobre a chegada do motor 1.4, mas ela deve vir no decorrer deste ano. O ponto alto do 1.4 de 140 cv (há uma mais fraca, de 122 cv) é o sistema que desativa dois cilindros quando não há necessidade de muita força ou potência. Em baixo giro numa estrada, por exemplo, dois cilindros descansam, enquanto outra dupla dá conta do trabalho. É o dispositivo batizado de COD (cylinder on demand), já empregado pela marca nos motores maiores (linha S e RS).

Não há nada oficial ainda, mas é provável que esse motor ganhe tecnologia flex quando o Sedan receber cidadania brasileira. Afinal, a concorrente BMW largou na frente, com o 320i ActiveFlex, e a Audi vai precisar sair do prejuízo. O curioso é que este motor, apesar da cilindrada inferior, tem os mesmos 25,5 kgfm de torque do 1.8. Quando ele estiver disponível, o Sedan terá preço inicial abaixo de R$ 100 mil, como já ocorre com o Sportback (R$ 94.700).

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De acordo com a marca alemã, o Sedan irá representar de 60 a 70% das vendas totais da família A3, composta atualmente pelos modelos Sport e Sportback – três e cinco portas, respectivamente (falta o Cabriolet, que ainda não estreou aqui). Após a fase de importação, a partir do ano que vem o modelo começa a ser produzido no Brasil. Portanto, vá se acostumando com essa traseira, porque ela será cada vez mais vista por aí.

Por Hairton Ponciano Voz
Fotos Fabio Aro

5.0

  • Vitor Al

    Esse carro é lindo mesmo, ja vi um na cidade já , so de São Carlos kk

    • Cristiano_RJ

      Vi um prata hoje pela manhã.

    • Rodrigo Franco

      Tb sou de São Carlos!!! o/

  • eduvin

    Um senhor carro

  • italofigueiroa

    Top! Tirando o preço infame, é TOP!

    • Eduvinhas

      Concordo

    • João

      Não, pô! Tudo infame, inclusive o precinho! srsrsrs

    • Tirando o preço, é um carrinho 'popular'… não tem nada de top

  • cleber_vargas

    Lindão esse carro! Ainda mais nessa cor branca.
    Se a 316i não tivesse subido pra 123 mil eu ficava com ela, mas nesse caso prefiro o Audi…
    Quanto a CLA espero a versão de entrada chegar, pq por 150 mil não deu pra engolir.

  • GUSTAVO

    show!!!!!

  • Thiago

    Me parece um custo-benefício bem ruim se comparado com o BMW 320i que é pouca coisa mais caro e entrega um porte maior, mais opcionais e tração traseira.

    • Gustavo73

      A versão da 320i mais barata custa 17 mil a mais e oferece menos equipamentos. E o A3 não concorre com o Série 3.

      • tatu_peba

        Deve ser o A4, não?

        • Gustavo73

          Exatamente.

  • Tadeu14

    Quando vier o motor 1.4 vai ser mais economico ainda, e sem perder muito porque o torque e o mesmo 25,4 kgf e o preço mais acessivel, casa dos 100 mil! Mas realmente lamentavel nao ter nem sensor de estacionamento num carro desse!

    • tatu_peba

      Quando for comprar o seu solicite pelo menos um desses acessórios:
      7X1 – Audi parking system.
      7X2 – Audi parking system plus.
      7X5 – Audi parking system plus, with park assist.
      KA2 – Reversing câmera.

  • Gustavo73

    O carro é muito bonito. Vi um na quinta antes do Carnaval. Cobrar 10 mil só pelo Gps é f*** dona Audi. Esse 1.4 Tsi com desligamento de cilindros também existe no Golf VII europeu, acho que se chama ACT. Junto com o start&stop deve fazer bem para o consumo. Na Europa começam a aparecer versões desse motor com 150 cv. Dependendo dos equipamentos de série e claro do preço esse A3 sedan 1.4 Tsi pode ficar interesse quando for feito aqui. E o motor pode aparecer em outros carros do grupo como Jetta e Golf.

    • H_Joe

      Jetta provavelmente vai ficar com o 1.4 TSI Flex substituindo o 2.0 Flex.

      • Gustavo73

        Sim eu sei. Só espero que venha com as atualizações que estão saindo lá fora. E com o acréscimo do desligamento de cilindros.

  • Guidope

    O pecado desse carro é o painel simples demais. Caso se confirme uma versão 1.4 com 140cv com preço até 100 mil, vai vender que nem água

  • Dionatan13

    Ótimo carro mas uma duvida entre ele e um Jetta TSI quem tem melhor desempenho na estrada ?

    • H_Joe

      Jetta TSI tem mais torque e potência, e um conjunto assustadoramente estável. Jetta bate em desempenho, perde para quem busca status!

    • Cristiano_RJ

      Sim. O desempenho do Jetta é superior, mas não chega a ser relevante. Pelo menos não tanto quanto a diferença de consumo. Neste caso, vantagem para o A3 Sedan.

      • H_Joe

        De acordo. Só seria relevante se fossem apostar uma corrida. O que não é e nem deve ser critério de compra de carro!

        • Gustavo73

          Não diria apostar corrida. Mas se o objetivo é desempenho o Golf Gti regula no preço.

          • tatu_peba

            Verdade. Uns cavalinhos a mais não fazem mal a ninguém.

    • Jetta 200cv ..28.6kgf…0-100 em 7.3s ..238km/h…1375kg

      A3 180cv…25.5kgf…0-100 em 7.3s…235km/h …1370kg… 18cm menor que Jetta.

      penso que o Audi leva vantagem – menor em altura / comprimento – o entre-eixos é praticamente igual ao Jetta, 14mm menor.

      ps. face a potencia… reprogramou a ECU vem 200cv fácil… sem perder garantia e/ou durabilidade do motor.

      • Johnny Souto

        A maior vantagem deste A3 é a plataforma MQB, a estrutura é superior ao Jetta, por enquanto, espero que leiam isso se a NA não me bloquear novamente.

      • tatu_peba

        Reprogramou perde a garantia sim. A durabilidade eu não sei.

  • H_Joe

    Acho que esse carro é o mais próximo da perfeição que se pode ter nessa faixa de preço.
    Mas, em matéria de desempenho, o nosso Jetta TSI anda mais forte, e custa bem menos! O A3 é para quem deseja além do desempenho um status que argolinhas dão!

    • Gustavo73

      Já não custa tão menos assim. Completo já beira os 110 mil. Eu levaria o A3 sedan, ou o Golf Gti pelo desempenho.

      • H_Joe

        Eu fiquei assustado ao ver em algumas concessionárias o preço do Jetta a partir de 93k.

        Mas se pesquisar com calma, encontra-se ainda versões de 86 a 89k no Webm…!

        • Gustavo73

          Com certeza se encontra com descontos. Mas em teoria isso acontece com todos os carros. Fora lançamento. E em cidades com 1 ou 2 css. Abaixo dos 90 mil o Tsi ficaria bem mais interessante.

  • atl77

    Puta carro motorzao, bonito por fora, completinho, agora vamos dizer que interior mais sem graça, broxante mesmo.

    • Louis

      Perto do painel do A3, o do novo Corolla ficou bonito!

    • Rafa_el

      Este painel segue o padrão da marca. É simples, mas absolutamente funcional, eficiente e muitíssimo bem acabado.

      Para falar a verdade é um estilo perfeito para mim. Sem firulas, tudo a serviço da pilotagem e funcionalidade.

      Apesar de gostar, reconheço que precisa de uns detalhes alumínio no volante e no painel.

  • driguetto

    Neste preço ele poderia ter o mesmo desempenho do Jetta TSI, e tb sensor e cam. de ré, aí sim venderia bastante.

    • ahsoliveira

      O negócio é que na Europa carros com consumo menor pagam menos impostos na maioria dos países incluindo impostos pós-venda que são de responsabilidade dos proprietários, por isso se pegarmos carros luxuosos de entrada eles tem motores mais comedidos, pior que no geral eles são pesados devido a farta oferta de equipamentos.

    • Cristiano_RJ

      Sinceramente? Esse carro tem desempenho de sobra. Faz o 0 a 100 km/h abaixo dos 8 s. Supera Mercedes Classe A200, Volvo V40, Citroën DS4, Golf 1.4 TSI, Bravo T-Jet, Fluence GT, 308 THP, C4 Lounge THP, novo Focus, dentre outros. Anda apenas um pouco menos que o Jetta TSI. Portanto, não acho que desempenho seja um problema; um ponto a melhorar. O sensor de ré sim. Isso se chama "economia porca".

    • schweinerei

      O Jetta TSi deveria custar bem menos. Vem do México e não paga 35% de Imposto de Importação. Ainda que o Jetta entregue desempenho melhor, o A3 é um carro superior mesmo com os deslizes apontados.

  • Digao250

    Preço muito alto e falta agressividade.

    • H_Joe

      Não é um sedan esportivo para ter agressividade! Aqui é tido como tal por causa do motor turbo… Mas nesse caso é turbo para ser eficiente. As derivações esportivas "S" essas sim tem esse feitio!

      • Digao250

        Sim tudo bem, mas a BMW 316 e 320, por exemplo, são mais esportivas, tem mais presença.

        • H_Joe

          Mmmmmmmmmmmmmmmmais ou menos né!

          Especialmente a 320 tem uma frente mais invocada! Semelhante ao tipo de frente do Lancer !

  • Vitor

    Painel bem simples!!! Nível Toyota.

    • Cristiano_RJ

      Nooooooooossa… Ó Pai, perdoai-o. Ele não sabe o que diz!

      • Gustavo73

        Kkkkkkk.

  • eduardo

    Parabéns pelas fotos da matéria.

  • meyerbro

    Consumo melhor que qualquer 1.6 da Das Auto…

    Consumo melhor que qualquer 1.4 da Fiat tb…

    Ganha de alguns 1.0 se bobiar…

    • GSouza

      Igual o consumo do meu prisma 1.0 kkkkkkkkkkkk é rir para não chorar

  • alemaomoreira

    To achando estranho o fato do pessoal reclamar da ausência de sensor de estacionamento. Já vi dois na rua e ambos estavam com o sensor no para-choque traseiro.

    • Hairton

      Ele é vendido como acessório, na concessionária.

    • Cristiano_RJ

      Pois é, vendendo por fora é o jeito fácil que eles conseguiram de tirar mais uns trocados do cliente e aumentar o lucro das concessionárias; Já que é óbvio que quem compra um carro desses não vai ficar olhando pra trás na hora de manobrar.

  • Arthur_r

    Lindo carro, otimo motor e equipamentos, mas ta faltando sensor de estacionamento ou camera de re pelo valor cobrado….

  • marcelo oliveira

    Esse painel DasAuto não me desce! enfim… já me cansou esse estilo da Audi, não discuto a qualidade do carro, mas não compraria, piorou ainda por esse preço.

  • pegadasdamarcha

    Com todo respeito, assim que chegar o Jetta 1.4, na faixa dos 70k, vai matar muito sedanzinho metido a besta.

  • Rafael

    Carro bacana, mas como tudo na terra da banana é uma fortuna !

    Essa propaganda de easy town aparece para todos ? que porcaria mais chata !!!!

  • CanalhaRS

    É um belo carro, mas é o mesmo caso do novo corolla: vale o que pedem.

    • Gustavo73

      Não vale, mas esse tem a "desculpa" de ser importado e Premium.

      • CanalhaRS

        Corrigindo: eu quis dizer que NÃO vale o que pedem. Desculpe.

        • Gustavo73

          Eu entendi. Só vim reforçar a sua posição.

    • H_Joe

      Mas se partir mesmo de menos de 100k como o A3 Sportback parte… Em que a Toyota poderia justificar um Corolla chegar a 92k?! Se nem um motor turbo eficiente ele tem? Complicado!

      • MarcosBittencourt

        É um toyota, você só abastece e anda e daqui a 3 anos vai valer mais ou a mesma coisa. Dai o povo compra Toyota.

        • H_Joe

          Está dizendo que daqui 03 anos é possível vender o Corolla de 92k, por 92k ou mais?!? Você foi irônico e eu fui devagar e não entendi, ou você ta falando sério?

          • MarcosBittencourt

            É só o papo de um vendedor Toyota. Mas sabemos que em 3 anos os gastos de manutenção de um Audi será muito superior ao do Corola (ou qualquer sedan médio). Talvez o custo (Compra, manutenção, depreciação…) de ter um dos dois seja o mesmo.
            Pagar R$1500 de seguro num corola e R$ 4500 no Audi, em 3 anos dão R$9000 de diferença. Só ai os custos já se igualam.

            • H_Joe

              Com certeza ! As revisões na Audi são muito mais salgadas que na Toyota.

              Mas relendo meu primeiro comentário, ainda não encontro após nosso peque o debate, em que a Toyota justifica o preço 92k no Corolla, sem turbo, sem ESP e sem o conjunto moderno do A3.

              Por exemplo, o Jetta também tem versões de 92k, mas para mim se justifica em potência e conjunto superiores. Corolla é um carro 2.0 comum, bem como o Focus.

              • MarcosBittencourt

                Nem eu vejo motivos para um sedan médio ultrapassar a barreira dos 80 (oitenta) mil, talvez o Jetta TSI 85mil porque tem um motor (apenas motor) a mais que os concorrentes.
                Enquanto tiver alguém que compre vamos ter esses preços, isso é mercado.

  • tiago

    lindo carro….esse eu pegaria facil.

  • Filippeyke

    Testou o carro na estrada e não falou que o carro de mais de 100 mil não tem Cruise control?

    • Michel

      E mesmo instalando na concessionária posteriormente ele é acionado através de uma 'varetinha' atrás do volante, o que resulta em péssima usabilidade.

    • MarcosBittencourt

      Feriado de Carnaval e Cruise Control não combinam, rs…

  • Bruno Al

    Belo conjunto tem esse carro, apesar do interior abaixo da média para um audi.

    Gostei bastante das saídas de ventilação, que lembram o fan de motores a jato, muito embora só a BMW tenha know how em motores aeronáuticos de verdade.

  • O painel é simples porque é um carro de entrada na Europa, mas no Circo Brazil, é carro de luxo! A falta de sensor de estacionamento traseiro é só mais uma forma de se ganhar na concessionária. se viesse de fábrica, o custo (que para eles é irrisório) não seria explorado na concessionária! Não estou vendo nenhum benefício na vinda dessas "marcas premium" para o Circo Brazil! Os preços vão continuar elevados, a rede de assistencia precisa melhorar muito, e a flexibilização dos motores continua não valendo já que abaastecer com álcool não é questão de custo, e sim "filosofia de Vida". Circo BRazil, o palhaço somos nós…

  • schweinerei

    Fico imaginando como nossa sociedade conseguiu sobreviver tanto tempo sem câmera de ré e sensor de estacionamento…

    • Gustavo73

      Pelo preço deveria ter.
      Agora será que cobram da mesma forma outras como o BMW e Mercedes-Benz que também não tem. Nos modelos concorrentes?

    • da mesma forma que sobreviveu sem internet… rs

  • John

    Carro lindo, traseira mais bonita do mercado, melhor CxB, por esse preço não se compra nada melhor nem tão bonito, parabens Audi, se tivesse dinheiro estaria na minha garagem.

  • Johnny Souto

    Ha algum tempo atras fui numa concessionaria da Audi em SP, a vendedora me informou que na pratica você escolhe o veiculo soma-se os opcionais que deseja, então eles dão 8% de desconto em cima de tudo isso, exceto lançamento, ou seja, depois do lançamento deste carro, basta ir e pechinchar, não que eu concorde com esses valores, mas não vamos mudar de ontem pra hoje a pratica de valores destas empresas automotivas no Brasil, não é mesmo ?

  • tatu_peba

    O interessante nesse carro está justamente naquilo que não se vê no painel ou no desenho exterior: tecnologia de sobra aplicada em desempenho, consumo, segurança, dirigibilidade, etc. Muita gente reclamou da falta do sensor de estacionamento mas ele "SÓ" oferece quatro opções para assistência em manobra. É só pedir. E pagar é claro.

  • Rodrigo

    Na boa, a galera paga pau porque é um Audi !!!
    Eu digo 240Cv, porte maior e design matador, vou de Ford.

  • Jefinho

    Mas um carro desse não pode vir sem Cruise Control e sensores e estacionamento. De resto, o conjunto manda bem!

  • isaacfederal

    Alguem sabe dizer se a AUDI já adotou aquela ESTRATEGIA DESONESTA das REVISSÕES SEMESTRAIS? Acho incrível como isso foi permitido. A MEU VER É UM ABSURDO. Faz um mês que levei meu TIGUAN para revisão. Chegando lá paguei 700 REAIS para trocar filtro e óleo. Mas DESABAFEI.

    Falei que, eu como ser humano, faço CHECK UP uma vez por ano e meu carro faz duas. O JUSTO seria trocar óleo e filtro fora da concessionaria e REVISÃO ANUAL. Desse jeito, em breve vão criar a REVISÃO TRIMESTRAL. Estamos mesmo nas mãos dos PODEROSOS.

    Me vê aí um NARIZ DE PALHAÇO para eu por na cara.

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