Brasil Mercado Montadoras/Fábricas Preços

Nanico Car: Microcarro tem motor de 125 cm3 e deve custar R$ 15 mil

nanico-car-1-700x525 Nanico Car: Microcarro tem motor de 125 cm3 e deve custar R$ 15 mil

Este é o Nanico Car. O Ceará deve iniciar em breve a fabricação de um novo veículo nos próximos meses. Trata-se do Nanico Car, um microcarro com um foco no uso urbano e que terá motor bicombustível. Com minúsculos 1,90 metro de comprimento, 1,30 metro de largura e 1,50 metro de altura, o pequenino pesa somente 300 kg, o que é cerca de um terço do peso de um carro popular normal.



Ele será equipado com um motor de moto, de 125 cm3 e com isso ele pode alcançar 80 km/h. Com capacidade para apenas duas pessoas, o Nanico Car pode ser abastecido com gasolina ou GNV. Neste último, com R$ 12,50 de gás natural, o veículo tem autonomia de 300 km, de acordo com a empresa, o que é um custo baixíssimo de rodagem.

A produção do veículo será feita em São Gonçalo do Amarante, localizada a cerca de 60 km de Fortaleza, capital do estado do Ceará. A fábrica cearense recebeu terreno e incentivos fiscais da prefeitura e deverá ter suas obras iniciadas em cerca de 60 dias, devendo demorar seis meses para ficar pronta.

Serão investidos R$ 8 milhões na planta, que terá capacidade instalada de 500 carros por mês com emprego de 100 pessoas. A ideia é que o preço do Nanico Car comece em R$ 15 mil. Cerca de 15 unidades de teste já foram feitas em São Paulo. Será que vai dar certo?

nanico-car-2-700x563 Nanico Car: Microcarro tem motor de 125 cm3 e deve custar R$ 15 mil

nanico-car-3-700x525 Nanico Car: Microcarro tem motor de 125 cm3 e deve custar R$ 15 mil

  • AHSOliveira

    Essa “coisa” (carro é uma palavra forte, ok, aqui nem tanto) será legalizada para uso em vias ou só para fins “recreativos”!?

    • Conversivel por 15mil? Embrulha um pra mim ae. kkkkkkk. Se bobear dá até pra estacionar perpendicular.

      • Gustavo73

        No Brasil é proibido, talvez aí no Japão.

        • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

          Não há problema nenhum com a legislação. Ninguém é doido para montar uma fábrica de automóveis e não poder vender.

          • Gustavo73

            Estacionar na perpendicular em vagas paralelas é proibido no Brasil. Se você o fizer será multado e o seu carro rebocado.

            • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

              E quem falou em estacionamento? Eu não fui!

              • Gustavo73

                Lucro Brasil: “Se bobear dá até pra estacionar perpendicular.”
                Gustavo73: “No Brasil é proibido, talvez aí no Japão”
                Essa era a conversa até você entrar.

    • Matheus Cavalheiro

      Boa pergunta. Pra começar tem que ter airbag e ABS..

    • Raul Cotrim de Mattos

      Projeto porco e ponto. Pelas rodas já se vê como foi mal projetado… Olha o diâmetro e o peso das rodas! Isso é uma piada!

      • Edson Fernandes

        Mas vc ja o conhece pessoalmente? Esta participando do projeto?

        • Alessandro Lagoeiro

          Os engenheiros do NA julgam um projeto pelas rodas. Eu ia perguntar o peso das rodas, mas achei melhor deixar quieto.

          • Edson Fernandes

            Pois é….

            Fica claro pra mim que esse projeto me parece ter esse tamanho de roda para baratear os testes de rodagem…. só espero que o carro possa sim atingir um nivel de maturidade para ser um bom city car.

      • Clark Kent

        É que esta é a versão Cross, hehehe… Brincadeira. A pergunta que fica é realmente sobre a legalização para rodar nas ruas, uma vez que hoje é necessário ABS e Airbag. Fiquei curioso para vê-lo em um crash test.

      • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

        Logo se vê que você não entende nada de projeto automobilístico. As rodas normalmente são proporcionais ao tamanho e peso do carro, mas um carro tão leve tem que compensar, no peso das rodas, para dar mais estabilidade…

        • Raul Cotrim de Mattos

          O carro está todo mal projetado. Está parecendo TCC de faculdade, e as rodas estão superdimensionadas sim… Se você quer atrair investidores para um projeto, ou a atenção do público, tem que no mínimo pensar no visual e depois no processo produtivo. Quem vê um troço desse, mesmo que funcione, não vai levar a sério. Sem falar que o mercado está imundado de novas empresas de elétricos. O que eu vejo aí é que fizeram tudo da maneira mais barata e fácil que encontraram só para apresentar um conceito. Eu garanto que tem uma penca de bons engenheiros e empreendedores por aí, que se dedicasse a um projeto desses, fariam algo muito melhor em menos tempo.

          • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

            Vocês julgam protótipos como se já fossem carros de linha. Pelo amor de Deus, parecem crianças invejosas com o sucesso dos outros… Ridículos! O Troller (já falei isso) fez cinquenta protótipos que rodaram por dois anos nos mais diferentes terrenos. Depois de produzidos os primeiros jipes de linha, o sucesso foi absoluto. Tanto que anos depois a Ford comprou a fábrica… A situação é a mesma. E entendem tanto de carros por que não montam uma fábrica de carros melhores? Repito, vocês não passam de invejosos!

            • Raul Cotrim de Mattos

              Você é ligado ao projeto? Se sim, você que é infantil por não aceitar críticas. Fica muito feio para uma pessoa da sua idade não aceitar críticas e ficar com esse papo de inveja.

              • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

                Não sou ligado ao projeto, só vejo que há uma insistência fora do normal de desfazer dos empreendedores e isso não tem como não levar a crer que é inveja. As críticas de vocês são destrutivas e não construtivas e por outro lado, o que idade tem a ver? Além de tudo é preconceituoso, vai ver que é isso, preconceito porque o carrinho é do Ceará, mas aqui tem outras fábricas, inclusive do Troller e do Stark…

                Em 5 de junho de 2017 00:07, Disqus escreveu:

    • Guto

      Ai meus olhos… Apaguem essas fotos.
      Queimem o projeto e as unidades de teste, e vamos fingir que isso nunca existiu.
      Quando eu penso que nada poderia piorar ainda mais o país, me vem essa bomba.
      É claro que “isso” não será classificado como carro, pois não tem nem limpador de para-brisa, Airbag então passa longe. Muito provavelmente terá classificação igual a dos Tuk Tuk.
      Será um transporte (é o máximo como consigo definir esta coisa) exótico, praticamente atenderá uma demanda em mercado recreativo. Pois quem vai gastar R$15.000,00 em um veículo que será o único da família, vai peferir algo que ofereça o mínimo de dignidade.

      • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

        Quanta besteira! Esse carro é um protótipo. Foram construídos vinte protótipos que devem rodar alguns meses em testes. Isso não é o carro pronto. O Troller outro projeto também cearense (depois comprado pela Ford) teve 50 protótipos que rodaram por dois anos, antes do veículo ser lançado. O Nanico é um projeto inovador, com versões elétrica ou gás natural.

      • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

        Isso é um protótipo, cara. Pelo amor de Deus, nunca ouviu falar de protótipos? Foram feitos vinte desses para testar, só para testar questões como torção transacional, vibração etc. É uma exigência técnica. Quase sempre o carro final fica muito diferente.Ninguém vai botar Airbags em protótipos e nem é preciso, nos protótipos, limpador de para-brisas e outros detalhes que podem ser testados na fábrica… E nem todos os carros nacionais possuem airbags . Depois podem botar… Assim começou o Troller e o Stark, ambos fabricados no Ceará também…

    • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

      O primeiro carro produzido no Brasil era menor do que esse e a porta abria pra frente. O Romiseta, rodou por alguns anos, sem problema. Além disso, é mais seguro do que uma moto, sem nenhuma dúvida!

      • AHSOliveira

        O primeiro produzido “carro” no brasil era menor do que esse…

  • Gustavogm

    Chuta que é macumba!!

  • Vitor Strauss

    Eu quero um Nanico desses!

  • OCosta

    “A ideia é que o preço do Nanico Car comece em R$ 15 mil.” 15K em um motor de 125 cm3 que não vale 3 mil e essa carroceria de brinquedo que não vale 2 mil, juntando tudo não vale 5K, vai COMEÇAR com preço de 15K, vender bastante desse jeito.

    • João Cagnoni

      E se eu te disser que um carro popular inteiro custa 3 mil em linha de produção?

      • Fake_of_Silva

        Ele buga nas críticas! kkkk

      • Blanka

        Ai terei que falar que você fala muita besteira…. =)

      • Ramom Alencar

        vc é representante de qual montadora aqui no Brasil?

        • João Cagnoni

          Não entendi a pergunta.

          • Ramom Alencar

            vc disse que um carro popular inteiro custa 3mil na linha de produção, como sabe?

            • João Cagnoni

              As montadoras precisam divulgar ao governo todos os custos detalhados ao construir uma fábrica aqui para conseguir isenções, pesquise o caso do up que você achará fontes confiáveis a respeito. Se o up tem esse preço, imagine um Celsa, Classic…

      • rodrigofante

        Eu vou te corrigir, custa em média 9 a 10 mil no Brasil.

        • João Cagnoni

          Não, custa 3. Existem outros custos altos, como transporte, comissões, etc, mas o custo de produção é entre 3 e 5.

          • Gustavo Cruz

            Fontes por favor? Não faz sentido nenhum o custo de transporte ultrapassar o custo de produção e se existe comissão em cima de peças esse custo não deixa de ser custo de produção.

            Só o que é da fábrica para fora é que, na prática, onera no preço do veículo.

          • StationW

            Custo 3 e transportes e comissões 7? Conta outra kkkk

        • sepchampions

          meu colega trabalhava na ford e disse que a Eco antiga custava uns 8 mil reais, isso alguns anos atras

          • Alessandro Lagoeiro

            Tem que ver o setor que ele trabalhava. Fui 7 anos metalúrgico. Não sabia do custo do que produzia. E a maioria dos setores não sabe.

    • Marcos Wild

      E os impostos????

      Esqueceu

    • Zergling

      OK. Custa 5 mil. E os custos para fabricar? Projeto? Salários? Energia? impostos? Frete? Lucro?

      • Edson Fernandes

        Isso não importa. Vc não sabia que no Brasil as empresas deveriam fabricar carros, pagar impostos e toda a classe que ela paga (fornecedores, trabalhadores e ainda as concessionarias) deveriam vender sem nenhum lucro?

        • Marcos Souza

          O pessoal não entende de capitalismo. Se fosse fácil de fabricar um carro, desenvolver o projeto, conseguir licenciar ele no Detran, todo mundo ia fazer no fundo de quintal.
          Quero ver quem com 5 mil faz um carro do zero aqui no Brasil. As empresas tem que ter lucro, tem que pagar os funcionários. Quero muito que as montadoras vendam bem, pq aí acabam as demissões e os funcionários dessas empresas podem gastar o seu salário em outras partes do comércio e todo mundo ganha dinheiro. Mas a galera só pensa que é explorado, que tudo é caro…mas duvido que alguém iria reclamar de ter um lucro ou um salário maior, se pudesse.

        • Holandês Louco

          Há alguns anos trabalhei com um cara que era supervisor de compras de uma das fornecedoras da VW Brasil, acho que em 2005 ou pouco antes. Ele me disse que eles fabricavam a manopla de freio de estacionamento para o Golf e vendiam (com lucro, lógico) para a VW por R$ 8,00. E as concessionarias vendiam a peça por R$ 180,00. Não sei o valor que a Vw vendia para as concessionárias, mas nem o governo lucra tanto assim…

    • rodrigofante

      Custo de fabricação vai girar em torno de R$5.000,00 entre peças e equipamentos.
      Mais mão de obra
      Mais impostos
      Mais custos de pesquisa e desenvolvimento
      Mais construção da fábrica que tem que se pagar
      Mais custo de manter a empresa/custos administrativos
      Mais custo de transporte
      Mais custo de garantia
      Mais custo do risco
      Mais lucro

      Faça as contas, não estou dizendo que o valor é baixo, concordo que é alto e em um país civilizado custaria a metade, mas aqui no Brasil todos os custos são altos, é quase impossível fazer um valor justo.

      • !Marcelo Surf!

        Amigo você esqueceu de algumas coisas:

        Mais Impostos
        Mais Encargos
        Mais Impostos
        Mais Taxas
        Mais Impostos

      • Alisson Jose Cruz

        No Brasil além de tudo que você citou há algo chamado de “lucro Brasil”

        Significa por exemplo que as empresas daqui têm uma margem de lucro maior que as de fora.

        Pra exemplificar.

        Perguntaram (um repórter especializado, não me lembro qual) por que o GOL vendido no México, que era produzido aqui custava uns 10 mil a menos lá que aqui no Brasil. A resposta foi direta. Brasileiro PAGA.

        Por isso, no ano passado ou retrasado, as empresas americanas, montadoras, estavam acionando o órgão regulador americano ( algo parecido com o Contran dele) informando que a qualidade dos veículos Brasileiro era demasiadamente inferior, de tal forma que colocaria em risco vidas americanas e prejudicava a concorrência.

        A denúncia constava que o número de pontos de solda eram insuficientes.

    • MRghost

      se uma cg 125 vale 8 k porque que esse que tem 2 rodas a mais , paga mas impostos valeira 3 k com carroceira que moto não tem ? Estamos no brasil !

    • Eduardo

      Parece aqueles carros de pedalinho que existia antigamente kkkk

    • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

      Logo se nota que você não entende nada de automóveis. O mais caro de um carro é a caixa de marchas e não o motor ou a carroceria… Além disso, só os desinformados não sabem que os impostos representam muito no valor final de um veículo. A Tributação varia de 37,2% a 54,8%sobre o valor final.

  • Leonardo azevedo

    tem air bag e abs? kkkkk

    • saosao

      Foi a primeira coisa que me perguntei quando vi a procedência e preço rs

    • zekinha71

      E os queridinhos do momento CMM e LEDs, sem isso é mico.

    • João Cagnoni

      Esse da foto pelo jeito não tem, mas se quiser ser vendido, precisará ter.

      • Tosca16

        depende em quê será enquadrado, os Tuk-Tuk por exemplo para mim são motos, mas tá num enquadramento que apenas um cinto de segurança basta, nem há necessidade de capacete . Cinto para o condutor, isso mesmo só cinto de dois pontos e para os passageiros também . E custa quase 14 mil reais, isso mesmo 14 mil reais num Tuk Tuk com motor de 150cc .

    • Darwin Luis Hardt

      se enconstar nesse carro ou tiver um vento forte, ele capota

  • Mr. Car

    Por R$15.000,00 eu prefiro procurar um Uninho Mille inteiraço.

    • Preetinho

      Acredito, por esse preço, ter opções melhores que esse.

      • Mr. Car

        Tem, mas vou focar na simplicidade. Um Citroën Xsara por exemplo, não seria o carro mais apropriado para quem só tem R$ 15.000,00 para comprar um carro.

        • Preetinho

          Entendo o seu ponto de vista, mas pra quem tem apenas 15.000,00 eu não indicaria. Nao como unico carro da familia. Agora se for apenas para o uso urbano quem sabe..

    • Junoba

      Tinha um MB GLA 2004 aqui na minha cidade por 11k, e ele está muito novo. Quase que meus parentes compraram. Existem muitas opções no mercado de usados.

      • p_churros

        Nossa, tua família foi muito BURRA de não comprar uma GLA por 11 mil…
        Mas calmae, GLA 2004? Isso non ecxiste!

        • Junoba

          Como o outro leitor disse, era o Classe A…… Nem sei porque eu disse GLA.

      • Heisenberg

        Tava por 11k pq o dono tem o DeLorean… GLA 2004 http://38.media.tumblr.com/tumblr_m0snzqzgZ81qc2eojo1_r1_250.png

        • Junoba

          Era o Classe A, mas não sei porque veio o GLA na minha mente…kkkkkkkkkkk

      • Pacha_Ibiza

        Oi? GLA? 2004? Quem curtiu?

      • StationW

        Você quis dizer um CLASSE A né?

        • Junoba

          Sim, é o Classe A. Eu escrevi errado.

    • ALVIN_1982

      Com 13 mil eu compro um Marea 2.4 20V inteiraço e ainda sobram 2 mil pra dar um trato ao meu gosto nele…

      • Mr. Car

        Mesma resposta que dei ao Preetinho: um carro destes não é o foco do possível comprador do Nanico. Teoricamente nem o Uno seria, mas se aproxima muito mais deste foco que qualquer carro que um dia foi sonho de consumo e hoje se encontra barato. Com R$ 13.000,00 compro um Alfa 164, um Ford Taurus, entre outros. É para manter que o bicho pega.

  • rafael

    No minímo interessante uma empresa brasileira entrando no mercado automobilistíco. Mas o que mais me preocupa é mesmo com a segurança…e outra, vai ter airbag? Pelas fotos, não parece ter.

    • Vitor Barcellos

      Deve ter, a lei obrigada. Mas é interessante mesmo uma empresa brasileira se aventurando no mundo automotivo, pena que podia lançar um carro “mais tradicional” rs

    • Louis

      Mais seguro que moto, é!

      • rodrigofante

        Se pensar como moto é mais seguro, como carro é uma carroça, vamos ver como vai andar no meio desses 2 mundos.

    • Daniel Bezerra

      Faz diferença? Você já viu os vídeos desses carros sendo montados? É tudo de fibra, sem gaiola de proteção. Não sei se melhoraram a segurança na versão final, pois se não, você serão destroçado junto com os airbags e o resto do carro em caso de colisão. Imagina sofrer um engavetamento dentro de um desses?! Prefiro um usadinho pelo mesmo preço.

  • SDS SP

    Melhor comprar uma moto 125cc.

    • dogmarley

      engraçado, eu já não acho!

      • SDS SP

        Também não compraria uma moto, mas 15 mil nisso que é praticamente uma moto CG125 com telhado não dá.

        Melhor o tuk tuk tailandês.

    • CharlesAle

      Verdade. Como dizia um professor do saudoso Amaral Gurgel: carro não se faz, carro se compra!..Tá na cara que esse carrinho é uma gambiarra de fundo de quintal..Vou de usadinho de 15 mil mesmo..

      • SDS SP

        Pois é. Na minha época de faculdade onde precisava de um meio de transporte, comprei um celtinha usado e me atendeu bem durante 4 anos….

      • Daniel

        Mas o sr. Gurgel provou que é possivel fazer bons carros. E também provou que aqui no Brasil tem um grupo de politicos jogando contra as empresas nacionais e favorecendo as empresas estrangeiras.

  • Maycon Farias

    Bem melhor que moto. Acho que deve atingir um público específico, tipo de lugarejos de interior, áreas de lazer, praias e etc, nada muito interestadual pelo jeito.

    • Vitor Barcellos

      E como falou na reportagem, em grandes centros aonde é complicado achar uma vaga

      • CharlesAle

        Sei lá, mas a coisa nas cidades aqui no Brasil não está tão complicada assim.. E outra, com esses 15 mil, aqui na minha região, compra-se um Ford Ka geração 1 que também é excelente para vagas apertadas. Além de achar um até com ar, direção, vidros e travas, ou seja, mais confortável que essa coisinha ai..

    • Antunes

      Brasileiro é muito apegado à imagem. Talvez engate no futuro, mas vai demorar. Por hora, será motivo de bullying.

      • Maycon Farias

        Bullying talvez não… existem muitos pilotando a moto* shineray como se fosse uma BMW kkkk. Acho ate que esse mini carro seria a Ferrari para alguns.

  • Bittencourt

    Sem contar que sairam pegando todas as rodas que encontraram nas borracharias do bairro e botaram nos veículos…tenso!

    • Ric53

      Hahahahahaha

  • Leandro Santos

    Oi?

  • Thiago C

    Que coisa TERRÍVEL. Não seria o mesmo que um fapinha?

  • Emilio

    O conceito é bem interessante mas o design é muito feio! Eu acho que a solução urbana ideal (salvo transporte público de qualidade) são veiculos nos moldes do SmartForTwo, pois, grande parte dos veiculos nas ruas andam com 1 ou 2 pessoas a bordo. Pena que o Smart seja tão caro.

  • Tosca16

    A ideia de fazer um veículo popular brasileiro morreu quando acabou ou acabaram melhor dizendo com a nossa Gurgel .

    • CorsarioViajante

      Tosca16, procure pelo livro do Lélis Caldeira sobre o Gurgel. É bem legal, vale a leitura.

      • Tosca16

        vou procurar sim, vlw !

    • Alvaro Guatura

      No formato desse Gurgel seria muito mais simpático e até retrô

      • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

        A Gurgel começou a instalar uma fábrica no Ceará, financiada, na época pelo Governo Ciro Gomes e não terminou a fábrica, pedindo mais dinheiro ou então levaria as máquinas. Delicado como ele só, o Ciro, botou a Polícia Militar na porta da fábrica e mandou dizer que fossem embora, mas as máquinas ficariam e ficaram mesmo…

    • Ric53

      Quanta vergonha estou sentindo agora!!

      Gurgel nos ANOS 70 desenvolveu a primeira fabricante nacional com carros de fibra, 45 anos depois eu me deparo com “ISSO”, um carro com menos tecnologia que um carro dos anos 70! Isso é reflexo do atrasado em educação e tecnologia do país, muito triste.

      • No mesmo Ceará foi criada a Troller que cresceu, aparaceu e foi adquirida pela Ford.

        • Ric53

          Admiro muitoooo a Troller, não existe outra fabricante com proposta no mundo parecida com a dela, tanto que atraiu a Ford! Já li em sites gringos que eles estão implorando para a Ford vender Troller nos Estados Unidos.

          Agora esse tal de Nanico ai?? É sério isso?? Olha para os avanços em tecnologia da India, da China, Russia e é isso que o Brasil tem pra agregar? Ridículo!!

          • CharlesAle

            Pois é Ric. Falaram tanto que o Brasil tinha de ter um carro nacional, etc etc. ..Taí a bagacinha Brasileira! Tosco igual esse País nosso. Se levar essa coisinha para a tribo mais atrasada da África, os caras vão falar” que merd* é essa”…Nem de graça amigo queremos aqui rsrsrsrs..

            • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

              OTroller é um projeto totalmente brasileiro. O Stark também. Ambos são fabricados no Ceará e quando começaram era assim, tinha muita gente querendo prejudicar os empreendedores com críticas sem sentido…

          • Nivardo Cavalcante Nepomuceno

            Isso é um protótipo. O carro final sempre fica diferente. Além disso, será um carro elétrico com versões a gás. Será isento de IPVA. Quem entende de projetos de carro sabe que projetos de carros não são bebês que saem da barriga da mãe prontos, precisam de muitos testes, ajustes e modificações. Mesmo assim, já existem encomendas de 500 unidades, fora outras pedidos avulsos… No Ceará já tem a Troller, a Stark (semelhante ao Troller) e fábricas de bugres e carros especiais (réplicas de carros clássicos). Tem várias fábricas de moto.Tem muitas fábricas de autopeças que vendem para as montadoras de todo o Brasil. O Estado tem vocação para isso, só falta investimento e estão investindo no Nanico. Essas críticas destrutivas, não vão impedir o sucesso do negócio…

    • Martini Stripes

      Muitos agradecem a abertura de mercado que o Color fez, mas muitos esquecem de que a abertura quebrou a Gurgel, entendo que precisávamos melhorar nossos carros, mas como todo político imediatista que senta naquela cadeira, quebraram a possível industria brasileira. Acho que tudo tem de ser feito de maneira ponderada. A Gurgel precisava de incentivos para sobreviver com as de fora. Conhece algum país poderoso que não tenha uma industria automobilística de ponta!? Alemanha, Japão, EUA, França, Inglaterra, Coréia do Sul (cada vez mais forte), Itália (já foi melhor, mas é bem). O Governo precisa sim ajudar a industria nacional.

      • Ric53

        Relaxa agora o Brasil tem o Nanico hahahaha

        • Martini Stripes

          Melhor que nada!! Precisamos incentivar pequenos projetos, ou vc acha que a Ford nunca contou com ajuda do governo americano!? Olha a GM na crise de 2008, o Governo comprou a empresa, criou uma nova, e em seguida vendeu na bolsa.
          Alemanha tem ações do Grupo VW! EXISTE UMA LEI VW NA ALEMANHA!!! E aqui!?
          Fazemos chacota de iniciativas como esta…

      • Lucas Nunes

        O povo parece que esquece que antes de a Ford fabricar as melhores picapes do mundo, eles fabricaram o modelo T, que só conseguiu ser barateado depois de vender bastante.
        Nós precisamos de um carro nacional, por mais que seja modelo para centros urbanos, mas o próprio brasileiro faz chacota das suas iniciativas de desenvolvimento.

      • Edson Fernandes

        Não foi a abertura ao mercado internacional que quebrou a Gurgel. O que quebrou a gurgel foi o governo que estendeu o beneficio tributario de impostos a carros até 999cm³.

        Antes era até 800cm³ o que fazia a Gurgel poder vender seus produtos de forma competitiva.

        • Martini Stripes

          Não sabia de todos os detalhes. De qualquer forma, culpo governos passados pela decadência da industria automotiva nacional. A Troller tinha a Pantanal (pick-up) e o T1 (compacto urbano) que seriam montados, a Ford veio e engavetou tudo. O Governo não poderia ter permitido essa venda, hj teríamos Trollers elétricos talvez? Não sei, sei que o Brasil é o celeiro do mundo, e vai continuar sendo pq a bancada agropecuária e religiosa, não ligam pra isso, e a oposição atual quer entregar o petróleo para as multinacionais igual foi com o pau Pau-Brasil.
          Não sou petista nem psdbista, só queria ver um Brasil melhor.

          • Edson Fernandes

            Ok e entendi.

            Para mim, o que o Brasil deveria no minimo nessa confusão toda que é até hoje é que poderiam trazer auxilios a empresas brasileiras como foi com a Gurgel. O cara era um visionario que devido a nenhum tipo de subsidio e o unico que poderia colocar a Gurgel em pé de guerra foi retirado. Isso foi uma pena.

      • Daniel

        Não foi a abertura do mercado que quebrou a Gurgel…
        A Gurgel não faliu por não vender veiculos (na verdade, ela faliu antes mesmo de entregar veiculos já encomendados!).
        Basicamente faliu pq o sr. Gurgel quis dar um passo um pouco maior que a perna… confiando que o acordo com os governos de SP (Fleury) e CE (Ciro Gomes) seria honrado.
        A Gurgel ia abrir uma fabrica no Nordeste para fabricar o Delta (um veiculo extremamente simples, com soluções bem interessantes – sim, o nome Delta vem da Asa Delta, que mesmo sendo extremamente simples proporciona ao homem o prazer de voar). Para baratear o processo (a Gurgel teve problema com o fornecedor da caixa de cambio argentina), ele comprou maquinário da França (Citroen) para fabricação das caixas de marcha. O equipamento chegou, mas o dinheiro do acordo com o governo não… dai ficou na divida e foi quebrando.
        Se para fabricar carro o sr. Gurgel era um gênio… para administrar a empresa não era muito bom… Construiu tudo na base dos sonhos, mas sucumbiu na inocência de confiar em políticos…

    • Alessandro Lagoeiro

      Quem acabou com Gurgel foi o mesmo que produziu o Gurgel. Seu idealismo não encontrou abrigo na realidade. Um brasileiro como poucos. Um empresário com visão limitada como muitos.

      • Tosca16

        Era um contexto diferente, se fosse apenas mais um empresário teria se contentado com a revenda VW que tinha…

  • WM MW

    Essas rodas não estão grandes demais pra ele não?

    • Louis

      Isso que eu achei, só o conjunto rodas/pneus deve pesar 1/3 do carro.
      Seria interessante diminuir principalmente a largura das rodas e pneus, diminuiria o peso e o arrasto.
      Tirando isso, é um conceito bastante interessante, me sentiria mais seguro em um desses do que em uma moto.

      • Paulo

        Verdade, existem umas adequações a fazer, principalmente nessas rodas, mas no geral a proposta é boa.

    • Pacha_Ibiza

      Além de serem grandes demais, olhe o tanto de espaço que se perdeu para as caixas de roda. Desnecessário. As pernas devem ficar afuniladas na frente. Fora a largura do banco. Dois adultos se expremem ali. Estudo de ergonomia e proxêmica pelo jeito, ficaram de fora. Estética então….

  • dogmarley

    bacana a ideia e mais bacana ainda o fato de ser empresa brasileira!
    porém precisa de AirBbag/ABS, pneus menores creio eu!! um Teste de Colisão é imprescindível e, claro, baixar esse preço um pouco !
    a partir de 8.990$ vai ter mt comércio (pizzaria por exemplo) querendo um

  • Darlon Anacleto

    É sério? Vão investir R$ 8 milhões para fabricar isso? Quero dizer, com esse valor se poderia desenvolver algo um pouquinho mais realista, algo como um Smart, ao menos em tamanho e visual.

    • Piloto

      Não é falta de vontade ou investimento, é política. Você acha que as montadoras daqui iriam deixar surgir uma nova fabrica nacional? Veja o exemplo do que aconteceu com o Gurgel.
      Essa fábrica poderá ter chances de sair do papel justamente porque é um modelo que venderá muito pouco e não vai incomodar os grandes.

    • Cidadão

      Um Smart jamais custaria 15 mil

      • Darlon Anacleto

        Hum… vc com certeza não entendeu minha colocação.

  • V12 for life

    Feio porem a proposta é interessante, mas em que categoria se encaixa? Ciclomotores são até 50cc, se for considerado um automóvel me parece bem inseguro.

    • Tosca16

      E pensar que a Gurgel já pensou em compactos de luxo para cá também, não só populares … Esse XEF é uma mistura de sofisticação e luxo .

      • V12 for life
        • Tosca16

          Eu sei dos Dacon, só que não se enquadra no conceito do modelo acima e dos demais da marca Gurgel; os Dacon como este acima eram modelos esportivos numa época onde havia sim nacionais para esse segmento, esportivos nacionais tivemos diversos; a mais conhecida foi a Puma, Dacon também foi bastante conhecida na época . Esse Gurgel XEF por exemplo era totalmente oposto do Dacon acima, era um carro voltado para o luxo mas sobretudo para a proposta de compacto urbano, não podemos confundir as coisas … Gurgel pensou em compactos urbanos e até mesmo elétricos .

          • V12 for life

            Não me lembro qual, mas teve um Dacon exatamente com a mesma proposta do XEF foi o carro com mecânica VW mais luxuoso disponível no país. Mecânica VW AP como esse que te mostrei não flat 4.

  • joao vicente da costa

    Qual o enquadramento legal desse veículo? Ele não parece estar muito pronto para ABS/Airbag… Além disso, tenho medo só de pensar num LATINCap dele… kkkkk

  • kaian

    num carros desses para que ter rodas e pneus desse tamanho?

    • Louis

      Vai ver foi desenhado por um manolo.

  • Mardem

    Louvável a iniciativa de se produzir um carro brasileiro, ainda mais pensado para o uso urbano, mas o projeto padece do mesmo mal que acometeu os Gurgel: É feio de doer. Senhores empresários brasileiros, dêem o devido valor aos designers (eu incluso), os contratem e verão que o gasto terá retorno. O carrinho é cheio de boas intenções, mas como diz o ditado “de boas intenções o inferno está cheio!”. Não dá pra encarar esse trambolho, mesmo sendo muito patriota. Não tem proporção, não tem gráficos, não tem coesão na forma e, a julgar pelas fotos, não tem boa ergonomia. Isso só comentando o que diz respeito ao design. Não quero nem pensar em segurança, engenharia etc. Acho que se aplica, nesse caso, a máxima do “vai fazer, faz direito!”.

    • Tosca16

      Os carros da Gurgel não eram tão feios, para época até que tinham um charme à parte. Gosto é pessoal mas os Gurgel além de econômicos eram ágeis e o Gurgel já pensava nas tendências que hoje temos no mercado, na década de 70 já pensava em carro elétrico, nos anos 80 já imaginava veículos compactos … Teve um XEF que era uma mini – Mercedes para alguns, com bom acabamento e voltado a transportar apenas 3 ocupantes, já que o mesmo notou que nas grandes cidades em média se transportavam menos de 2 ocupantes por veículo . Teve o Carajás, o único com motor dianteiro; enorme e bem robusto, mecânica AP 1.8 do Santana . Ao meu ver até melhor que as Ford F.1000 SR, que era um típico carro de fazendeiro. Dava enorme garantia no seu composto, o “plastil” era bastante resistente por incrível que pareça, tenho visto Gurgeis quase que impecáveis em Aracaju que é litoral com maresia e tudo . Esse aqui o SuperCross, olhe só onde está o estepe . Já imaginava essa onda de pseudos cross nos anos 90 .

      • CharlesAle

        Tosca..Tudo bem…
        Admiro sua admiração pela Gurgel e tal, mas acredite, muito do que se fala hoje não condiz com a realidade. Eu vivi bem os anos 80 e começo dos 90, e acredite, na época, ninguém sonhava com Gurgel, principalmente o BR800. Me lembro que carros que se queriam a época eram(e falo como jovem da época)..Escort, Gol, Monza…etc a até o Uno Mille, para aqueles que realmente gostavam dos Fiat..A Gurgel, me lembro bem, só se admitia comprar o Carajás, que era um absurdo de caro. A Gurgel não foi perseguida e tal como dizem por ai, mas sim, p de não ter carros que a maioria esmagadora da população queria comprar. Ou seja, quebrou por não ter um produto de grande aceitação no mercado…Fica as lembranças, sim, mas foi uma empresa que errou, e muito, com o mercado…

        • Tosca16

          eu vejo um cara a frente de seu tempo, que pagou alto por ser visionário ; numa época onde não se pensava no trânsito que hoje é caótico, Gurgel já imaginava que o futuro eram carros menores e econômicos … Mas sabe muito bem eu e vc que nicho de mercado era onde uma empresa menor poderia se aventurar, se ele ainda vendeu 43 mil automóveis foi por que eram em nichos onde as grandes montadoras não exploravam …

  • Marcello Caetano

    Quanto?

  • Louis
    • zekinha71

      Isso é o cani com quatro rodas, deve ser muito louco acelerar um.
      Agora repara no piso de entrada da casa é melhor que 99% das ruas de SP.

  • Yuri Calmon

    Uma dica : experimenta copiar ideias de sucesso com o Renault-twizy !!!

    • Tosca16

      uma dica, mande os recursos que a Renault tem pra cá também …

      • Yuri Calmon

        Você acha mesmo que as cópias chinesas tão desejadas e comercializadas aos milhares mundo afora recebem recursos dos fabricantes originais ???

        • Tosca16

          não … mas lá as coisas andam de outra forma, nem há comparação com aqui, e além disso grande parte comprou projetos antigos e/ou fez joint-venture no passado .

    • Alvaro Guatura

      Exato!

  • LifelessNewt

    Entrei aqui só pra rir dessa notícia!
    kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka
    isso aí está longe de ser legalizado, pelamor!!!!

  • Fernando Marques

    Anos de Fábricas operando no país e o melhor que deu pra fazer localmente é uma bixeira dessas… Realmente a china que está certa em forçar as marcas de fora se associarem com marcas internas e transferir tecnologia e conhecimento para fabricação local.

    Nem a Dignidade de ser um Tata Nano da vida…

    Dá vergonha ver isso ai… Para um produto amador, é para ser aplaudido, para um produto em série, é vergonhoso!!!

    E para completar, isso sim é um carro feito no fundo de casa!!!

    http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/07/chines-constroi-carro-eletrico-com-r-15-mil.html

    Que vergonha, que VERGONHAAAAA!!!!

    • Ric53

      Vergonhoso mesmooo a imprensa nem tinha q dar ibope pra essa porcaria! Gurgel a 45 anos atrás fez um carro de fibra com mais tecnologia q isso ai! Russia, India, China.. Olha a contribuição do Brasil!putz, se mata!!

  • Pedro Henrique

    não pode ser ‘-‘
    15 paus nisso?

    • André Maia

      Preço de moto.

      • Wagner Lopes

        Uma Next 250 zero bala e ainda sobra pra uns 15 tanques de gasosa….kkkkkk…só rindo mesmo…

      • Pedro Henrique

        qualquer carro é preço de moto, tem moto por mais de 100 dilmas kkkkkk

  • Guilherme Gimenes

    puuuutz! depois as pessoas reclamam dos chineses… que coisa medonha

    • André Maia

      se a proposta for pra frente eu compro, pouco me importo com beleza nesses carros, rodar 300km com R$12,50 tá pra mim que moro a 12km do meu serviço tá bom demais.

      • Guilherme Gimenes

        compra uma scooter que vc gasta menos q isso.. ou uma bike..e so gastará as canelas hehe.
        eu teria vergonha de andar num bicho feio desses.. parece aquelas carrinhos de parque de diversoes..

  • André Maia

    Por favor manda um desses pra cá. Era o que eu precisava. Sem falar que é de uma empresa nacional.
    Carro prático e econômico por 15k? Manda um pra mim.

  • Rossano Varela

    Saúdo os empreendedores e desejo sucesso na jornada, afinal de contas, empreender no Brasil é absolutamente desgastante, ainda mais agora que estamos colecionando crises. O carrinho pode melhorar em alguns aspectos, mas, a ideia é excelente.

    Agora, espero que venha à luz de fato, afinal, já ouvi essa estória de que em ano X vão produzir Y unidades, com incentivos do governo, etc.

  • Jad Bal Ja

    Algo me diz que as vendas tbm serão nanicas…. O que leva um ser humano a gastar dinheiro numa empreitada obviamente condenada? Ate os carrinhos da Gurgel de décadas atras eram menos toscos que isso ai.

  • GPE

    De fato, é melhor do que ter uma moto!

  • Paulo

    Poderia ao menos ser menos feio.

  • Marcos Wild

    Deste Nanico pode vir um carro maior, e o Brasil terá mais uma empresa automotiva 100% nacional alem da Agrale.

  • CorsarioViajante

    É uma moto com teto. Pelas fotos nota-se como a construção é amadora e improvisada. Talvez no modelo definitivo melhore. Nem imagino como deve ser a dinâmica deste carro com um entreeixos tão curto.
    De qualquer forma, desejo sucesso, pois a Troller também começou de forma amadora e improvisada e evoluiu muito até passar (infelizmente) às mãos da Ford. Vamos ver se sai do papel mesmo ou se vai ser mais um à morrer na praia coo o Òbvio e tantos similares.

    • Peraldiano

      Arrisco afirmar que a salvação da Troller foi a Ford, pois ela estava mal das pernas e caminhando para a falencia. A Ford impôs uma pegada mais empresarial e profissional, tornando o carro mais conhecido e confiável. Além do mais, se hoje o Troller tem venda e assistencia nacional, deve-se a Ford.

      • XXRS

        Mas antes de a Troller ser comprada pela Ford já tinha venda e assistência nacional.

        • Tosca16

          sim, e para muitos a mesma tem perdido sua vocação e identidade, hoje é tudo muito parecido com os modelos da Ford, melhorou o acabamento mas algumas mudanças no projeto foram questionadas….

        • Peraldiano

          Nunca teve uma nem outra.
          O que haviam eram representações comerciais em pouquíssimas capitais. Quanto a assistencia, se o dono precisasse de alguma peça, tinha que entrar em contato com a fábrica por conta própria e encomendar a peça.
          A produção era artesanal ( o que não quer dizer que fosse ruim) e a assistencia era amadora. Complicado ir para a frente assim.

          • XXRS

            Bom, aqui em Natal desde o ano 2000 tem concessionária Troller, só não sei o esquema das peças.

      • CorsarioViajante

        DIfícil dizer. Sem dúvida a Ford fez bem à marca de forma imediata, a experiência e tudo mais são indiscutíveis e a troller, neste ponto, era uma novata bastante amadora.
        Mas vale lembrar da história da Pantanal, a picape que supostamente teve erro de projeto, se um projeto desses dá com os burros n´água numa empresa pequena certamente iria fechar, isso explicaria a venda para a Ford, pois a Troller ia caminhando bem e se teve a ousadia de fazer um projeto desses era porque os donos queriam crescer com a marca.
        Ao mesmo tempo, pode-se ver pelo prisma da “teoria da conspiração”, ou seja, quando a troller começou a sair do seu nicho e iria ofertar um carro de apelo mais geral, como a tal picape pantanal, acabou se tornando incômoda e sofrendo um “hostile takeover”, ou seja, vendida na marra, sofrendo ameaças, etc, ou com ofertas muito tentadoras, inclusive com apoio do governo federal e pessoalmente do presidente Lula que “abençôou” a venda.
        Puxando a sardinha da história, podemos especular coisas parecidas com a Gurgel.
        A verdade? Dificilmente saberemos, visto que todas as Pantanal foram recolhidas e destruídas.

  • Marcos Wild

    Ideal para o Office boi fazer as correrias

  • Peraldiano

    Tá certo que o bichinho é feinho e parece cruzamento de carrinho de supermercado com pinico, mas a proposta é interessante e iniciativa merece elogios.
    Também terá versão elétrica, o que o torna mais interessante e econômico para uso individual a curtas distancias.
    O design pode melhorar, pois com essas medidas parece que para capotar basta um empurrão.
    Mas a proposta e o preço são bons. Não deixa de ser bom um começo.

  • Wagner Lopes

    Eu quero um desses………………………………………….bem longe de mim!!!!!!!!!

  • Tosca16

    A gente não pode descer a lenha assim nos projetos nacionais, sabemos muito bem como é difícil produzir algo aqui, até mesmo uma patente é complicado de se conseguir ao ponto de muitos jovens inventores brasileiros venderem suas ideias a preço de banana à qualquer empresa multinacional . Com baixo capital para investimentos e ao menos boa vontade em ser aventurar no mercado acharia por bem buscar alguma parceria com uma empresa qualquer, não é feio para uma indústria que começará agora aquirir algum projeto antigo de outra empresa já consolidada, as chinesas começaram assim . Eu teria buscado alguma empresa chinesa, feito uma parceria para troca de tecnologias e mão de obra; podendo até usar motores desta através de uma joint-venture . Compraria algum projeto antigo como este da Renault, o Twingo, e faria meu projeto encima desse modelo; não é vergonhoso começar assim, nenhuma empresa nasce de um dia para o outro, e pior aqui sem investimentos e com muita burocracia . Imagino um modelo assim, de 850cc à 1000cc; usando mecânica de fora e algumas outras tecnologias adquiridas de outras empresas. É possível começar assim, infelizmente melhor que isso é impossível de se pensar hoje.

  • Blanka

    Praticamente todas as noticias (ou posts) do NA deixam a desejar no quesito “informação completa”. Tudo muito vago e sem detalhes. Fiquei curioso em saber se esse carro teria ABS e Airbag que são obrigatórios hoje no Brasil. o NA não diz nada sobre isso. Alias, não diz nada sobre nada.

    • Ramom Alencar

      concordo.

    • André Maia

      Pela foto do carro amarelo, pelo menos esses pré série não parecem ter não. Veja só o volante, parece mais de fusca.
      pela foto o conversível não tem proteção pra cabeça dos ocupantes no caso de um capotamento. Se é que esse carro capota. Hahaha

      • Joseph Frederico

        Ele tomba. Capotar acredito só em regiões com muito vento kkk

  • A.Lai

    Isso está cheirando a mutreta!

  • Ramom Alencar

    pegaram um motor de uma fan 125 e colocaram num carrinho de brinquedo kkkkkkkk, agora sério, 15 mil nisso? sei que existem impostos, mas não chega a tanto, um up por 50mil chega a parecer barato perto desse ai por 15, a ideia é excelente se eles realmente quisessem caprichar no projeto.

  • Gran RS 78

    15 mil reais nisso?? Acho que estamos vivendo em um mundo paralelo, só pode ser.

  • PEDRO CUNHA

    …só isso para dizer:

  • XXRS

    É nacional, logo descem a lenha. Se fosse um Ruindai coleano, um Nissan, VW ou um xing-lixo já teria gente amando e se preparando para comprar.

  • Luccas Villela

    Eu teria… Principalmente se tiver ar condicionado.

  • Marcos Vinicius

    A ideia é boa, mas o desenho do “Carro” não ajuda muito, minha opinião! eu teria um sim, uso estritamente urbano é uma ótima pedida.
    Ps: O preço ta um pouquinho salgado chefe…

  • Brj

    Torço muito por essa empresa, o Brasil não conta com nenhuma montadora de veículos de passeio verdadeiramente nacional.
    Mas 15 mil nesse nanico é demais.

  • rodrigofante

    A idéia é boa, mas não pode custar mais de 10k, R$9.999,00 ele vende, eu compraria abaixo de 10 mil, acima não.

  • Geovano

    A Fabrica recebeu terreno e incentivos da prefeitura, Vamos ser sincero, este projeto somente nasceu para alguns levarem uma bolada em verbas publicas a fundo perdido. O Ceará já fez isso com a Troller e com a TAC, que inclusive fechou…..

  • Luiz

    Meus parabéns pela iniciativa. Agora, o dia que eu pagar 15mil num carro desse, me internem em um hospício por favor.

  • Alvaro Guatura

    Não me animou nem um pouco, e olha que sou entusiasta desse tipo de veículo.
    Obrigatoriamente tem que ser equipado com câmbio CVT pra ser interessante (disponível em scooters dessa faixa de cilindrada), o problema é que ficou feio demais, e passa uma sensação de esmagamento quando olhamos a lateral

  • Eduardo

    A idéia é ótima, mas sinceramente, tem que evoluir MUITO pra valer os 15 mil. Como está parece aqueles carros de pedalinho kkkkk

  • Hugo Henrique Silva Lange

    ora… esse ai não é o carro que o Faustão apresentou como sendo de um mecanico de fundo de garagem que foi la para conhecer a família que não via desde que nasceu!?!?!?

  • Hadson Nobre

    E aquele veículo nacional, um que tinha 3 rodas e espaço para 2 passageiros salvo engano, que fim levou??? Achava ele bem mais bonito! A última notícia que tive foi a de que haviam mudado os planos para que o motor fosse elétrico. Infelizmente nosso governo não dá incentivo algum para os veículos nacionais.

  • Hadson Nobre

    E esse aqui? Que fim levou??? Acho ele bem mais bonito!
    Infelizmente nosso governo não dá incentivo algum
    para os veículos genuinamente nacionais.

    http://2.bp.blogspot.com/_ujipR-D4AHY/TGLfBvhD-4I/AAAAAAAAEbw/_QxbynG7FCI/s1600/Pompeo_BR.jpg

  • mord4z

    Mas é feio o coitado heim. Quem o fez não tem a mínima noção de design, olha essas rodas, como são desproporcionais ao restante do veículo.

  • Sérgio Niski Junior

    Porque alguém pagaria 15 mil nesse carro sendo que com este mesmo valor se pode comprar varios carros tradicionais (corsa,gol,palio,uno etc..) usados?

  • Brasileiro

    vamos torçer para dar certo

  • HecMC

    80KM/H? puuts, se fosse máxima de 70km/h eu comprava só para andar nas marginais… assim não corro risco de tomar multa.

  • Brian Dias

    E esse projeto de elétrico? pq não ajudar a desenvolver algo nesse sentido com tecnologia nacional? Feio por feio, melhor um feio elétrico. Ah sim, esqueci que o governo está K.H.ando para os elétricos…

  • Charlis

    Qlq acidente, a morte é garantida!

    • MRghost

      Somente para uso em perímetro urbano ! Ficaria inviável pela autonomia e baixa velocidade máxima por isso e somente para a cidade !

      • Charlis

        E?
        Não há acidentes fatais dentro do perímetro urbano?

        • MRghost

          nao tanto quanto em estrada e alem ele so anda em baixa velociade

          • Charlis

            Amigão, eu quis dizer que QUALQUER acidente, não portanto aonde, é morte garantida, pois parece de papel esse carro.
            Você é da donde?
            Conhece São Paulo?
            Entra com esse carrinho em uma Av. movimentada, cheio de Onibus fazendo drift nas curvas, caminhões a 80km/h, que você vai entender.

            • MRghost

              sou de coritiba e provavelmente isso que citou acontecera mesmo !

  • filipe santos

    Sem limpadores de vidro, abs, ebd, airbags… Ah ai sim, isso e um carro :D

    SQN

    Nessas horas ainda sou o prototipo do UNO

  • Cidadão

    O 1º desafio que uma montadora brasileira teria que enfrentar é o preconceito do próprio brasileiro

  • Zé Mundico

    Na boa, mas isso tá parecendo mais um brinquedo para a garotada rodar no parquinho.

  • shdn2010

    Irmão feio do smart?

  • Autofahrer!

    A intenção é ótima, mas creio que precisa evoluir o projecto para realmente ter larga escala. Parece não ser muito seguro. E vão liberar o emplacamento nele?

  • Vanderley Almeida

    Mais caro que o TATA Nano!

  • Jorge Osório Cortese Magalhães

    Se não tiver vidro nas janelas, não cola…

  • Bikudin

    Uma boa opção para trabalhar…kkkkkk

  • Evandro

    mais seguro andar de bicicleta motorizada do que andar nessa coisinha…

  • 1945_DE

    A legislação atual exige ABS e 2 AIR-BAGS. Não vi nem como vão colocar air-bags naquela coluna de direção, que mais parece uma lança pronta para entrar no peito do motorista. Eu preferia andar no fusca do Itamar que é muito mais seguro. Estou duvidando que isto entre em produção.

  • Claudio Abreu

    Deu até vontade de correr atrás desses 8mi, bóra fazer um? Mas, pelo amor de Deus, que seja como um Dacon 828 ou um Emis Art, poruque essa jabiraca tá ofensiva de tão feia… que vergonha.

    • Vattt

      Verdade, e o Emis era bem bonitinho pra época!!!

  • Draga

    Essa…. carro eu acho uma excelente ideia como segundo carro, p que coisa melhor nessas cidades travadas? Teria um facil como um work horse e um bom p viagens e fds!

  • Joseph Frederico

    Achei muito estreito para ser um nano car. Tá mais pra Átomo car.
    Se eu tivesse a oportunidade desse cara, tentaria fazer parceria com empresas nacionais ou chinesas para a fabricação do carro. Contratar uma galera que já trabalha no ramo. Pq entrar assim do nada, só pra dizer que tem carro 100% nacional é pra pedir pra levar pau. Se isso for apenas uma amostra e o definitivo for melhorado, pode ser que venda algo.

    • Joseph Frederico

      Se fosse uma cópia descarada do Gurgel por esse preço eu compraria !

  • Vattt

    O Status de uma CG Titan vai lá pra cima!!! kkkkk

  • Milton Baptista

    No site da montadora consta que ele é um veículo elétrico.

  • Vanderlei Santos_JAC_J6_2012

    Espero que os R$8 milhões não venham do governo ou BNDES… Nossos imposto para fabricar algo que não pode andar na rua… Já ganharam terreno e incentivos fiscais da prefeitura…

  • JoãoAVR

    15 mil esta puxado. Mille economy em fim de carreira estava sendo vendido por 19.900.

  • FFSB

    Ai, ai, Brasil… Que lixo de engenharia é essa? Putz… E certamente o motor 125 virá de alguma moto, com tecnologia que não foi desenvolvida aqui, assim como outros itens do projeto, imagino. O mundo civilizado falando de veículos (de verdade) elétricos, célula de combustível, carros autônomos, e na Banânia temos uma coisa destas. ECA.

  • afonso200

    15mil, é o custo brasil nao adianta

  • afonso200

    vai ter airbag e ABS é obrigatorio

  • Vattt

    Após ler essa matéria, busquei saber ainda mais sobre a indústria automotiva brasileira, e hoje vejo o quanto o nosso Governo corrupto sempre interferiu e muito nesse ponto, sem falar nas indústria estrangeira que hoje se dizem brasileiras, que compram e matam vários fabricantes 100% nacionais como o Onça 1960, Puma DKW e o mais escandaloso de todos que achei foi o IBAP Democrata com um motor 2.5 V6 e muita beleza e conforto que seria acessível ao brasileiro que o governo conseguiu extinguir antes mesmo de entrar em produção.
    Voltando a matéria esse mini carro pra mim, chega abeirar o ridículo em termo de construção, bem diferente de outros nacionais de fibra que já ouvi falar, mas pelo que vejo é apenas dessa maneira que uma indústria 100% brasileira pode trabalhar, por que se melhora um pouco mais, alguma coisa incomum acontece e tudo vai pro brejo.
    Seria interessante o NA trazer uma matéria revivendo esses fatos!!! Lembrando de Gurgel também.

  • Gustavo Segamarchi

    Gostei do carrinho!

    O duro é que se levar um porrada na traseira ou haver uma colisão dianteira, o motorista já era.

    Mas, eu arriscaria ter um de daily driver!

  • Juliano

    Achei engraçado os DOIS apoios de cabeça kkkkkk
    O Emilio pira!!!!!

  • Autofahrer!

    Aqueles casos, expectativa vrs. realidade. Hahaha…

  • kravmaga

    Melhor do que andar com aquelas motinhas tipo Shineray, como anda acontecendo muito no nordeste.

  • Bikudin

    A mulherada vai pirar

  • Gustavo Miranda

    Carrinho carinho heim…

  • Marcos Souza

    Pra quem não tem uma garagem grande, anda de moto e quer fugir da chuva, é uma boa pedida.
    Acho bacana esses microcarros. Sempre me lembro do izetta que foi fabricado até pela BMW no pós guerra.
    Vai ter airbags? ABS? Mesmo que não tenha, é melhor que uma moto nesse sentido.

  • Luiz Colombo

    Será que custa tão caro contratar um designer?

  • Diego Lomas

    Pelo menos é uma boa iniciativa, e quem reclama que o Brasil não tem uma marca nacional, deveria apoiar, pois ela pode evoluir com investimentos..

  • Magno

    Legal ver que aki nos comentários do NA tem muitos engenheiros , economistas .. Kkkkkkkkk … pra mim , parece um Gurgel kkkk

  • jkpops

    pelo menos se esse lego fosse elétrico…..

  • Alisson Jose Cruz

    Pra que ele tem que ser assim tão feio?
    Eu adoraria ter um buggy elétrico por exemplo.
    Ficaria show.
    Será que seria tão caro produzir algo esteticamente mais aceitável?

  • hinotory O

    Nanico é a capacidade desse povo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend